O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB), falou sobre trabalho junto ao Deputado Roberto Engler e comentou sobre a busca para casa junto com o CDHU.

“Gostaria de iniciar essa sessão falando um pouquinho sobre o trabalho que pretendo para Guaíra juntamente com o PSDB e com o Deputado Estadual Roberto Engler um trabalho que fiz na administração passada e quero continuar meu trabalho por Guaíra. Fui visitar o deputado essa semana e estive presente também com o nosso prefeito Sergio de Mello, onde discutimos com o deputado vario assuntos e vários valores, projetos que estão autorizados pelo governo, outros a serem autorizado, discutindo, trazendo, tentando trazer para Guaíra novamente.

Eu gostaria de falar de alguns desses projetos que fomos atrás para tentar conseguir, uma delas foi a ETEC, conversamos com o deputado colocou-se a disposição a rever novamente a nossa ETEC para trazermos para Guaíra novamente.

Outros já foi até assinado que é o centro esportivo José Pugliesi, a construção do novo Fórum de Guaíra também, e outro assunto que foi discutido junto com o deputado, foi casas populares através da CDHU, e já conseguimos encaixar uma visita junto com o CDHU em São Paulo, com o Sr. Silvio Torres, para conversar e ver se conseguimos recursos através da CDHU, para trazer moradia para Guaíra, para essa população que precisa hoje”.

A vereadora Suzete Barini (PT), falou sobre o mutirão de limpeza contra a dengue e comentou sobre suas indicações.

“Gostaria de falar também que está acontecendo em nossos bairros o mutirão da limpeza, esse mutirão vai até sexta feira e é uma ação conjunta da prefeitura junto com a usina Colorado, usina Guaíra e seleta, muitos caminhões, funcionários públicos, funcionários das usinas e funcionários da seleta. Quero agradecer o comprometimento e a colaboração das usinas com a limpeza de nossa cidade, evitando assim a questão da dengue.

Amanha estará fazendo os bairros Thais I, II, Tonico Garcia, Luiz Afonso, Jd. Califórnia, Aniceto, vindo em direção ao Centro e ao Bairro Vivendas. Então a população que tem lixo nos seus quintais pode colocar na rua que o mutirão da limpeza vai passar recolhendo esse lixo.

É imprescindível que a população continue fazendo a limpeza dos quintas pela questão da dengue, continuem recebendo os controladores de vetores em suas residências e continue colocando seus lixos na rua. Nós já estamos com o 0800 que é 0800 9410202 e a população apesar do mutirão já ter passado em seu bairro, você pode avisar no 0800 e colocar o lixo na rua.

Eu gostaria de falar sobre minhas indicações, fiz uma indicação que se refere ao micro e pequeno empreendedor onde eu peço políticas publicas integradas, que apoiam a integração e a consolidação de pequenos empreendimentos. Incentivo a participação nas contas governamentais, ampliação nas linhas de crédito, redução de burocracia, incentivos fiscais destinados ao empreendedor individual, a micro empresa e empresa de pequeno porte e instalação da sala do empreendedor com treinamento dos servidores para formação de agentes de desenvolvimento junto à coordenadoria dos comércios.

Outra indicação é em relação à mulher, a implementação de projeto, geração de trabalho e renda que contribua para autonomia da mulher, como cursos, oficinas, programas de capacitação profissional incluindo a construção civil”.

A Vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), comentou sobre a instalação da segunda vara de justiça em Guaíra e falou sobre o combate a dengue.

“Eu procurei a procuradoria jurídica do nosso município para me informar, para saber o que estava acontecendo e como seria essa segunda vara. Fui informada de que ainda no período de transição ainda do governo ouve reunião entre o desembargador, corregedor geral do tribunal de justiça do estado de São Paulo Renato Naline e o prefeito Sergio de Mello.

Ficou esclareceu que o prédio do antigo postinho da Rua 12 seria mais adequado para a instalação da segunda vara. Por quê? A proximidade com o Fórum facilitando o deslocamento de juízes, promotores, advogados e da população que precisa de serviço do Fórum. Maior segurança já que os réus presos que são trazidos por escolta armada, podem ficar escoltados no mesmo estacionamento do fórum, mesmo que a audiência seja na segunda vara.

A economia com o transporte de pessoas e documento, o próprio desembargador redigiu o termo de compromisso e encaminho a documentação ao tribunal de justiça que também preferiu a instalação da segunda vara no antigo posto da Rua 12, a prefeitura está trabalhando e com parceria com o tribunal de justiça na implantação da segunda vara até dia 10 de julho. Informa que o prédio da Rua 12 foi recebido sem qualquer móvel ou equipamento de saúde, sem funcionário que pudesse colocar em funcionamento de uma unidade de saúde. Quero falar também a respeito da dengue, que é uma preocupação geral do nosso município. Agradecer a Usina Colorado a Usina Guaíra que esta ajudando a prefeitura nesse arrastão na limpeza do nosso município para que não aconteça o que já aconteceu no ano passada! Aquela pandemia de dengue. Foi 580 casos de dengue confirmados e mais um tanto não foi confirmado. Então nós pedimos as famílias colocarem os seus lixos na rua, limpem seus quintais, olhem se tem vasilhas com água ainda mais agora com chuva, por que a dengue ela é muito perigosa para nossa saúde, ela pode até mesmo matar”.

O vereador Netinho Nogueira (PSDB), falou sobre a limpeza publica na atual administração e comentou sobre suas indicações.

“Senhor Presidente, gostaria de lembrar aos responsáveis da limpeza publica hoje atual, que às vezes ela não está meio equivocada em dizer que a limpeza publica agora sim está andando. Não a limpeza publica não está andando! A limpeza publica está um caus., os bairros estão sujos, os terrenos estão sujos… Ela não esta fiscalizando. ao invés de ela falar em rádios que a cidade está limpa, ela poderia pegar o carro da prefeitura e ir até o Guaritá e ver que lá não tem varredor, isso sim ela tem que fazer não falar que a limpeza publica da antiga administração era ruim. Então Senhor Presidente, cuidado, nossa amiga que hoje responde a pasta, por falar palavras da limpeza publica da administração passada, por que eu costumo escutar bastante radio, até ligar e elogiar você, mas pelo jeito você é boa em varrer Praça São Sebastião, por que como chefe você não é boa não. No portal do Lago foi reclamado que no portal do lago A na rua 2B está tendo muito caramujo e muito sapo. Foi feito a limpeza dos terrenos, o bairro agora está limpinho sim! Mas agora está aparecendo caramujo, gostaria de pedir uma atenção. Gostaria também de elogiar o carnaval, parabéns a que estava por trás do carnaval, a guarda municipal esta de parabéns, a policia militar, a organização… Todos estão de parabéns. Eu fui ao carnaval, me diverti muito e estou satisfeito.

Senhor Presidente, gostaria de pedir também ao vereador líder do prefeito que na Rua seis com a Avenida 23, próximo ao bairro Bom Jesus tem um buraco próximo ao bar do Sr. Joãozinho, e ele me pediu para que eu pedisse para vocês que mandassem tapar só buracos, na porta da minha casa na Rua oito está bem sujo. Gostaria também de dizer o que meu amigo Moreti disse sobre o transporte dos estudantes eu acho uma vergonha o ônibus acabar o diesel no caminho para vir embora, então gostaria nobres vereadores que nós revessemos o estado, as condições desses ônibus e o porquê estão acabando o combustível antes de chegar a Guaíra.

O vereador Natal Pereira (PSDB), comentou sobre a limpeza publica, a questão da dengue, ônibus universitário e falou sobre o posicionamento do sindicato dos servidores em relação ao reajuste ao funcionalismo publico.

“Vou começar Senhor Presidente, falando de assuntos que já foram falados, mas temos que repetir por que nós somos cobrados no dia a dia. Hoje nosso companheiro Neto falou da limpeza e eu lamento muito que estão fazendo com a nossa limpeza em Guaíra, estão tapeando os nosso bairro periféricos chamados bairros aos redores, por que no centro da cidade dia sim, dia não, a coisa está caminhando, mas em nosso bairro nós sabemos que tem barros que ficam semanas, 4, 5 dias sem varrer, então eles ficam tapeando, por quê? Por que não tem varredores, os nossos varredores estão trabalhando o dobro do que varriam. Conversando hoje com alguns varredores, não vou citar nome por que vamos ser perseguidos, nós não aceitamos esse tipo de coisa. Não pode levar atestado, se levar atestado agora vai para a rua, isso não se faz.

E falar que está melhor é “Balela, Balela”, quem está andando sabe a situação que está no centro até que estão tentando caprichar, mas nos bairros mais afastados eles estão com problemas, o tanto de varredor tanto com a questão da dengue, que eu já quero emendar o assunto. Fala-se muito que os moradores às vezes não tiram o lixo, a verdade é exatamente essa, mas a maior verdade é que tem casas que não está deixando o pessoal do controle de zoonoses entrarem, isso nós temos que tomar providencia Senhor líder do prefeito, isso é providencia do prefeito, ele tem que procurar o juiz, promotor, essas casas tem que ser abertas, eu tenho varias denúncias de vizinhos, amigos que não estão deixando entrar e não entram mesmo! Como a Dona Cida já disse, ela já teve dengue os filhos, lá em casa aconteceu à mesma coisa em 2005 e 2007 nós fomos infectados pela dengue, então nós temos que ter essa preocupação, não só conosco, mas com a população de Guaíra. Agora tem que ter uma lei para esse pessoal poder entrar nessas residências, eu tenho certeza que se eles entrarem eles vão encontrar ali coisas terríveis, isso não afeta só eles, mas todos os vizinhos.

Outro assunto que vamos ter que falar é essa questão dos ônibus, mais um oficio a câmara recebeu, nós ficamos tristes em saber, nós já fizemos alguns questionamentos ao prefeito, mas ainda não veio à resposta. Dessa empresa o porquê foi emergência, se o prefeito assume dia 02 e as aulas só começam em fevereiro, tem muitos dias para fazer esses trabalhos de licitação… Nós vamos verificar isso ainda. Mas o pior é que os alunos estão ficando no meio do caminho e nós não podemos aceitar novamente. Eu já disse que essa questão deu muito trabalho no passado, e pelo que eu sinto está indo pelo mesmo caminho.

Na questão da saúde, dos projetos, eu gostaria de deixar aqui uma boa sorte a quem vai ocupar esses cargos, conheço varias pessoas são competentes, mas… Aqui tem uma resposta do sindicato, eu quero guardar essa resposta do sindicato durante esses quatro anos, e quero não precisar falar com o sindicato sobre reajuste salarial dos nossos funcionários. Espero não precisar falar, por que agora parece que teve um acordo ai e parece que está tudo bem! Mas no próximo ano 2014, 2015 e esse informativo estará na minha mesa, então espero que o sindicato tenha feito à coisa certa e que os vereadores tenha acertado nessa votação, eu torço para que de tudo certo, mas se der errado eu serei o numero um da fila para estar cobrando o direito do nosso funcionário e o direito de um tratamento da nossa população de Guaíra”.

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT), falou sobre o Bairro Chica do Serrado, sobre o acolhe douro de animais e solicitou uma maior fiscalização da guarda civil ao combate as drogas.

“Senhor Presidente eu vou pedir para o senhor terminar uma coisa que começou a 8, 12 anos atrás que se chama Bairro Chica do Serrado, não sei o porquê conseguiram fazer um bairro no meio da área industrial e eu tive uma reclamação, fui lá ver e realmente lá já tem esgoto, água, eletricidade, as pessoas já tem documento cada um do seu terreno, mas lá não tem rua, não tem asfalto, não tem alguma coisa informando que ali tem uma entrada para um bairro, não tem um redutor de velocidade n o anel viário. Então o que está precisando agora é terminar de urbanizar para que os donos daqueles terrenos e grandes terrenos e de grande valor monetário que eles tenham condições de negociar parte do terreno para que eles possam construir suas casas e não fique mendigando sacos de cimento para fazer uma casa e que realmente se faça casa dentro do que pede a engenharia da prefeitura municipal.

Espero que o acolhe douro dos animais de rua não tenha sido esquecido, é um problema que já vem se arrastando, talvez a ideia que eu dei para o prefeito Sergio de Mello é fazer esse acolhe douro ali no zoológico municipal, ali é grande, já tem funcionários, enfim tem um lugar grande. A associação dos protetores dos animais de rua vai agradecer muito. Então já vou pedir aqui vereador José Renato, que de inicio pelo menos.

Outro pedido que vou fazer é referente a uma ligação da COHAB II com o bairro adjacente Muraishi, por que a COHAB II continua com uma entrada só, uma saída só. Está faltando jeito para as pessoas ali transitarem melhor. E pedir também para que nossa Guarda Civil Municipal ande mais no período da noite lá na COHAB II, por que as reclamações em torno da praça de ponto de drogas é um absurdo. Então é preciso que corrija esse tipo de comercio”

O vereador Marco Pugliesi (DEM), comentou sobre a aprovação do projeto de criação de cargos e falou sobre a conduta correta de um candidato eleito.

“A falta de criatividade e a mesmice do discurso de candidatos a prefeitos e vereador chegaram a ser uma novidade, impressiona porem a exuberância de altos elogios de candidatos tentando convencer o eleitor sobre o que considera ser a sua maior qualidade, a honestidade conveniência e a preguiça mental de alguns certamente tem impedido essas pessoas de desconfiar que ser honesto não é qualidade e sim mera obrigação de qualquer um, especialmente que postula cargo publico sacar essa suposta virtude virou modismo, por uma questão bem simples, por que a sucessão de escândalo sem fim transtornou político em sinônimo de coisa negativa. No senso comum, ser político é ser corrupto pela própria natureza, é aquele que rouba, mas faz. Como que não devesse e não pudesse fazer sem roubar. Em meio a esse mar de percepção verdadeira, sempre descontadas as honrosas exceções o poço da honestidade passou a ser um bom negocio, inclusive e principalmente para os tipos celebrizados pelas maracutaias.

Candidatos mais folgados e dispostos a apostar na desinformação do eleitorado do povo, alias eles nem dizem que são honestos e éticos, eles pensam e apenas prometem ser honestos e éticos se forem eleitos, como se estivesse moralmente autorizado a agir com desonestidade e de forma antiética caso não seja transformado pelo voto em representante da população. Usar essa bandeira em campanha eleitoral é debochar dos cidadãos e achar que todo eleitor é otário! no final das contas, por tanto trata-se simplesmente desonesta.

A honestidade de uma pessoa não pode ser medida pelo seu discurso, mas pelos seus atos, por sua historia de vida, familiar, profissional, sua ficha corrida limpa ou suja, sua evolução patrimonial declarada à justiça eleitoral. À medida que o candidato vai conhecendo a historia do candidato com base nas informações objetivas, essa percepção vai ficando mais clara de maneira automática e natural.

O eleitor que não tiver o interesse de se informar obviamente vai correr o risco de confundir gato com lebre no momento de decidir o seu voto. Como se não bastasse o vazio da exaltação da honestidade como vimos na eleição no senado, como qualidade. Quando na verdade é um dever básico é preciso considerar que não basta o cidadão ser honesto para se credenciar a um cargo, seja ele de prefeito, secretario vereador, é interesse da população que o candidato seja qualificado, mostre capacidade de influenciar com qualidade o ensino da sua cidade e tenha personalidade à altura para não ser influenciado, muitas vezes e manipulado, por que nada adianta ser um candidato honesto, mas, incapaz.

Então nobres colegas eu os pergunto, como perguntaria Rui Barbosa. Devemos ter vergonha de ser honesto?”

O vereador Antonio Eurípedes da Silva (PSB), falou sobre a aprovação de criação de cargos e falou sobre suas indicações, redutores de velocidade e piscinas aquecidas.

“Quero agradecer a Deus por esse momento e agradecer também a todos que compartilharam que votaram nesse projeto. Por que eu li, reli, reli novamente, sentei, tirei minhas duvidas por que sou um homem honrado, digno e o voto é livre, cada um tem a sua consideração pelo seu voto e eu respeito nobre vereador, mas as consequências como ele disse que ira vir, eu estou preparado, por que um homem digno ele sabe onde ele coloca seus pés. Se a cobrança vir eu vou estar preparado, pode vir, pode me procurar pode me cobrar que nós vamos rever. Se eu errei eu pago, mas se eu votei ciente e acredito que eu não errei.

Também quero dizer que tem uma cobrança no bairro Vila Aparecida fica na Avenida 25 com a 44, já perto do mutirão, quero pedir ao senhor prefeito, nós já sentamos conversamos, entrei com a indicação dessa lombada com esse redutor de velocidade, temos aqui nosso líder do prefeito Jose Renato, amigo, que providencie, por que lá tem muitos motoqueiros que estão empinando moto e os moradores estão reclamando, estão com medo.

E também uma piscina térmica na escola Vera Vitalli, logo chega o frio que as mães estão cobrando, que é para as crianças fazerem atividades então vamos providenciar, vou voltar e quero que as mães fiquem sabendo que eu vou cobrar do prefeito, nós vamos correr atrás, vamos conseguir sim!”

O vereador José Renato (PSB), falou sobre o oficio enviado a CTBC e TIM e comentou sobre os ônibus universitários.

“Quero falar também de uma indicação do oficio que eu fiz essa semana, já foi passado para as empresas, às empresas CTBC e TIM dos serviços mal prestado a população de Guaíra e eu não sei se era meu celular, precisei comprar outro celular. Mas não é tem dia que não conseguimos falar no plano da CTBC, tem dia que é a TIM, então o serviço mal prestado a nossa população. Eles receberão o nosso oficio lá com certeza tem alguma coisa errado. Eles vão fazer vistoria nas torres, em alguma coisa para pegar melhor o plano da TIM, da CTBC. Por que tem dia que você precisa usar uma internet e você não usa. Então o serviço mal prestado e esse ofício já foram encaminhados, já vai diretamente para as empresas… Quem sabe nós não temos um respaldo, vamos aguardar, por que qualquer coisa tem que chamar as pessoas responsáveis para vir aqui na câmara.

Sobre os ônibus, hoje foi feito uma vistoria senhor presidente, fato real, foi feito uma vistoria em 11 ônibus ali na secretaria da educação, dois policia militar, dois policia da guarda civil municipal inclusive o comandante da guarda o Isaias que está presente, foram para fazer vistoria nos ônibus… Tem que fazer sim, amanha vamos fazer-nos outros ônibus que não foram feitos, foi um mecânico para ver como que ta a situação, pneus,… Nos temo que ir atrás sim, cobrar. Mas pode ter certeza que vai melhorar também, por que os ônibus que faziam o percurso dos estudantes vamos falar ai à empresa Bontur que fazia, mas nós falávamos aqui que os ônibus levavam os trabalhadores na usina e voltavam sujos para levarem os estudantes para as cidades fora. E hoje esses ônibus estão ai com ar condicionado, limpinho, prontinho para levar os estudantes, e se tiver alguma coisa para cobrar nós vamos cobrar também, mas vamos aguardar porque se Deus quiser vai melhorar”

O vereador José Mendonça (PDT), comentou sobre o transporte universitário e falou sobre a aprovação do projeto de criação de secretarias.

“Tem motoristas que teve a petulância de dizer que ele é de São José do Rio Preto e os alunos cobrando ele ontem, ele disse; Eu não sou obrigado a levar vocês não! Eu deixo o ônibus aqui e não levo vocês.

Nós vamos ver sim, vamos fiscalizar sim, vamos levar pessoas corretas, pessoas que entendam de fiscalização de ônibus… Sucata aqui não! Chega! Não vem enganar nós não, não venha nos enganar… Esse negocio de dizer que foi o motorista que errou por falta de digito? Não, é o dono da empresa que tem que fiscalizar! Essas pessoas desses ônibus são todos registrados? Vamos ver isso ai gente, vamos ao ministério do trabalho, vamos trazer o ministério do trabalho aqui, fiscalizar esses motoristas para ver se eles são registrados. Dai começa a nossa responsabilidade, a nossa cobrança para ver se é pessoa seria realmente que os pais de família poderão ficar tranquilos em suas casas e os filhos estudarem fora.

Amanha espero que essas pessoas não sejam perseguidas por que são jovens estudantes e pobres. Vão vir aqui com o abaixo assinado, vou marcar o horário quero convidar todos os vereadores por que eu não gosto de fazer política não, acho que é de todos os vereadores.

Agora quanto à votação hoje que teve aqui todos os vereadores acharam que votaram a favor, acharam por bem que deveria ser votado. Eu espero, espero mesmo!

Fui a favor de que crie as secretarias, que haja uma remodelação em nossa estrutura e que também aquelas pessoas que sejam funcionarias e que vão ganhar mais. Mas espero José Renato que não só essas pessoas ganhem mais não, que as técnicas de enfermagem, as professoras, por que estão se sentindo prejudicadas. Então espero que veja com atenção e cumpra o que foi prometido em campanha por que estamos para cobrar tudo aqui”