Acompanhe os principais trechos dos pronunciamentos dos vereadores durante a sessão ordinária da Câmara Municpal de Guaíra

VEREADOR MÁRIO CARLOS NOGUEIRA NETO (PSDB) 

O vereador Mário Carlos Nogueira Neto (PSDB), o Netinho Nogueira, falou durante seu pronunciamento na sessão ordinária do último dia 16 de abril sobre sua viagem à Franca, onde esteve acompanhado dos demais vereadores do PSDB.

Ele falou dos resultados da viagem. “Nós fomos a uma reunião com o Deputado Roberto Engler e o Superintendente do DER, onde solicitamos recursos para a duplicação do Acesso João Jorge Garcia Leal, o acesso3, que compreende do Posto Aguetoni até a Comove. Mais uma vez a bancada do PSDB este junto, unida, buscando recursos junto ao Deputado Engler para a nossa cidade. Acredito que alcançaremos nosso objetivo”, disse ele.

O vereador Netinho Nogueira também comentou sobre sua participação em uma reunião realizada pela associação de moradores do conjunto habitacional “João Vacaro”, onde lá esteve também o prefeito municpal Sérgio de Mello. Na ocasião, segundo o parlamentar, os moradores fizeram várias reivindicações que começam a ser atendidas pela prefeitura.

“Foi uma reunião muito produtiva. Ainda na segunda-feira a prefeitura já iniciou os trabalhos no bairro. A quadra ainda não foi reformada, mas existiu uma manutenção com troca de lâmpadas, bancos danificados e o centro comunitário que receberá uma atenção especial. Fico feliz em estar tendo contato com os presidentes de associações de moradores e colaborando. O vereador tem que te contato com a população, ouvir suas reivindicações e levar até o prefeito. Não existe oposição ou situação, mas sim vereadores querendo trabalhar por Guaíra”, disse o vereador.

ANA BEATRIZ COSCRATO JUNQUEIRA (PSDB) 

A vereadora Ana Beatriz Coscrato Junqueira (PSDB), Bia Junqueira, fez uso da palavra durante a última sessão ordinária e cobrou a construção de casas populares em sistema de mutirão.

De acordo com a vereadora, ela fez uma indicação ao prefeito municipal para elaboração de um plano municipal de habitação complementar. “Eu obtive a reposta que para a elaboração deste plano de mutirão, a população de baixa renda, tem 120 unidades do programa Minha Casa Minha Vida e 240 do sistema da CDHU e que não haveria necessidade do projeto de mutirão. Mas, somando as duas, vão dar 360 moradias e a proposta do atual prefeito é de 1000 casas. Estarei aqui cobrando estas 1000 casas e gostaria que ele enquadrasse algumas moradias no sistema de mutirão, pois a renda é interessante para as pessoas de baixa renda”, disse ele.

A parlamentar também cobrou que o Poder Executivo encaminhe para a Câmara Municipal cópia dos convênios das 360 moradias já conquistadas junto ao Governo do Estado e Governo Federal.

Dra Bia Junqueira solicitou também da prefeitura municipal a instalação de estacionamento recuado nas imediações do Forum de Guaíra. “O vereador José Mendonça solicitou o estacionamento recuado em vários lugares, mas gostaria de solicitar a construção de um na região do Forum, pois lá teremos também a 2ª Vara e necessitará de mais estacionamentos. Outra questão é regulamentação da área azul, outra reivindicação do vereador José Mendonça que gostaria de reforçar. Quero também sugerir que disponibilizem isenção do valor da área azul para portadores de necessidades especiais e o idoso”, comentou a vereadora.

Outro assunto abordado pela vereadora foi a demissão da área de Saúde muncipal do médico Dr. Elydio Antonelli. Segundo ela, foi uma demissão injusta e que Guaíra deve sim reconhecimento a este profissional. “Lamento realmente esta demissão. Espero que seja revista. O Dr. Elydio tem uma grande história de serviços prestados à nossa comunidade e merece o reconhecimento de toda a sociedade guairense”, comentou ela.

VEREADORA MARIA APARECIDA SILVA ARMANI (PT) 

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, fez uso da palavra durante a última sessão ordinária para comentar sobre seu trabalho na atual legislatura.

A parlamentar falou sobre a indicação que fez ao Poder Executivo para que o DEÁGUA isente entidades assistenciais das taxas de água e esgoto.

“Nós sabemos da prestação de serviços de nossas entidades, da importância de cada uma. A prefeitura sempre repassa verba, o Estado, a União, a população colabora, mas as entidades trabalham no limite. Em visita ao Asilo dos Idosos quando da entrega dos ovos de páscoa, nós conversamos com a diretora da entidade e ficamos sabendo das necessidades da entidade. Se a prefeitura e o DEÁGUA, isentar esta conta de água e esgoto, estará auxiliando muito. Falei com o prefeito, ele disse que já encaminhou esta solicitação para a diretora do DEÁGUA. Eu, gostaria de dizer que se ela estiver nos ouvinto, que olhasse com carinho para esta solicitação”, comentou a vereadora.

Cida Armani citou no seu pronunciamento sobre viagem do prefeito municipal à Brasília, onde o mesmo conquistou a Unidade de Pronto Atendimento para Guaíra. “O prefeito municipal esteve em Brasília e para Guaíra ele conquistou através do Deputado Milton Lima e do Ministro da Saúde Alexandre Padilha uma Unidade de Pronto Atendimenot (UPA), que vai ser construída onde será instalado o quarteirão da Saúde”, comentou a vereadora.

VEREADORA SUSETE COSTA BARINI (PT) 

A vereadora Susete Costa Barini (PT), falou durante seu pronunciamento sobre seu trabalho na Câmara Municpial.

A parlamentar citou conquista de recursos junto ao Governo do Estado por intermédio do trabalho da Deputada Estadual Beth Saião. “Eu tenho uma ótima notícia. Estou em mãos o ofício número 257/2013, do Secretário Estadual de Educação, que fala sobre os recursos que o município foi contemplado na ordem de R$ 500 mil por meio de emenda parlamentar da Deputada Beth Saião, destinado a reforma de escolas. A Deputada esteve aqui na Semana da Mulher e anunciou esta emenda. Agora nós já estamos com esta documentação e a Secretária da Educação Cida Ferreira dará encaminhamento para que tenhamos este recurso disponível”, disse Susete.

Susete Costa Barini também comentou sobre indicação que fez para que a administração municipal retornasse com os cursos à distância. “Fiz duas indicações. Uma que diz respeito ao retorno do programa municipal de graduação à distância. Nós tinhamos cursos de Letras, Pedagogia, Serviço Social, Administração e Ciências Contábeis. Perdemos o registro do MEC, infelizmente, mas vamos consegui-lo novamente e vamos restabelecer estes cursos, que são importantes para as pessoas que concluíram o ensino médio. Nós vamos proporcionar educação a distância de qualidade e com mensalidades acessíveis a toda população. Conheço pessoas que fizeram este curso a distância e hoje estão graduadas”, comentou a vereadora.

VEREADOR DR. CECÍLIO JOSÉ PRATES (PDT) 

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT), fez uso da palavra durante a última sessão da Câmara realizada na terça-feira, 16, para cobrar mais uma vez uma solução para o problema enfrentado por moradores das região da baixada, mais precisamente na avenida 9.

De acordo com o vereador, o problema não foi solucionado na sua totalidade e que as cobranças continuarão na Casa de Leis. “Antes era o vereador João Barbosa o lider do prefeito, agora é o verador José Renato Tavares. Durante quatro anos eu cobrei uma solução para a região da baixada. Até hoje não resolveram. Fizeram uma drenagem no local, mas acredito que está é acumulando água e sendo ambiente propício para a dengue. Então, quem sabe agora, depois de quatro anos, a gente consegue abrir a avenida 9 até a rua 04 e a rua 04 até a avenida 9 para fechar o quarteirão. Não está dificil, está fácil! Porque veja bem: já tem casa construída com água e energia elétrica, mas não tem rua. Toda sessão nós vamos cobrar aqui uma solução para este problema”, comentou ele.

O parlamentar também falou sobre a área de Saúde que segundo ele necessita de ajustes que a torne funcional. “Muito estamos falando sobre Saúde. É quarteirão da Saúde, saúde da mulher, pronto socorro infantil. Isto é muito louvável, desde que tenhamos uma Saúde funcional. Vou voltar a falar algo que tenho comentado aqui nos últimos quatro anos e não consegui levar a frente. Se a gente abrir mais portas, abrindo mais postinhos, fazendo pronto socorro  e  construindo PSF aqui, ai que nossa Saúde vai capotar mesmo. Porque? Nós não temos profissionais para atender este tanto de porta aberta na área. Eu pergunto quantos médicos novos mudaram para Guaíra nos últimos 20 anos? Que eu me lembre agora, o Dr. Antônio Alves, Dra Liegi e agora o Dr. Hassan que também pode até ir embora. Pelo contrário, nós estamos perdendo”, comentou o vereador.

Dr. Cecílio também destacou a situação vivida pelo médio Dr. Elydio Antonelli que foi dispensado da área de Saúde do município. “Dr. Elydio está limitado fisicamente de exercer a profissão de médico. Ele tem consciência disto pois já conversmos com o mesmo várias vezes. Não foram os médicos que pediram para que o Dr. Elydio fosse dispensado. A Dra Bia tem toda razão quando ela falou que nós devíamos voltar atrás nesta decisão e devolver um pouco ao Dr. Elydio de tudo que ele doou para o município. São mais de 60 anos se dedicando a nossa cidade. Ele não é um Deus não, é passivo de erro de também, mas ele se dedicou até hoje. Quem sabe nós não consigamos contornar esta situação talvez por falta de tato. Tenho certeza que a pessoa que dispensou ele não pensou que uma pessoa de 84 anos iria entrar até em um quatro depressivo devido ao que aconteceu com o mesmo”, disse o vereador.

VEREADOR MARCO ANTONIO PUGLIESI (DEM) 

O vereador Marco Antônio Pugliesi (DEM), voltou a comentar durante a sessão ordinária sobre o caso  do sequestro da jornalista Monize Taniguti, ocorrido no ano de 2012.

O parlamentar demonstrou que quer saber a verdade dos fatos. “Como havia prometido na sessão anterior, hoje fazem 228 que o sequestro da senhora Monize Taniguti não está realmente solucionado. Esperamos que o culpado, doa a quem doer, seja penalizado pelas leis de nosso Estado”, comentou o vereador.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a situação vivida pelo transporte universitário. “Prometi para mim mesmo que não iria mais falar sobre ónibus, mas mediante o que os vereadores Neto e Suste falaram sobre a reunião que foi realizada e eu não pude estar presente. A grande pergunta que ficou no ar e que ninguém fez ao senhor prefeito e a Secretária de Educação é que, nesta licitação que será realizada para transporte dos alunos, se esta mesma empresa poderá estar participando? Esta é a pergunta que eu deixo para os vereadores me responderem na próxima reunião. Porque eu faço esta pergunta? Eu digo isto porque eu e a vereadora Dra Bia Junqueira nós acompanhamos a licitação que foi feita de emergência. E, lá o senhor Sebastião Vancim cobra alguns documentos desta empresa que não estavam em ordem. Fez uma cobrança, fez outra cobrança. E,dentro deste processo licitatório, existem algumas penalidades a serem cumpridas. Então, estamos solicitando informações ao senhor prefeito que medidas cabíveis ele tomou em relação a estas irregularidades perante ao processo de contratação desta empresa. Uma empresa que já tem uma certa penalidade, não pode participar de licitação”, disse ele.

VEREADOR ANTONIO EURIPEDES DA SILVA, TOIN DO RAIO X (PSB) 

O vereador Antônio Eurípedes da Silva (PSB), o Toin do Raio X, falou durante a sessão ordinária sobre conquistas desde início de Governo.

O parlamentar citou exemplo da conquista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo Governo Municipal. “A reivindicação do Quarteirão da Saúde e do pronto atendimento infantil. Nós estivemos reunidos com o prefeito Sérgio de Mello e nós conquistamos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde teremos alas infantil e adulto. Acredito que vai estar solucionando este problema de atendimento de crianças. Nós teremos mais recursos na área de Saúde. Esta preocupação estará resolvida, juntamente com o Deputado Nilton Lima e o Deputado Alexandre Padilha”, comentou ele.

Outro assunto abordado pelo vereador do PSB foi sua indicação para que a prefeitura municpal realize melhorias na rotatória existente entre a avenida Acácia Guairense e avenida 37. O parlamentar solicitou que o local fosse reformulado, para facilitar o trânsito de veículos.

JOSÉ RENATO TAVARES (PSB) 

O vereador e líder do Governo na Câmara, José Renato Tavares (PSB), falou durante a sessão ordinária sobre sua participação no Congresso de Municípios, realizado em Santos (SP).

Tavares ressaltou que teve contato com vários deputados onde apresentou reivindicações em favor de Guaíra. “Eu e o vereador Toin do Raio X e o vice-prefeito Denir Ferreira, no último dia do Congresso de Municípios que neste ano foi da cidade de Santos. Lá, nós encontramos com o Governador de Pernambuco Eduardo Campos, que é presidente nacional do PSB. Uma pessoa muito inteligente, humilde e que ministrou uma palestra muito boa para os integrantes do nosso partido. Além de ouvir a palestra, nós encontramos deputados da nossa região do PSB. Eu acho muito bonito a postura do Neto, da Dra Bia, de estarem indo atrás de deputados para buscar recursos para a cidade. Nós também temos que ir atrás de nossos deputados. Este encontro já tem algumas conquistas, como duas Vans que estão praticamente conquistadas para a Santa Casa e para  a Sogube. Estes veículos são conquistas junto ao Deputado Dr. Ubiali. Lá encontrei o Deputado Estadual Ed Thomas que nos atendeu muito bem e estaremos agendando uma audiência na Assembléia Legislativa, onde irei cobrar a verba que solicite para a APAE, que é R$ 150 mil para a construção de uma quadra. Vou reforçar este pedido para que ele inclua este recurso para a entidade e também para a SOGUBE”, comentou ele.

ANTÔNIO DE JESUS MARQUES, O TAPICIRICA (PSB) 

O vereador Antônoi de Jesus Marques (PSD), o Tapicirica, fez uso da Tribuna “Vicente Lacativa”, na última sessão ordinária realizada na terça-feira, 16.

O parlamentar fez um pronunciamento onde questionou o atual líder do prefeito na Casa de Leis e também a postura da administração municípal.  “Senhor presidente, senhores vereadores, imprensa escrita e falada, senhoras e senhores. Primeiramente, senhor presidente, quero pedir desculpas a vossa excelência e aos demais vereadores pelo incidente ocorrido no final da última sesão ordinária.

Infelizmente, não tive oportunidade de frequentar uma faculdade, para colocar palavras bonitas e de dificil entendimento, mas a minha expressão é feita sem vícios de mágoa e sem querer  prejudicar qualquer um dos vereadores desta Câmara. Mas, senhor presidente, independente de qualquer pronunciamento, o vereador que está usando a palavra deve ser respeitado e não pode ser interrompido. Até entendo a situação do atual líder do prefeito que é cobrado e que muitas vezes fica em dificuldade para responder à altura as dúvidas ou questionamentos dos demais vereadores. O papel do líder do prefeito não é defender o Chefe do Executivo, mas de esclarecer os demais vereadores sobre situações que acontecem na prefeitura. Se o líder do prefeito defende ele, quando está fazendo coisa errada, o lider erra também. Os vereadores são instrumentos de defesa do cidadão, que reclamam ou denunciam situações erradas ou que incomodam a população”, comentou o vereador Tapicirica.

VEREADOR JOSÉ NATAL PEREIRA (PSDB) 

O vereador José Natal Pereira (PSDB), lamentou durante a sessão a demissão do médico Dr. Elydio Antonelli da área de Saúde municipal.

Segundo ele, o médico fez muito pela comunidade e merecia reconhecimento do poder público. “Quando falamos de pessoas que já fizeram muito pela nossa população, não podemos esquecer do médico do Dr. Elydio. Vou falar pouco sobre ele, porque tudo que nós falarmos dele é pouco, por tudo que ele já fez. O que fizeram com ele, não se deve fazer com nenhum cachorro, foi um verdadeiro descarte. Ainda está em tempo de modificar esta situação enfrentada por ele. É tempo ainda de consertar o estrago que fizeram, não com o Dr. Elydio ou com sua família, mas com a comunidade guairense  que tem coração, pois ele cuidou da nossa família e cuidou de todos nós. Quero deixar aqui meu protesto em saber que um cidadão que gosta de ser feliz, que gosta de trabalhar e atendendo com carinho a nossa população”, comentou ele.

O parlamentar também citou conquista de recursos junto ao Governo do Estado para a construção de um centro esportivo no bairro José Pugliesi. “Aquela verba de construção de um complexo esportivo no bairro José Pugliesi foi depositada em 19 de dezembro de 2012 na conta da prefeitura. Ela está no Banco do Brasil da rua 8. Tenho a conta que foi despositada e a ordem de pagamento desta verba que foi depositada pelo Governo do Estado. Vamos averiguar, pois esta verba tem que ser utilizada, uma vez que os moradores estão aguardando a construção daquele centro esportivo”, frisou o vereador.

VEREADOR JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA (PT)

O vereador João José de Oliveira (PT), o João Enfermeiro, falou durante a sessão ordinária sobre o Curso de Gestantes que será realizado pela prefeitura municpal.

O parlamentar disse que este curso será muito importante para as gestantes. “Será realizado pelo Fundo Social de Solidariedade até o próximo dia 26, na Casa de Cultura, o curso de gestantes. Este curso envolverá profissionais das área de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Esportes, contando também com apoio da Pastoral da Criança e da APAE. O objetivo deste curso visa fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Quero lembrar que ao final do curso haverá uma confraternização, com brindes para as gestantes que realizaram o curso”, disse ele.

O vereador João Enfermeiro também comentou que foi iniciada a vaciação contra a Gripe e Influenza H1 N1 no município.

O parlamentar finalizou comentando sobre a conquista da Unidade de Pronto Atendimento conquistada pela atual administração junto ao Governo Federal. “Através da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, que se Deus quiser estará em nosso município, conta com serviços de pediatria, clínico geral, laboratório, Raio X e exames complementares”, disse o vereador.

VEREADOR JOSÉ MENDONÇA (PDT) 

O vereador e presidente da Câmara, José Mendonça (PDT),  também falou durante a sessão da Câmara Municipal sobre a demissão do médico Dr. Elydio da área de Saúde.

Segundo ele, foi  uma demissão injusta. “Sobre o Dr. Elydio eu gostaria de dizer que recebi muitas ligações de pessoas lamentando a demissão. Espero que não seja mais uma perseguição política. Procuro sempre dizer, que nós somos vereadores da população de Guaíra, pois não existe situação ou oposição. Existem sim vereadores com responsabilidade de fazer cobranças, legislar, criticar sim quando necessário. É uma lástima que fizeram com ele, pois é um homem muito culto e que fez muito pela nossa cidade. Quando o conheci, me falaram que ele sempre foi um ótimo cirurgião. Então, ele é uma pessoa que poderia estar em um grande centro, veio para Guaíra, constituiu família e é mais guairense de que muitos de nós por tudo que ele fez. Tenho certeza que ainda existe espaço para ele na área de Saúde municipal e nós temos que aproveitá-lo ”, comentou o vereador.

Outro assunto abordado pelo vereador foi o transporte universitário. “Estudantes me disseram do que foi falado na reunião sobre o transporte universitário. Um absurdo é que ouvi falar que o prefeito disse que não seria obrigado a pagar pelo transporte. Eu falo que é um absurdo porque existem cidades que compraram ônibus para transportar estudantes. Um exemplo é a cidade de Sales de Oliveira, que tem orçamento menor que o nós, que não cobra mensalidade de transporte de nossos estudantes. O prefeito disse que não é obrigado a pagar o transporte para os alunos. Então, porque que ele fez este contrato com esta empresa sem ARTESP, que é o órgão que fiscaliza os veículos que vão transportar as pessoas, os estudantes. Porque que assinou este contrato?É por isso que vamos enviar para o Ministério Público tomar uma atitude”, comentou o vereador.