image4

Os vereadores Renato César Moreira, João Francisco Barbosa e José Reginaldo Moretti, das bancadas do DEM e PSDB, apresentaram na Câmara Municipal a indicação número 04, que solicita a instalação de uma sala especial na área de Saúde para atendimento em tratamento da Hepatite C.
De acordo com os vereadores, atualmente os pacientes portadores de Hepatite C tem de se deslocar até Barretos, através de circular, para receberem medicamentos referentes o tratamento da doença.
Tal prática corresponde a um custo desnecessário, pois as vacinas são enviadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e basta que o município tenha uma sala própria, com geladeira e enfermeira habilitada para receber tal medicação. Por isso, e para garantir o princípio da economicidade e do respeito á dignidade da pessoa humana é que a sala sugerida deve ser montada no próprio município.
A indicação já foi deferida na Câmara Municipal e será encaminhada para apreciação do prefeito municipal José Carlos Augusto, dependendo apenas de ações da Secretaria Municipal de Saúde, para tornar-se realidade.

A Hepatite C
Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.

Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências a longo prazo.
Estima-se que cerca de 3% da população mundial, 170 milhões de pessoas, sejam portadores de hepatite C crônica. É atualmente a principal causa de transplante hepático em países desenvolvidos e responsável por 60% das hepatopatias crônicas. No Brasil, em doadores de sangue, a incidência da hepatite C é de cerca de 1,2%, com diferenças regionais.