Leia a Resenha da Câmara Municipal

Publicado em 19 / abril / 2010 |

Presidente da Câmara comenta busca por casas populares

O vereador José Renato Tavares, presidente da Câmara Municipal, comentou durante a última sessão da Câmara, sua busca incessante pela construção de casas populares no município, junto a CDHU e Cohab de Bauru-SP.

O parlamentar disse que já manteve contato com a diretoria da COHAB e que os mesmos se prontificaram assim que retornar com a construção de casas a dar preferência para o município.

De acordo com Tavares, ele não quer passar na frente do prefeito municipal. “Como vereador, eu fiz alguns compromissos com minha comunidade. Hoje, estou trabalhando para torná-los realidade”, disse ele.

O presidente informou que estará retornando a Bauru para se reunir com diretores da COHAB para tratar de assuntos de mutuários que estão com problemas de inadimplência e correm risco de perder suas casas.

Tavares disse que estará convidando os diretores da COHAB para que venham ao município. “Vou fazer o convite para que eles venham a nossa cidade para resolver os problemas dos mutuários”, comentou o presidente.

José Renato também fez pedido ao prefeito municipal para que disponibilize a abertura dos postos de saúde da família mais cedo, uma vez que muitas pessoas estão chegando à madrugada e não entram no prédio.

O vereador também informou sobre sua viagem à São Paulo onde manteve contato com o Deputado Estadual Ed Thomas onde solicitou que o mesmo interceda junto ao Governo do Estado para construção de casas em Guaíra.

Vereador Dr. Cecílio destaca reunião em bairros

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) destacou durante a última sessão da Câmara o sucesso da primeira reunião do projeto “Eu Amo Meu Bairro”, desenvolvido por ele em parceria com as associações de moradores.

De acordo com o parlamentar, a reunião foi um sucesso e contou com a participação dos vereadores José Reginaldo Moreti, Maurilia Landim e Cida Armani que discutiram com a população do bairro Tonico Garcia sobre vários assuntos.

O vereador disse que a reunião contou com mais de 80 pessoas. “Foi um grande sucesso. Estamos felizes pelo resultado, pois conseguimos dar o primeiro passo. Todos estão convidados a participar deste projeto”, disse ele.

Dr. Cecílio enfatizou que a proposta é ouvir os moradores e propor soluções para os problemas vividos pelos bairros. “Nós não temos interesse nenhum em ofender ou atacar qualquer pessoa, nós queremos é buscar melhorias para nossos bairros”, disse ele.

Segundo o vereador, todas as reivindicações dos moradores irão fazer parte de uma indicação a ser encaminhada ao prefeito municipal José Carlos Augusto.

Vereadora Cida Armani cobra investimentos em iluminação

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani mais uma vez cobrou investimentos na área de iluminação pública da cidade e disse que sugeriu ao prefeito que realize investimentos nos bairros.

A parlamentar destacou que solicitou ao prefeito que providencie melhorias nas iluminação pública. “Fiz indicação para o bairro Eldorado, na avenida 29 com a rua 08, onde não existia iluminação. Eles colocaram o posto, mas não colocaram luz. Então, eu peço ao prefeito que solicite providências da CPFL”, comentou.

Outro assunto abordado pela vereadora foi a situação da quadra de esportes da Escola Vera Lúcia Vitali, onde ela informou que está totalmente abandonada, sem ser utilizada pelos moradores do bairro José Pugliesi e imediações.

De acordo com a parlamentar na reunião do projeto “Eu Amo Meu Bairro”, os moradores lamentaram a situação da quadra de esportes e reivindicaram a construção de uma área de lazer para ser utilizada pelos mesmos.

Segundo Cida Armani a prefeitura precisa abrir a quadra esportiva para que os moradores possam utilizá-la.

Vereador José Mendonça pede informações sobre transporte universitário

O vereador José Mendonça (PDT) afirmou durante a última sessão que a atual Câmara Municipal fez tudo para que o município pudesse ser contemplado com casas do projeto Minha Casa – Minha Vida, desenvolvido pelo Governo Federal.

Mendonça destacou que até sessões extraordinárias foram realizadas com objetivo de beneficiar a comunidade local com as moradias. O vereador também lembrou projeto de lei de sua autoria onde ele limita uma distância para que casas populares fossem construídas de lagoas de estabilização.

Para o vereador, projetos de lei de autoria do Executivo foram aprovados pela Câmara Municipal. “Nós aprovamos aqui a redução do terreno e até mesmo isenção de impostos para construtoras, sempre pensando no nosso cidadão guairense”, disse.

Outro comentário enfatizado pelo vereador durante a sessão foi em relação ao transporte de estudantes. “Estou apurando a informação relacionada com o transporte de estudantes universitários. Fiquei sabendo que existem motoristas que trabalhando durante o dia para grandes empresas e a noite ainda estão levando os estudantes para estudar em outras cidades”, disse o vereador.

Mendonça informou que está apurando e que inclusive encaminhou ofício ao prefeito municipal solicitando informações sobre a denúncia.

Vereador José Antônio cobra esclarecimento de denúncia

O vereador José Antônio Lopes (PSB) disse que a denúncia feita pelo vereador José Mendonça de que motoristas que transportam estudantes universitários também estão trabalhando no transporte de trabalhadores das usinas é grave.

De acordo com o parlamentar, mesmo que seja uma empresa privada, a prefeitura tem responsabilidade sobre este caso, uma vez que mantém um contrato financeiro com a mesma através de licitação realizada.

Para Lopes, é preciso apurar esta denúncia. “A questão de cansaço físico, de trabalhar de 10 a 12 horas, vai colocar a vida de estudantes em risco. Temos que refletir e lembrar o que aconteceu em Sacramento, onde mais de 20 jovens morreram em acidente. Não estamos criticando, mas temos que apurar e cobrar providências do prefeito, pois é ele que tem o poder da caneta”, disse ele.

José Antônio também destacou projeto de lei de sua autoria que envolve o atendimento nos bancos da cidade. “A melhor resposta para este descaso é criar leis em favor dos cidadãos. O direito do cidadão é cobrar dos banqueiros, seja através do PROCON que é o órgão de direito do consumidor”, comentou.

Vereador Renato Moreira destaca importância da Educação

O vereador Renato César Moreira (DEM) falou sobre sua participação em reunião sobre o Rodeio Amador de Guaíra, onde este ao lado do vereador José Reginaldo Moreti discutindo a participação dos peões amadores na festa do peão.

O parlamentar disse que várias novidades serão implementadas na festa do peão e o compromisso com os peões do rodeio amador está sendo cumprido. “Está de parabéns a comissão organizadora da festa por estar assumindo este compromisso e eu fiquei muito feliz em saber que existirão pessoas de Guaíra também participando o rodeio profissional durante a Festa do Peão.

Moreira também cobrou da comissão organizadora condições melhores para os vendedores ambulantes da cidade durante o evento. “Nós sabemos que muitas vezes o espaço dentro da festa destinado ao comércio ambulante é terceirizado, mas queremos que eles também tenham oportunidade para que parte do dinheiro arrecadado também fique em nossa cidade”, comentou o vereador.

O parlamentar informou que o Deputado Federal Gilson de Souza estará em Guaíra na próxima semana para anunciar recurso de R$ 100 mil para a Santa Casa e realizar uma visita ao ex-prefeito Dr. Aloizio Lelis Santana. “Eu estive no Instituto do Dr. Aloizio na área de Educação. Eu fiquei emocionado, pois entendo que a Educação é o único mecanismo para melhorar a vida das pessoas”, disse ele.

Vereador José Reginaldo Moreti cobra segurança na zona rural

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) cobrou mais segurança na zona rural do município, pois segundo ele os produtores rurais estão sendo alvo de furtos e roubos a mão armada nos últimos meses.

De acordo com o parlamentar, os produtores rurais que investem no município estão com medo. “Um destes empresários rurais teve um assalto em sua fazenda, onde foram levados inseticidas, seu veículo e o funcionário”, comentou Moreti.

O parlamentar relatou que recentemente foi registrado um fruto em pivot de irrigação em uma propriedade rural do município. “Esta uma situação preocupante, pois os empresários rurais investem no município e a noite não se tem segurança. Além de colocar uma pessoa para tomar conta, esta pessoa é rendida pelos bandidos, faz o que quer, leva embora, expondo em risco estas famílias”, disse o edil.

Moreti cobrou das autoridades policiais, em especial o alto comando da Polícia Militar. “Quero cobrar o Major Mendonça que no ano passado, em reunião nós solicitamos o retorno da viatura da ronda rural para proteger nossos produtores rurais. Agora, fiquei sabendo que esta viatura nem está mais aqui”, disse ele.

Vereador João Barbosa sugeri fábrica de fraldas

O vereador João Francisco Barbosa (DEM), líder do prefeito na Câmara Municipal, disse que encaminhou ao poder Executivo a indicação para que seja implantada em Guaíra uma fábrica municipal de fraldas.

De acordo com o vereador, esta indicação é para que o município produza suas próprias fraldas e estas sejam direcionadas para famílias carentes do município. “Hoje existem uma demanda muito grande de fraldas, principalmente para idosos. Se  nós conseguirmos montar esta fábrica, será muito importante”, disse Barbosa.

Barbosa fez vários elogios ao prefeito municipal José Carlos Augusto, dentre eles que o mesmo é sério, honesto e que quer trabalhar pela comunidade.

O vereador também destacou que a atual administração colocou fim a lancheiras que eram levadas pelos alunos. “Hoje existe um cardápio diferenciado na escolas municipais que agradam os alunos. Por isso, as mães não precisam mais comprar lancheiras, pois os alunos recebem uma alimentação de primeira”, disse ele.

O parlamentar também destacou que criança bem alimentada não fica doente, se referindo aos investimentos feitos na merenda escolar.

NOTA

A vereadora Maurilia Landim (PDT) não participou da sessão devido ao falecimento de seu tio, Antônio Augusto Rodrigues da Silva na noite de terça-feira, 13 de abril. A parlamentar teve que se dirigir para a cidade de Uberaba (MG), onde seu familiar foi velado e sepultado.