Vereadores durante visita a Rio Claro

José Renato e Maurilia em Limeira

Os vereadores em visita a Ibaté

Como haviam se comprometido durante a aprovação do projeto de lei da Predilecta, os vereadores José Renato Tavares (PSB), Maurilia Landim (PDT) e Renato César Moreira (DEM) foram em busca de legislação referente a instalação de empresas no município.

Na semana passada, os vereadores agendaram uma visita a três municípios que já detém uma legislação específica de incentivo a instalação de empresas. Devido a compromissos já agendados, o vereador Renato César Moreira não pode comparecer, mas manifestou apoio a iniciativa dos dois colegas de vereança.

Os vereadores seguiram viagem e visitaram três cidades em um único dia. Estiveram em Rio Claro, Ibaté e Limeira. Em todos os locais foram recebidos por representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

Em Rio Claro, os parlamentares guairenses mantiveram contatos com o prefeito Palminio Altimari Filho, a vereadora Maria do Carmo Guilherme e o Secretário de Desenvolvimento, João Luiz Zaine. Em Ibaté, a comitiva guairense teve contato com o vereador Horácio Carmo Sanches. Já em Limeira, com o presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel.

Além de trocarem experiências sobre a atividade parlamentar, os vereadores José Renato e Maurilia Landim também tiveram a cesso a legislação referente a programas de desenvolvimento econômico e social dos municípios, que pode servir para incrementar a já existente em Guaíra.

As cópias dos documentos que deverão passar primeiramente por uma análise criteriosa por parte da Equipe Técnica do Legislativo deve fazer parte de um estudo para a criação de uma legislação especifica para a instalação e apoio as empresas já existentes no município.

Para o vereador José Renato, experiências positivas de outras cidades devem servir como referência. “Temos bons exemplos de cidades que fizeram legislação específica para o fomento ao desenvolvimento e obtiveram bons resultados. Estamos mostrando para a comunidade que esta Câmara é responsável e trabalha visando à qualidade de vida do cidadão. Tendo mais empregos, podemos resolver muitos problemas enfrentados pela nossa cidade, como a segurança e a desigualdade social”, disse Tavares.

De acordo com a vereadora Maurilia Landim, a legislação a ser elaborada não pode apenas pensar nas empresas que virão para cá, mas sim naquelas que também já estão no município. “Temos que incentivar novas empresas a instalarem suas filiais aqui em nossa cidade, mas não devemos esquecer aqueles que já estão gerando empregos para a nossa comunidade. Acredito que apoiando empresário local estamos investindo em nossa população. Esta legislação será muito importante para Guaíra dar um salto de desenvolvimento, apoiando quem realmente quer ver esta cidade crescer”, frisou Maurilia Landim.

Mesmo não tendo participado da viagem, o vereador Renato Moreira já teve acesso a documentações trazidas pelos colegas de vereança e disse que trabalhará em conjunto para fazer um amplo estudo e apresentar uma legislação que esteja dentro da realidade do município. “Acredito que em se tratando de geração de empregos, desenvolvimento para a nossa cidade, temos que buscar sempre alternativas. Esta legislação pode ser uma alternativa que vai favorecer a vinda de novas empresas para a nossa cidade”, frisou ele.