A Câmara Municipal já concedeu o título de Cidadão Honorário em 2004 e agora por indicação do verador José Mendonça o médico foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito

Dr. Elydio Antonelli recebe reconhecimento da Câmara Municipal

Dr. Elydio Antonelli é uma pessoa admirada não somente pela classe médica, mas também pela população. Seu histórico de serviços prestados é grande e está igualado a grandes nomes da medicina guairense, como Dr. Fábio Talarico e Dr. Orlando Garcia Junqueira.

Aos 83 anos, Dr. Elydio Antonelli receberá da Câmara Municipal duas honrarias. Uma aprovada por unanimidade em 2004, por indicação do vereador Idamar Cristino da Silva, Negão, que lhe concede o título de Cidadão Honorário. Agora, em 2013, a atual Câmara também aprovou por unanimidade aindicação do vereador e presidente José Mendonça, para que o mesmo seja homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito.

Os dois títulos que representam a vontade dos cidadãos fois foram outorgados pelos legítimos representantes do povo, devem ser entregues em data a ser definida pelo homenageado. “É uma justa homenagem. O Dr. Elydio tem uma história de serviços prestados a nossa comunidade que merece o reconhecimento de todos nós”, disse o autor da indicação, vereador José Mendonça.

VIDA PROFISSIONAL E POLÍTICA

Dr. Elydio Antonelli, é natural de Igarapava (SP), nascido em 12 de agosto de 1929. Filho de Ângelo Antonelli e Rosa Bortolocci Antonelli. É pai de Elines Salomão Antonelli, Elydio Antonelli Junior, Rafael Salomão Antonelli e Fernando Salomão Antonelli.

O médico também exerceu a função de vereador durante três mandatos.  Foi eleito vereador em 1972, para mandato no período de 19973 a 1977, ocupando o cargo de vice-presidentee e também presidente da Câmara nesta legislatura. Foi reeleito vereador para o período de 1977 a 1983, tendo ocupado o cargo de secretário nesta legislatura.  Em 1982, foi releito novamente vereador, tendo ocupado a presidência da Cãmara no período de 1983 a 1985.

No exercício da profissão, também colaborou com a classe médica, tanto que foi Provedor e Diretor do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra e médico chefe do Centro de Saúde de Guaíra. Na gestão do ex-prefeito Claudio Armani, também ocupou o cargo de Secretário de Saúde durante um período nadquela administração.

Exerceu a medicina em Guaíra durante toda a sua vida profissional, tendo sido um dos médicos que sustentou o atendimento no município, apesar das dificuldades daquelas tempos e até hoje exerce a profissão, atendendo pessoas carentes e necessitadas.

DEMISSÃO E RECONHECIMENTO

A notícia da demissão do médico Dr. Elydio Antonelli ressoou na Câmara Municipal. Durante a última sessão ordinária realizada no dia 16 de abril, boa parte dos vereadores lamentaram a decisão da Secretaria Municipal de Saúde de demitir o médico e manifestaram palavras de reconhecimento pelos serviços prestados pelo profissional da área de Saúde.

A vereadora Ana Beatriz Coscrato Junqueira (PSDB), a Dra Bia Junqueira, falou durante a sessão da  demissão da área de Saúde muncipal do médico Dr. Elydio Antonelli. Segundo ela, foi uma demissão injusta e que Guaíra deve sim reconhecimento a este profissional. “Lamento realmente esta demissão. Espero que seja revista. O Dr. Elydio tem uma grande história de serviços prestados à nossa comunidade e merece o reconhecimento de toda a sociedade guairense”, comentou ela.

Outro vereador que citou a demissão foi Dr. Cecílio José Prates que tem Dr. Elydio comou  um pai. “Dr. Elydio está limitado fisicamente de exercer a profissão de médico. Ele tem consciência disto pois já conversmos com o mesmo várias vezes. Não foram os médicos que pediram para que o Dr. Elydio fosse dispensado. A Dra Bia tem toda razão quando ela falou que nós devíamos voltar atrás nesta decisão e devolver um pouco ao Dr. Elydio de tudo que ele doou para o município. São mais de 60 anos se dedicando a nossa cidade. Ele não é um Deus não, é passivo de erro de também, mas ele se dedicou até hoje. Quem sabe nós não consigamos contornar esta situação talvez por falta de tato. Tenho certeza que a pessoa que dispensou ele não pensou que uma pessoa de 84 anos iria entrar até em um quatro depressivo devido ao que aconteceu com o mesmo”, disse o vereador.

O vereador José Natal Pereira também lamentou a demissão. “Quando falamos de pessoas que já fizeram muito pela nossa população, não podemos esquecer do médico do Dr. Elydio. Vou falar pouco sobre ele, porque tudo que nós falarmos dele é pouco, por tudo que ele já fez. O que fizeram com ele, não se deve fazer com nenhum cachorro, foi um verdadeiro descarte. Ainda está em tempo de modificar esta situação enfrentada por ele. É tempo ainda de consertar o estrago que fizeram, não com o Dr. Elydio ou com sua família, mas com a comunidade guairense  que tem coração, pois ele cuidou da nossa família e cuidou de todos nós. Quero deixar aqui meu protesto em saber que um cidadão que gosta de ser feliz, que gosta de trabalhar e atendendo com carinho a nossa população”, comentou Natal.

josemendonca

O vereador e presidente José Mendonça, lamentou a demissão.“Sobre o Dr. Elydio eu gostaria de dizer que recebi muitas ligações de pessoas lamentando a demissão. Espero que não seja mais uma perseguição política. Procuro sempre dizer, que nós somos vereadores da população de Guaíra, pois não existe situação ou oposição. Existem sim vereadores com responsabilidade de fazer cobranças, legislar, criticar sim quando necessário. É uma lástima que fizeram com ele, pois é um homem muito culto e que fez muito pela nossa cidade. Quando o conheci, me falaram que ele sempre foi um ótimo cirurgião. Então, ele é uma pessoa que poderia estar em um grande centro, veio para Guaíra, constituiu família e é mais guairense de que muitos de nós por tudo que ele fez. Tenho certeza que ainda existe espaço para ele na área de Saúde municipal e nós temos que aproveitá-lo ”, comentou o vereador.