José Mendonça, durante discurso na tribuna: “Porque o preço do álcool em Guaíra é mais caro do que nas outras cidade?”

O vereador José Mendonça usou a tribuna na última sessão ordinária para questionar o valor do preço do litro do álcool praticado em Guaíra. Durante suas viagens profissionais, ele constatou que o preço do litro do álcool combustível no município é o maior de toda a região, “sacrificando o bolso do guairense”.

Mendonça disse que como homem público não pode se furtar da responsabilidade em abraçar esta causa, pois foi eleito pelo povo e sob seus anseios, deve fundar as suas atividades. “Pelos levantamentos que já fizemos, o preço do litro de álcool combustível nos postos de abastecimento de Guaíra são praticamente equivalentes, tendo pequenas diferença, o que tem levado a população de uma forma em geral a nos indagar: porque o preço do álcool em Guaíra é mais caro do que nas outras cidade?”, destacou ele.

O vereador fez uma análise sobre a situação: “Realmente não entendemos os motivos que levam a termos o preço do litro de álcool mais caro em Guaíra. Creio, que a distância é a mesma, não implicando assim em um frete mais caro que possa elevar assim o combustível”, analisou.

Como a Câmara Municipal não pode investigar as empresas particulares para se apurar os fatos, se há ou não acordo entre os postos de abastecimentos para a venda do álcool, o caminho escolhido pelo vereador foi denunciar ao Ministério Público que tem poderes de investigação para apurar a formação de  um possível cartel.

“O Ministério Público  que é o legítimo defensor dos interesses da população tem poderes para investigar se há ou não um cartel envolvendo a venda de álcool combustível em nosso município. Dessa forma, estarei formalizando uma denúncia ao Promotor de Justiça, para que seja investigado se há ou não cartel em Guaíra, na venda de álcool combustível”, disse José Mendonça.

Juntamente com a denúncia, o vereador informou que estará juntando Notas Fiscais de álcool combustível de postos de abastecimentos das cidades da região, provando que o valor do litro do álcool combustível é mais caro em Guaíra.

“Conclamo a todos os vereadores que compõem esta Casa de Leis para que assinem comigo o requerimento encaminhando a denúncia e documentos ao Ministério Público. Para que possamos fortalecer a preservação da legalidade e dos bons costumes. Diante da situação cabe a nós vereadores e cidadãos aguardar um posicionamento do Ministério Público sobre o assunto, pois é o órgão legítimo que pode fiscalizar e fazer prevalecer os princípios da livre iniciativa e da legalidade imperativa”, finalizou Mendonça.