Foto Manchete

No último sábado (9), foi realizado o quarto programa da Câmara em Notícias com transmissão pela Cultura AM (1470 KHz). Na oportunidade, estiveram participando do programa os vereadores Marco Antonio Pugliesi (DEM) e Dra Ana Beatriz Coscrato Junqueira (PSDB).

O programa teve o comando do apresentador Marcelo Junior e seguiu a mesma linha dos programas anteriores, ou seja, mantendo a importante participação dos ouvintes, fazendo perguntas aos parlamentares.

No inicio do programa, ambos os vereadores agradeceram a oportunidade de estarem participando de mais Programa da Câmara em  Notícias. Logo após, os vereadores falaram sobre a expectativa de  trabalho para esse inicio de mandato.

A vereadora Dra Bia fez questão de mencionar o seu posicionamento em relação aos dois projetos que foram enviados no inicio deste ano pelo Executivo Municipal no qual foi realizado uma Sessão Extraordinária onde os vereadores pediram vista  para que sejam feitas avaliações. Lembrando que os projetos de criação de cargos e suas respectivas Secretárias.

“Eu já deixei o meu posicionamento, e estou reafirmando, pois enquanto não houver uma modificação do projeto eu não pretendo votar a favor. Na verdade até o Sindicato dos Servidores Públicos Muncipais se colocou contra esse projeto não apenas pela criação de cargos, e sim pelo impacto para os funcinarios que já são concursados. Quero deixar bem claro que eu não sou contra os funcinários, acredito que realmente existem cargos que precisam serem revistos, mas não da forma como foi colocado no projeto. Então, estaremos o posicionamento do Sindicato além de algumas informações que foram solicitadas referente ao impacto orçamentário”. Afirmou a vereadora.

Já o vereador Marco Pugliesi falou sobre o seu trabalho como vereador, sobre tudo ressaltou o seu papel de fiscalizador.

“Vou confessar uma coisa:Eu tinha feito uma promessa, uma promessa pessoal. Na qual eu iria esperar passar algum tempo em relação da administração do senhor Prefeito Sergio de Melo  para que a gente podesse cobrar alguma coisa como até mesmo elogiando a sua postura. Mas perante a quantidade de decretos que publicados já na primeira semana de seu mandato, com isso, a gente viu por bem questionar alguns projetos de caracter emergênciais, principalmente em relação a limpeza pública. Sendo solitado um pedido do Chefe do Almoxarifado Municipal a contração em caracter emergêncial de uma nova empresa para coleta de lixo.

A gente sabe que foi feito uma Procuração de Mandato para antiga empresa prestadora do refererente serviço a  Alfalix, sendo que a mesma empresa ainda estava com o contrato vigente na Prefeitura. Com isso estou buscando informações para que se esclareça realmente qual o motivo, se esse novo Decreto de Emêrgia causou algum tipo de prejuizo ao honerário público, então esteremos tomando as devidas providências  cabiveis quanto a isso”. Disse o parlamentar.

O vereador complementou afirma que:”Poderia perfeitamente ter começado ainda com a antiga empresa e com isso, teria tempo hábil para se fazer  essa nova tomada de preço visando a contratação de uma nova empresa para limpeza pública. Então, eu não entendo o porque desse pedido de emergência? Vamos aguardar, pois fizemos mais alguns pedidos de informações ao diretor do Almoxarifado e assim que obtivermos algum parecer estaremos comunicando toda população guairense”. Completou.

Logo em seguida, a vereador Dra Bia comentou sobre a sua indicação sobre seu requerimento n° 2, de 16 de janeiro de 2013, referente ao encaminhamento do Oficio ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de  São Paulo, solicitando informações sobre o andamento das obras de construção do novo Fórum, como também o requerimento (n° 03, de 17 de janeiro de 2013), referente a solicitação de oficio ao Chefe do Executivo Municipal solicitando ao mesmo as seguintes informações referente ao Posto da Rua 12 que foi devidamente adaptado pela administração anterior para a instalação da Clinica da Mulher

“Sobre o Novo Forúm quero dizer que na gestão passada foi feita a doação de um terreno para a instalação do Novo Forúm localizado no Bairro Campos Elísios, onde o Tribunal deu o parecer favorável. Foi solicitado também para a OAB de Guaíra um parecer referente a instalação naquele referido local, sendo que a mesma (OAB) foi contraria a instalação naquele bairro, onde foi alegado a questão de trasporte de chegada e saída de presos, isso porque, em todas as cidades estão sendo feitas adaptações levando esses Forúm para fora das cidades. Outro aspecto que inviabilizaria a instalação naquele bairro seria a disponibilidade de uma ampla área para estacionamento. No entanto, o meu oficio tem a seguinte justificativa, como a doação do terreno foi feita pelo municipio, então o Tribunal se encarregaria da construção  independente do local. Acredito que nossa cidade já passou da hora de contar com um novo Forúm. Então esse meu pedido de informação é exatamente para construção, onde o prefeito deve indicar um novo local para que o Forum tenha condição de sair para outro predio de forma integral, por que pelo que eu tenho conhecimento a 2ª Vara iria funcinar no antigo Postinho da Rua 12.

Um local onde a administração passada gastou cerca de R$ 158 mil para a realização da reforma, com isso, solicitei um pedido de informação referente a adaptação da Clinica da Mulher, fui comunicada que ainda não, pois existe a necessidade de  equipamentos e profissionais pqra trabalhar no local. Na minha opinão, aquele predio do Posto da Rua 12, não deveria ser ocupado para abrigar trabalhos do Forúm, mesmo de forma provisoria, ou seja, o local foi reformado visando atender as nessecidades da área da saúde”. Comentou a parlamentar.

Ouça o programa:

Programa Rádio Marco e Bia