Crianças vivem dia mágico no Hopi Hari pelo Reviva o Óleo

A escola estadual Dalva Lelis Garcia Prado foram os vencedores da gincana realizada pela empresa Brejeiro através do projeto Reviva o Óleo, desenvolvido em Guaíra através de uma parceria entre a prefeitura, Polícia Ambiental e vereadora Maurilia Landim.

As três primeiras salas de aula são da mesma escola. Os alunos da 6ª Série D foram os que mais conseguiram arrecadar óleo já utilizado, um total de 224 litros. Em segundo lugar, ficou a 6ª Série C que obteve a marca de 162 litros e em terceiro a 7ª série D, que chegou a 42 litros.

A campeã recebeu como prêmio uma viagem para o Hopi Hari, grande parque de diversões localizado em São Paulo. A  vice-campeã ganhará uma viagem para conhecer da empresa Brejeiro e a terceira colocada receberá brindes da empresa, como produtos alimentícios e o mascote do projeto, o Brejolinho.

De acordo com a vereadora Maurilia Landim, a participação das escolas neste ano foi satisfatória, uma vez que várias situações prejudicaram a arrecadação. “Tivemos o SARESP e o ENEM e mesmo assim conseguimos uma boa arrecadação”, disse Maurilia.

A prefeitura municipal, através do prefeito José Carlos Augusto cedeu o ônibus que transportou os alunos até o Hopi Hari. Os alunos saíram na madrugada de quinta-feira e ficaram durante todo o dia no parque de diversões, participando de diversas atividades.

A vereadora Maurilia Landim ficou entusiasmada com o resultado do projeto e também da viagem. “Temos que agradecer a prefeitura, na pessoa do prefeito José Carlos e a empresa Brejeiro por ter proporcionado esta momento de confraternização dos alunos. Por ter trazido este projeto para nossa cidade, tenho certeza que estou cumprindo com meu dever de vereadora”, disse Maurilia Landim.

José Mendonça afirma que cumpriu com sua função

Ver. José Mendonça

O vereador José Mendonça, presidente da Câmara, fez um discurso de despedida da presidência na última sessão ordinária da Câmara Municipal.

Mendonça disse que durante o período que está à frente do Legislativo, procurou corresponder aos anseios da comunidade. “Fui eleito pelo cidadão guairense e acredito que cumpri com minha função de presidente do Legislativo neste ano”, comentou ele.

O parlamentar disse que procurou sempre ouvir os vereadores e dividir com todas as responsabilidades de ser presidente. “É o meu quarto mandato como vereador e eu me sinto muito honrado que os nobres colegas foram os melhores com quem trabalhei”, disse ele que enalteceu o compromisso e a responsabilidade de todos.

Mendonça disse que sempre procurou defender o Legislativo Guairense das críticas infundadas. “Sempre quando criticaram esta Casa de Leis eu sai em defesa, principalmente de críticas infundadas. E, sempre quando respondia, não existia a tréplica, porque estávamos com a razão e estávamos com a responsabilidade”, disse.

O presidente também agradeceu a mesa diretora na pessoa do vice-presidente Dr. Cecílio José Prates e dos secretários José Antônio Lopes e João Francisco Barbosa, que corresponderam aos anseios da comunidade.

Resenha da Sessão do dia 8 de dezembro de 2009

Vereador José Antônio destaca eleição da mesa diretora

O vereador José Antônio Lopes (PSB) destacou a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal.

O parlamentar citou que o presidente eleito, José Renato Tavares que é de seu partido, o PSB, fez aniversário na segunda-feira. “Não pude estar com ele na segunda-feira pessoalmente, mas espiritualmente eu estava”, comentou o vereador.

Lopes também enfatizou a importância do cargo de presidente. “José Renato, você assumirá em janeiro o cargo máximo desta Casa de Leis, cargo este que todos os vereadores sonham em ocupar”, disse ele.

O vereador também agradeceu ao atual presidente da Câmara, José Mendonça, pelo trabalho desenvolvido neste ano. “Quero agradecer ao José Mendonça pelo trabalho desenvolvido neste ano. Parabéns, você cumpriu sua função e dignificou o Legislativo guairense”, disse ele que completou: “O Dr. Cecílio que assumiu a presidência, mostrou que os vereadores são capazes, e dignificou este Legislativo”, disse ele.

Vereador Dr. Cecílio fala sobre administração

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) fez uma análise do primeiro ano da atual administração e disse que em 2009 a administração “deixou a desejar”.

De acordo com o vereador, ele é amigo pessoal do prefeito e do vice-prefeito, mas que na Câmara, são todos homens público. “Existiu muito amadorismo em termos de administração e este é o adjetivo mais leve que venho encontrando aqui”, disse ele.

Dr. Cecílio lembrou que desde o início deste governo vem solicitando do Chefe do Executivo uma reforma administrativa. “Pedi também que melhorassem a nossa Educação, por nossa Saúde  e a única coisa que aconteceu agora em dezembro, foi estes 18 projetos, para a gente votar. O principal é o aumento do tributo e a diminuição de verbas para entidades”, disse ele.

Para o vereador, 12 meses foram suficientes para que aprendessem a administrar. “Então, não dá mais para esperar. Quem aprendeu, aprendeu ou pede para sair. Como disseram: quem não estiver contente pede para ir embora. Então, quem não sabe administrar, peça para sair, antes que piore. Chega de amadorismo, chega de ser bonzinho. Não vou mais admitir amadorismo”, disse ele.

Vereadora Cida Armani fala de expectativas para o próximo ano

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, também destacou a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o próximo ano, da qual ela faz parte.

A parlamentar parabenizou o vereador José Renato Tavares (PSB) pela eleição para o cargo de presidente. “Quero parabenizar o José Renato pela eleição para presidente deste Legislativo. Eu quero dizer, que eu conversei com o ex-prefeito Sérgio e ele me apoiou muito para que eu votasse no senhor, pois disse que o senhor é uma pessoa honesta, trabalhador, preocupado com as causas sociais e graças Deus, todos os vereadores votaram no senhor”, disse Cida Armani.

Cida Armani pediu vida e saúde para fazer um bom trabalho como segunda secretária. “Que Deus me dê vida e saúde para que possa fazer o melhor como segunda secretária”, disse ela. “Quero desejar a toda família guairense, um próspero ano, com muita saúde e paz. Que a nossa cidade no próximo ano seja mais produtiva e tenha mais desenvolvimento”, disse.

Vereador João Barbosa fala sobre postura da nova mesa

O vereador João Francisco Barbosa (DEM), destacou a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o próximo ano.

O parlamentar direcionou sua fala para o presidente eleito, vereador José Renato Tavares. “A partir de 2010 o senhor será presidente desta Casa de Leis. Tenho certeza que o nobre colega fará um trabalho na presidência com muita correção e com imparcialidade, primeiro porque é uma pessoa religiosa, tem uma família maravilhosa e tem um ótimo caráter”, disse o vereador.

Barbosa também comentou durante seu discurso que o próximo presidente não deixará ser influenciado por pessoas de fora da Casa de Leis. “Tenho certeza que o nobre vereador não se deixará ser influenciado por pessoas de fora desta Casa, que quer sempre  o “quanto pior melhor”. Tenho certeza que ele estará ao lado do que for melhor para a nossa população guairense”, frisou ele.

João Barbosa, como líder do prefeito também falou sobre votação de projetos de lei no próximo ano. “Todos os projetos de lei que forem encaminhados para esta Câmara, estando dentro da legalidade e se for de interesse da nossa comunidade, tenho certeza que o futuro presidente irá colocar em votação de todos nós. Parabéns colega José Renato, que Deus lhe ilumine você nesta nova jornada”, finalizou.

O vereador ainda elogiou a atual mesa diretora, na pessoa do presidente José Mendonça (PDT).

Vereador José Reginaldo Moreti cobra verba para o CEREA

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) enalteceu, durante seu discurso, o trabalho desenvolvido pelo Centro de Recuperação e Apoio ao Alcoólatra (CEREA) de Guaíra.

Moreti disse que o presidente desta entidade, juntamente com sua diretoria, realiza um ótimo trabalho no município. Logo em seguida, o parlamentar lamentou que a atual administração tivesse “cortado” recursos destinados para o CEREA.

O vereador fez cobranças para que este recurso volte a ser destinado. “Nós vamos nos empenhar, para que esta verba retorne. O CEREA, assim como outras entidades, tem uma grande responsabilidade social no nosso município e graças a Deus e a esta entidade, que temos a oportunidade de recuperar pessoas que possuem o vício do álcool”, disse.

Moreti destacou que mesmo se for através de eventos, os vereadores estarão colaborando. “Mesmo através de evento, nós estaremos trabalhando em favor esta entidade, pois ela é muito importante”, comentou ele.

O parlamentar também destacou a conquista do Selo Verde Azul pelo município de Guaíra. “Nós iniciamos este trabalho e conquistamos este selo. Tivemos ajuda do deputado Roberto Engler, que já está trabalhando para conquistar trituradores de galho e caminhões para ajudar na preservação ambiental de nossa cidade”, disse o vereador.

Vereador Renato Moreira cobra plano diretor para Guaíra

O vereador Renato César Moreira (DEM) voltou a falar sobre o planejamento do município, com ênfase para elaboração de um Plano Diretor que determine os rumos de crescimento da cidade.

O parlamentar citou a chuva ocorrida na última semana, quando Guaíra parou devido a quantidade de água nas ruas da cidade. “Tivemos um verdadeiro dilúvio e isto não veio por acaso. Nós estamos na vida para expor nossas idéias e quando a gente percebe que estamos errados, nós temos que ter a humildade de reconhecer o erro. Eu sempre acompanho, pelos jornais, o posicionamento do José Pugliesi, que é o rapaz novo, que está se interessando pelos assuntos administrativos da cidade, quando ele falava muito em relação a obra que pretendem realizar na feira livre. Quando eu digo que nada é por acaso, esta chuva também não veio por acaso. Nós temos que repensar a feira livre. Se acontecer o que aconteceu, todas aquelas casas serão inundadas. O projeto original irá tapar aquele setor de galerias de águas pluviais e agente tem que pensar com carinho par ver se é este rumo que teremos que seguir”, disse ele.

Renato Moreira também cobrou da administração a contratação de um Engenheiro Urbanista para elaboração de um Plano Diretor para o município. “Para que este engenheiro faça um projeto que não é para dois ou três anos, mas sim planejar Guaíra para os próximos 50 anos. Nós vamos definir onde vão ser feitos loteamentos, onde vamos construir creches, onde iremos construir a feira livre. Isto não foi feito no passado, por isso que a avenida 9, a avenida 11 é este transtorno. Nós precisamos ter responsabilidade, tanto Executivo, como Executivo”, disse ele.

Vereador José Renato agradece eleição

O vereador José Renato Tavares (PSB) agradeceu a todos os vereadores e em especial a sua família pela eleição para presidente da Câmara Municipal no próximo ano.

O parlamentar, disse que sua fala foi modificada e visivelmente emocionado, fez agradecimentos. “Quero agradecer à minha família, a minha esposa que está aqui hoje, minhas duas filhas, minhas duas irmãs, em nome delas agradecer a todas as mulheres, em especial as duas vereadoras. Quero agradecer a cada um dos vereadores que confiaram em mim, e tenham certeza que vou corresponder”, disse ele.

José Renato disse que vai trabalhar em conjunto com sua mesa diretora. “Sou um homem católico e sei de minhas responsabilidades. Ao lado de meu vice Dr. Cecílio, das duas vereadoras Cida Armani e Maurilia Landim, vou fazer um bom trabalho em favor da nossa comunidade”, disse.

O vereador também agradeceu ao atual presidente, José Mendonça, que realizou um ótimo trabalho e confiou-lhe o seu voto. “Quero dividir a responsabilidade com todos vocês e serei sim um verdadeiro irmão com todos para juntos resolvermos os problemas de nossa cidade”, finalizou.

Vereadora Maurilia Landim agradece funcionários da Casa

A vereadora Maurilia Landim (PDT) utilizou seu discurso para fazer um grande agradecimento aos funcionários da Câmara Municipal pelo apoio lhe concedido neste primeiro ano legislativo.

A parlamentar destacou desde os guardas mirins que trabalham no Legislativo até os assessores. “Todos tiveram sua contribuição para que nós vereadores pudéssemos desenvolver um ótimo trabalho em favor da comunidade. Esta é uma Casa que tem poucos funcionários, mas todos desempenham com responsabilidade suas funções”, disse ela.

Fazendo uma análise do ano, a vereadora disse que se os parlamentares não conseguiram realizar tudo que planejaram, não foi por culpa deles, uma vez que depende do Executivo colocar em prática tudo que é proposto no trabalho de cada vereador.

Maurilia disse que espera para o próximo ano uma atuação melhor do Executivo em relação as reivindicações do Legislativo. “Realmente, neste ano, poucas indicações foram colocadas em prática. Lamentamos, pois estas solicitações partem da nossa comunidade”, frisou ela.

Alunos da Dalva Lelis visitam hoje o Hopi Hari pelo Revia o Óleo

A vereadora Maurilia Landim ao lado de diretora da escola Dalva Lelis e equipe Brejeiro
A vereadora Maurilia Landim ao lado de diretora da escola Dalva Lelis e equipe Brejeiro

A escola estadual Dalva Lelis Garcia Prado foram os vencedores da gincana realizada pela empresa Brejeiro através do projeto Reviva o Óleo, desenvolvido em Guaíra através de uma parceria entre a prefeitura, Polícia Ambiental e vereadora Maurilia Landim.

As três primeiras salas de aula são da mesma escola. Os alunos da 6ª Série D foram os que mais conseguiram arrecadar óleo já utilizado, um total de 224 litros. Em segundo lugar, ficou a 6ª Série C que obteve a marca de 162 litros e em terceiro a 7ª série D, que chegou a 42 litros.

A vice-campeã ganhará uma viagem para conhecer da empresa Brejeiro e a terceira colocada receberá brindes da empresa, como produtos alimentícios e o mascote do projeto, o Brejolinho.

De acordo com a vereadora Maurilia Landim, a participação das escolas neste ano foi satisfatória, uma vez que várias situações prejudicaram a arrecadação. “Tivemos o SARESP e o ENEM e mesmo assim conseguimos uma boa arrecadação”, disse Maurilia.

A prefeitura municipal, através do prefeito José Carlos Augusto cedeu o ônibus que irá transportar os alunos até o Hopi Hari. Os alunos saíram esta madrugada. Além disso, a administração municipal forneceu parte do lanche e o restante será mantido pela empresa Brejeiro.

Confira abaixo o resultado da gincana:

resultado_brejeiro_revivaooleo

Câmara terá duas mulheres na mesa diretora

José Renato durante discurso de agradecimento
José Renato durante discurso de agradecimento
Os vereadores Dr. Cecílio, Maurilia Landim, José Renato e Cida Armani irão compor a mesa diretora
Os vereadores Dr. Cecílio, Maurilia Landim, José Renato e Cida Armani irão compor a mesa diretora

Que as mulheres estão ocupando o espaço que lhes é de direito na sociedade todos sabem. Mas, a eleição da última terça-feira da Câmara Municipal mostrou um fato histórico: pela primeira vez, duas mulheres irão ocupar a mesa diretora da Casa de Leis em um anjo legislativo.

A eleição da vereadora Maurilia Landim (PDT) para primeira secretária, Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, para segunda secretária, sacramentaram a participação das mulheres na política. As duas obtiveram os nove votos durante a eleição, ou seja, foram unânimes.

A mesa ainda será composta pelo vice-presidente Dr. Cecílio José Prates (PDT) e José Renato Tavares (PSB) presidente. “É uma satisfação contar com duas mulheres na mesa diretora. Tenho certeza que a experiência, a sensibilidade das vereadoras irá colaborar neste ano”, disse José Renato.

O mandato do atual presidente José Mendonça encerra em 31 de dezembro deste ano. Já a partir de janeiro, quando esta Câmara Municipal ainda estará em recesso, assume a nova mesa diretora.

A presidência

O presidente eleito, José Renato Tavares agradeceu os votos de todos os vereadores e elogiou o atual presidente, José Mendonça pela forma com que conduziu os trabalhos do Legislativo.

Tavares argumentou que fará uma gestão que dará continuidade ao trabalho até aqui realizado. “Tenho minha forma de trabalhar, mas nada em que mude em função da responsabilidade, da coerência e principalmente da imparcialidade entre os vereadores”, comentou.

O vereador também destacou os demais membros da mesa. “Estar ao lado das vereadoras Maurilia Landim e Cida Armani e tendo como vice o Dr. Cecílio, me dará tranqüilidade para fazer meu trabalho sempre buscando a qualidade de vida da nossa população”, finalizou o parlamentar.

Câmara realiza última sessão ordinária na noite de hoje (08/12)

clique para ampliar

A sessão, que acontece no horário regimental das 20h, será presidida pelo vereador José Mendonça (PDT) e será transmitida ao vivo pelas rádios SEFE FM e Cultura AM.

Não está descartada a possibilidade de realização de sessões extraordinárias, uma vez que existem projetos de lei de autoria do Executivo que estão tramitando no Legislativo.

Hoje também acontece a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, com definição dos cargos de presidente, vice-presidente, secretário e segundo secretário para o ano de 2010.

Assista AO VIVO a sessão da Câmara clicando aqui.

Vereador propõe emenda que torna IPTU progressivo mais justo

Renato Moreira, vereador do Democratas, apresentou emenda modificativa ao projeto de lei do IPTU Progressivo
Renato Moreira, vereador do Democratas, apresentou emenda modificativa ao projeto de lei do IPTU Progressivo

O vereador Renato César Moreira (DEM) sempre demonstrou ser favorável a implantação do Imposto Predial e Territorial Urbano Progressivo, mas desde que não afetasse proprietários de um único terreno no município.

O parlamentar que elogiou o projeto de lei número 57-2009, apresentado pelo Poder Executivo, disse que esta medida irá dificultar a especulação imobiliária e proporcionar um aspecto mais positivo ao município.

De acordo com Renato Moreira, existem muitas pessoas que adquirem terrenos somente para fazer especulação imobiliária. “Com isso vão ficando terrenos baldios em toda a cidade, causando vários transtornos aos moradores vizinhos”, disse ele.

Mas, o vereador realizou um amplo estudo do projeto de lei e resolveu apresentar uma emenda modificativa do artigo 66,  que no documento original previa que a prefeitura poderia aplicar o IPTU progressivo para todos os terrenos, independente se o proprietário possuísse um ou mais lotes na área urbana do município.

Pela proposta apresentada pelo vereador, o poder público municipal, poderá exigir do proprietário do solo urbano, não edificado, ou não utilizado, desde que o proprietário possua mais de um imóvel, que promova seu adequado aproveitamento, sob pensa, sucessivamente, de parcelamento, edificação ou utilização compulsória, além de Imposto Predial e Territorial Urbano Progressivo a ser fixado em lei própria, e desapropriação com pagamento de indenização mediante títulos de dívida pública.

A Emenda Modificativa deverá entrar em discussão durante sessão da Câmara Municipal, antes que o  projeto de lei número 57-2009 entre em votação. De acordo com o vereador Renato Moreira, esta proposta tem como objetivo evitar que proprietários de um único terreno venham a ser prejudicados.

Para o parlamentar do Democratas, é comum pessoas adquirem terrenos e aguardarem um período para construir. “Tenho que parabenizar o governo municipal por este projeto, mas com este novo texto para o projeto lei, a nossa proposta é não prejudicar estas pessoas que compram um único terreno e não tem condições de construir residência,  tendo que economizar anos a fio para obter capital suficiente para tanto. Com esta emenda, estaremos sim evitando a especulação imobiliária daquelas pessoas que compram terrenos somente para ganhar dinheiro”, disse ele.

Resenha da Sessão da Câmara Municipal do dia 24 de novembro de 2009.

Vereador José Renato cobra construção de casas

clique para ampliar

O vereador José Renato Tavares (PSB), fez cobranças à administração municipal sobre a construção de casas populares no município.

De acordo com Tavares, o vereador Renato César Moreira possui projeto de Sacramento (MG) para a construção de casas populares. “Vamos cobrar todos os nove vereadores, que a administração construa casas, principalmente as que ele se comprometeu com a população de Guaíra”, disse ele.

O vereador também disse que hoje existe um déficit habitacional junto aos servidores públicos municipais.

O parlamentar disse que a Câmara Municipal aprovou projeto para o prefeito municipal adquirir ônibus para os estudantes no início do ano, mas os quatro veículos adquiridos estão sempre em manutenção.

Para o vereador, toda semana tem um ônibus da prefeitura comprado este ano na oficina. “Nós autorizamos para comprar ônibus novos. Compraram sucata que vieram de São Paulo e está dando prejuízo para prefeitura”, comentou ele.

José Renato ainda cobrou da administração municipal o cumprimento da promessa de compra de 10 ônibus novos para transporte de universitário.

Vereadora Maurilia Landim solicita enfeites natalinos

clique para ampliar

A vereadora Maurilia Landim (PDT)  cobrou da administração municipal que disponibilize neste final de ano enfeites para a região central da cidade.

De acordo com a vereadora, os enfeites valorizam o comércio. “Espero que administração municipal instale os enfeites na região central da cidade e até promova um concurso entre as famílias para enfeites das casas”, disse ela.

A vereadora também destacou a campanha realizada pelo Lions Clube – Águas Correntes para construir casas no povoado “Chica do Serrado”. “Quero parabenizar o presidente do Lions Clube, Marcelo Freitas, por esta iniciativa e desde já me colocar à disposição para auxiliá-los”, frisou a parlamentar.

Maurilia Landim sugeriu para administração que realize um projeto social no povoado Chica do Serrado, com ênfase para o empreendedorismo. “Com este projeto, poderíamos incentivar a geração de renda para aquelas famílias que tanto carecem de apoio do poder público municipal”, disse ela.

Vereadora Cida Armani reivindica redutor de velocidade

clique para ampliar

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, cobrou durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, a instalação de redutores de velocidade nas proximidades de escolas e pré-escolas.

De acordo com a vereadora, já chegou até o Poder Legislativo um abaixo-assinado de moradores que solicitam a instalação de lombadas nas proximidades de escolas, visando coibir excessos de motoristas.

A vereadora informou que no início do ano, no mês de março, ela apresentou uma indicação ao prefeito municipal que o mesmo instalasse redutor de velocidade nas proximidades da pré-escola da rua 12 com a avenida 1.

Segundo a parlamentar, até hoje esta indicação não ocorreu. “A escola fica no cruzamento da rua 12 com avenida 1 e é muito perigoso, não somente para as escolas, como para os moradores das proximidades”, disse ele.

Cida Armani também fez reivindicação sobre redutor de velocidade em ruas das proximidades da escola Vera Vitali  e também na avenida José Flores, onde moradores solicitam tal benefício.

A parlamentar também relembrou sua luta para que as 32 casas fossem construídas pela atual administração. “A respeito da construção das 32 casas, todos os vereadores têm conhecimento que desde o início deste mandato eu venho cobrando da administração para que construísse estas moradias, não deixando o governo municipal esquecer. Reunimos com as famílias e hoje elas estão na expectativa de morar naquelas casas”, disse Cida Armani.

Dr. Cecílio faz “raio x”  sobre a Saúde

clique para ampliar

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) fez uma análise sobre a situação da área de Saúde do município e o atendimento que é oferecido à população guairense.

O parlamentar disse que a atual administração herdou um Setor de Saúde difícil de ser administrado, uma vez que foram construídas salas, mas hoje faltam profissionais, como médicos, para prestar atendimentos aos moradores.

De acordo com o vereador, a situação é complicada. “Construíram salas de consultas, inclusive com reformas prejudicadas, colocou-se médicos, agentes de saúde e o povo continua resolvendo seu problema de saúde no pronto socorro e no ambulatório de especialidades”, disse o vereador.

Dr. Cecílio disse que um médico urologista esteve em Guaíra e teria que atender 60 consultas em um único dia. “Será que ele atendeu direito estes pacientes. Tomara que sim, mas acho difícil um médico atender 60 pessoas em um único dia”, comentou.

O vereador afirmou que está se gastando em Saúde e não ocorre um bom atendimento. “Barretos não está suportando mais o volume de pacientes que está sendo encaminhado para lá. O SUS, com o que paga para a Santa Casa de Barretos, não dá para dar o atendimento merecido. Hoje, o nosso povo, está sendo mal atendido, não pelos profissionais, mas pelo que é oferecido”, disse Dr. Cecílio que alertou para a falta de ambulâncias no setor.

Vereador José Antônio destaca sindicatos

DSC06325

O vereador José Antônio Lopes (PSB) comentou ofício endereçado pelo presidente do Sindicato dos Servidores, José Avelino Alves de Barros, o Cocão, onde solicita dos vereadores apoio à reivindicação feita ao prefeito municipal para que o mesmo dê um abono de Natal de R$ 50,00 para os servidores na cesta básica.

Lopes informou que para conceder este benefício aos servidores, o prefeito deve encaminhar um projeto de lei para a Câmara Municipal. “Mas, desde já, nós informamos que esta Câmara é favorável e apóia a iniciativa do sindicato”, disse.

O vereador também destacou a eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, na qual foi eleito o ex-vereador Idamar Cristino da Silva, o Negão. “Parabenizá-lo pela reativação deste sindicato da construção civil e dizer para ele  por ser nosso companheiro de longa data, nós estamos torcendo pelo seu sucesso entendemos que toda categoria organizada consegue benefícios para seus sindicalizados”, comentou José Antônio.

O parlamentar também disse que toda a Câmara Municipal está à disposição do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.

Vereador João Barbosa defende governo de críticas

clique para ampliar

O vereador João Francisco Barbosa (DEM), líder do governo, fez uso da tribuna da Câmara Municipal, para defender a atual administração das críticas recebeu durante a sessão.

O parlamentar destacou que todos os governos precisam de críticas, mas desde que estas sejam construtivas. “Todas as administrações precisam de críticas, mas críticas construtivas e não à custa de desmoralizar o que já conquistamos e muito que ainda está por vir, inclusive com apoio dos vereadores”, disse ele.

João Barbosa destacou algumas ações do atual governo, dentre elas a construção das 32 casas, a implantação da sala de vacinas da Hepatite, a empresa Predilecta, a Casa do Vovô, o Centro do Idoso, o recapeamento do anel viário e ruas da cidade e reforma do pronto socorro municipal.

De acordo com o vereador, diante de tantas dificuldades Guaíra está indo bem neste primeiro ano de governo. “ Precisamos ser otimistas. Pessimismo, além de fazer mal para a gente, faz mal para os outros. Não estou dizendo que existem nobres colegas que estejam com pessimismo. Mas, nós temos que falar também coisas boas, pois o ser humano produz mais quando recebe uma mensagem de otimismo”, declarou.

Vereador José Reginaldo Moreti lembra construção de casas

clique para ampliar

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) destacou durante a última sessão a construção das 32 casas, afirmando que esta também é uma conquista dos nove vereadores que desde o início deste mandato fizeram cobranças.

Moreti disse que as famílias estão contentes. “A cada é pequena,mas é digna. Aquelas família estão felizes porque irão realizar o sonho da casa própria”, comentou o vereador.

O parlamentar disse que a rua 38 finalmente foi liberada para o trânsito de veículos depois da prefeitura realizar obras de construção de um canal para escoamento de águas pluviais. “Mesmo tendo demorado cerca de 60 dias, a rua 38 está liberada e a população usufruir daquele acesso”, afirmou ele.

Sobre a proposta do governo municipal de implantar o IPTU progressivo, o vereador afirmou que participou de audiência pública sobre o assunto, mas que tem medo que este projeto se torne o mesmo que ocorreu com o reajuste da tarifa de água desde início de ano. “Nós precisamos rever, pensar com carinho, para que não atinja a população. Estaremos nos reunindo para decidir como será feito o IPTU progresso. Fica difícil, porque estaremos entrando em recesso e entra estes projetos encima da hora”, comentou o vereador.

Vereador Renato Moreira comenta projetos do Executivo

clique para ampliar

O vereador Renato César Moreira (DEM), comentou projeto de lei encaminhados pelo prefeito municipal à Câmara e disse que é preciso que o Legislativo estude todos os documentos para votação.

Moreira destacou que foi realizada uma audiência pública para debater o Plano Diretor do Município. “Esta parte de IPTU de casa, de construção, nós temos que analisar com carinho. Agora, chegou as nossas mãos, um projeto que foi muito cobrado por mim, que é sobre o Imposto Progressivo de Terreno. Eu já falei que é inadmissível que existam terrenos em Guaíra há mais de 30 anos e ninguém constrói, ou seja, o terreno só está ali para especulação e a cidade, infelizmente, fica com estas falhas, de uma casa a outra”, comentou.

O vereador disse que é favorável ao IPTU progressivo para terrenos e parabenizou o prefeito pelo projeto. “O prefeito é político até o final da eleição, depois ele é administrador. Tem que tomar atitude impopular. Se vai sacrificar a vida de poucos, vai melhor à vida de muitos”, comentou.

Vereador José Mendonça defende sua postura no Legislativo

clique para ampliar

Assim como fez o vereador Dr. Cecílio José Prates durante a última sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Mendonça também fez um discurso rebatendo comentários de que os dois estariam deixando o PDT e a bancada de oposição.

De acordo com o vereador, nestes últimos dias surgiram comentários de que ele e o vereador Dr. Cecílio estariam deixando a bancada de oposição e se aliando ao prefeito municipal, o que foi desmentido durante a sessão.

Mendonça disse que permanece no mesmo partido, ao lado do vereador Dr. Cecílio e da presidente do partido e vereadora Maurilia Landim e que é oposição ao atual governo no Poder Legislativo. “Estou firme com o PDT”, disse ele que destacou que tem postura oposicionista, primando pela transparência.

Sobre sua conduta como presidente da Casa de Leis, o parlamentar destacou que por exercer o cargo  tem que ser imparcial. “Como presidente desta Câmara Municipal, eu não tenho partido. Tenho que ter uma conduta imparcial, tratando todos os vereadores igualmente. Todos são atendidos da mesma maneira e os funcionários também”, comentou o vereador.

Reviva o Óleo faz gincana em três escolas hoje

Projeto Reviva o Óleo fará gincana hoje em três escolas
Projeto Reviva o Óleo fará gincana hoje em três escolas

O projeto Reviva o Óleo, desenvolvido através de uma ação da empresa Brejeiro, com apoio da prefeitura municipal, Polícia Ambiental e vereadora Maurilia Landim encerra hoje a sua primeira etapa de implantação.

De acordo com informações da empresa Brejeiro, a equipe do projeto estará em Guaíra hoje para realizar a gincana em dois períodos nas escolas Dalva Lelis Garcia Prado, Enoch Garcia Leal e Zezinho Portugal.

A gincana consiste na arrecadação de óleo de cozinha já utilizado e também respostas de perguntas sobre preservação ambiental. A sala de aula que arrecadar maior quantidade de óleo ganhará como prêmio uma viagem para o parque de diversões Hopi Hari. Já a segunda colocada estará conhecendo a fábrica da Brejeiro em Orlândia e a terceira, ganhará o mascote Brejolinho.

Além de oferecer orientação aos alunos na área de preservação ambiental, esta gincana também tem caráter social, uma vez que todo óleo de cozinha utilizado irá se transformar em uma carta de crédito para o Fundo Social de Solidariedade, transformar em alimentos para famílias carentes.

De acordo com da vereadora Maurilia Ladim, é importante a participação de todos os alunos. “Devido ao SARESP e por estaremos em final de ano letivo, a arrecadação ficou um pouco prejudicada, mas tenho certeza que estas três escolas estão se esforçando para atingirmos nosso objetivo que é preservar a natureza e também colaborar com a área social de nossa cidade”, disse ela.

Ir para o conteúdo