José Mendonça solicita balancete do carnaval

O vereador José Mendonça (PDT), presidente da Câmara Municipal, também citou em seu discurso o processo de terceirização da merenda escolar no município.

O vereador informou que havia sido convidado por uma diretora de escola a experimentar a merenda oferecida pela empresa contratada pela prefeitura.

José Mendonça disse que a empresa está sendo investigada. “Na ocasião, esta empresa está sendo investigada, e pedi a ela que olhasse com carinho, que ela estaria promovendo uma empresa que estava sendo investigada”, comentou o edil.

O vereador disse que não pode votar a favor de uma empresa que está sendo investigada. “Nós temos uma central de alimentação excelente, com ótimos profissionais. Eu luto para que a central de alimentação seja ampliada, retirando a Guarda Civil daquele local, e melhorando a estrutura da merenda escolar”, afirmou o vereador. José Mendonça também cobrou do Poder Executivo o envio do balancete do Carnaval para apreciação dos vereadores, e destacou que no dia 14 de abril, durante sessão ordinária, um dos responsáveis da CTBC estará na Casa de Leis.

José Antônio Lopes fala sobre merenda escolar

O vereador José Antônio Lopes (PSB) disse, durante seu pronunciamento na Câmara Municipal, que neste terceiro mandato como vereador, pretende ser a caixa de ressonância da comunidade.

“Quero dizer primeiro que não sou radical para ficar atirando pedras. No meu terceiro mandato, eu quero ser a caixa de ressonância, a voz da população na Câmara Municipal”, disse o vereador.

O vereador citou entrevista concedida ao programa O Bem Está no Ar da rádio SEFE FM, onde é citado pelo apresentador do programa e por uma diretora de escola, que o serviço oferecido pela empresa de alimentação na merenda escolar está sendo “sem custo algum”. “Coloca-se para a sociedade que esta empresa é boazinha, que ela chegou à Guaíra e falou: olha nós queremos fazer uma experiência em Guaíra. Não é verdade!”, enfatizou o vereador.

Para o vereador, esta empresa não chegou à Guaíra porque é boazinha, pois a prefeitura realizou uma licitação e enviou carta convite para três empresas do setor de alimentação. “Então, o convite partiu da prefeitura. Vamos colocar os pingos nos “is”, vamos falar a verdade para o povo. Não vamos dizer que a comida é ruim ou boa, porque pela informação dos colegas vereadores, a comida é boa. Isto é aquela história de colocar o animal na frente da carroça.

Quem garante que a empresa que participou desta licitação vai ganhar a próxima. O que valeu esta experiência. Para enganar os pais amanhã com a comida que sai da central de alimentação dizendo que ela não é boa. O  atual prefeito, que eu o respeito muito, pela sua capacidade, pela inteligência, responsabilidade, foi prefeito há quatro anos atrás e a central de alimentação sempre funcionou bem. Pasmem os senhores, esta mesma empresa que está aqui, prestando serviços, é investigada por cartel,  ou seja, de três que foram convidadas, duas são investigadas.

Agora, vender para a população que chegou uma empresa muito boa em Guaíra e que disse: olha eu quero fazer uma experiência. Não! A prefeitura fez o convite. Agora, fica uma pergunta: eu acabei de ler um documento do Tribunal de Contas onde nós falamos sobre o lixo. Agora, e esta daqui, que já está na justiça, nós não temos garantia que ela irá ganhar”, afirmou o vereador.

Segundo Lopes, ele experimentará merenda escolar, mas a que é produzida pela central de alimentação, que segundo ele é do município.

Dr. Cecílio pede informações sobre obras públicas

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) fez requerimentos solicitando ao Poder Executivo informações sobre obras realizadas pela administração anterior, como a Reforma do Balneário, do Posto de Saúde da rua 12 e da construção dos Postos do Programa de Saúde da Família (PSFs). O vereador argumentou que pediu estas informações porque está cumprindo o seu dever de vereador. Segundo ele, no Posto de Saúde da rua 12 existem problemas estruturais como goteiras, falhas no encanamento. “Quando cai o pó de café em uma pia, sai no consultório. O piso está quebrando e percebi que existe pouco cimento para afixar o piso no chão. Pela notícia que tive, as duas reformas no posto de saúde não ficaram barata”, comentou o vereador.

Sobre a reforma do Balneário Municipal, ele informou que solicitou as informações justamente porque o local ainda não foi liberado para o uso público. “Em relação ao asfalto, obtive a informação de que em alguns locais, asfaltos novos estão desmanchando. Alguns falam que é por causa da chuva, mas em outro local isto não está acontecendo. Se você for ao Jardim Eliza, você percebe que parece que existe terra e uma pedra britada e o asfalto em cima”, frisou o vereador.

José Renato cobra centro de lazer e solução para buracos

O vereador José Renato Tavares fez uma indicação ao prefeito municipal solicitando a construção de um centro de lazer na região do bairro Aniceto Carlos Nogueira. “Nós temos ali vários bairros e apenas o bairro Aniceto possui uma quadra esportiva. Várias pessoas que querem praticar esportes, mas não possuem uma área destinada ao esporte”, disse Tavares.

O vereador afirmou que havia prometido que não estaria comentando mais sobre a situação dos buracos, mas que voltou atrás devido a precariedade do asfalto em algumas regiões da cidade. “Hoje eu estive no bairro Jardim Eliza. O pessoal nos encontra e cobra que o prefeito tape os buracos. Eu informo aos moradores que existe uma verba do Governo Federal para recapeamento. Mas, eu peço para o prefeito que realize uma operação tapa buraco para resolver os problemas. Realmente é lamentável, porque todo lugar que você vai tem buraco. Eu não vou parar de reclamar dos buracos enquanto não resolver”, frisou José Renato.

Maurilia Landim cobra mais atendimento no Social

A vereadora Maurilia Landim (PDT) analisou a situação da terceirização da merenda escolar no município. Segundo a vereadora, ela foi convidada por diretoras de escolas para provar a merenda oferecida às crianças. “Senti-me muito honrada em ser convidada. Mas, realmente concordo com o vereador José Antônio, que esta merenda fosse feita pelas empresas de nosso município, de forma que são empresários que trabalham, e geram empregos em nossa cidade”, frisou a vereadora.

A vereadora cobrou da administração que dê condições às empresas de Guaíra de participarem da licitação para a merenda escolar. Maurilia Landim lembrou que a atual administração está chegando aos 100 dias de Governo, e mais uma vez cobrou solução para as filas no Serviço de Promoção Humana. “Muitas pessoas me procuram na Câmara, me encontram na rua, e cobram aumento da quantidade de pessoas atendidas. Hoje, são apenas 20 pessoas. Gostaria que o secretário de Promoção Humana, analisasse o aumento do atendimento destas pessoas, porque existem muitos pais de família sem condições de alimento em suas casas”, frisou a vereadora.

Vereador Renato Moreira destaca conquista de verbas

O vereador Renato César Moreira (DEM), falou sobre os resultados de suas viagens à capital Paulista. Ele afirmou que conseguiu R$ 200 mil junto ao Governo do Estado para iniciar a construção do Centro do Idoso.

Moreira destacou o apoio do Deputado Estadual Gilson de Souza. “Recebi uma ligação do assessor do Deputado Gilson de Souza que a verba já está disponível, restando apenas a prefeitura dar entrada nos projetos. Recebi uma notícia do deputado, do seu empenho para conseguir mais uma ambulância para o município”, disse ele.

O vereador também destacou os avanços que foram conquistados nestes últimos meses na área educacional do município, com a realização da Jornada Educacional, onde os professores foram instruídos por renomados profissionais na área.

Ele destacou os avanços também conquistados pelo Governo Municipal em 90 dias de governo, citando como exemplo o retorno da cesta básica dos aposentados e pensionistas e o material do COC no setor de ensino.

Cida Armani cobra solução para os buracos

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani cobrou do Poder Executivo medidas para solucionar o problema dos terrenos baldios sem manutenção que, segundo ela, é uma situação ligada diretamente ao aumento do número de casos de dengue no município.

A vereadora disse que a prefeitura precisa orientar a comunidade sobre os riscos da doença. “Que a prefeitura faça a limpeza nos terrenos baldios, oriente a comunidade, porque muitas pessoas estão preocupadas com a dengue. Outro exemplo é o bairro Jardim Eliza, onde existem muitos buracos, que podem ser criadouros do mosquito. Não adianta a gente limpar nosso quintal, prestar atenção nos vasos de planta, se a prefeitura não fizer a sua parte no combate à dengue”, disse a vereadora.

Cida Armani também disse que obteve a informação, através do Jornal que a empresa COLIFRAN deve continuar no setor de limpeza pública da cidade. “A empresa pode continuar, mas acredito que algo está acontecendo na limpeza pública, porque está deixando a desejar. O prefeito deve sentar com a empresa, aumentar o número de varredores. Dia de domingo, na feira, você passa à tarde, está muito triste, porque não recolhem o lixo direito e fica uma imagem muito feia”, finalizou a vereadora.

José Reginaldo Moreti destaca reajuste do servidor

O vereador José Reginaldo Moreti do PSDB, também cobrou providências em relação ao grande número de buracos existentes na cidade.

O vereador sugeriu que a prefeitura disponibilize mais equipes para realizar a operação de tapa buracos e assim amenize o problema. Moreti comentou que participou da posse do Sindicato Rural onde várias autoridades, dentre elas o Presidente da FAESP, Dr. Fábio Meirelles esteve prestigiando o presidente do Sindicato, José Eduardo Coscrato Lelis.

O vereador destacou o reajuste dos servidores públicos. Ele informou que diante da crise financeira que fez a arrecadação dos impostos despencarem, o reajuste oferecido pelo prefeito é um dos maiores da região.

João Barbosa elogia merenda escolar

O vereador João Barbosa (DEM) elogiou a merenda escolar do município e disse que realizou visitas às escolas do município.

Segundo ele, o que lhe apressou para realizar as visitas teriam sido declarações da vereadora Maurilia Landim de que a escola Vera Vitali estava oferecendo merenda de péssima qualidade aos alunos.

Barbosa afirmou que segundo a direção da escola, nunca foi oferecido aos alunos “sopa de fubá”.

O vereador numerou o cardápio oferecido aos alunos da escola e disse que é de ótima qualidade.

O vereador também elogiou o trabalho social desenvolvido pela Rádio SEFE que conseguiu doações para uma família que teve a casa destruída por um incêndio.