Os vereadores José Reginaldo Moreti e Maurilia

Vamos começar com o José Reginaldo Moreti. Gostaria que o vereador falasse sobre a sua proposta de Creche Noturna.

José Reginaldo Moreti: Este é um projeto de extrema importância. Por várias vezes eu fui procurado por mães que trabalham a noite e não tem com quem deixar seus filhos. Fiz o requerimento ao senhor prefeito, reivindicando a Creche Noturna. Exemplos são as usinas, a Indústria de Botão de Guaíra (IBG) que trabalham em três turnos e muitas pessoas precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos. Com a vinda da Predilecta, vai existir turno noturno e muitas mulheres vão trabalhar neste período e precisarão da creche noturna para deixar seus filhos em segurança.

Você citou a Predilecta, até que ponto você como vereador analisa a vinda desta empresa para o município?

José Reginaldo Moreti: Olha, Carlos Eduardo, todas as empresas que possam a vir ser instaladas em Guaíra para gerar empregos e receita para o município. Não só eu, mas todos os vereadores estão muito contentes e dispostos para analisar esta proposta e o que for melhor para a nossa cidade. Eu não pude estar no dia devido a compromissos, mas a vereadora Maurilia Landim pode comentar mais sobre isto.

Maurilia, você esteve em visita à empresa Predilecta em Matão. O que você analisou que pode servir para a nossa cidade?

Maurilia Landim: Carlos, nós estivemos em Matão conhecendo a empresa Predilecta. Fomos muito bem recebidos pelos proprietários Otacílio, Antônio, Leonardo, que mostraram toda a estrutura da Predilecta. Como empresária, tive a preocupação de visitar todos os departamentos da empresa para ver se ela se enquadra em nossa realidade. Fiquei vislumbrada com tudo que vi e algo que me chamou a atenção foi justamente que a empresa disponibiliza 60% dos empregos para as mulheres. Creio que quanto mais trazer empregos para as mulheres, é algo que valoriza a nossa comunidade, pois a mulher não quer ser apenas dona de casa, mas sim auxiliar diretamente no orçamento de sua família. Sou favorável a implantação desde que esteja tudo dentro da legalidade.

Gostaria que vocês analisassem a proposta de doação da área do CEPAR para abrigar a Predilecta em Guaíra.

Maurilia Landim: Os empresários já estiveram aqui e conheceram a estrutura do CEPAR. Pelo que percebemos, eles estão muito interessados naquela área. Cobrei da empresa que a mão de obra fosse 100% de pessoas que residem em nossa cidade. É certo que existirá um período de treinamento, mas existiu a garantia que eles irão buscar mão de obra aqui em nossa cidade. Com a vinda da Predilecta e a desapropriação de um novo distrito industrial, poderemos ter novas empresas sendo instaladas em Guaíra.

José Reginaldo Moreti: A vinda desta empresa vai favorecer muito o nosso comércio, porque são mais de  250 empregos, com piso salarial de até R$ 700,00, que irão gastar no comércio local. É uma engrenagem, pois existindo mais receita no comércio, ocorrerá também um aumento de empregos. Acredito que com a instalação da Predilecta vai existir um fomento da agricultura, com o tomate, o milho verde, e isto vai gerar muitos empregos. É importante destacar que muitos produtores querem produzir, gerar empregos, a instalação desta empresa vai favorecer estas pessoas. Se a Predilecta irá oferecer 250 empregos, a agricultura também gerará.

Moreti, já foi confirmada a recuperação de um trecho maior da estrada do Cervo e recapeamento da estrada do São Domingos. Gostaria que você comentasse estas duas conquistas.

José Reginaldo Moreti: A recuperação destas estradas também irá favorecer a geração de empregos em nossa cidade, uma vez que facilitará o transporte dos produtos produzidos em nossa cidade. Estive falando com o vice-prefeito, e ele me confirmou  que será concluída a recuperação da estrada do Cervo e a estrada São Domingos já deve ser recapeada, uma vez que já temos a empresa Constroeste que fará este trabalho. Estive com o vice-prefeito Edvaldo em Colina para tratar deste assunto e acredito que existindo a recuperação destas duas estradas, nós teremos facilidade para escoamento da produção visando já à instalação da Predilecta em Guaíra.

Maurilia obtivemos a informação de que você recebeu a visita em Guaíra do Deputado Federal Fernando Quiareli, que é do PDT. Como foi este encontro?

Maurilia Landim: Fizemos uma recepção ao Deputado Fernando Quiareli na Câmara Municipal. Fazia tempo que ele estava agendando esta visita e o encontro foi muito importante, uma vez que o deputado pertence ao mesmo partido, o PDT. Fiz alguns contatos e acredito que, em breve, nós vamos informar a nossa comunidade sobre os pedidos.

Pelo que temos percebido a vereadora Maurilia está preocupada com a grande quantidade de buracos na cidade.

Maurilia Landim: Verdade. Eu que tenho um contato diário com a nossa população pelos pais de nossa cidade, sinto que a população tem reclamado muito em relação a grande quantidade de buracos existente pelas vias públicas. Esta quantidade de buracos preocupa porque pode gerar acidentes com ciclistas, pedestres e condutores de veículos.

Moreti, a sua preocupação está ligada a uma solicitação de pediatra no Pronto Socorro Municipal e um plantão na farmácia municipal. Comente.

José Reginaldo Moreti: Percebi, em conversa com o vereador Dr. Cecílio que não existe pediatra nos finais de semana no Pronto Socorro. E, pelo que tenho notado, boa parte dos pacientes que procuram por este atendimento são crianças. Então, solicitei ao prefeito e ao secretário de Saúde que viabilize um profissional desta natureza para atendimento a estas crianças. É certo que um clinico geral sabe o que está acontecendo com a criança, mas nada melhor do que um profissional já habilitado para este setor para resolver situações de risco para nossas crianças.