image6

O vereador José Antônio Lopes (PSB) deu entrada a duas indicações e um requerimento na Câmara Municipal. Os três estão relacionados a propostas que melhoram a qualidade de vida no município.
De acordo com o vereador, as sugestões encaminhadas ao Poder Executivo devem ter uma atenção especial do prefeito municipal. “São propostas que vão de encontro com os anseios da nossa população”, comentou ele.

Programa contra dependência química
O vereador apresentou a indicação número 09, que dispõe sobre a criação de um programa específico de combate á dependência química, em especial no tocante ao caso das chamadas “Rodas de Fogo”.

De acordo com o vereador, este programa deve englobar a diretoria de Saúde, assistentes sociais do município e do Estado e a diretoria de Educação.

“Esta estrutura terá como objetivo a prevenção e o tratamento das práticas que levam a dependência química os membros de famílias menos favorecidas”, disse José Antônio.

Controle de reprodução de cães e gatos
José Antônio também apresentou o requerimento número 2, que solicita informações ao Poder Executivo.

O vereador pergunta se o prefeito já tomou ou pretende tomar alguma providência no sentido de criar um programa municipal para implementar em Guaíra a Lei Estadual 12.916/2008, que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos e dá outras providências.

Auto Bomba para combater incêndios
Através da indicação número 08, o vereador José Antônio Lopes, solicita ao Poder Executivo que tome providências para montagem de Auto Bomba  de salvamento a ser instalada em caminhões leves.

O vereador esclareceu que a indicação se justifica porque o município não possui Corpo de Bombeiros para atender as situações de risco que venham a afligir os cidadãos.

“Tal projeto tem como objetivo a montagem de caminhões leves para combate a incêndios pelo próprio município, sendo o seu desenvolvimento acompanhado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar. Com tal iniciativa não pretendo sugerir que o município interfira na esfera de competência do Estado, mas objetive o atendimento emergencial a fatos eventuais, que porventura venham a ocorrer”, esclareceu o vereador.
José Antônio também comentou que o deslocamento de uma brigada de incêndio de Barretos pode demorar até duas horas. “Diante desta situação, pequenos focos de fogo se tornam incêndios de grande porte e em tais casos o município deve tomar as devidas providências para evitar maiores danos aos cidadãos”, frisou Lopes.

O vereador também encaminhou ao prefeito José Carlos Augusto uma orientação da ABNT, que pode ser utilizada para orientar a ação municipal no sentido de resolver este problema de grande complexidade.