Respondendo requerimento de informações de vereadores, prefeito municipal confirma que empresa Seleta está cumprindo dentro do previsto o contrato realizado na área limpeza pública, que hoje é alvo de críticas e reclamações da população

Foto materia limpezaLimpeza pública em Guaíra é alvo de críticas e reclamações. Em recente postagem no Facebook, o guairense Carlos Sandrini comprovou o problema com uma foto na avenida 21 esquina da rua 42, bairro Vila Aparecida. Na foto, urubus devoram lixo doméstico em plena via pública. A foto teve mais de 19 compartilhamentos e ultrapassou os 100 comentários.

Os vereadores Dr. Cecílio José Prates, José Mendonça e Dra Bia Junqueira apresentaram o requerimento número 61, solicitando informações ao Poder Executivo sobre os serviços prestados pela empresa Seleta na área de limpeza e coleta de lixo no município.

As informações foram solicitadas diante de várias reclamações de munícipes que estão insatisfeitos com os serviços prestados pela empresa no município. “É visível que o serviço não está de qualidade, basta olhar as ruas e avenidas da cidade. O descontentamento da nossa comunidade é total com a limpeza pública”, comentou o vereador Dr. Cecílio.

Os parlamentares questionaram o Poder Executivo se a empresa contratada está cumprindo dentro do previsto no contrato firmado o serviço de limpeza pública. Por surpresa dos vereadores e da comunidade, a resposta do prefeito municipal foi “Sim”, ou seja, a empresa está cumprindo com o que foi contratado pela administração municipal.

O Chefe do Executivo também informou que os pagamentos pela prestação dos serviços estão sendo feitos como o previsto no contrato e que a fiscalização é realizada pelo Diretor de Serviços Urbanos, José Getúlio de Oliveira e funcionário público Clóvis Pereira da Silva.

Os vereadores também questionaram se a qualidade dos referidos serviços não estiver satisfatória, quais as providência que estariam sendo tomadas pela administração municipal. A resposta que não agradou os vereadores, foi que “não são pagos os serviços não executados”.

O vereador Dr. Cecílio José Prates, disse que a prefeitura como sendo a parte que contrata a empresa Seleta, deveria primar pelos bons serviços prestados na área de limpeza pública. “Parece que administração municipal desconhece as reclamações dos munícipes. A empresa Seleta não presta um serviço de qualidade e mesmo assim está recebendo por isso. É preciso que a administração valorize mais o dinheiro público empregado neste setor”,  disse o parlamentar.

Segundo levantamento realizado no Portal da Transparência, a empresa Seleta deve receber até o final deste ano da prefeitura mais de R$ 4 milhões pelos serviços de varrição das ruas e avenidas e também da coleta de lixo na cidade.

No primeiro semestre, a Câmara Municipal encaminhou para o Ministério Público uma denúncia contra a prefeitura pela contratação em regime de urgência da empresa Seleta.

A vereadora Dra Bia Junqueira, já se manifestou durante sessão da Câmara Municipal ser contra a terceirização da limpeza pública no município. “Diante das várias reclamações e do recurso público que é gasto com a limpeza pública, acredito que a prefeitura assumindo esta responsabilidade perante a comunidade, a qualidade seria melhor e com menos gastos”, disse ela.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Mendonça lamentou a situação vivida pelo setor de limpeza no município de Guaíra. “Só tenho a lamentar que o dinheiro público esteja sendo gasto com uma empresa que não está correspondendo as expectativas da nossa população. Durante as sessões da Casa de Leis, são vários comentários de vereadores que criticam esta situação da limpeza pública. Já fizemos nossa parte, agora cabe a administração municipal cobrar da empresa que execute um bom serviço em favor de nossa comunidade”, disse Mendonça.

O vereador Dr. Cecílio José Prates colocou à Câmara Municipal à disposição dos munícipes que queiram registrar suas reclamações sobre a limpeza pública. O cidadão deve procurar pelo Poder Legislativo, das 12 ás 18 horas, de segunda a sexta-feira. Com as denúncias em mãos, o vereador afirma que não descarta a instauração de uam Comissão de Estudos para analisar o contrato e os serviços prestados pela empresa Seleta no município.