Presidenta da Câmara concede primeira entrevista

Publicado em 7 / janeiro / 2011 |
A presidenta Maurilia Landim despacha no gabinete da presidência no Poder Legislativo Guairense

A presidenta da Câmara Municipal, Maurilia Landim (PDT), recebeu a  reportagem para uma entrevista nesta semana, a primeira desde que assumiu a presidência do Poder Legislativo. Em mais de oito décadas de município, esta é a primeira vez que uma mulher ocupa cargo de tamanha importância.

Já no primeiro dia de trabalho na Câmara Municipal, a presidenta já trabalhou. Despachou com assessores, atendeu a população e recebeu visita de lideranças políticas. Segundo ela, sua gestão à frente do Legislativo será participativa, transparente e com grandes atuações voltadas para o bem comum da comunidade.

Confira a primeira entrevista  da presidenta da Câmara Municipal.

Como se sente, em oito décadas de emancipação política do município, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de presidenta da Câmara Municipal de Guaíra.

Maurilia Landim: Primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade de mais uma vez falar com nossa população. Para mim, é motivo de orgulho ocupar este cargo de grande importância em nossa cidade. Desde quando entrei para a política, já almejava alcançar objetivos que me dessem a oportunidade de contribuir para a minha cidade, a minha população. Ser a primeira mulher a ocupar este cargo também reforça a responsabilidade, pois creio que as mulheres estão com uma boa expectativa de meu trabalho. Não vou decepcionar os cidadãos. Tenha certeza que não faltará garra, determinação e principalmente força de vontade para apresentar resultados.

Muitas pessoas estão fazendo comparações entre você e a presidenta Dilma Roussef. Você gosta destas comparações ou prefere que isto não ocorra.

Maurilia Landim: Acredito que as pessoas estão indo muito neste clima de  que chegou a vez da mulher mostrar todo seu potencial também na política. Acho importante que isto ocorra, pois paralelo a isto, haverá uma maior valorização da mulher na sociedade. Admiro a presidenta Dilma Roussef, sei de sua competência e como cidadã brasileira, torço para que realize um bom trabalho e  principalmente represente bem nós mulheres. Cada mulher tem sua luz própria, basta fazê-la brilhar. É preciso explicar que hoje, ocupamos cargos diferentes, tanto em grau de importância, como em atribuições legais. Dilma está no Executivo, eu no Legislativo. Ela terá a oportunidade de executar, de realizar projetos. Já em minha função como presidente, terei que coordenar os trabalhos, legislar, fiscalizar.Mas, tenham certeza que mesmo não ocupando uma função de executar, utilizarei de minha sensibilidade e criatividade, para contribuir com nossa comunidade com muito trabalho.

Como será a Maurilia Landim presidente da Câmara.

Maurilia Landim: Olha, não é porque hoje ocupo um cargo de direção que mudarei meu jeito de ser. Sou a mesma Maurilia Landim de antes. Amiga da minha população, ciente de suas resposnabildiades e principalmente humana. Procurarei utilizar de minha sensibilidade e principalmente meu tino administrativo nesta nova função. Com auxilio dos demais vereadores, iremos realizar um bom trabalho em favor da comunidade. Acredito que a nossa Câmara Municipal é hoje referência na região, com bons profissionais para nos auxiliar e  por isso não terei problemas em conduzí-la da melhor forma possível.

Você visualiza que teremos temas polêmicos a serem tratados no ano de 2011.

Maurilia Landim: Guaíra é uma cidade que cresce a passos largos. Olhe para a região Oeste da cidade, onde estão concentrados bairros como Aniceto, Residencial Thais, José Pugliesi, lá se transformou em uma verdade cidade.. Hoje não podemos mais olhar a nossa população como sendo de uma cidade pequena, interiorana. Não quero dizer que devemos perder a nossa identididade, mas é preciso enxergar que os mesmos problemas quea afligem cidades de maior porte, também atingem a nossa sociedade. Nós, como autoridades, devemos estar atentos a esta realidade. Como pessoas sensatadas, ponderadas e de responsabilidade, esta Câmara Municipal deve entrar em algumas discussões importantes para o município. Não só discutir, mas propor soluções, e torná-las realidade. A nossa população está cansada de ouvir falsas promessas, ela quer ação. Tenham certeza que não faltar esta presidência coragem para enfrentar os problemas que possam vir.

Já que estamos na onda da presidente Dilma, não posso deixar de fazer a seguinte pergunta: você sonha em disputar cargo para o Executivo.

Maurilia Landim: Atire a primeira pedra que nunca sonhou um dia ser prefeito de sua cidade. Mas, em se tratando de política, é preciso seguir a ordem natural das coisas. Tenho um grupo político, pertenço a um partido que possui dois grandes vereadores, e não sou de impor nada. Estou vivendo meu terceiro ano como vereadora, tenho muito ainda a trabalhar. Talvez ainda não seja a hora de pensar em disputa eleitoral, mas como toda pessoa que possui sonhos, estou me preparando para alcançar mais este. Como sempre digo, a voz do povo deve ser ouvida. Se existir um clamour popular, viabilidade de disputa  e principalemente interesse de meu grupo político, estou à disposição para colocar meu nome em uma possível avalação popular. Enquanto isto, vamos trabalhar pela população, reforçar nosso grupo que já é forte e ouvir nossas bases.

Deixe uma mensage aos nossos leitores.

Maurilia Landim: Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a nossa população por ter me concedido o privilégio de ser vereadora de Guaíra. Me sinto orgulhosa e acima de tudo ciente de minhas responsabilidades. Não os desapontarei. Tenho convicção que procurarei fazer o melhor pela nossa comunidade. Desejo a todos um 2011 cheio de realizações, projetos novos e que possamos ao findar deste ano comemorar. Um grande abraço a todos e coloco à nossa Casa de Leis, que é a Casa do Povo, à serviço de todos os cidadãos.