Mulher

Cida Armani

As vezes me ponho a refletir sobre a mulher, em especial na nossa sociedade. Quantas conquistas, avanços em seus direitos e até mesmos os obstáculso que ainda não foram retirados do caminho que estas cidadãs percorrem.

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, muito mais do que reflexões, é preciso também ação. Ser um ponto de partida para o que nós mulheres pretendemos nesta sociedade tão carente de politicas públicas voltadas para o sexo feminino e suas famílias.

Fico a relembrar, quantas Marias, Marlenes, Ritas, Joanas, Aparecidas, Maras,  que lutaram no passado para que chegássemos até aqui. Suas lutas não foram pequenas, muito pelo contrário, recheadas de dificuldades e principalmente de obstáculos, muitas vezes impostos por uma sociedade tradicionalista.

Analisando as ricas contribuições de cada uma dessas mulheres mais fácil ver quem é a mulher na atualidade: Guerreira, não deixa de ser mãe, esposa, filha, irmã e  amiga. A realidade é outra, pois o  homem de hoje, vê a mulher atual como alguém, mais do que, uma simples mulher, que pode ser submissa ou não, dependo da situação em que se encontre, mas, mesmo tendo esta atitude de submissão, não se deixar levar, de alguma forma reage principalmente quando se trata de defender os filhos. É, muitas vezes se transformam em “mãe e pai”, provedora do sustento familiar e, até mesmo incorpora o papel de “homem-mulher” da casa.

Verifico que em sua maioria são mulheres de todos os tipos, estilos, classe, raça, cor, contudo, à frente de seu tempo, muito mais evoluídas, decididas, batalhadoras, capazes de enfrentar a tudo e a todos pelos seus sonhos e ideais. É claro, que em pleno século 21, ainda encontramos em alguns países, mulheres que agem com submissão total, obediência e que assim foram criadas e vivem, mesmo na atualidade. Suas atitudes, nos remotam às mulheres do século 19, isto porque o  meio em que vivem, as condições sociais e a vida que tem, não às permite ser diferente do que são, em função do todo que as envolve.

Preciso hoje frisar nesta Casa de Leis que a mulher atual além disso tudo é uma eterna lutadora em busca de seu espaço e vem a cada dia  conquistando-o ainda mais, ultrapassa os limites impostos pelos homens e pela sociedade em que vivem. Suas conquistas vão além do que, um dia já lhes foi permitido e, elas estão mostrando, a cada tempo que de frágil nada tem, não deixam de ser femininas, sedutoras e misteriosas, mas se tornam mulheres, no sentido amplo e infinito da palavra e do ser humano que são. São estas mulheres, que na atualidade desenvolvem vários papéis, transformando-se diariamente e contribuindo para a transformação do meio em que vive.

Hoje, encontramos mulheres ocupando espaços na política, na justiça, no esporte, no militarismo, enfim, espaços antes trilhados somente por homens e, com uma capacidade e eficiência ainda maior do que a masculina. É claro, que para garantir estes espaços, houve muitas lutas sociais que culminaram com as conquistas femininas. Muitas mulheres deram suas vidas para que a mulher atual pudesse hoje estar desfrutando do espaço que tem. A mulher atual é uma mulher de múltiplos talentos e personalidades, é de tudo um pouco dependendo da situação e circunstância, mas com certeza, é acima de tudo uma vencedora, alguém capaz de batalhar sempre pela sua felicidade e daqueles que fazem parte de sua vida.

Parabéns mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, mas que todos os dias possamos lembra de nossa importância para a sociedade.

Maria Aparecida Silva Armani, a Cida Armani, é vereadora do PT.