Dr. Cecílio faz a entrega do ofício ao Ministro Alexandre Padilha

Durante a visita do Ministro da Saúde Alexandre Padilha para a inauguração do Unidade Básica de Saúde “Antônio Manoel da Silva”, o vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT), fez a entrega de um ofício assinado por todos os vereadores, onde fazem reivindicações.

O ofício solicita do Ministro a alteração da Portaria número 1.101/2002, do Ministério da Saúde, que estabelece os critérios assistenciais do SUS, permitindo que município de pequeno porte sejam contemplados com verbas e a aparelhos que hoje são destinados apenas para grandes cidades.

De acordo com o docuemnto, esta mudança é de vital importância para o sistema de saúde de Guaíra e de centenas de outros municípios por nossa nação, já que muitas vezes diversas vidas são perdidas em face da falta de equipametnos, que, por norma da da União, não podem ser destinados a pequenos municípios.

Um exdemplo claro disso é a intensa luta do município de Guaíra para a obtenção de um Arco Cirúrgico junto ao Governo Federal. Atualmente este importante equiopamento é destinado apenas para cidades com mais de cem mil habitantes.

Os vereadores encerraram o ofício com a seguinte frase: “Tal realidade não pode ser mais sustentada por este importante Ministério, njá que a complexidade dos atendimentos realizaos em pequenos municípios muito mudou desde 2002, sendo agora a hora exata para uma mudança drástica em nossas políticas de assistências para o SUS.