A audiência pública sobre Segurança realizada na noite da última quinta-feira na Câmara Municipal apresentou resultados. As discussões e as críticas foram deixadas de lado e vereadores, prefeito municipal e autoridades policiais resolveram se unir para buscar soluções para vários problemas enfrentados pela comunidade neste setor.

A reunião que foi coordenada pelo presidente da Câmara, José Renato Tavares, contou com a presença de um bom público, formado por lideranças comunitárias, comerciantes e moradores. Na mesa diretora ainda estavam o prefeito municipal José Carlos Augusto, o presidente do CONSEG Antônio Alves Mendonça, o presidente do Sindicato Rural, José Eduardo Coscrato Lelis, o Guarda Civil Márcio Gouveia e o Tenente PM Paulo César Frugeri. Todos os demais vereadores também compareceram.

Na ocasião, vários assuntos ligados a segurança foram tratados. Os membros da mesa puderam explanaram o trabalho que tem sido desenvolvido principalmente pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, uma vez que os representantes da Polícia Civil não compareceram e nem enviaram representantes à audiência.

Os vereadores puderam fazer explanações e a população também teve o direito de questionar as autoridades presentes. Uma boa notícia foi apresentada durante a reunião:a prefeitura municipal estará investindo na instalação de câmeras de segurança para monitoramento da cidade ainda neste ano, o que garantirá alguns avanços no sentido de apoio para o patrulhamento das políticas no município.

Foi apresentado pelo Tenente Paulo César Frugeri a minuta de um projeto de lei que altera a legislação municipal referente a permanência de bares abertos durante a semana. Este documento apresentado ao prefeito municipal e aos vereadores deverá ser analisado não somente pelo Parlamento Guairense, mas também por uma comissão que será formada para discutir e propor ações de segurança no município.

A proposta desta comissão é abandonar as discussões e começar a agir na área de segurança do município com base em uma agenda de atividades a serem desenvolvidas no município. De acordo com o que foi informado pelo prefeito José Carlos Augusto e o presidente da Câmara, José Renato Tavares, este grupo de pessoas deverá começar a trabalhar o mais rápido possível, uma vez que a população reivindica uma resposta urgente das autoridades frente aos problemas de Segurança.