Maurilia Landim rebate declarações de João Barbosa

A vereadora Maurilia Landim (PDT) fez um pronunciamento em resposta às declarações do vereador João Francisco Barbosa (DEM) que havia afirmado durante sessão que a vereadora teria citado que a merenda da escola municipal Vera Vitali era “água com fubá.”

A vereadora disse que João Barbosa já havia pedido desculpas sobre o pronunciamento equivocado. “Fui atingida por uma inverdade. Sou  uma vereadora e fui procurada por mães e pessoas que vêm até  mim para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse ela. Maurilia também destacou que realiza um trabalho sério.

“Eu não fui eleita vereadora para brincar, fui eleita para fiscalizar, o que é minha função. Eu gostaria que o senhor João Barbosa, quando fosse dirigir a mim ou a qualquer pessoa desta mesa, ou quando fosse fazer suas anotações, que tomasse cuidado, porque fui muito prejudicada com isso. Respeito as suas palavras, mas ser atacada verbalmente não é adequado. Nós estamos aqui para trabalhar e não para atacar colegas de trabalho. Eu peço respeito, peço que o senhor seja mais responsável”, disse a vereadora.

Renato Moreira destaca vinda da empresa Predilecta

O vereador Renato César Moreira (DEM) destacou a inauguração da sala de tratamento da Hepatite C e disse que é uma conquista importante para a comunidade guairense, uma vez que muitos pacientes deixarão de ir até a Barretos para receber os medicamentos necessários.

De acordo com o vereador, a sala de tratamento é um sonho antigo do guairense.

“Em nome da dona Maria Luisa, esposa do senhor Jair do Jumbo,  mãe do meu amigo Paulão do Jumbo, agradecer a Câmara, ao prefeito José Carlos, por estar trazendo esta sala de tratamento da Hepatite em Guaíra. É um grande avanço”, frisou o vereador.

Renato também frisou a importância do interesse da empresa Predilecta em instalar uma de suas filiais em Guaíra.

“Nesta semana deverá ser assinada uma carta de intenções entre a empresa e a prefeitura para dar início a esta instalação. Nossos produtores, o sindicato rural, os vereadores, o prefeito estão de parabéns, pois se esta empresa vir para Guaíra será um marco para a nossa história. Está de parabéns também o Sérgio Suzuki que é o nosso secretário da Indústria e Comércio”, disse.

Sobre os recursos deixados pela administração anterior, o vereador afirmou que não teve acesso ao balancete, mas que é preciso avaliar se as verbas deixadas não são de contrapartida da prefeitura.

“Se for de contrapartida, o prefeito não pode usar para outras coisas. Não podemos deixar de falar que o atual prefeito assumiu muitas situações deixadas pelo governante anterior”, finalizou o vereador.

José Reginaldo Moreti destaca verba para Santa Casa

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) destacou durante o seu discurso na Câmara Municipal o anúncio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil reais de autoria do Deputado Estadual Roberto Engler para a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra.

O vereador disse que este recurso será importante para o hospital que atende toda a comunidade guairense. “Esta verba vai ser muito útil porque servirá para dar início à implantação da nossa tão sonhada UTI. Brevemente, através desta emenda, a Santa Casa vai receber este recurso”, disse Moreti.

O parlamentar também solicitou do prefeito municipal que o mesmo fizesse esforço para viabilizar um local na cidade de Barretos para pessoas que estão em tratamento no Hospital do Câncer. “Este local serviria como uma referência para as pessoas que estão em tratamento no hospital do Câncer”, frisou o edil.

José Mendonça analisa processo de terceirização da merenda escolar

O vereador José Mendonça, presidente da Câmara Municipal, respondeu declarações do prefeito municipal sobre o processo de terceirização da merenda escolar do município.

Respondendo às declarações do chefe do Executivo, ele disse que acomodado seria aquele vereador que não se preocupasse com a merenda escolar de seu município.

“Fiquei indignado, fiquei muito triste com o posicionamento do senhor prefeito, quando perguntaram para ele se estava ocorrendo divergências em relação à merenda escolar e o prefeito falou que só não aceitam a terceirização da merenda escolar aqueles que são acomodados. Pelo contrário meus amigos, o prefeito se equivocou. Acomodado é aquele que tem uma central de alimentação excelente, ótimas cozinheiras, bem localizada, que só falta comprar mais equipamentos, onde nossas crianças vão comer comida que conhecemos, os produtos serão comprados aqui.

“O prefeito que se equivocou”, frisou o vereador. De acordo com o vereador, acomodado é o próprio prefeito. “Acomodado é vossa excelência (prefeito) que não quer melhorar nossa central de alimentação. O vereador João Barbosa, disse que comeu a merenda da central de alimentação e disse que estava excelente. Nós temos é que melhorar a nossa central”,  frisou.

José Antônio Lopes volta ao assunto da merenda escolar

O vereador José Antônio Lopes (PSB) voltou a comentar o processo de terceirização da merenda escolar. Segundo o vereador, o prefeito municipal publicou matéria em jornal onde comenta sobre os avanços na Educação e defendeu a secretária de Educação.
“Em nenhum momento nós criticamos a secretária de Educação. O que nós comentamos é que nada que está fora de uma licitação é feito no município. O que vale são os documentos. As pessoas quando vão aos veículos de comunicação tem a obrigação de falar a verdade”, disse Lopes.

De acordo com o vereador, o prefeito não respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre a terceirização da merenda escolar em matéria publicada nos jornais da cidade. “Nenhuma pergunta foi respondida. Ele contou uma historinha muito bonita. Eu vou pautar que a verdade venha em primeiro lugar. Não venha com mentira. A luz amarela foi acesa. Quando o prefeito fala sobre a merenda escolar e dá a sua opinião nós respeitamos, mas ele esqueceu de dizer que esta empresa que está em Guaíra, está sendo investigada pelo Ministério Público”, comentou o vereador.

Lopes cobrou do Poder Executivo que fale a verdade para a comunidade sobre o processo de terceirização da merenda escolar. “Eu não sou acomodado, eu não concordo que uma empresa que está sendo investigada pelo Ministério Público venha para Guaíra”, finalizou o edil.

Dr. Cecílio cobra reforma administrativa na prefeitura

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) cobrou do prefeito municipal a realização de uma reforma administrativa no Governo Municipal, pois segundo ele, a prefeitura está inchada.

“Quero solicitar ao Poder Executivo que realize uma reforma administrativa, porque eu entendo que esta prefeitura está inchada, com cargos comissionados, pessoas que trabalham, mas não tem o custo-benefício necessário. Tanto que está tendo dificuldade para fazer esta administração andar. Gostaria que ele pensasse nesta reforma administrativa, enxugasse o corpo administrativo e analisasse o custo-benefício de cada cargo”, afirmou o vereador. O vereador também disse que propositalmente nesta última sessão não fez indicações, pois está aguardando que o prefeito municipal comece a atender as solicitações dos vereadores. “Um exemplo é a indicação da coleta do leite in natura que é um problema sério. Existem pequenos produtores que não estão podendo comercializar o seu leite. Vamos resolver este problema para que estas pessoas possam sobreviver com seus próprios braços, sem depender da prefeitura”, disse o vereador.

João Barbosa enaltece sala de tratamento da Hepatite

O vereador João Francisco Barbosa (DEM)  destacou a inauguração de uma sala para tratamento de portadores da Hepatite C em Guaíra. Ele que foi um dos autores da indicação juntamente com os vereadores Renato Moreira (DEM) e José Reginaldo Moreti (PSB) disse que a conquista é de toda a comunidade.

De acordo com o vereador, a inauguração desta sala de tratamento da Hepatite C, é uma luta de mais de 40 anos.     “Esta conquista não é minha, não é do Renato, não é do Moreti, é da população. Mas, não poderia deixar de ressaltar o empenho do prefeito José Carlos e a atenção do Secretário Junão”, afirmou o vereador.

O parlamentar também disse que realizou visita ao Conselho Tutelar onde pode conhecer todo o trabalho que é desenvolvido pelo órgão na cidade e disse que os demais vereadores também devem fazer estas visitas.

João Barbosa também solicitou uma moção pesar à família do senhor Theodoro Ribeiro de Mendonça que segundo ele foi uma pessoa muito importante para a cidade, pois colaborou com o desenvolvimento, em especial na área agrícola e apoio às entidades assistenciais do município.

José Renato cobra a cesta básica dos servidores aposentados

O vereador José Renato Tavares (PDT) disse que a administração anterior deixou recursos financeiros para atual e que se surpreendeu com a  afirmação “várias coisas estão faltando no município”.

Tavares citou como exemplo a falta de soro fisiológico nas unidades de saúde do município. “Uma senhora que está com o esposo doente, não estava conseguindo soro fisiológico para realizar o curativo em casa. Fomos à unidade de saúde, na secretaria de Saúde e não conseguimos. Uma coisa tão barata e necessária para esta pessoa e nós precisamos arrumar emprestado no Pronto Socorro”, comentou.

O vereador também analisou projeto que está na Câmara Municipal que prevê o reajuste da tarifa de água no município. “Está vindo aí o aumento da água. Vai existir o aumento nas caçambas, no esgoto, na água. Não sabemos ainda o índice, mas já ficamos tristes em saber que vai acontecer tudo isso”, frisou o vereador.

Cida Armani diz ser contra reajuste da tarifa de água

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, fez comentários em relação à reunião realizada por estudantes universitários na Câmara Municipal sobre os gastos realizados pela Associação dos Estudantes de Guaí-ra (AEG).

Segundo informou a vereadora, os estudantes possuíam muitas perguntas que ficaram sem respostas. Uma delas relacionada aos gastos realizados pela associação.
A vereadora também comentou sobre a proposta de reajuste da tarifa de água no Departamento de Esgoto e Água de Guaíra (DE-ÁGUA) e disse que o prefeito deve analisar antes de tomar esta decisão.

“A população ainda não está preparada, pois as usinas ainda não iniciaram suas contratações. E, se isto acontecer,  que o dinheiro arrecadado seja utilizado para reforma da rede de água e esgoto e também na Estação de Tratamento de Água (ETA)”, disse a vereadora.