“1 ano, 9 meses e 15 dias”, por Renato Moreira

Publicado em 16 / setembro / 2010 |
Renato Moreira, durante uso da Tribuna Vicente Lacativa

Renato Moreira, durante uso da Tribuna Vicente Lacativa

O vereador Renato César Moreira (DEM) já surpreendeu a todos ao deixar o cargo de líder do prefeito na Câmara Municipal. Eleito na base aliada do prefeito José Carlos Augusto, ele vem demonstrando a cada sessão um desconforto com os rumos que a atual administração vem tomando, em especial a postura do atual governo.

Na última sessão ordinária, durante seus 10 minutos de discurso, o parlamentar usou a tribuna da Casa de Leis e mais uma vez fez um discurso voltado para o atual Governo, desta vez mais direcionado a pessoa do chefe do Executivo.

A reportagem reproduziu, na íntegra, o discurso do parlamentar:

“Senhores vereadores, 1 ano, 9 meses e 15 dias. Coincidência? Não! Foi o que mais foi falado em comício na eleição de 2008. O que mais nós ouvimos, o que mais nós pedimos para que déssemos uma oportunidade para o José Carlos, porque 1 ano, nove meses e 15 dias, foi um prazo muito curto para cumprirmos nossas obrigações. Nossos sonhos João Barbosa, Moreti, nossas idéias, nossos ideais, a nossa vontade de acertar, as nossas cobranças aqui na Câmara da administração passada, tudo isso foi de coração aberto. Tudo que fiz na campanha para o José Carlos foi acreditando na mudança, acreditando que as coisas fossem melhorar.

Coincidência ou não, hoje, depois de 1 ano, nove meses e 15 dias, o que mudou? O José Carlos mudou, a pessoa do José Carlos mudou? Tenho certeza que não! Porque então,  que a população buscava, através do seu voto, a pessoa do José Carlos daquele 1 ano, 9 meses e 15 dias. Será que ele não apareceu até agora? O que mudou senhores vereadores? Pensando muito nestes últimos dias, refletindo muito, para chegar nesta Casa de Leis e não falar besteira, eu cheguei na seguinte conclusão: naquela oportunidade o plano de governo estava pronto feito pelos saudosos Dr. Orlando e José Pugliesi, o secretariado estava montado, de primeira, aliás, nas oportunidades que fui passei pela prefeitura, todos meus companheiros secretários foram escolhidos a dedo.  Então, o que aconteceu, porque esta diferença? Cade o pulso firme e o pé no chão, que foi o que nós plantamos, o que nós cobramos. Naquela oportunidade, nós perdermos o homem da linha de frente que foi o senhor Minininho. O Dr. Orlando assumiu e todo secretariado colocou o cargo a disposição. Dr. Orlando com a maior dignidade, com a maior honra, em meio a uma reunião com todos os secretários ele disse que o que o Minininho fez ele não mexeria, o que um deixou o outro iria cumprir. Será que foi esta a diferença?  Sera que foi isto que aconteceu?

Nós temos algumas posturas José Carlos que ainda dá tempo, tem atitudes que ainda dá tempo, eu acreditei e acredito em você. Eu sou parado na rua e sou perguntado se sou contra ou a favor da atual administração porque eu deixei o cargo de liderança. Eu não sou contra e nem a favor, eu quero é que a coisa dê certo. Não tenha dúvida disto José Carlos, porque nós fomos para a rua juntos, pedimos votos juntos, fomos cobrados juntos, mas tem atitudes que devem ser tomadas para ontem. Nós precisamos enxugar este secretariado, tem gente sem função dentro da prefeitura. Nós sabemos disto! Nós temos que diminuir a quantidade de ventos que temos aqui em Guaíra. Se a gente colocar no papel o que se gasta com eventos, as vezes está faltando na Saúde, na Educação e em outros setores. É o que escutamos na rua. Esta administração séria, com pé no chão. Diminuir os prestadores de serviços, é onde o dinheiro está indo para o ralo. Esta atitude que você está tomando de enxugar a prefeitura não pode ser até o final do ano, esperar mudar o orçamento e enfiar o pé na jaca de novo, não pode prefeito. Você está ladeado de pessoas que não tem um minimo de tino administrativo. Não foi para isso que nós ganhamos a eleição. Não estou aqui te puxando a orelha, estou aqui para te estender a mão. Se precisar de mim estou à disposição, você tem o número do meu telefone e sabe onde eu moro. A mudança tem que ser radical, tem que ser na raiz do problema, porque senão prefeito, ganhar e perder a eleição faz parte da vida, mas tenho certeza que você não está dormindo com a consciência tranquila, pois eu não estou. Vamos entregar este balneário logo. Porque está parado? Porque não fomos nós que construímos? E daí? O povo não pode pagar este preço. Vamos entregar a quadra da Vera Vitali, entrega para população, faz o que tem que ser feito, mostra para todo mundo porque você não entregou. Eu estou aqui para te estender a mão. Vamos cobrar deste secretariado o comprometimento. Não é comprometimento politico, não é comprometimento com o grupo, é comprometimento com a população. Cade a criatividade de nossos secretários.

Senhor presidente, nós tivemos problemas com aula de ginástica ontem (segunda-feira), estava conversando com o João Barbosa, por causa de sujeira. Eu dou aula no Ramize Elias hoje, a quadra foi lavada ontem e hoje (depois de 1 m por causa de um disco que precisa colocar na máquina para lavar que custa R$ 20. Cadê o secretário para resolver o problema? Ontem (segunda-feira) ele não estava em Guaíra, final de semana ele não estava em Guaíra. Casa onde o gato não está,  a rataiada faz a festa. Este é o problema da atual administração. Precisa mudar de postura, mudar porque o povo quer, pois o povo optou pela mudança.

1 ano, 9 meses e 15 dias. Prefeito, eu não afastei da administração porque eu sou candidato a alguma coisa não. Eu não sei o que eu vou almoçar amanhã, eu não sei o meu dia de amanhã. Não sou vice de ninguém, não sou vice de ninguém! Sou apenas um vereador que fui eleito por dois mandatos com mais de mil votos e sou cobrado na rua. Porque o senhor vai lembrar bem, no nosso último comício eu falei com as minhas palavras que se tivesse alguém na dúvida entre votar em mim e votar em você, que votasse no José Carlos, porque acreditava no trabalho dele. Acho “Zé” que você está muito mal orientado, muito mal assessorado. Você precisa ouvir pessoas de bem e não pessoas que simplesmente estão ao seu lado só pensando no salário do final do mês, pois estas pessoas amanhã ou depois vão te deixar na mão. Não foi para isto que ganhamos a eleição, não foi para isto que eu entrei na política. E se nada mudar, é mais fácil eu abandonar a política do que ser candidato a alguma coisa.

Precisamos recuperar nossas verbas de investimento. O João falou algumas obras aqui, é ponto para a administração que conseguiu a São Domingos, que conseguiu a instalação da Predilecta junto com a Câmara. Mas, não podemos esquecer, que são todas obras com verbas dos governos Estadual e Federal. Cadê o nosso poder investimento, que são quase R$ 90 milhões ao ano. Cadê o nosso dinheiro, o dinheiro do contribuinte. É este o questionamento que a população faz e cobra da gente na rua. Estou aqui prefeito, ainda, de coração aberto, com a mão estendida, se houver vontade, estou aqui para somar. Mas, não me chame para conversar se não for para mudar nada. Muito boa noite a todos e desculpe presidente pelo desabafo.”