A força histórica da Mulher

Publicado em 31 / março / 2009 |

image22

Uma das páginas mais bonitas da história da humanidade é com certeza a que retrata a luta pela emancipação da mulher, pelo fim da discriminação, no combate á violência, por emprego, renda, inclusão social, cidadania, justiça e dignidade.

Neste sentido, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, é fundamental lembrarmos as pioneiras destas lutas, que decidiram lutar contra as desigualdades sociais, econômicas e contra as péssimas condições de trabalho que as trabalhadoras estavam submetidas.

Muito foi conquistado. As mulheres consolidaram um novo papel na sociedade, intensificaram sua independência financeira e têm presença cada vez maior no mercado de trabalho e, em nível global, na política. Vale lembrar às líderes que governam atualmente a Argentina, o Chile, a Índia, a Libéria (África), a Finlândia, a Irlanda, a Alemanha, Moçambique, Filipinas e as que têm, com muita coragem, colocado seus nomes para disputar os governos de outros países, inclusive, o Brasil.

Ainda temos uma trajetória muito grande a percorrer. As mulheres continuam muito expostas a riscos e, em um cenário de crise, são as primeiras a perderem suas vagas no mercado de trabalho, juntamente com os negros e os jovens.

Precisamos, portanto, continuar unidas mobilizadas para resolver as situações de intolerância e discriminação contra a mulher, sempre pensando em seu bem-estar e em busca de um novo patamar na história da humanidade, onde não haja mais desigualdade.

Vale lembrar, neste dia e sempre, os direitos da mulher descritos pela Organização das Nações Unidas (ONU):  direito á vida, á liberdade e à segurança pessoal, á igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação, á liberdade de pensamento, á informação e à educação, à privacidade, à saúde, a construir  relacionamento conjugal e planejar sua família, a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los, aos benefícios do progresso científico, à liberdade  de reunião e participação política, a não ser submetida a torturas e maus tratos.

Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história da mulher. Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações  e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo.

Parabéns a todas as mulheres de Guaíra pelo Dia Internacional da Mulher.

Maria Aparecida Silva Armani, é vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT)