Vereadores e membros do Poder Executivo discutem situação do DEÁGUA

Durante a reunião realizada na tarde da última quinta-feira na Câmara Municipal foi notória a preocupação dos vereadores em relação à situação financeira do Departamento de Esgoto e Água de Guaíra (DEÁGUA), mas os parlamentares deixaram claro que não querem penalizar a comunidade com aumento abusivo da tarifa de água e esgoto.

O prefeito municipal José Carlos Augusto e o Diretor da Autarquia, José Mauro Caputi Júnior, demonstraram aos vereadores que a autarquia está vivendo um período de dificuldade financeira e que existe a necessidade de promover um reajuste na tarifa de água para que possam ser realizados investimentos necessários.

O próprio chefe do Executivo propôs a realização de um estudo em parceria com o Poder Legislativo para verificar a situação da autarquia e com isso estudar uma saída. Mas, os vereadores solicitaram dados que pudessem comprovar a dificuldade financeira, pois segundo explanou o próprio vereador José Antônio Lopes (PSB), balanço do DEÁGUA mostra que existe um superávit financeiro até abril de R$ 513 mil.

Uma reunião entre vereadores e direção do Departamento deverá ser agendada em outra data para discutir uma saída que beneficie a autarquia a realizar os investimentos. Mas, ficou claro que os vereadores não querem penalizar a comunidade com um reajuste abusivo da tarifa de água. “Colocamos a disposição esta Câmara Municipal para discutir a situação do DEÁGUA, mas em momento algum queremos prejudicar a nossa comunidade”, frisou Mendonça.

A reunião

Os vereadores manifestaram que caso o prefeito não tivesse cancelado o decreto que reajustava a tarifa de água na tarde de quinta-feira, eles sustariam o mesmo durante sessão extraordinária que foi realizada na tarde de sexta-feira.

Dentre as indagações dos vereadores após serem informados do cancelamento do aumento da tarifa de água, estava a dos vereadores Renato César Moreira (DEM) e José Renato Tavares (PSB) que manifestaram preocupações com o ressarcimento daqueles que tiveram valores descontados em débito automático em contas bancárias.                         De acordo com informações da própria direção do DEÁGUA, todas as contas emitidas serão canceladas e aqueles contribuintes que tiveram débito em conta bancária serão ressarcidos pela autarquia com os valores correspondentes.

Outros assuntos foram abordados durante a reunião, dentre eles a vinda da empresa Predilecta para Guaíra, o processo seletivo para o preenchimento de cargos Centros de Educação Infantil (CEI), as antigas creches.