Resenha da Sessão da Câmara Municipal 

Publicado em 8 / maio / 2014 |

Acompanhe os principais trechos dos pronunciamentos dos vereadores durante a sessão da Câmara Municipal do último dia 29 e abril

VEREADOR ANTÔNIO EURIPEDES DA SILVA, O TOIN DO RAIO X (PSB) 

O vereador Antônio Eurípedes das Silva (PSB), o Toin do Raio X, falou sobre a situação de moradores que madrugam para conseguir senha de atendimento na área de Saúde. 

“Passo pelos postos de saúde na madrugada e noto a presença de crianças, adultos, idosos, aguardando na fila para conseguir uma guia para consulta. Estive conversando com o vereador Dr. Cecílio e nada proíbe o guarda abrir a porta e colocar estas pessoas para dentro do posto de saúde.  Neste período de frio, chuva, não podemos aceitar que pessoas fiquem nesta situação, pois elas merecem respeito. A guia é tirada as 7 horas e quando chega neste horário talvez não existe mais vagas, porque o médio que é para atender das 7 ás 12 horas, trabalha das 7 ás 9 horas. O médico ainda pede um agendamento que irá atender apenas 20 pessoas. Eu acho que ele tem que atender a população das 7 ás 12 horas, como é o seu horário. Se atender neste horário, o cidadão não vai precisar madrugar para conseguir uma guia de atendimento. É uma preocupação muito grande, pois todos os postos de saúde estão com este problema. Fiz indicação para que possam fazer a ampliação  da Unidade de Saúde do bairro João Vacaro para melhor atender a nossa população. Desde jeito não pode ficar e vou continuar cobrando aqui nesta Casa de Leis”, disse o vereador. 

VEREADOR DR. CECÍLIO JOSÉ PRATES (PDT) 

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) voltou a cobrar novamente durante a sessão ordinária a abertura de uma rua na região baixada. 

“Quero mais uma vez nesta sessão ordinária falar sobre a abertura de uma rua na região da baixada. Gostaria muito que a prefeitura abrisse a rua 04 com avenida. 9. Já existem casas construídas, só depende da prefeitura solucionar o problema”, disse ele. 

Outro assunto abordado pelo vereador foi a doação do terreno para a APAE, que foi uma de suas lutas na Legislatura passada. 

“Recebi um informativo que traz a notícia que a prefeitura formalizou a devolução do terreno para a APAE. Todo mundo já esqueceu, mas é importante lembrar que há seis anos atrás nós iniciamos a briga por este terre. Esta área foi adquirida pelo ex-prefeito Dr. Aloizio que fez a doação para a entidade, mas não tinha documento. Na primeira gestão do Sérgio de Mello ele iniciou a regularização, mas fez duas escrituras do terreno e não consegui fazer a doação de volta. Doaram apenas a metade do terreno. Nós cobramos por várias vezes que o terreno deveria ser doado  na sua totalidade. Graças a Deus, o Sérgio de Mello que fez a divisão do terreno, teve a oportunidade de devolver este terreno. A justiça foi feita. Esta foi uma luta muito grande, mas Graças a Deus, está concretizada”, comentou Dr. Cecílio. 

VEREADORA DRA BIA JUNQUEIRA (PSDB)

A vereadora Dra Ana Beatriz Coscrato Junqueira (PSDB), a Dra Bia Junqueira, comentou durante a última sessão sobre divulgação de dados do Centro Odontológico Municipal. 

“Estou acompanhando aqui uma matéria que informa que a prefeitura reconheceu erro sobre atendimentos realizados pelo Centro Odontológico. A  prefeitura mais uma vez tenta sair pela tangente justificando erro de digitação, o que não tem cabimento. Eles não  mudaram apenas o ano de 2013 e 2012, pois andaram sempre uma casa para frente para justificar o aumento que não ocorreu, que ocorreu no aumento do ex-prefeito. Não foi erro de digitação, quem quiser acreditar é porque é muito ingênuo”, disse ele. 

A vereadora também falou sobre sua visita ao Almoxarifado Municipal. “Estive visitando o Almoxarifado Municipal, acompanhada dos vereadores Natal e Tapicirica, pois fui averiguar a denúncia de um cidadão que sentiu-se no direito de cobrar uma peça de um veículo da prefeitura, que não deveria ter saído do pátio do almoxarifado. Este veículo ficou sem esta peça, pois foi para São José Rio Preto e nós vamos querer saber se já chegou e como está o orçamento. A situação no almoxarifado está crítica, pois uma máquina foi para São José do Rio Preto e voltou totalmente desmontada. Não entendo muito de veículo público, mas acredito que deveriam ter feito o orçamento primeiro na cidade depois em outros municípios. Parece que ocorreu até agressão contra um cidadão. Está chegando no cúmulo da pessoa estar no seu direito, cobrando e ainda correr risco de levar uma surra. Isto não pode acontecer”, disse ela. 

VEREADORA SUSETE BARINI (PT) 

A vereadora Susete Barini (PT) falou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal sobre inaugurações na área de Esportes do município. 

“No dia 27, o coordenador de Esportes Sérgio Carreira Sampaio inaugurou o projeto municipal de Xadrez Francisco de Assis Pimental. O Xadrez granhou uma sala anexa ao Centro Social Urbano e no dia da inauguração ocorreu uma competição regional. O Francisco de Assis Pimentel, é nascido em Guaíra, estudou nesta cidade, casou-se com a Maria José, tiveram dois filhos, Rafael Lais, atuou por 22 anos na construção civil e hoje é funcionário público municipal. O Xico, como é carinhosamente chamamento, juntamente com o Antônio Carlos e o Valdo, implementaram o xadrez em nosso município, fazendo com que muitos guairenses conquistassem competições em outros municípios. Quero cumprimentar a Lais, o Rafael e a Maria José, que sempre apoiaram o Xico no xadrez. Então Francisco, por todos os serviços que você prestou no xadrez juntamente com o Antônio Carlos e o Valdo, esta homenagem foi muisto justa e merecida”, disse Susete. 

A parlamentar também comentou sobre indicações apresentadas. “Quero aqui comentar sobre uma indicação que apresentei onde solicito sinalização de trânsito nos bairro Reinaldo Stein e Nobre Ville. Estive conversando com o Chefe de Trânsito, o Carlinhos Tartaruga, que atendeu uma solicitação de sinalização na avenida 25 com a rua 42. Ele me garantiu que a sinalização do bairro Reinaldo Stein, dentro de uns 30 dias estará sendo providenciada. Peço também a sinalização do bairro Nobre Ville, que é bastante importante”, disse ela. 

VEREADOR JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA (PT), O JOÃO ENFERMEIRO 

O vereador João José de Oliveira, o João Enfermeiro, comentou durante a sessão ordinária sobre licitação na área de Saúde. 

“Quero agradecer a nossa amiga vereadora Susete Barini, pois estivemos com o prefeito Sérgio de Mello, onde falamos sobre a falta de medicamentos e a questão das fraldas. Gostaria de pedir ao Departamento de Compras para dar uma olhada com carinho para as áreas de Saúde e Educação, que são primordiais no sentido de pregão para a compra de medicamentos e fraldas”, disse ele. 

VEREDORA MARIA APARECIDA SILVA ARMANI (PT), CIDA ARMANI 

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), comentou sobre a necessidade de instalação de um redutor de velocidade. 

“A entrada principal do bairro Campos Eliseos está necessitando de um redutor de velocidade ou de mais sinalização. Os moradores estão reclamando que carros entram com muita velocidade na avenida principal. Então, gostaria de solicitar providências do nosso amigo Carlinhos Tartaruga, antes que aconteça alguma coisa no local”, disse ele. 

VEREADOR MÁRIO CARLOS NOGUEIRA NETO, NETINHO NOGUEIRA (PSDB). 

O vereador Mário Carlos Nogueira Neto (PSDB), o Netinho Nogueira, elogiou o trabalho do professor Steffânio Stafuzza. 

“Quero parabenizar o professor Stefânio Stafuzza, pois neste final de semana foi realizado o Campeonato Paulista Regional em Botucatu, onde a cidade conquistou sete vagas para a final, sendo sete do professor Stefânio e um judoca do projeto Branco Zanol. Embarcaram para a Alemanha dois judocas guairenses, o Douglas Senna  e a Sabrina Rosseto para a disputa da segunda etapa do Circuito Mundial de Judô Sub 18. Graças ao professor Stefânio, estamos levando nossos judocas para outros países. Então, nós temos que olhar com bons olhos para o professor, porque ele está provando a qualidade do seu trabalho no judô em nossa cidade. Esta Casa de Leis sempre estará de porta abertas para o judô guairense”, disse ele. 

O vereador também comentou sobre a votação do projeto de lei de diminuição da carga horária de trabalho dos educadores. “Fiz a indicação para que os professores conseguissem a regularização  das 30 horas e também sobre salários. Conseguimos a regularização das 30 horas, o que foi uma grande conquista. Agora, o piso salarial vai ser estudado e continuaremos lutando pelos direitos dos nossos professores”, comentou ele. 

VEREADOR JOSÉ MENDONÇA (PDT) 

O vereador José Mendonça (PDT) falou sobre indícios de irregularidades em licitações realizadas pela prefeitura municipal. 

“Eu falei sobre as licitações. O próprio prefeito disse que registrou um boletim de ocorrência  para que a polícia apure indícios de irregularidades em documentações de licitação. Já estou investigando esta situação, só aguardando a resposta do prefeito para ver a atitude que nós vamos tomar. Desde o Natal na Praça que teve uma licitação com indícios de erros gravíssimos, depois veio o carnaval, que vereadores desta Casa de Leis já pediram informações. Rasgaram dinheiro, pois gastaram quase R$ 900 mil com este carnaval. Fizeram este carnaval, muito bom, mas rasgaram dinheiro público. Depois querem fazer uma festa do peão e  mandam um projeto para esta Casa de Leis para repassar R$ 400 mil. Mas, não falam quem está por trás desta comissão. Não sabemos quem é a comissão da festa  do peão até hoje. Vão ser as mesmas pessoas que colocam dificuldades para nossos vendedores ambulantes em eventos da cidade. Estão sacrificando os nosso vendedores ambulantes nos eventos da cidade. É um absurdo”, disse ele. 

Outro assunto do vereador foi a construção de casas populares. “Depois vem este informativo dizendo que tem só notícia boa. O prefeito diz que conta com a população para a construção das 1000 casas. Gente, está nas mãos do prefeito a construção destas casas. Chega deste negócio de vamos fazer. Faça prefeito, pois já chegou a 1 ano e meio e não fizeram. Ainda diz que a oposição raivosa é contra casa. Nós nunca votamos contra casas. Sempre votamos a favor da construção de casas, em especial para as famílias mais carentes”, disse o vereador. 

VEREADOR MARCO PUGLIESI (DEM) 

O vereador Marco Antônio Pugliesi (DEM) comentou durante a sessão ordinária sobre votação do projeto de lei de redução da carga horária de edudores do ensino infantil. 

“Nesta segunda-feira nós tivemos uma reunião onde falamos sobre professores e o programa Mais Médicos. Eu havia me comprometido com o vereador Netinho que estaria votando a favor deste projeto, além do mais, se assim não o fizesse eu iria apanhar em casa pois minha esposa é professora. Mas, hoje um detento tem uma bolsa prisão de quase mil reais ao mês e professores no nordeste não ganham nem isto. Eles cuidam dos nossos filhos, ciudam de futuro doutores, advogados e nada mais justo de tudo que vier aqu em benefício dos nossos professores, nós iremos votar a favor, independente se vier acompanhado de pacote do senhor prefeito. E, para falar em pacotão. Quem sabe estes médicos cubanos não é um pacotão. Nós temos que aceitar os médicos por falta de medicos, mas estamos comprando também o comunismo. Lembro que nos anos 80 eu fazia cursinho e estavam formando o PT. Meus professores eram todos PT. Era de admirar o que era o PT nos anos 80, sua luta operarária, sua luta de classe, pelos mais humildes. Aquilo deixava os jovens admirados. Mas, só foi entrar no poder que o PT mudou. Os verdadeiros peditas já não estão  mais. Surgiu o PSOL, o PV. As pessoas que defendiam os mais carentes, infelizmente, hoje defendem o seu próprio bolso. Hoje temos o maior líder do nosso Brasil que diz que 80% do mensalão é mentira e fala que a nossa Justiça é mentirosa. Mas, ele indicou 6 ministros do Supremo. Será queles queriam que os votos dos ministros fossem de cabresto? Ou queria que fosse igual seu filho, o Lulinha, que era zelador de um zoológico e hoje é um dos homens mais ricos do Brasil. Tem até jatinho. Eu queria ler um livro sobre a vida dele para aprender como se ganha dinheiro, pois não não aprendi. Com meu pai, eu aprendi a ser um bom pai, um bom filho, honesto, trabalhador, tentar lutar na política pelos mais humildes, mas não consegui comprar um jatinho até hoje. Será que estou no lugar errado?”, disse ele. 

VEREADOR ANTÔNIO DE JESUS MARQUES, TAPICIRICA (PSD) 

O vereador Antôno de Jesus Marques (PSD), o Tapicirica, comentou durante a última sessão da Câmara Municipal sobre reacapeamentos de vias públicas.  

“Agora, fiquei sabendo que realizaram muito recapeamento na cidade. Resolvi dar uma volta para ver se este serviço estava bem feito. No Jardim Eliza, asfaltarma dois pedaços de uma avenida. Só dois pedaços, o resto está lá, sem asfaltar. É mentira, está tudo sem fazer. Fui no Guaíra E, pois fizeram um carnaval com o recapeamento que fizeram. Lá, a 19 B foi uma quadra, a 17 B tem uma quadrinha para fazer e a avenida 15 está lá sem fazer nada. Quem quer elogiar o prefeito, tem que ver o que foi feito. Leveiu um amigo para ver o recapeamento  e ter certeza que Guaíra está desenvolvendo e quando chegou lá, caiu nos buracos. Voltemos na outra, caimos no buraco. Aí o meu amigo pergunto se era o prefeito mesmo que estava recapeando. Eu pediu desculpa, pois acreditei e era mentira”, disse ele.

O vereador também fez críticas ao setor de obras. “Existe uma valeta na avenida 23, nas proximidade da minha casa, que é uma vergonha. O SAMU bateu, parou lá, depois Deus ajudou que ele conseguiu sair. Isto é uma vergonha senhor prefeito. Quer apoio do vereador Tapicirica para que, se o senhor não está fazendo nada”, disse ele.

PRESIDENTE E VERADOR JOSÉ REGINNALDO MORETTI (PSDB) 

O presidente da Câmarara, vereador José Reginaldo Moretti (PSDB) encerrou a sessão da Câmara falando sobre vários asuntos, dentre eles denúncias apresentadas contra a administração municipal. 

“Sobre denúncias apresentadas sobre documentações, estava acompanhando aqui no jornal do senhor prefeito que ele registrou um boletim de ocorrência na políticia para que seja apurado este fato. Nós sabemos da idoneidade do senhor Paulinho, responsável pelo Departamento de Compras, e como ele está trabalhando bem neste setor. Agora, já que foi registrado este boletim de ocorrência, é caso de política. O vereador José Mendonça solicitou documentações e estamos aguardando. Estão cobrando também sobre indícios de superfaturamento no carnaval, mas os vereadores José Natal e Dra Bia já solicitaram estas informações. Agora, se existir indícios de irregularidades, podem ter certeza que esta Casa de Leis tomará providências”, disse ele. 

O presidente do Poder Legislativo também agradeceu ao Deputado Roberto Engler e ao Deputado Federal Duarte Nogueira por verbas direcionadas para Guaíra. “Quero agradecer o Deputado Duarte Nogueira, por R$ 70 mil para a APAE, R$ 70 mil para o Asilo. Também serão liberados pelo Deputado Engler, R$ 50 mil para a reforma do centro comunitário do  bairro João Vacaro e R$ 50 mil para o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Quero informar que todos os ofícios que forem encaminhados por deputados serão lidos nesta Casa de Leis”, disse ele. 

O vereador e presidente da Câmara, José Reginaldo Moretti também falou sobre visita que realizou na obra de construção do Calçadão do bairro Vivendas do Bom Jardim.