Uma indicação conjunta assinada pelos nove vereadores promete uma ação conjunta entre Legislativo e Executivo que visará questionar os resultados do CENSO 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município.

O CENSO revelou uma quantidade de moradores abaixo da esperada. De acordo com levantamento, Guaíra teria hoje 37.055 mil, contrariando, inclusive, expectativa  com base em dados do Governo Federal, que mostram que em 2000 o município tinha 36.410 mil habitantes.

Em uma análise temos uma média de nascimento de 1999 a 2.008 de  530 pessoas anualmente e de óbitos no período de 2002 a 2008 de 236 pessoas o que daria uma média de um crescimento populacional de 294 pessoas por ano. No período de 10 anos daria 2.940 pessoas e somando com o índice populacional de 2000 que era de 36.410 mil, Guaíra teria 39.350 habitantes.

Diante desta realidade, os vereadores José Mendonça, José Renato Tavares, José Antônio Lopes, Maurilia Landim, Cida Armani, Cecílio José Prates, José Reginaldo Moreti, Renato César Moreira e João Francisco Barbosa, decidiram assinar em conjunto a indicação que sugere ao prefeito municipal que disponibilize funcionários da prefeitura para a realização de cadastro das famílias guairenses que não foram contabilizadas no Censo 2010.

Os vereadores argumentam que muitos munícipes fizeram reclamação que não haviam participado do recenseamento. “Esta indicação se justifica tendo em vista que diversas famílias de nosso município não foram ouvidas pelos agentes do IBGE na realização do CENSO 2010. Tal constatação foi realizada mediante reclamação de diversos munícipes que atestaram que não foram ouvidos no recenseamento e o resultado do mesmo está equivocado e deve ser analisado novamente para que o município não perca importantes recursos”, comentaram os edis na indicação.

A principal preocupação dos vereadores é que o município perca recursos junto ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), realizado pela Confederação Nacional dos Municípios). Para realizar este levantamento, a presidência do Legislativo já colocou, inclusive, as dependências da Câmara Municipal para que os moradores sejam cadastrados, devendo apenas o Executivo apenas disponibilizar funcionários públicos para executá-lo.

Prefeito acata sugestão

O prefeito municipal José Carlos Augusto disse à reportagem que acha importante esta união de forças entre o Executivo e o Legislativo em favor dos interesses do município.

Segundo o Chefe do Executivo informou, já houve uma boa notícia repassada a ele na manhã de sexta-feira, onde Guaíra conseguiu recuperar o índice do Fundo de Participação dos Município, o FPM, que regulamenta repasseis federais ás prefeituras.

Sobre a sugestão dos vereadores, ele informou primeiramente que o Departamento Jurídico da prefeitura estará entrando com um recurso, mas que ele estará acatando a proposta dos vereadores, inclusive, utilizando o prédio da Câmara Municipal para fazer o cadastramento para poder questionar o IBGE sobre os dados coletados em Guaíra.