Entre outras demandas, grupo vai ao DER atualizar dados de estradas da região

DSCN3558

Da esquerda para direita:O vereador Natal Pereira, o Deputado Roberto Engler, a vereadora Dra. Beatriz C. Junqueira, o ex-vice-prefeito Edvaldo Morais e o vereador José Reginaldo Moreti

Na manhã de segunda-feira (11), o deputado estadual Roberto Engler (PSDB) recebeu os vereadores do PSDB de Guaíra (SP), José Reginaldo Moretti, Natal Pereira, Dra. Bia Junqueira e Neto Nogueira, e o ex-vice-prefeito Edvaldo Morais, para tratar de solicitações para a cidade. O grupo deve ter nova reunião, em breve, em São Paulo, na sede do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Diversos assuntos foram tratados, dentre eles a atual situação das recuperação e reacape das rodovias de acesso ao municipio como também a liberação de verbas.

A liberação de verbas para entidades guairenses  também foi abordada pelos vereadores ao Deputado Engler. Há 15 dias, o deputado anunciou repasse de R$ 180 mil para a Santa Casa de Guaíra, conquistado com a participação dos parlamentares municipais. Na segunda, Moretti, Natal, Bia, Neto Nogueira e Edvaldo souberam em primeira mão que Engler conseguiu reaver repasse estadual para a SOS (Serviços de Obras Sociais).

A verba recuperada é R$ 50 mil e é destinada a reformas, ampliações e/ou construções e voltará a tramitar neste ano. Em 2012, houve problemas com a apresentação da planta das intervenções planejadas para a entidade.

Outros repasses de verbas também foram discutidos como o de  R$ 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) para a construção da primeira etapa do  Conjunto Esportivo do bairro José Pugliesi. Como também a construção de outro ginásio para prática de esportes olimpicos, sendo que deverá hospedar o Projeto de Judô Branco Zanol , lemdrando que essa verba esta em andamento e seu valor será de R$ 200 mil (Duzentos mil reais).

Melhorias na área da saúde também foram abordadas com a aquisição de uma nova ambulância, na qual será entregue ao município já no segundo semestre desse ano.

CASAS

Há 15 dias, em audiência realizada em São Paulo, na Secretaria Estadual de Habitação, o deputado estadual Roberto Engler, o prefeito Sérgio de Mello (PT) e o vereador José Reginaldo Moretti confirmaram que Guaíra deve receber um empreendimento da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) com até 240 casas.

O novo conjunto habitacional será financiado pelo Governo do Estado, com estimativa mínima de mais de R$ 10 milhões em investimento, em terreno a ser cedido pelo município como contrapartida. A conquista foi obtida junto ao secretário estadual de Habitação, Silvio Torres.

A Prefeitura de Guaíra vai definir a área onde as habitações serão erguidas. Depois disso, a CDHU enviará uma equipe de engenheiros para avaliar o terreno e determinar sua viabilidade técnica. Somente após o aval da companhia, a cessão deve ser oficializada pelo município, com a aprovação da Câmara Municipal.

As unidades habitacionais devem seguir o padrão da CDHU, com entre 40 e 50 metros quadrados de área útil, com sala, cozinha, banheiro, dois dormitórios, esquadrias em alumínio e aquecimento solar, entre outras características.