Resenha da sessão da Câmara Municipal de Guaíra

Publicado em 26 / setembro / 2014 |

Microfone-e-fundo

Confira os principais pronunciamentos dos vereadores durante sessão ordinária do dia 16 de setembro de 2014

VEREADOR JOSÉ REGINALDO MORETTI (PSDB)

O vereador José Reginaldo Moretti (PSDB) falou durante a última sessão ordinária sobre a realização de mais uma edição do Torneio Leiteiro de Guaíra.

“Quero falar sobre o Torneio Leiteiro. Estive presente acompanhando a final e gostaria de relacionar alguns nomes de pessoas que participaram da competição. Hoje, produtor de leite é um herói. Sou um pequeno produtor de leite e parei, por isso vejo a importância deste torneio, pois são pessoas comprometidas com a pecuária leiteira da cidade. O Clóvis Casagrande, o Ricardo José de Abreu Costa, Mateus Nunes de Paula, o Dinga, João Ricardo, Emanoel Cavenagh, Maiki Roberto Quintino e o Richard Gabriel. A vaca campeã na categoria cruzada foi a Alvinegra, que teve a maior produção de leite. A novilha cruzada foi a Margarita. Estes animais são do Clóvis Casagrande. Quero dar os parabéns a ele, pois gosta do que faz. Parabenizo todos os participantes pelo empenho e dedicação”, comentou Moretti.

O parlamentar também solicitou do Poder Executivo a implantação de uma feira livre na região da baixada. “Já fiz esta solicitação e quero reforçá-la. Hoje, com a expansão da região da baixada, já comporta uma feira livre também nesta região. Se existir um estudo, um planejamento, esta feira pode ser implantada também nesta região”, disse o vereador.

O vereador José Reginaldo Moretti falou durante a sessão ordinária sobre a indicação que apresentou para que a prefeitura homenageie o senhor José Bernardes de Souza, o Zé Pretinho. “Que nós possamos prestar esta homenagem ao saudoso José Bernardes, o Zé Pretinho, que foi uma pessoa muito conhecida daquela região do bairro Vivendas”, disse ele.

VEREADOR ANTÔNIO EURIPEDES DA SILVA (PSB), TOIN DO RAIO X

O vereador Antônio Euripedes das Silva, o Toin do Raio X, comentou durante a última sessão ordinária sobre indicação para que a prefeitura disponibilize um local de lazer para pessoas que organizam cavalgadas na cidade.

“Fui procurado por estas pessoas, os cavaleiros, que solicitaram que a prefeitura disponibilize um lugar para que eles possam se reunir, ter o seu lazer. Me sugeriram o recinto de exposições. Entrei com esta indicação, pois existe lei que permite, pois entra como uma prática esportiva. Também temos os amigos do som automotivo, que necessitam de um local apropriado para que possam curtir seu som e ter seu momento de lazer”, disse o vereador.

O parlamentar também comentou sobre a instalação de redutores de velocidade nas proximidades da escola Vera Vitali e na avenida Lions Clube. “Quero solicitar agora que o Departamento de Trânsito providencie a pintura destas lombadas para evitar que acidentes venham ser registrados nestes locais. Quero agradecer ao setor responsável por estas lombadas, pois sempre foi uma reivindicação dos moradores”, disse o parlamentar.

VEREADOR JOSÉ NATAL PEREIRA (PSDB)

O vereador José Natal Pereira (PSDB) comentou durante sessão ordinária sobre maus tratos sofridos por funcionários da empresa SELETA.

O parlamentar disse que informou o prefeito sobre esta situação. “Falei diretamente com o prefeito no recinto da FEAG, para que ele não deixasse e investigasse, pois os trabalhadores da SELETA, além de trabalharem muito, estão sendo humilhados por um cidadão. Pedi ao prefeito que investigue, pois todos nós precisamos trabalhar, mas merecemos respeito. Aquelas pessoas que não estão fazendo o trabalho direito devem ser demitidas, mas não devem ser humilhadas. São pessoas carentes, humildes que precisam destes trabalho. Não vou fazer requerimento e ofício ao prefeito, mas fui falar pessoal e pedi isto a ele que investigue e impeça que isto continue a acontecer”, comentou o vereador.

O parlamentar também agradeceu os funcionários públicos municipais que auxiliaram na organização do Guaíra Country 2014. “Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os servidores públicos que nos auxiliaram na organização do Guaíra Country. Não vou citar nomes, mas eles sabem o que estou falando. Com todos os percalços, nós solicitamos um caminhão para diminuir a poeira e a Patrícia compareceu lá imediatamente. Nós tivemos sim problemas com o alvará permanente do recinto, mas estamos resolvendo. Nós temos que agradecer o Jurídico da prefeitura juntamente com a Dra Bia, juntamente com o prefeito, com o Zé Eduardo, conseguiram reverter esta situação. Mas, gostaria de dizer que existem pessoas que trabalham próximo a sala do prefeito que riam na nossa cara quando surgia a notícia que não teria festa. Esta pessoa acessava a internet e dizia “acabou a festa”, “onde estão os homens que fazem festa?”. Tem muita gente que torce contra, mas todos que lá foram no evento gostaram”, disse ele.

VEREADORA SUSETE BARINI (PT)

A vereadora Susete Barini (PT) comentou durante a última sessão ordinária sobre cursos de educação à distância.

“Fiz requerimento, pois desde o ano passado solicito que volte o programa de graduação de ensino à distância. Hoje solicito informações das medidas que a secretária da Educação tomou para o retorno deste programa municipal de graduação a distância e a previsão para a realização de vestibulares. Temos conhecimento que este programa foi iniciado na gestão 2005 a 2008. Foi um importante programa que graduou inúmeros guairenses. Nós tínhamos cursos de pedagogia, letras, serviço social e ciências contáveis. São pessoas que graduaram neste programa e hoje trabalham na prefeitura pois foram aprovadas em concurso público. Peço que este programa seja retornado com urgência, pois as pessoas nos cobram. Onde eu vou as pessoas perguntam sobre estes cursos de graduação. Elas esperam que este curso retorne para o município”, disse ele.

A vereadora também falou sobre operação tapa buraco no bairro Vivendas do Bom Jardim. “O Flávio está aqui e já solicitei a ele que realize uma operação tapa buraco no bairro Vivendas. Existem alguns problemas no distrito industrial e a nossa equipe de tapa buraco está de parabéns, pois trabalham bastante e merecem receber as horas extras trabalhadas”, comentou ele.

A parlamentar comentou sobre reivindicação de sua autoria que solicita do Poder Executivo a pavimentação do pátio do almoxarifado municipal.

VEREADOR JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA, JOÃO ENFERMEIRO (PT)

O vereador João José de Oliveira (PT), o João Enfermeiro, comentou durante a sessão ordinária sobre a operação tapa buraco realizada pela prefeitura.

“Sobre a operação tapa buraco que nosso amigo Flavio realiza juntamente com sua equipe. Temos que agradecer aos funcionários públicos deste setor, pois são dedicados e esforçados e contribuem para que o município solucione este problema de ruas esburacadas”, disse ele.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a limpeza de valetas do Ribeirão do Jardim. “Prossegue a limpeza das valetas do córrego do Ribeirão do Jardim, que é um trabalho importante, pois logo será iniciado o período de chuvas e não queremos que a dengue volte para a cidade”, disse ele.

O parlamentar também citou a auditoria realizada no processo de compra das câmeras de segurança. “Sobre o relatório da auditoria das câmeras de segurança quero dizer que não foi surpresa para ninguém, pois foram apurados vários indícios de irregularidades, verbas que foram retiradas da área de Educação, do FUNDEB. O relatório informa que estas câmeras foram compradas de forma irregular e o certo é que o nosso gestor Sérgio de Mello já entregou uma cópia para a Promotoria e as providências serão tomadas”, disse o vereador.

VEREADORA MARIA APARECIDA SILVA ARMANI (PT), CIDA ARMANI

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, comentou durante a sessão ordinária, sobre a situação do abastecimento de água no município.

“Estava lendo aqui o jornal Diário Oficial informando que não irá faltar água. Parabéns, nós ficamos tranquilos em saber que não faltará água. Existem cidades da nossa região que já estão sofrendo com a falta de água. Li uma notícia que mais de 1,5 milhão de pessoas no Nordeste estão sem água. Isto deixa a gente angustiada, triste, por saber que temos em abundância e falta em outros locais. Eu peço aos cidadão que não utilizem desta boa notícia para estar jogando água nas calçadas, lavando casa todos os dias. Nós temos que economizar. Tenho visto pela cidade, as vezes, o caminhão do DEÁGUA jogando água em sarjeta, lavando rua. Vamos economizar, vamos deixar para lavar apenas porta de hospital, porta de escola e guardar o nosso bem precioso pois não sabemos como será no futuro. Vamos fazer economia. Eu gostaria que o DEÁGUA fizesse uma campanha dizendo que não faltará água, mas que precisamos economizar”, disse ela.

Outro assunto abordado pela vereadora foi em relação ao Coral da Terceira Idade. “O Coral está fazendo 20 anos de existência. Este coral já participou de eventos em tantos locais de nossa cidade e da região. Onde eles passam, todos ficam admirados. Deveríamos prestar uma homenagem aos integrantes do coral, pois eles merecem”, disse ela.

A vereadora também comentou que apresentou indicação para a reforma da quadra de esportes do bairro João Vacaro.

VEREADOR JOSÉ RENATO TAVARES (PSB)

O vereador José Renato Tavares (PSB) comentou durante a sessão ordinária sobre indicações apresentadas para a reforma de moradias de famílias carentes.

“Fiz indicações na gestão passada e vou continuar neste governo, que trata da reforma de mordias de famílias carentes, em situação de risco. As administrações não levam a sério esta lei. A administração passada do José Carlos Augusto não levou a sério esta lei. Agora, estou pedindo para o atual prefeito que cumpra a lei, que é de 2002, e deve ser cumprida. A lei ordinária de 2002, autoriza o poder Executivo a executar serviços de manutenção de imóveis de pessoas carentes. Então, está autorizado por esta lei, agora só falta cumprir a lei municipal. Não vi ninguém tomar providência, nem o Sérgio da primeira vez, muito menos o Zé Carlos. Estou muito empenhado, vou falar pessoalmente com o prefeito Sérgio, para que ele cumpra esta lei e reforme as moradias destas famílias carentes”, disse ele.

O parlamentar também comentou sobre o resultado de auditoria sobre câmeras de segurança adquiridas na gestão passada. “Quero parabenizar o vereador José Mendonça que tanto vem lutando por estas câmeras. Infelizmente, nobre vereador, são mais de R$ 518 mil pago indevidamente na compra destas câmeras de segurança. Este valor dava para instalar câmeras em todos trevos da cidade, dava para ter concluída a faculdade. Infelizmente, agora ficou amarrado, pois vai para o Promotor. Quem perde é a população. Atrasou e espero que os irresponsáveis por isto terão que pagar”, comentou ele.

VEREADOR MÁRIO CARLOS NOGUEIRA NETO (PSDB), NETINHO NOGUERIA

O vereador Mário Carlos Nogueira Neto (PSDB), o Netinho Nogueira, comentou durante a sessão ordinária sobre a importância da capoeira para o setor cultural do município.

“Quero solicitar ao Secretário de Cultura, o Pitty, que o mesmo reintegre ás atividades da área cultural do município a capoeira. É um patrimônio guairense. Sou de total apoio ao professor Adeir Alves, vamos lutar pela causa. Que a gente não perca este grande professor e o irmão dele, que há mais de dez anos dão alegria para nossas crianças”, disse ele.

O parlamentar também criticou a realização de uma competição de vôlei de areia.”Quero parabenizar os guairenses que participaram do Guaíra Open e uma semana depois aconteceu o Circuito Paulista de Vôlei de Areia e foi um fracasso. Em outras ocasiões participaram de 30 a 40 equipes participando. Desta vez tivemos a vergonha de ter apenas 18 equipes inscritas, sendo onze masculinas, sete feminina e quatro era da cidade de Guaíra ou não fechava o circuito. Cadê o secretário que não correu atrás? Não sou contra o esporte, pois até apoiei o Bruno e o Francis que fazem parte desta modalidade a participar de uma competição em outra cidade. Estou comentando sobre o Circuito, que ele não correu atrás para organizar. Então, senhor secretário, corra atrás no seu serviço”, disse ele.

VEREADOR JOSÉ MENDONÇA (PDT)

O vereador José Mendonça (PDT) comentou durante as sessão ordinária sobre a notícia divulgada pelo DEÁGUA de que não haverá falta de água no município este ano.

“O DEÁGUA está dando cartão verde para as pessoas gastarem água e não economizar. Quando faço um pedido, um requerimento, sobre um decreto do DEÁGUA, que havendo gastos abusivos, que ela pode atuar. Existe este decreto e dentro da autarquia existem pessoas responsáveis que fiscalize o desperdício de água. Eles dizem que existem rumores sobre falta de água. Não são rumores, é prevenção, faz parte da educação. Prevenção significa economia, educação, sensibilidade com ecossistema. No Brasil todo está faltando água. Não pensem que nós temos água em abundância, porque água desperdiçada não volta mais. Tem que ter economia sim”, disse ele.

O parlamentar comentou sobre a auditoria realizada na licitação para a compra de câmeras de segurança. “Sobre as câmeras de segurança. É sim uma reivindicação deste vereador que foi atendida pelo prefeito anterior. Mas, infelizmente demorou para este prefeito tomar providência, porque estou cobrando deste janeiro de 2013 e somente agora tomou atitude. Eu pedi que fosse feita esta investigação, ele contratou uma empresa de São José do Rio Preto. É grave, pois consta que existem indícios de fraude na licitação e o material comprado é inservível para utilização e isto resulta em improbidade administrativa. Se o ex-prefeito delegou poderes e não conferiu, é ele que é responsável, infelizmente”, disse ele.

VEREADOR MARCO ANTÔNIO PUGLIESI (DEM)

O vereador Marco Antônio Pugliesi (DEM) comentou durante a última sessão ordinária sobre documentação de motorista da ambulância da prefeitura.

“Na última sessão eu solicitei informação e chegou agora, sobre funcionário que dirige ambulância. O prefeito respondeu que designou o servidor a partir de 1 de maio de 2014 para exercer o cargo vago de motorista padrão 10. Só que a habilitação dele é 10 de julho de 2014. Na habilitação nova diz que exerce habilitação remunerada. Como que uma pessoa, tem em maio a habilitação de letra C, pode estar transportando pessoas, vidas, qual a responsabilidade disto. Isto não cabe mais a mim, cabe ao Ministério Publico”, disse ele.

O parlamentar também comentou sobre denúncia de que caminhão pipa do DEÁGUA estaria lavando calçada de um funcionário da autarquia. “Recebemos denúncia de um munícipe preocupado com a falta de água, a denúncia de que um caminhão pipa branco lavando a calçada de uma casa no bairro Guaíra E. A suspeita que é defronte a calçada de um funcionário do DEÁGUA. Aí é difícil, e querem aumentar a água. Por isso que pedi a inadimplência da autarquia, pois se querem aumentar a água, precisamos saber o que existe de inadimplentes. Como que o DEÁGUA ou a prefeitura, faz este tipo de serviço, lavar calçada. Eu economizar água em casa, pois vou ligar lá e pedir um caminhão pipa para lavar minha calçada. Não vou fazer denúncia, mas gostaria que tomassem as devidas providências de não fazer mais este tipo de coisa”, disse ele.

VEREADOR E PRESIDENTE DR. CECÍLIO JOSÉ PRATES (PDT)

O vereador e presidente da Câmara, Dr. Cecílio José Prates (PDT) encerrou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaíra.

“Denúncia encima denúncia. Quantas denúncias não tivemos aqui hoje? Estas câmeras de segurança, a faculdade que foi uma briga para conseguir a autorização do MEC e não foi montada. Denúncia de superfaturamento aqui, superfaturamento aqui. Eu não sei que rumo que este nosso país está tomando. Um país que as pessoas que possuem condições culturais e são ricas de espírito, estão abandonando o país. Ninguém mais suporta. Imagino como está o Ministério Público, pois somente hoje devem ir mais duas coisas para lá. E, você não vê decisões. Daqui dez anos saia alguma coisa, pois é impossível dar conta de tanto papel. Só tem um tipo de profissional que irá dar jeito nesta nossa terra, que são os professores. Ou nós educamos a nossa juventude para parar de levar vantagem ou nosso país vai estar cada vez pior. Você fala em ser político a pessoa dá risada, pois ninguém acredita em político honesto. Você fala que é vereador em outro lugar, a pessoa cresce olho encima de você e começa a rir. Estão transformando ser prefeito e ser vereador, em ser profissão”, disse ele.

O presidente também comentou sobre reunião realizada com o prefeito Sérgio de Mello onde o mesmo fez a entrega de relatório da auditoria das câmeras de segurança. “O prefeito esteve aqui, veio trazer a auditoria das câmeras de segurança e me garantiu que a sindicância que estava paralisada para apurar indícios de irregularidades neste processo devera ter continuidade, mas que ele já protocolou no Ministério Público. Como diz os vereadores Marco Pugliesi e José Mendonça, já está lá, agora doa a quem doer. Espero que realmente tomem as decisões corretas. Espero que demore mais dez anos para resolver isto. Estas câmeras que lá estão, estas torres, estes postes que já instalaram, esta fibra ótica, vai ficar lá parado, sem poder usado. Vai perder tudo, pois nem as câmeras tem utilidade, pois ficou obsoleta. Quase dois anos para fazer esta auditoria e ainda terá que terminar a sindicância. Sabe quando vão instalar estas câmeras? É nunca! Esquece as câmeras, pois não dará tempo. Isto está como a construção de casas populares, pois não possuem nem terreno adequado. É a mesma coisa que aconteceu com o estouro do limite de gastos com pessoal. Ele me disse que adequou, mas continua gastando perto de 50% com folha de pagamento. Um município que gasta perto de 50% com folha de pagamento, esquecendo as subvenções das entidades, que servem para pagar pessoas que prestam serviços para o município. É sinal que a prefeitura está no vermelho ”, disse Dr. Cecílio.