José Renato, durante entrevista em seu gabinete na Câmara Municipal

José Renato Tavares é vereador de segundo mandato. Eleito presidente da Câmara Municipal no final de 2009, terá ao seu lado na mesa diretora duas mulheres, as vereadoras Maurilia Landim (primeira secretária) e Cida Armani (segunda secretária) e como vice-presidente o vereador Dr. Cecílio José Prates

Na sua primeira entrevista como presidente, Tavares fala sobre como conduzirá os trabalhos durante as sessões e afirma que proporcionará igualdade de condições para cada um dos vereadores, independente se fazem parte da oposição ou situação.

Confira a entrevista.

Qual foi a sensação ao ser eleito, no final do ano passado, presidente da Câmara Municipal com votação unânime?

José Renato Tavares: Fiquei muito feliz pela votação unânime, isto mostra que temos uma Câmara coesa e que procura trabalhar em conjunto, independente se existe oposição ou situação. Todo vereador sonha em ocupar a cadeira de presidente e eu não sou diferente, pois almejo contribuir com muito trabalho para a minha comunidade. Recebi grande apoio da minha família neste nova etapa de minha vida política e tenho certeza que saberei corresponder a responsabilidade que estão me dando com muito dinamismo e principalmente trabalho.

Como é ter ao seu lado duas vereadoras na mesa diretora?

José Renato: As mulheres hoje ocupam lugar de destaque em nossa cidade. As vereadoras Maurilia Landim e Cida Armani representam muito bem o perfil da mulher guairense. Nada mais justo do que darmos oportunidade para que estas parlamentares possam crescer em suas atuações legislativas e realizar um ótimo trabalho. Tenho ao meu lado uma grande mulher, a Marluci, além das minhas duas filhas. Sei muito bem que não se trata de um sexo frágil como insistem em dizer por ai, pois a mulher demonstra garra, determinação e muita força de lutar pelos seus ideais. Além do mais terei a experiência do Dr. Cecílio que é meu vice-presidente e já mostrou muita competência durante esta vereança. Ou seja, somando minha experiência a destes colegas de trabalho, tenho certeza que a Câmara Municipal está em boas mãos neste ano de 2010.

Qual será a postura, a forma de trabalho do presidente José Renato?

José Renato: Tenho experiência como vereador, pois estou vivendo meu segundo mandato. Já vi grandes presidentes passarem por esta mesa diretora e acredito que procurarei desempenhar um ótimo trabalho em favor desta Casa de Leis. Procurei dar igualdade de condições aos demais vereadores para que desempenhem bem as suas funções parlamentares. Não posso esquecer que faço parte da oposição ao atual governo, mas como presidente tenho que cuidar das relações institucionais e tudo que for bom para a nossa cidade, temos que procurar discutir, dialogar e buscar primeiramente o bem estar de minha comunidade.

O que reserva para seu ano como presidente da Câmara Municipal?

José Renato: Olha cada presidente tem uma forma de trabalhar. Temos uma assessoria competente que nos orienta quanto à parte burocrática e cada parlamentar busca inovar a sua maneira sempre dentro da legalidade. Buscarei dar maior transparência possível aos trabalhos do Legislativo, levando as informações sobre as sessões até a nossa comunidade e procurando aumentar a freqüência dos cidadãos durante a sessão, pois entendo que cada um dos guairenses deve conhecer como funciona a sua Câmara de Vereadores. No mais, com o transcorrer deste mandato de 12 meses, irei apresento a comunidade as inovações que procurarei implantar.

Nossa Câmara é considerada hoje uma referência no Estado de São Paulo devido sua funcionalidade. Gostaria que falasse um pouco sobre isto.

José Renato: Realmente, nossa Câmara, é, sem dúvida, um modelo para a região. Hoje, contamos uma equipe pequena, mas que dá conta do recado no sentido de atender bem os nove vereadores. Nosso regimento interno é um dos mais atualizados e procuramos sempre adequá-lo as necessidades de trabalho dos parlamentares. Além do mais, a atual Câmara conta com vereadores atuantes que procuram realmente desempenhar suas funções, pois são os verdadeiros representantes da comunidade.

Deixe uma mensagem para a nossa comunidade.

José Renato: Olha, tenho formação cristã e entendo que o ser humano deve ser colocado acima de qualquer coisa. A nossa comunidade pode esperar de minha parte muita ética, trabalho e responsabilidade. Estarei ao lado de meus colegas vereadores sempre trabalhando em benefício da minha população.