Dr. Cecílio, durante uso da tribuna: coerência

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) usou a tribuna na última sessão da Câmara para homenagear as mulheres e também cobrar uma posição da atual administração frente às várias reivindicações da comunidade.

Sobre o Dia Internacional da Mulher, Dr. Cecílio enalteceu as mães, esposas e filhas de nossa comunidade. “Quero fazer uma menção ao a dia internacional da mulher, pois tenho certeza que sem você mulher, nós seríamos muito menos do que somos”, disse ele.

A homenagem além de ser direcionada para todas as mulheres de Guaíra, teve uma em especial, para a sua esposa Marli que faz questão de acompanhá-lo em todas as sessões ordinárias.

A Santa Casa

Após homenagear as mulheres, Prates direcionou seu discurso para os passos da atual administração, dando ênfase para a situação da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, único hospital da cidade.

O vereador disse que no final do ano passado o ex-presidente José Mendonça havia solicitado ao prefeito que o recurso devolvido pela Câmara Municipal fosse destinado para o hospital, o que até agora não ocorreu.

Hoje, a Santa Casa, segundo informou o vereador, está com um déficit mensal de R$ 25 mil. “Naquela época o hospital precisava daquele dinheiro para cumprir suas obrigações. Tiramos fotografia, foi comprometido com R$ 100 mil, mas ainda não recebeu este dinheiro”, disse.

O parlamentar solicitou que o prefeito municipal José Carlos Augusto cumpra com a palavra e repasse este recurso para o hospital. “Se não cumprir com a palavra, nós iremos até lá para resolver”, destacou.

Terreno da APAE

Outro assunto abordado pelo vereador Dr. Cecílio foi à situação de um terreno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Segundo o parlamentar, aquele terreno ao lado da entidade não possui a escritura. Diante da necessidade da associação realizar um financiamento, foi necessário fazer esta documentação junto ao cartório.

Foram tomadas as devidas providências e a escritura saiu em nome da prefeitura municipal que deveria fazer a transferência para a APAE. “Até hoje não doaram este terreno para a APAE. Existem alguns comentários dizendo que nós vereadores não vamos autorizar o senhor prefeito a fazer a casa do servidor no terreno da APAE. Fico sem entender até agora o que está acontecendo. Será que vão tomar parte do terreno da entidade ao invés de doá-lo na totalidade. Espero que não seja verdade, pois se isto estiver acontecendo, aí a dignidade foi para água abaixo”, comentou o vereador.

A avenida 5

O vereador Dr. Cecílio José Prates também voltou ao assunto da avenida comunicando aos demais vereadores que solicitou informações junto ao Executivo sobre a obra da avenida 5.

O parlamentar disse que procura obter informações se a obra da avenida já tinha sido recebida pela administração. “Ainda não obtive esta informação. Se já foi recebido está na hora de instalarmos uma comissão de estudo para nós verificarmos o que aconteceu lá. Porque aquele povo sofreu. Si quer o pedido que nós fizemos para que aqueles moradores não pagassem impostos foi atendido. Eu não sou engenheiro, mas aquela obra não ficou de boa qualidade. O asfalto já está estourando, as bocas de lobo já estão balançando. Inclusive, quando se faz um asfalto, por cima daquele material que está lá na avenida, deveriam ter uma manta asfáltica para ter qualidade e aquilo durar. O asfalto já está desmanchando, por isso espero ter a informação se realmente a obra foi recebida pelo Executivo”, comentou.

Situação da Saúde

Como já é de costume, Dr. Cecílio dedica parte de seus comentários durante a sessão para a área da Saúde. Neste discurso ele disse que está aguardando para saber “quem será o secretário de Saúde do município”.

O vereador comentou que existem várias solicitações de vereadores para que o prefeito cumpra promessas de campanha, como a Clínica da Mulher e o Pronto Socorro Infantil. Mas, ele foi categórico: “Não se avexe, pois não vai sair nada disto, pois não tem verba para isso, não tem médico para isso, não tem enfermeiro para isso e nem mesmo ambulância para isso. Digo e torno a dizer: nosso povo está entregue a própria sorte em relação ao atendimento de urgência e emergência”, destacou Cecílio.

Prates disse que estará convocando uma audiência pública para tratar da Saúde, pois acredita que a população precisa discutir e ter conhecimento sobre o que realmente acontece nesta área.

Segurança pública

No início deste mandato, o vereador Dr. Cecílio já havia dito que a segurança do município precisava de um “tratamento de choque”. De lá prá cá muitos discursos foram feitos no Parlamento Guairense, mas a realidade segundo ele, não modificou em quase nada.

O parlamentar disse as várias reuniões que foram feitas na Câmara Municipal, inclusive com doação de uma área para a Polícia Militar construir a sede do seu batalhão, o que não se tornou realidade.

Dr. Cecílio citou que teve problema com furto em sua clinica, mas destacou que já obteve informações que muitos cidadãos vêm sendo vítimas de atos criminosos na cidade. “Eu mantive contato com o Coronel Mendonça e discutimos a situação da segurança em Guaíra. Eu disse a ele que nós não precisamos de mais reuniões, mas sim de ação. Nós precisamos é peguem os ladrões e punam os receptores. Guaíra não é cidade grande para estar acontecendo tanto crimes”, comentou ele.