A Preservação do meio ambiente se tornou uma preocupação mundial. Aquecimento global, poluição, problemas climáticos, entre outros, já afetam os seres humanos e tem piorado a cada ano.

A vereadora Maurilia Landim (PDT) esteve no município de Ituverava para conhecer o projeto Reviva o Óleo, desenvolvido pela empresa Brejeiro em parceria com a prefeitura daquela cidade.

O projeto que é desenvolvido há mais de um ano pela empresa naquela cidade, busca a coleta seletiva do óleo de cozinha usado de residências, lanchonetes, restaurantes, cozinhas industriais, impedindo que este produto venha a ser despejado no esgoto e afete rios e córregos.

A proposta é incentivar os moradores a não jogar o óleo de cozinha usado no esgoto de suas residências e sim fazer a entrega em postos de coleta e troca disponibilizados pelo projeto.

O morador que entrega quarto litros de óleo usado, ou seja, duas garrafas de dois litros nos postos de coleta, já ganha um de óleo de soja pet da marca Brejeiro e ainda estará contribuindo pela preservação da vida.

Maurilia Landim foi recebida por representantes da empresa Brejeiro e equipe de apoio e conheceu todas as etapas do projeto, desde o treinamento da equipe, palestras em escolas públicas e os procedimentos durante a entrega do óleo já utilizado.

De acordo com a vereadora, é um projeto que deve ser colocado em prática em Guaíra. “Em se tratando de preservação do meio ambiente, este projeto trará muitos benefícios para nossa comunidade. Para se ter uma idéia, a cada litro de óleo despejado na rede de esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, essa é a quantidade que uma pessoa consome em 14 anos”, comentou Maurilia Landim.

O óleo de cozinha utilizado coletado pela empresa depois será transformado em Biodiesel, que se trata de um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, como óleos vegetais e gordura animal, que substitui total ou parcialmente o óleo diesel de fonte mineral dos motores de combustão interna de ciclo movidos a diesel, como os de caminhões, tratores, ônibus e outros veículos.

Além da parceria com a comunidade, a vereadora Maurilia Landim também informou que a empresa propõe ações conjuntas ás empresas, com lanchonetes, bares e restaurantes, inclusive, fornecendo recipientes maiores para a coleta do óleo, de 24 e 48 litros. “O comerciante que disponibilizar 24 litros de óleo usado, recebe seis frascos de óleo de soja da marca Brejeiro. Ou seja, estará fazendo economia e auxiliando na preservação do meio ambiente”, garantiu a vereadora.

Vereadora se entusiasma após conhecer projeto

A vereadora Maurilia Landim retornou da viajem a Ituverava entusiasmada como projeto Reviva o Óleo e imediatamente elaborou uma indicação ao prefeito municipal para que apóie esta iniciativa.

A parlamentar disse que além de ser um projeto importante para a área de preservação ambiental, também tem cunho social. “Muitas famílias  que passam por dificuldades receberão o litro de óleo e isto garantirá economia nas suas despesas mensais”, comentou Maurilia Landim.

De acordo com a vereadora, a equipe da empresa Brejeiro já se comprometeu a estar colocando em prática o projeto em Guaíra, necessitando apenas de um apoio e uma abertura para que seus profissionais possam desenvolver campanhas nas escolas públicas.

Maurilia afirmou que dará continuidade a esta proposta. “Mesmo não tendo o poder de executar ações, acredito que como vereadora, tenho a responsabilidade de colocar em prática projetos importantes como este. O que depender de mim, estarei lutando para implantar esta ação em nossa cidade e com isso beneficiar nossa comunidade”, disse ela.