O vereador Renato Moreira durante reunião com ambientalistas

A elaboração de legislação municipal que garanta a preservação e proteção do patrimônio histórico, artístico, ambiental e cultural do município entrou na pauta das discussões da Câmara Municipal.

O vereador Renato César Moreira (DEM), participou na última semana de uma reunião com ambientalistas guairenses ligados a Associação de Proteção e Apoio ao Parque Ecológico Maracá (APAMA) e Partido Verde (PV).

Na ocasião foram debatidos vários assuntos relacionados com o Parque Ecológico Maracá, dentre eles situações que agridem e prejudicam a preservação deste patrimônio ambiental.

Ficaram evidentes na reunião, algumas preocupações dos ambientalistas em relação à preservação do parque, dentre elas a contenção de águas pluviais, o trânsito de veículos no interior do Parque e o controle da qualidade da água do Lago Maracá.

De acordo com o vereador Renato César Moreira, a reunião foi muito positiva, pois abre a discussão visando uma legislação de preservação do Parque Maracá. “Acredito que todos estão interessados na preservação deste que é, sem dúvida, um patrimônio ambiental de nosso município”, completou.

A minuta de um projeto de lei que dispõe sobre a preservação e proteção do patrimônio histórico, artístico, ambiental e cultural do município, foi apresentada aos participantes da reunião como ponto inicial para a elaboração de legislação.

Este documento deverá ser analisado pelos envolvidos e posteriormente fará parte de uma indicação do vereador Renato César Moreira ao Poder Executivo, que ficará com a responsabilidade de encaminhar ao Legislativo o documento em forma de projeto de lei para apreciação dos demais vereadores.

Uma segunda reunião deverá ser realizada para dar prosseguimento à discussão. “Iniciamos esta discussão e acredito que estamos no caminho certo. Existindo interesse tanto do poder público como da sociedade organizada, teremos uma legislação que garanta a preservação do Parque Maracá”, disse Renato.