José Mendonça: “O cidadão tem o direito de morar em um local adequado, próprio para sua família”

Vereador José Mendonça é a favor da construção de casas, mas longe de lagoas de estabilização

O vereador José Mendonça (PDT) foi firme em suas declarações durante a última sessão da Câmara Municipal, quando afirmou ser favorável a construção de casas populares, mas em um local digno para a família guairense.

O parlamentar estava citando a possibilidade de construção de casas populares nas proximidades da lagoa de estabilização localizada em uma área próxima ao conjunto habitacional Dr. Fábio Talarico.

De acordo com o vereador, o cidadão necessita de um local digno e próprio para viver com seus familiares. “Não sou contra a construção de casas populares, mas acredito que elas devem ser construídas em local digno e não próximo a lagoas de estabilização. Já tivemos o registro de mortes nestes locais, além de proporcionar mau cheiro e transtornos aos moradores”, disse Mendonça.

Diante disto, foi aprovado pela Câmara Municipal um projeto de lei de autoria do vereador José Mendonça que limita em 500 metros a distância para a construção de casas de lagoas de estabilização. Para elaborar esta legislação, o parlamentar buscou informações em órgãos ambientais.

Visualizando a intenção do Poder Executivo em construir casas em uma área ao lado da lagoa de estabilização, o vereador juntamente com o presidente da Câmara, Dr. Cecílio José Prates elaboraram uma indicação ao prefeito solicitando ao mesmo que providencia a retirada daquela lagoa, transferindo-a  para uma outra região, mais distante dos bairros da cidade.

Segundo o vereador, a lagoa de estabilização está fora dos padrões de tratamento de esgoto. “Temos que buscar melhores condições também para o tratamento de esgoto de nossa cidade e quem sabe retirá-la das proximidades dos bairros existentes naquele local”, comentou.

Para Mendonça, caso o prefeito municipal  tenha a intenção de construir  casas nas proximidades da lagoa de estabilização, ele pode fazer um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC),  para que em prazo determinado retire aquela lagoa, resolvendo assim dois problemas do município, que trata a lagoa nas proximidades dos bairros e o déficit habitacional.

O vereador disse que sempre será favorável a construção de casas populares. “O cidadão guairense necessita de casas, mas em local digno. Como vereador, tenho que defender melhores condições de vida para o nosso povo. Sabemos que o cidadão anseia por moradia, mas que este lugar onde o pai de família irá construir sua família, seja digno”, finalizou Mendonça.