rodovias-derA reunião aconteceu na manhã de quinta-feira (21), na cidade de Barretos (SP), onde estiveram presentes os vereadores do PSDB, Ana Beatriz Coscrato Junqueira e Natal Pereira juntamente com o Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens) – Barretos, o Sr. Marco Aurélio Macedo Pereira

Para buscar mais informações sobre o andamento de obras das reformas nas principais rodovias da região de Guaíra (SP),  os vereadores  do PSDB, Dra. Ana Beatriz Coscrato Junqueira e  Natal Pereira, se  reuniram na manhã de quinta-feira (21) com o Ordenador do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) – Barretos, o Sr. Marco Aurélio Macedo Pereira. Em pauta estavam os investimentos prometidos para reforma e reestruturação das Rodovias da região,onde foram obtidas informações importantes:

Em relação a Rodovia Fábio Talarico (Km 26), o problema na demora das obras foi que após o início dos investimentos pela empresa Leão Leão, a referida firma entrou em recuperação judicial (Concordata), razão pela qual foi rescindindo o contrato, estando pendente de solução do setor jurídico para verficar se haverá uma nova  licitação ou se a obra será repassada para a segunda colocada na licitação já realizada.

“Acreditamos que no primeiro semestre desse ano estaremos retomando as obras que teve um custo de aproximadamente 13 milhões de reais com toda a recuperação das pistas e remodelação dos trevos e rotatórias da região”. Disse Marco Aurélio.

Quanto à Rodovia Assis Chateubriand, foi informado aos vereadores que  está em fase final de montagem de edital os 130 Km referente ao trecho de Miguelopolis a Olimpia. A novidade é que nesse trecho  haverá  10 Km de duplicação, sendo 5 Km de Barretos sentido Guaíra e 5km também de Barretos sentido Olímpia.

Em alguns pontos de referida rodovia teremos terceira faixa e aconstamentos mais amplos e seguros.

Em resposta a uma antiga solitação dos guairenses, pleito dos vereadores e governo municipal, foi informado pelo Diretor do DER que Guaíra será contemplada com remodelação dos três trevos de acesso a cidade, sendo que maiores detalhes serão confirmados e repassados à população, após audiência a ser marcada pelo Deputado estadual Roberto Engler,  junto a  Secretária do DER do Estado de São Paulo

De acordo ainda com o Diretor Regional do DER de Barretos, Marco Aurélio, as obras nesse trecho devem ter inicio no segundo semestre de 2013: “Creio que assim que publicar o edital, e após 30 dias para propostas e mais 30 dias para a contratação, serão iniciadas as obras, que até julho deste ano devem começar”.

Por fim, foi questionado  pelos vereadores do PSDB, Natal Pereira e Dra. Bia Junqueira sobre o começo das obras do trecho da Volta Grande, tendo em vista diversas cobranças nesse sentido pelos municipes de Guaíra. Segundo informação obtida de forma pessoal e concreta do Sr. Marco Aurélio,  as obras no trecho da  Volta Grande, SP 413,  estão sendo iniciadas,  pois já se tem ordem de serviço.”São obras autônomas e por isso serão feitas de forma independente, não precisará esperar terminar uma para iniciar outra”.

De acordo com o vereadores do PSDB foi produtiva a visita e de grande valia a afirmação pessoal de que até o final de 2013 teremos alguns dos  trechos locais finalizados e outros em fase incial para a  concretização. Realmente segundo os vereadores, é muito importante estar cobrando a realização de tais obras, visto o grande fluxo de veículos e riscos para os condutores, mas é certo que o Governador do Estado Geraldo Alckimim está investindo pesado na recuperação de rodovias SPs e vicinais, visando justamente melhorias e beneficios para todos os condutores de veículos.