O vereador Renato César Moreira

O vereador Renato César Moreira sempre demonstrou sua preocupação com a área educacional, tanto que nesta gestão já apresentou ao Poder Executivo a indicação para que a prefeitura crie o programa Cursinho Popular.

Conhecedor da área educacional, pois antes de ser vereador, ele é professor e diretor de uma escola, Renato Moreira apresentou mais uma indicação ao prefeito municipal, desta vez referente ao auxílio que o município concede para universitários que cursam universidades federais e estaduais.

No documento encaminhado ao Executivo, o parlamentar solicita alteração da Lei Municipal 1758-97, de modo que a bolsa de manutenção prevista no parágrafo Primeiro do Artigo Primeiro da referida lei contemple também o benefício para alunos carentes que freqüentam faculdades privadas e possuem necessidade de residir nos municípios onde estudam. Ele ainda solicita no documento enviado ao prefeito municipal a revisão dos valores deste benefício, sugerindo seu aumento, já que o mesmo não é reajustado desde a sua criação no ano de 1997.

O vereador explica que este auxílio constante em lei já é garantido para estudantes universitários de instituições públicas de ensino superior. “Ocorre que hoje as faculdades públicas existentes não são suficientes para absorver toda a população carente que deseja obter titulação superior, tanto é verdade que o Governo Federal criou o PROUNI para financiar cursos de pessoas carentes junto a faculdades particulares. Por tal razão a lei municipal precisa ser revista estendendo tal benefício ao bolsista carente que freqüente faculdade particular”, comentou Moreira.

Outra questão analisada é que o recurso disponibilizado para os estudantes deve ser revisto. “O Poder público deve ainda revisar o valor atualmente concedido para a bolsa manutenção, que atualmente é R$ 150,00, já que o mesmo foi estabelecido em 1997 e até hoje não passou por nenhum processo de revisão. Esta nova análise é de grande importância já que os estudantes carentes que estudam fora dependem desta verba para custearem suas despesas com moradia, alimentação e outros custos que fazem parte da vida universitária”, comentou Moreira.

Moreira lembrou que existem alunos considerados carentes de Guaíra que tiveram a oportunidade de fazer o segundo grau em escolas privadas devido a bolsas de estudos adquiridos por dedicação. “E estes alunos passam em faculdades privadas em cursos como medicina e através do PROUNI conseguem manter a faculdade, sendo que só isto não é suficiente, uma vez que eles possuem gasto com moradia, alimentação e transporte nestes municípios. Por isso estou pedindo apoio da atual administração para que olhe com carinho para toda esta situação”, disse o parlamentar.