Atual situação da SP-413 causa diversos transtornos para seus usuários

Foto Legenda 1:Vereador José Mendonça, reivindicou providencias junto ao Governador Geraldo Alckimim e solicitou o apoio do Deputado Rafael Silva para solução dos problemas causados pela atual situação da SP-413

Em visita ao município de Guaíra (SP), no último dia 10 deste mês, o governador Geraldo Alckimim acompanhado de outros deputados, estiveram presentes no lançamentos das obras da SP-345 (Rodovia Fábio Talarico), no sentido Guaíra/Barretos.

Após o lançamento das referidas obras, o governador esteve na cidade de Guaíra para acompanhar as obras patrocinadas pelo Estado de São Paulo: Anel Viário e Feira Livre.

Na oportunidade o vereador José Mendonça (PDT), fez uma reivindicação junto ao governador paulista, solicitando a recuperação da rodovia SP-413 (Norival Pereira Matos), que liga a SP-425 (Paulo Borges de Oliveira) até a divisa com o Estado de Minas Gerais.

Atualmente a SP-413 esta com seu pavimento comprometido e tendo como agravante o intenso tráfego de veículos por um acostamento construído pelo próprio fluxo de automóveis.

Além da importância que a SP-413 representa tanto no escoamento da produção agrícola (soja, milho, sorgo) e cana de açúcar, existe a necessidade do uso dessa estrada por diversas famílias guairenses que possuem seus filhos que estudam em Uberaba (MG), que é um verdadeiro pólo de universidades particulares e federais que atendem alunos dos municípios de Guaíra, Barretos e Miguelopolis.

O vereador José Mendonça fez questão de lembrar da questão financeira dos motoristas que são obrigados a ir por uma rota alternativa como a Via Anhaguera:

“A distancia de Guaíra a Uberaba pela SP-413 é de 90 Km, e devido a seu estado precário, a maioria dos motoristas optam por um desvio para a Via Anhaguera, onde a distancia é de 135 Km. Fato esse que vem onerando consideravelmente o orçamento das famílias guairenses, barretenses, miguelopolenses, bem como também o transporte de empresas oriundas da região de São José do Rio Preto (SP)” disse.

Em relação aos veículos oriundos de São José do Rio Preto, o vereador José Mendonça, completou que o fluxo de veículos de procedência da referida cidade é intenso e tem como rota em grande parte o Estado de Minas Gerais e a SP-413, o que ocasiona transtornos aos motoristas, que também são obrigados a trafegarem pelo acostamento ou desviarem para Ituverava (SP), pela Via Anhaguera. Aumentando o risco de acidentes e de custos do transporte.

Outro problema mencionado pelo vereador José Mendonça, faz referência a retira de produtos agrícolas das propriedades localizadas ao longo da SP-413. Isso porque, os produtores rurais não possuem outra alternativa e são obrigados a trafegarem pelo leito carroçável lateral, o que dificulta principalmente na época das chuvas.

Mediante a todos os problemas apontados pelo vereador José Mendonça e que são enfrentados diariamente por todos os motoristas que utilizam a referida rodovia, comunicou ao governador Geraldo Alckimim toda essa situação.

“O governador Alckimim já esta ciente de todos os problemas relacionados a atual situação da SP-413, sendo que anunciou durante a sua visita a Guaíra, que a partir do mês de novembro deste ano, serão iniciadas as obras de restauração da referida rodovia, resolvendo todos esses problemas” afirmou José Mendonça.

Um Oficio foi encaminhado ao Deputado Estadual Rafael Silva (PDT), no qual o vereador José Mendonça solicitou ao deputado o monitoramento e acompanhamento do processo para a restauração da SP-413, com o objetivo de que mediante o anuncio sejam realmente executadas as obras de que todas nossa região necessita em relação a SP-413.

“Tenho certeza de que com a interferência do Deputado Estadual Rafael Silva, o processo será mais ágil e poderemos estar sempre informados sobre a situação do mesmo”. Finalizou Mendonça.