Resenha da sessão da Câmara

Publicado em 24 / novembro / 2010 |

Vereador José Renato valoriza comércio local

O vereador José Renato Tavares, presidente da Câmara Municipal, disse durante a sessão que a população tem que valorizar o comércio local.

De acordo com o parlamentar, os comerciantes geram emprego e impostos para o município. “Devemos valorizar o nosso comércio. Temos o exemplo do vereador Moreti que tem o seu supermercado e sempre valoriza os nossos comerciantes”, disse ele.

O presidente também comentou sobre os recursos que serão devolvidos pela Câmara Municipal para a prefeitura neste final de ano. Segundo ele, como é de costume, o presidente sugere ao prefeito que faça investimentos com este recurso em alguma área da cidade.

José Renato destacou que moradores do bairro Gabriel Garcia de Carvalho, o Guaira E, juntamente com a associação de moradores estão fazendo um abaixo-assinado solicitando do prefeito municipal a construção de um centro comunitário naquele local.

O vereador disse estará devolvendo os valores para o prefeito e solicitará que ele destine este dinheiro para a construção de um centro comunitário e cobertura da quadra esportiva do bairro. “Eu vou com um abaixo-assinado pedir ao prefeito que esta verba que estaremos destinando para a prefeitura, sirva para construir o centro comunitário e a quadra de esporte”, disse ele.

Vereador Dr. Cecílio comenta sobre terreno da APAE

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) falou sobre a doação por parte da prefeitura de terreno para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O vereador apresentou um levantamento sobre a história da entidade e também a doação do terreno para que a associação pudesse construir sua sede.

Este terreno, segundo o vereador informou, não chegou a ser doado com escritura para a APAE, tendo a entidade realizado o trabalho durante mais de 30 anos nestas condições.

“Foi doado, foi pago este terreno, mas não foi passado o terreno doando este terreno para a APAE”, comentou o vereador.

De acordo com o vereador, na gestão passada a entidade procurou o ex-prefeito Sérgio de Mello, e acertaram a doação do terreno, dando início a um processo judicial para a requerer a escritura do terreno, passando para o imóvel para a prefeitura municipal. O atual prefeito deveria apenas transferir o terreno da prefeitura municipal para a APAE.

O vereador informou que agora o Executivo encaminhou um projeto para a Câmara Municipal doando apenas metade do terreno para a entidade, sendo que a outra área existe um segundo projeto que pede autorização à Câmara para que ele possa comercializá-lo visando adquirir uma outra  para construção de casas populares.

Para o vereador, isso é indevido e imoral e estão tentando tomar o terreno da APAE. “A hora que nós formos votar contra este projeto para vender o terreno que e da APAE, ele vai trazer aqui pessoas que querem a construção de casas. Ele vai trazer aqui 500 pessoas e ai de nós se não votarmos a favor para ele vender um terreno que não é dele”, disse Dr. Cecílio.

Vereador José Reginaldo Moreti cobra mais segurança nos bairros

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) comentou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal sobre sua participação em reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) realizada no bairro Aniceto Carlos Nogueira.

O parlamentar disse que foram verificadas várias ações de vandalismo na praça do bairro, que fica localizada defronte à casa do presidente do CONSEG. “Participei da reunião e alguns assuntos foram debatidos. Estiveram presentes os representantes das polícias de nossa cidade. Foi comentado debatido alguns tópicos e fiquei abismado de saber o que estava acontecendo no bairro. O posto de iluminação da praça foi arrancado, várias luzes danificados e bancos quebrados”, disse.

O vereador disse que o vandalismo não tem respeito com o patrimônio público. “Os vândalos não estão respeitando as nossas praças públicas, defronte a casa do presidente do CONSEG, desculpe em dizer, pois é uma pessoa que respeito muito”, disse ele.

José Reginaldo Moreti também pediu ao comandante da Guarda Civil Municipal que reforce as rondas de viaturas, incluindo motos na região dos bairros, no horário das 23 ás 5 horas da manhã, favorecendo assim maior segurança para os moradores.

Vereadora Maurilia Landim cobra mudanças no trânsito

A vereadora Maurília Landim (PDT) falou durante a sessão da Câmara Municipal sobre a avaliação parte da comunidade do trabalho dos vereadores.

De acordo com a parlamentar, ela está cumprindo com sua função. “Acredito que sendo presente na nossa comunidade, lutando pelos interesses do cidadão, faço minha parte como vereadora atuante nesta Casa de Leis”, disse a vereadora.

A vereadora disse que a situação do trânsito na cidade, solicitando uma melhor organização por parte do Departamento Municipal de Trânsito.

Segundo a vereadora, o trânsito da cidade está desorganizado e precisando de investimentos por parte da prefeitura. “Acredito que a prefeitura precisa investir mais no trânsito de nossa cidade, com sinalização e segurança para os cidadãos”, disse ela.

A parlamentar também comentou sobre o projeto Reviva o Óleo que segundo ela está dando resultados positivos na conscientização dos alunos sobre a preservação do meio ambiente.

Vereador João Barbosa agradece aprovação de projetos

O vereador João Francisco Barbosa (DEM) fez um agradecimento aos vereadores sobre a aprovação de projetos de lei de autoria do Executivo Municipal.

Segundo o vereador, os projetos aprovados não são de interesse do prefeito, mas sim da comunidade. “Quero agradecer os vereadores pela aprovação dos projetos de lei e dizer que estes são de interesse da comunidade”, disse ele.

Barbosa também parabenizou os funcionários da prefeitura e do DEÁGUA que estão realizando importante trabalho em favor da comunidade.

O vereador também citou as várias obras realizadas pela atual administração, afirmando que o chefe do Executivo vai cumprir com todas as propostas de campanha.

Vereadora Cida Armani fala de obras do governo anterior

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, fez comentários em relação ao que foi deixado pelo governo Sérgio de Mello para o atual

Ela comentou que a administração anterior deixou uma herança bendita para o atual prefeito. “Muitas destas obras, o Sérgio deixou o projeto e o dinheiro em caixa, era só fazer”, disse ele.

Cida Armani citou obras de recapeamento como a avenida Neca Santana, Jardim Eliza, José Pugliesi e as 32 casas. “As 32 casas, existia o projeto, dinheiro em caixa, famílias contempladas, e eu nesta Casa de Leis pedi durante um ano para que ele construísse as moradias. Foi quase até o meio deste ano e ele não entregava as casas, sendo necessário elas tomarem posse”, disse ele.

A vereadora também cobrou a implantação por parte do atual governo da internet gratuita. “Foi uma promessa feita pelo atual governo e que até agora não se tornou realidade, como também a construção de casas populares que nossa comunidade tanto reivindica”, disse a vereadora.

Vereador José Mendonça solicita o trânsito mais gentil

O vereador José Mendonça (PDT) comentou sobre sua indicação para que a prefeitura participe do projeto Trânsito Mais Gentil organizada pela empresa Porto Seguro.

De acordo com o vereador, este projeto não tem custos para a prefeitura municipal e é de suma importância para conscientizar a população sobre as leis de trânsito.

O parlamentar comentou que a conscientização é caminho para melhorar o trânsito. “Acredito que investindo em conscientização teremos um trânsito mais gentil”, disse ele.

O vereador também comentou sobre duas indicações onde solicita do prefeito que construa um Centro de Apoio aos Estudantes e também reivindicando Câmeras de segurança.

Mendonça disse que os estudantes de Guaíra merecem uma atenção do poder Executivo, pois são o futuro da cidade. “Um centro de apoio é fundamental”, comentou ele.

O vereador também cobrou do Executivo a instalação das câmeras de segurança que segundo ele podem facilitar o combate ao crime no município.

Vereador José Antônio cobra valorização do servidor

O vereador José Antônio Lopes (PSB) demonstrou durante a sessão ordinária o seu descontentamento com a atenção dada para os funcionários públicos.

Lopes diz que existe projeto de lei onde não é garantido pelo prefeito municipal o pagamento de horas extras e férias prêmios dos servidores.

De acordo com o vereador, o Executivo deveria dar mais atenção para os direitos dos servidores. “Existe um projeto de lei enorme que muda tudo, mas muda tudo para pior. Tinha que vir um projeto para garantir benefícios como horas extras, férias prêmios, e isto não tem”, disse ele.

O vereador afirmou que não existe incentivo por parte do Executivo para os funcionários públicos. “O patrão não incentiva os servidores. Ele não tem incentivo pois não recebe o que tem direito”,comentou ele.

José Antônio Lopes disse que existem funcionários que possuem até quatro licença prêmios. “Sou solidário a estes funcionários. Ainda existem funcionários que assinam a férias prêmio e ainda trabalham. Agora, querem aumentar para cinco, assim não pode”, disse ele.

Vereador Renato moreira pede atenção sobre a dengue

O vereador Renato César Moreira (DEM) cobrou do Executivo Municipal que promova uma operação tapa buraco para evitar transtornos aos moradores.

De acordo com o vereador, existe a preocupação com o surgimento de casos de dengue no município, uma vez que existem cidades na região, como Barretos e São José do Rio Preto que estão sofrendo com epidemia de dengue.

O vereador disse que a prefeitura deve fazer a sua parte no combate a dengue. “Esperamos que o município faça sua parte, mas que os cidadãos também colaborem”, disse ele.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a situação do bairro Gabriel Garcia de Carvalho, o Guaíra E, que está necessitando de limpeza, em especial nas proximidades de uma quadra esportiva.

Segundo o vereador, os moradores também reclamam sobre a iluminação publica.