De acordo com a vereadora Cida Armani, trata-se de um sério problema que envolve a saúde publica e a preservação do meio ambiente

Lixo jogado no cruzamento da Estrada da Mata com a Avenida Lions Clube

Carcaça de animal morto jogada no cruzamento da Estrada da Mata com a Avenida Lions Clube

Dezenas de frascos de medicamentos que foram jogados no cruzamento da Estrada da Mata com a Avenida Lions Clube

Lixo domestico jogado na beira da strada sentido Cohab II/ Lixão Municipal

Lixo jogado na beira da estrada sentido Cohab II/ Lixão Municipal

Lixo de origem hospitalar ou veterinária jogado na beira da estrada sentido Cohab II/ Lixão Municipal

Lixo de construção jogado na beira da estrada sentido Cohab II/ Lixão Municipal

Lixos domésticos, frascos de medicamentos e equipamentos de aplicação de soro, jogados na beira da estrada sentido Cohab II/ Lixão Municipal

Pneu e sofás velhos jogados na beira da estrada sentido Cohab II/ Lixão Municipal

Mediante a uma denuncia referente a lixos que são jogados em alguns pontos do nosso município a vereador Aparecida Silva Armani foi comunicada. De acordo com a denuncia os locais seriam o cruzamento entre a Estrada da Mata com a Avenida Lions Clube e no prolongamento da Avenida José Flores sentido Lixão Municipal.

Na tarde da última segunda-feira (29), a vereadora foi até os locais indicados pela denuncia e realizou uma triste constatação. Ambos os locais podem ser classificados como verdadeiros “Lixões a céu aberto”, com todo o tipo de material: lixo domestico, sobras de matérias de construção, garrafas pet e de vidro, pneus, moveis usados, carcaça de animais mortos, além de lixos de origem hospitalar ou veterinária.

Essas confirmações deixaram a vereadora chocada e muito preocupada com a gravidade da situação. De acordo com ela, trata-se de um verdadeiro desrespeito com meio ambiente, sendo que durante a Sessão Ordinária realizada na noite de terça-feira (30), a vereadora falou sobre o assunto e pediu providencias do setor da limpeza publica municipal.

“Recebi uma denuncia de uma pessoa que faz uso das estradas no prolongamento da Avenida José Flores sentido Lixão Municipal como também do trecho do cruzamento da Estrada da Mata com a Avenida Lions Clube sobre a quantidade de lixo que estão sendo jogadas nesses locais. Fui até os locais e verifiquei que aquelas estradas vicinais se transformou em certos pontos um “Lixão a céu aberto” e isso não é de agora, pois já existe esse problema já há algum tempo.

A variedade de lixo é muito grande e assustadora, com garrafas de plástico e de vidro, lixo de origem hospitalar ou veterinária jogados na beira da estrada. Carcaça de animais mortos e conseqüentemente muitos urubus, lixo de construção, lixo domestico, sofá velhos, armários quebrados. Então, fiquei estarrecida, sou vereadora a quatro anos e fui reeleita e observei a minha necessidade de realmente andar por todo município. Por isso peço a líder do prefeito aqui na Câmara, o vereador João Barbosa (DEM), levar essa informação a ele como também a pessoa que é responsável pela limpeza não apenas na área urbana do município e também nos locais que circunda nossa cidade. É preciso limpar esses locais e colocar placas indicativas para que não se jogue mais lixos nesses respectivos lugares, mantendo assim os acostamentos de nossas estradas vicinais limpas. Digo isso, porque é uma questão de saúde publica e um grave problema para a natureza e o meio ambiente. Além de nossa cidade possuir um aterro sanitário, uma reciclagem de lixo, e contar com uma coleta seletiva de lixo, então preciso uma maior participação do poder publico com campanhas educativas e fiscalização e execução da limpeza nesses locais para que isso não ocorra em nossa cidade”. Afirmou a vereadora Cida Armani.

A vereadora também sugeriu um ao Poder Publico tele atendimento semelhante ao 0800 para auxiliar a população e agilizar o trabalho do serviço de limpeza municipal ligado ao Controle de Zoonoses.

“Essa é um indicação minha que já encaminhei ao prefeito municipal para que coloque em funcionamento o atendimento via 0800 para auxiliar na coleta de lixo e também interligada ao Controle de Zoonoses no caso de animais domésticos que falecerem terem o seu recolhimento, coibindo assim atitudes semelhantes a encontradas em alguns pontos das estradas vicinais em nossa cidade” Finalizou Cida Armani