Vereador visita escola e central de alimentação

Publicado em 8 / abril / 2009 |
João Barbosa experimente merenda da central na escola Vicencina

João Barbosa experimente merenda da central na escola Vicencina

João Barbosa com funcionários da central de alimentação

João Barbosa com funcionários da central de alimentação

O vereador João Francisco Barbosa (DEM) tem procurado visitar as repartições públicas em busca de subsídios para seu trabalho na Câmara Municipal. Vereador de primeiro mandato ela acredita que este contato é importante, pois dá uma visão clara do que é desenvolvido pelo Poder Executivo.

Após visitar duas escolas e experimentar a merenda escolar produzida por uma empresa, o vereador esteve nesta semana visitando a escola Vicencina Vacaro Morsoleto. Na ocasião, o vereador foi recebido pela diretora da escola Keila Prado que lhe apresentou a situação da merenda oferecida aos alunos.

João Barbosa teve a oportunidade de conhecer o refeitório da escola e inclusive provar a merenda que é fornecida pela Central de Alimentação. No dia, foi uma sopa de macarrão, com carne e legumes. “A sopa é saborosa”, confirmou o edil.

O vereador buscou subsídios também junto aos funcionários que são responsáveis por servir a merenda. Segundo informações, os alunos recebem como primeira refeição pão e leite, também fornecidos pela Central.
De acordo com o vereador, existem alguns problemas em relação ao fornecimento da merenda pela central de alimentação que vão desde a necessidade de uma maior variedade de cardápio, como também co controle da quantidade de alimento oferecido. “São fatores que podem ser resolvidos facilmente”, analisou Barbosa.
O vereador então decidiu fazer uma visita a Central de Alimentação já no dia seguinte para conhecer a estrutura do município no setor de merenda escolar.
Visita a Central
No dia seguinte, o vereador João Francisco Barbosa visitou a Central de Alimentação. Ele foi recebido pela Nutricionista e chefe da Central, Nilce Samecima, que lhe apresentou toda a estrutura da central de alimentação.
Ficou constatado que desde a sua inauguração na década de 80, a Central recebeu poucos investimentos do poder público. “A cidade cresceu, a quantidade de alunos também e a central não se adequou a esta realidade”, frisou Barbosa.
O vereador enalteceu o trabalho desenvolvido pelos funcionários da Central de Alimentação, afirmando que os alimentos são preparados com a máxima higiene e cuidado. “A central, sem dúvida, é um orgulho do guairense”, disse o vereador.
De acordo com o vereador, existindo investimentos na central de alimentação, toda a merenda escolar pode ser preparada no local. “Temos que valorizar o que já temos. A central foi um sonho lá no passado, com o Dr. Fábio, e hoje precisa mais do que nunca de grandes investimentos do poder Executivo”, afirmou o vereador.
A central de alimentação de Morro Agudo, inaugurada no mesmo período de Guaíra, recebeu investimentos satisfatórios e hoje está em atividade, inclusive oferecendo uma grande variedade de alimento, inclusive com uma “vaca mecânica” em plena atividade e fornecendo o já conhecido “leite de soja”.
Hoje, a central de alimentação de Guaíra não produz alimentos como arroz e feijão, porque possui apenas uma panela industrial. Seriam necessárias mais duas unidades industriais para ocorrer uma maior variedade de merenda escolar.
João Barbosa argumentou que é um defensor da central de alimentação. “Conheci a estrutura da central. Verifiquei que não é preciso mais espaço físico, mas sim uma melhor estrutura de trabalho para os funcionários, inclusive com qualificação profissional. Se isto ocorrer, teremos uma ótima merenda para nossos alunos”, finalizou.