Câmara Municipal realizou mais uma sessão ordinária

Publicado em 18 / março / 2010 |

Ouça a resenha abaixo:

RESENHA CAMARA 16-03-2010

Vereador Renato Moreira cobra mais cursos do Centro Paula Souza

O vereador Renato César Moreira destacou durante a sessão a conquista dos cursos do Centro Paula Souza. “Foi um trabalho meu no mandato passado que trouxe bons resultados para a comunidade”, disse ele.

O parlamentar lamentou que outros cursos não tenham sido disponibilizados através do Centro Paula Souza. “Final deste semestre os outros dois cursos que estão lá se encerram. Fique o pedido para que a administração ofereça outros cursos do Instituto Paula Souza em nossa cidade”, comentou.

Moreira destacou que a sinalização de trânsito na cidade já está sendo feita, mas segundo ele pode melhor. “Está sendo feito, está ficando bom, mas acho que pode ficar melhor. A entrada da cidade está ficando com cara de cidade grande”, disse ele.

O vereador também enfatizou que foi montado o Grupo Pró-Vôlei de Areia que tem como objetivo movimentar a juventude nesta modalidade.

Vereador José Reginaldo Moreti solicita pagamento de horas extras de funcionários

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) agradeceu, durante sessão, a operação tapa-buraco realizada pela administração municipal na avenida 1 A e 3 A no bairro Vivendas do Bom Jardim.

Moreti frisou que foi uma de suas cobranças na última sessão que foi atendida. “Fiz a cobrança e fui atendido, pois realizaram a operação tapa-buraco naquele local. Quero agradecer a esta equipe”, disse ele.

O vereador cobrou o pagamento de horas extras de funcionários municipais. “Tem muito funcionário cobrando que faz 30 horas extras e recebe apenas 15. Então, o funcionário não é obrigado a trabalhar de Graça, é lei, é norma, se trabalhou tem que receber à hora extra”, disse ele.

O parlamentar também fez cobranças em relação à área da Saúde do município. “Temos que pedir, pois não sabemos o que está acontecendo. Estamos recebendo muitas reclamações de pessoas que não encontram medicamentos nos postinhos. Quero cobrar uma providência”, cobrou Moreti.

Vereador Dr. Cecílio solicita abertura de rua na baixada

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT), agradeceu a diretoria do Vila Nova Futebol Clube que o convidou para participar das atividades do time de futebol que estará competindo na Liga Francana de Futebol.

De acordo com o vereador, é sempre um prazer colaborar com a área esportiva. “Estamos fazendo parte, vamos procurar ajudar estas pessoas que sozinhas estão tentando fazer do futebol amador um destaque na região”, disse ele.

O vereador também solicitou do Poder Executivo a abertura da rua 04 entre as avenidas 7 e 11. “Quero mais uma vez pedir ao prefeito que abra aquela rua. Os moradores só querem a autorização, pois até pagam pelo serviço. No final da avenida 7, com a rua 02, tem um monte de buraco. Já pedi, mas, ninguém arrumou”, disse ele.

Dr. Cecílio destacou que seus discursos relacionados com a Saúde não são críticas infundadas e que ele busca apenas que a área tenha bons resultados. “Eu quero apenas que a área de saúde tenha resultados”, comentou ele.

Vereadora Maurilia Landim reivindica uniformes para alunos

A vereadora Maurilia Landim (PDT) destacou o início do curso de gestantes pelo Fundo Social de Solidariedade, ação esta que é resultado de uma indicação de sua autoria feita no primeira ano deste mandato.

A parlamentar disse que este projeto irá auxiliar as mamães do município, principalmente as de primeira gestação. “Foi um projeto que indiquei no primeiro ano de mandato e que agora vai retornar. Quero parabeniza o Fundo Social de Solidariedade pelo retorno do curso de gestantes”, disse ela.

Ainda falando sobre as mulheres, a parlamentar solicitou apresentou a informação que o atual governo estaria disponibilizando apenas uma camiseta como uniforme para os alunos das escolas municipais.

A vereadora disse que uma camiseta não será suficiente para os alunos. “Fui procurada por algumas mães e recebi a informação de que a prefeitura irá fornecer apenas uma camiseta para os alunos. Será que será suficiente?”, disse ela.

Maurilia Landim cobrou providências da atual administração para que disponibilize um uniforme completo para os alunos.

Vereador José Antônio solicita melhorias na merenda escolar

O vereador José Antônio Lopes (PSB) voltou a cobrar da administração municipal melhorias no lanche oferecido para as crianças de escolas públicas municipais.

Segundo o vereador, não é crítica, mas sim uma reivindicação. “Não estou aqui para tacar, mas eu gostaria que as mães tivessem uma resposta. Tem muitas crianças que vão para as escolas municipais, e chega lá a alimentação é um suco e alguns biscoitos. As crianças querem ter uma alimentação melhor. Eu entendo dentro do meu ponto de vista que alguns biscoitos e algumas bolachas não são suficientes para uma criança que precisa de uma alimentação melhor. Fui procurado por várias mães e elas reivindicaram que isto fosse mudado para atender estas crianças”, disse ele.

José Antônio também registrou que solicitou junto ao Deputado Federal Dr. Ubiali para que o mesmo intercedesse junto ao Ministério da Previdência Social para que Guaíra conquistasse uma agência própria do INSS. “Hoje, aquele prédio onde está agência é alugado. Eu solicitei e acredito que podemos conseguir que o Ministério possa construir aqui uma sede própria para a agência”, disse ele.

Vereador João Barbosa afirma que Guaíra terá programa habitacional

O vereador João Francisco Barbosa (DEM), líder do prefeito na Câmara Municipal, usou a tribuna para falar sobre o programa Minha Casa – Minha Vida que é do Governo Federal.

Segundo ele, o programa é uma portaria assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. “Aí se coloca no jornal que o prefeito perde o programa Minha Casa Minha Vida, um complicador tremendo para um administrador público logo de manhã receber uma inverdade”, disse ele.

O vereador esclarecer que o programa será desenvolvido em Guaíra e que de início serão construídas mais de 260 casas. “Só que este que programa é a Construtora que vem e constrói a casa. O projeto já está na Caixa, a verba está liberada e logo deverão ser construídas as casas”, comentou ele.

João Barbosa também destacou a conquista por meio de trabalho do Deputado Roberto Engler de mais de R$ 50 mil para a compra de uma ambulância destinada a área de Saúde do município. “Guaíra precisa de ambulância, como todas as cidades do estado de São Paulo”, comentou ele.

Vereadora Cida Armani reivindica abertura do balneário

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), defendeu os recursos destinados pelo Governo Federal ao município em resposta às declarações do vereador João Francisco Barbosa. “Preciso explicar que a creche do bairro Tonico Garcia que está sendo construída agora, foi conquista do ex-prefeito Sérgio de Mello, inclusive quando o atual prefeito entrou, já havia iniciada a obra. Então, eu acredito que muitos outros projetos foram apoiados pelo Governo Federal”, comentou.

A parlamentar também questionou a atual administração municipal porque até agora não foi entregue para a população o Balneário Municipal. “O Balneário está lá, prontinho, e não foi entregue para a nossa população que tanto reivindica mais uma oportunidade de lazer. Aquela água tem propriedades medicinais. Porque o prefeito municipal não começa abrindo o balneário para os projetos sociais e as entidades. Ele poderia colocar à disposição da nossa comunidade”, disse ele.

Cida Armani também comentou a situação da quadra de esportes da escola Vera Vitali. “O prefeito tinha que entregar esta quadra para os alunos da escola”, disse ela.

Vereador José Mendonça esclarece Minha Casa – Minha Vida

O vereador José Mendonça (PDT), saiu em defesa do jornal O Guaíra na questão do programa Minha Casa – Minha Vida, afirmando que o noticiário apenas informou a verdade, nada mais do que a verdade.

De acordo com o vereador, o programa Minha Casa – Minha Vida, não tem relação com as 260 casas que podem ser construídas. “As 260 casas é outro projeto. A fonte é o Ministério das Cidades, pois são até 60 casas para pessoas de baixa renda. No estado de São Paulo foram 103 cidades com menos de 50 mil habitantes que conseguiram este projeto. Foi por isso que eu pedi informações junto a Caixa Econômica Federal para saber o porquê”, disse ele.

O parlamentar disse que os vereadores fizeram a sua parte na aprovação de projetos voltados  para o programa Minha Casa – Minha Vida. “Fizemos reuniões extraordinárias sempre correndo para o prefeito não perder o prazo destes convênios ou intenção de se construir casas. Com certeza aconteceu alguma coisa, pois muitos projetos vieram errados para esta Casa de Leis e precisaram ser consertados”, destacou.

Mendonça disse que ser favorável que o prefeito municipal contraia uma financiamento para a instalação de câmeras de segurança, desde que seja para o pagamento dentro da administração.

Vereador José Renato pede atenção para falta de medicamentos

O presidente da Câmara, vereador José Renato Tavares (PSB), voltou a falar sobre a área de Saúde do Município.

Um dos problemas detectados pelo parlamentar é a falta de medicamentos. “Estamos sendo procurados aqui por muitas pessoas que reclamam da falta de medicamentos. Não adianta tapar o sol com a peneira. O pregão demora, as compras não chegam, é preciso analisar para não faltar medicamentos para a população”, comentou.

O vereador também cobrou manutenção nos banheiros do terminal rodoviário que segundo ele estão em situação precária. “A prefeitura poderia dar uma atenção melhor para a nossa rodoviária. Pessoas chegam de fora e não conseguem nem lavar a mão porque não tem torneira”, disse ele.