Resenha da sessão da Câmara Municipal de Guaíra

Publicado em 11 / setembro / 2013 |

Confira trechos dos pronunciamentos dos vereadores durante sessão ordinária do dia três de setembro de 2013

MÁRIO CARLOS NOGUEIRA NETO, NETINHO NOGUEIRA (PSDB) 

O vereador Mário Carlos Nogueira Neto (PSDB), o Netinho Nogueira, falou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal sobre o importante trabalho desenvolvido pelo Centro de Recuperação do Alcoólatra de Guaíra (CEREA).

“Na última sessão eu falei sobre as pessoas que ficam em praças, conhecidas como integrantes das rodas de fogo. Na ocasião, comentei sobre o trabalho que o CEREA desenvolve em favor destas pessoas. É um trabalho importante realizado pelo senhor Sebastião Malta, que necessita de um respaldo maior do setor Social para que outros projetos possam ser realizados. Eles estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido e que necessitam de  um respaldo da prefeitura”, disse ele.

O parlamentar voltou a criticar a situação da limpeza pública da cidade, alertando sobre o péssimo trabalho oferecido pela empresa Seleta.

“O proprietário da empresa nos chamou de vereadorzinhos. Isto não me importa se sou vereadorzinho ou vereadorzão. O que importa é que ele tem que limpar a cidade e dar condições de trabalho para os funcionários. A culpa não é dos varredores, mas sim da empresa que não lhes oferecem estrutura necessária. Porque que depois de uma crítica feita aqui nesta Casa de Leis, a empresa começou a oferecer uniforme, vassoura nova, condições de trabalho. Então, nós não estávamos errado. Mudou sim a cara da limpeza, pois forneceram uniformes aos trabalhadores,mas a cidade continua suja”, comentou Neto Nogueira

VEREADORA ANA BEATRIZ C. JUNQUEIRA, DRA BIA JUNQUEIRA (PSDB) 

A vereadora Ana Beatriz Coscrato Junqueira (PSDB), a Dra Bia Junqueira, falou duranta a sessão que é favorável a realização de concurso público para o setor de limpeza e contra a terceirização deste serviço público.

“Fiquei chateada esta semanas, pois vieram me relatar que o diretor do almoxarifado está falando para os funcionários do setor limpeza que eu estou atravancando o concurso público. É motivo para rir mesmo. E que eu não quero que tenha concurso público. Eu não entendi. Quero não acreditar que ele esteja falando isto ai. Quem ouve a rádio, as sessões da Câmara, sabe que sou totalmente favorável a realização de concurso público. Nós queremos é acabar com a terceirização e ter funcionários públicos cuidando da limpeza”, comentou ele.

A parlamentar do PSDB também falou sobre os oito meses do governo municipal e disse que está decepcionada com os resultados obtidos até agora.

“Quando a um balanço geral que eu faço. Achei interessante a entrevista do Dr. Cecílio no Jornal O Guaíra. Já são oito meses de governo e digo que estou muito decepcionada com esta administração. Decepcionada porque o Sérgio já foi prefeito e deveria pegar a experiência que tem. Nada mudou, não estão resolvendo o problema dos habitantes aquela criação de cargos, mesmo tendo herdado uma prefeitura com dinheiro em caixa, um arrecadação enorme. Então, não vejo nada que ele tenha feito nestes oito meses que mereça o nosso aplauso e da população”, comentou ele.

Em relação a problemas em conta de água de munícipes que alegam que o valor cobrado dobrou, a vereadora Dra Bia Junqueira solicitou que os cidadãos procurem pelo DEÁGUA para ter maiores esclarecimentos.

VEREADOR JOSÉ REGINALDO MORETI (PSDB) 

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) falou durante a sessão da Câmara Municipal sobre problemas enfrentados por moradores nas contas de água.

“Estive em um programa de rádio. No intervalo, algumas pessoas começaram a ligar e questionar sobre reajuste da água. Eu esclareci e falei para as pessoas pegarem os quatro últimos talões e verificar se houve aumento. Nós mantivemos contato com a diretora do DEÁGUA, a Adriana, que nos atendeu e esclareceu a população, os consumidores, que foi um erro de leitura. A Adriana disse que era para as pessoas procurarem o DEÁGUA para fazer um novo talão. As pessoas que tiverem nos ouvindo que procure pela autarquia pois não houve reajuste da água, foi problema de leitura”, comentou Moreti.

O parlamentar também comentou sobre a realização do Guaíra Country 2013, evento organizado pelo Sindicato Rural e prefeitura municipal.

“É uma parceria entre o Sindicato e a prefeitura. Quero agradecer ao José Eduardo e toda a diretoria que está organizando este evento. Teremos grande shows, inclusive, o Eduardo Costa, que a nossa população gosta muito, também estará presente”, comentou ele.

O parlamentar falou sobre reivindicação de produtores de leite da cidade. “Na sessão passada eu falei sobre a cobertura para os produtores de leite. Foi pedido há muito tempo e esta obra estava parada. Tive a satisfação de saber que parte da cobertura já foi feita, um trator que estava danificado, está funcionando e isto irá favorecer o pequeno produtor rural que depende disto para poder trabalhar”, comentou o vereador.

VEREADOR MARIA APARECIDA SILVA ARMANI, CIDA ARMANI (PT) 

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani, a Cida Armani (PT), elogiou durante a sessão ordinária o trabalho desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guaíra.

“Quero iniciar parabenizando a APAE de Guaíra, pela Semana de Prevenção ás Deficiências. Foi uma semana inteira de atividades. Participei de lançamento de uma cartilha de prevenção. É uma cartilha de zero a 1 ano de idade da criança, que foi produzida pela entidade com a parceria da prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade. Esta cartilha é muito importante, porque ensina a mãe a acompanhar o desenvolvimento da criança, pois é nesta idade que podemos perceber algum tipo de deficiência. É uma boa criação da entidade e as mães que quiserem adquirir esta cartilha basta procurar pela entidade”, comentou ela.

A parlamentar também falou sobre indicação onde solicitou da prefeitura a reforma total da quadra poliesportiva do bairro Pe. Mário Lano.

“Solicitei a reforma da quadra do bairro Pe. Mário Lano e no dia 23 de agosto nós recebemos a visita do Senador Eduardo Suplicy. Nós solicitamos a ele que auxiliasse o município, trazendo recursos para a construção de um centro onde pudéssemos instalar todos os projetos sociais daquele núcleo”, comentou a vereadora.

Outro assunto abordado pela vereadora foi em relação ao retorno dos cursos da faculdade UNIDERP que está previsto para acontecer no final deste ano.

VEREADORA SUSETE BARINI (PT)

A vereadora Susete Barini (PT), falou durante a última sessão ordinária sobre a visita do Deputado Federal Ricardo Berzoini a Guaíra.

“Nós tivemos aqui no dia 23, a visita do Deputado Federal do PT, Ricardo Berzoini. E ele esteve na Câmara falando sobre reforma. Na ocasião, a bancada de vereadores do PT solicitou a instalação de uma Vara Itinerante do Trabalho, com possibilidade de conquista da Vara Permanente no município. Solicitamos também recursos para a compra de um trator para o aterro sanitário, bem como para modernização da nossa Guarda Civil Municipal”, comentou ela.

A parlamentar também citou importantes conquistas do governo municipal nestes oito meses de administração.

“Tenho que discordar da vereadora Dra Bia Junqueira quando ela disse que está decepcionada com o nosso prefeito. Foi adquirida a área para a construção das casas do CDHU, já temos uma área para construção de moradias pelo Minha Casa Minha Vida e nós tivemos no dia 22, uma reunião com o prefeito em seu gabinete, que contou com a presença dos esportistas, onde foi anunciado que o município irá investir R$ 2,5 milhões na área de Esportes, com contrapartida de R$ 800 mil. Este investimento também tem a colaboração de deputados estaduais e federais”, comentou ela.

VEREADOR JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA (PT) 

O vereador João José de Oliveira (PT), o João Enfermeiro, falou durante a sessão sobre o problemas enfrentados na área de saúde com plantonistas na área pediátrica.

“A respeito da saída dos plantonistas pediatras da escala, quero dizer que também fico preocupado. A nossa população não pode ficar a mercê da falta de médicos. Pedimos que exista um consenso por parte da classe médica, da Santa Casa e da Secretaria de Saúde, para que se chegue a um acordo. São médicos já antigos de nossa cidade, que possuem respeito de nossos cidadãos”, comentou ele.

O parlamentear comentou sobre o transporte realizado por ambulâncias da prefeitura. “Lamento o ponto que chegou o transporte de pacientes dos setores de Saúde e residência. Peço também a atenção, para que nós vereadores possamos pedir através do Jorge que é responsável pelo setor, que deixe mais organizado, pois é com tristeza esta situação”, comentou ele.

O vereador João Enfermeiro falou sobre recursos destinados para a entidade ALAR. “Quero falar sobre este projeto da ALAR, que foi aprovado por esta Câmara Municipal. Mantive contato com o Gabriel e ele manifestou preocupação sobre a aprovação do projeto de lei. Graças a Deus foi aprovado e esta entidade terá um maior respaldo em seu trabalho”, comentou ele.

VEREADOR DR. CECÍLIO JOSÉ PRATES (PDT) 

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT), comentou durante a sessão que a atual situação da Saúde Pública em Guaíra está a beira de um colapso.

“Nós estamos a beira de um colapso na área de saúde do município. Já tivemos reunião com a ex-secretária de Saúde, a Vânia, e agora com o Wilker que é atual secretário de Saúde. O problema é maior do que os vereadores citaram aqui. Existe um Conselho Regional de Medicina que me impede de fazer a denúncia neste microfone enquanto não tivermos uma solução. Algumas reuniões já foram feitas, mas não tiveram resposta alguma. Por isto que os pediatras deixaram de fazer a cobertura de pediatria no Pronto Socorro Municipal. Mas, não são apenas os pediatras que estão nesta situação, é todo corpo clínico da Santa Casa. E, pasmem senhores. O corpo clínico da Santa Casa é composto por um anestesista, um cardiologista, um cirurgião geral, dois ortopedistas, três pediatras, três ginecologistas e obstetras e acho que é só. A saúde da população de Guaíra, para urgência, emergência e internações hospitalares está nas mãos destes profissionais. E, estes profissionais não estão tendo a devida atenção. O município joga o problema para a Santa Casa e o hospital joga o problema para a prefeitura. Nós vamos chegar num colapso. Porque, ninguém trabalha sem estar devidamente remunerado. Quero pedir a esta Casa de Leis que se inteire do que está acontecendo, para que nós tenhamos uma discussão  mais ampla. O problema é bem maior. O senhor Wilker, secretário de Saúde, se quer nos dá uma resposta. Apenas nos enviou uma carta nos intimidando, falando para os médicos de suas obrigações. Eu quero dizer que nós sabemos das nossas obrigações, pois jamais iremos deixar um munícipe passar por dificuldade”, comentou ele.

VEREADOR MARCO ANTONIO PUGLIESI (DEM) 

O vereador Marco Antônio Pugliesi (DEM) falou sobre durante a sessão ordinária sobre indicações e requerimentos apresentadas pelos vereadores na atual Legislatura.

“Estava analisado que nós vereadores apresentamos vários requerimentos. Já estamos no número 58 requerimentos. Desde o início destas reuniões, nós tivemos esta quantidade de requerimentos. Nós fazemos estes requerimentos, a secretária faz a leitura durante a sessão, mas a população não obtém resposta.  Acho que nós que fizemos os requerimentos, temos a obrigação de dar uma resposta para os cidadãos”, comentou Pugliesi.

O parlamentar também citou o problema enfrentado pela área de saúde do município. “Com relação a esta briga, ou a discussão entre médicos e prefeitura, não existe ganhadores, mas sim perdedores. E, infelizmente, quem é prejudicada é a nossa população. Hoje, o que nós vemos, a maquiagem adotada pelo PT, é a mesma do nazismo. Estão colocando em descrédito os nossos médicos, colocando a moral deles lá embaixo, trazendo médicos cubanos. Vocês sabem como funciona médico cubano na Venezuela? Eles recebem uma parte do salário, a outra fica retido pelo governo, para que eles não venha a desertar. Vocês acham que este nosso governo é democrático? Quer tanto defendeu a classe dos trabalhadores, agora vai apoiar um sistema de governo deste, que nada mais é do que, entra militar, entra PT”, comentou o vereador.

VEREADOR ANTÔNIO EURIPEDES DA SILVA, TOIN DO RAIO X (PSB)

O vereador Antônio Eurípedes da Silva, o Toin do Raio X (PSB), falou durante a sessão ordinária da visita realizada ao lado o prefeito Sérgio de Mello ao bairro rural São José do Albertópolis, o Guaritá.

“Quero agradecer a recepção dos moradores do bairro São José do Albertópolis, o Guaritá, pois estive lá no sábado com o prefeito Sérgio de Mello. Recebemos reivindicações dos moradores, como melhorias no campo de futebol que está danificado. Esta visita foi de grande importância e o prefeito fez este compromisso de realizar obras no campo de futebol”, comentou o vereador.

O parlamentar também comentou sobre o início da reforma do centro comunitário e quadra poliesportiva do bairro Dr. Fábio Talarico, a Cohab 1.

“Foram iniciadas as obras de reforma da quadra esportiva e do centro comunitário do bairro Cohab 1. Esta é uma indicação de minha autoria que está sendo atendida pelo prefeito. Fui morador do bairro por mais de 20 anos e tenho carinho muito grande por aqueles moradores. Quero agradecer ao prefeito Sérgio de Mello, ao secretário ade Esportes Serginho Sampaio e também ao Deputado Federal Arlindo Chináglia que destinou emenda de R$ 100 mil para esta obra, com contrapartida de R$ 40 mil da prefeitura”,comentou o vereador.

O vereador Toin do Raio X falou sobre a conquista de uma motoniveladora pela atual administração. “Nós conquistamos uma motoniveladora e uma retroescavadeira. Quero parabenizar ao nosso prefeito por mais esta conquista em favor da cidade. Tenho também que mandar um abraço para meus amigos das usinas e dizer que esta cadeira não pertence a mim, mas sim a população e que nestes quatro anos, irei honrá-la”, comentou o vereador.

VEREADOR JOSÉ RENATO TAVARES (PSB) 

O vereador José Renato Tavares (PSB), falou durante a sessão da Câmara sobre a necessidade de um programa  de reforma de moradias de famílias carentes.

“Quero falar sobre reforma de moradias de famílias carentes. Nós que andamos nos bairros, verificamos pessoas que possuem casas em situação precária e não conseguem melhorar suas moradias. Então, este projeto de lei, que já foi votado, para favorecer estas famílias carentes, é muito importante. Eu conheço seis famílias e devemos solicitar do serviço Social para que faça uma visita e analise esta necessidade”, comentou ele.

José Renato também comentou sobre reivindicação do prefeito Sérgio de Mello junto ao DER para duplicação do Acesso 3. “O prefeito Sérgio de Mello esteve no DER onde protocolou uma solicitação para duplicação daquele acesso, do posto Jataí até a antiga Comove. Com certeza, com este ofício, o pessoal do DER vai olhar com carinho. Nós necessitamos daquela duplicação, porque existe um trânsito intenso naquele local”, comentou ele.

O parlamentar também citou herança herdada pela atual administração. “O prefeito não irá agradar todo mundo. Ele está trabalhando com um orçamento do ex-prefeito. Na maioria das vezes só não vê quem não quer. Nestes últimos 8 meses, o Sérgio tem conquistado muitos recursos, tanto que  na área de Esportes são mais de R$ 2,5 milhões, temos a UPA já conquistada. Nós temos buscar mais médicos, dando sempre prioridade para os médicos que aqui residem. Está na Constituição, a Saúde é um direito de todos. O prefeito ganhou mais de R$ 7 milhões da FUNASA para resolver os problemas das lagoas de estabilização e comprou o terreno para construir as casas. Pegamos uma herança, com buraco, dengue, no caso das ambulância, elas estão com mais de 400 quilômetros rodados. Já está precisando trocar e devemos correr atrás de deputados para conquistar mais ambulâncias”, disse ele.

VEREADOR ANTÔNIO DE JESUS MARQUES, TAPICIRICA (PSD) 

O vereador Antônio de Jesus Marques, o Tapicirica (PSD), comentou durante a sessão ordinária sobre a saúde pública do município.

“Pelo que eu ano, a saúde está feia sim. Está mais feia do que os médicos pensam. Arrumaram um secretário de Saúde, que é um menino muito bom, mas precisa dar autonomia para ele. Ele vai nos lugares, e você acha que ele tem voz ativa para decidir? Não tem! É igual administrado de fazenda, o patrão fala para fazer, tem que fazer. Menino bom, mas vai fazer o que?”, disse ele.

O parlamentar também aconselhou o prefeito. “Guaíra está numa situação tão difícil. O senhor prefeito, se quiser escutar um conselho, que ele fique uma semana sem fazer nada e pensar bem no que ele tem que fazer para melhorar sua administração. Porque, ele andando de lá para cá, não dá tempo dele pensar. A hora que ele ficar uma semana fora, mete o pé no balde, manda sumir da administração, ou trabalha certo ou procura um rumo. Ele tinha até o mês de junho para endireitar e não conseguiu”, comentou ele.

Tapicirica comentou sobre a realização da festa do peão. “Recebi o convite do Sindicato Rural sobre a festa do peão. O José Eduardo foi vereador desta Casa de Leis e um vereador muito bom. Graças a ele que teremos a festa do peão que o povo tanto gosta. O convite veio pelo presidente do Sindicato. O prefeito está catando carona nesta festa do peão. Se não fosse o José Eduardo, não teria festa do peão. Agora, o senhor prefeito, se ele não tinha dinheiro para fazer também. Guaíra também está de parabéns, pois tem um presidente do Sindicato que lembrou da população”, comentou ele.

VEREADOR JOSÉ NATAL PEREIRA (PSDB)

O vereador José Natal Pereira (PSDB) falou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal sobre a conquista de uma unidade da ETEC (escola técnica) para Guaíra.

“Eu estava no escritório do deputado estadual Roberto Engler e a secretária de Educação me telefonou para falar sobre nosso questionamento sobre a ETEC. Informei ela que estava no escritório do deputado para obter informações do primeiro passo para instalação desta escola técnica. O primeiro passo foi dado. Repassei a ela que necessitamos de um prédio e agora estará encaminhando ao prefeito para nos dar uma resposta. Eu acredito que a primeira opção seria alugar um prédio para instalar esta ETEC, como por exemplo o da escola Soares Oliveira. O Deputado solicitou agilidade, para que no próximo ano possamos iniciar as atividades da ETEC. Vamos aguardar esta resposta do prefeito”, comentou o parlamentar.

 Outro assunto abordado pelo vereador foi em relação a situação das ambulâncias da área de saúde municipal. “Prefeito nenhum recebeu no início de seu governo ambulâncias novas de seu antecessor. Quando o José Carlos entrou, as ambulâncias também estavam danificadas. Nós conquistamos algumas ambulâncias e amenizou o problema. Existe uma verba para uma ambulância, entorno de R$ 80 mil, do nosso deputado Roberto Engler, que irá auxiliar. Mas, é importante ressaltar que nunca um prefeito entrou com ambulância nova”, disse  José Natal.

VEREADOR E PRESIDENTE JOSÉ MENDONÇA (PDT)

O vereador e presidente da Câmara, José Mendonça (PDT), falou durante a sessão da Câmara sobre a instalação de câmeras de segurança.

“Fiz mais uma vez pedido de informações sobre as câmeras de segurança. Quero saber se o prefeito fez uma comissão para apurar possíveis irregularidades. E, o trabalho desta comissão tem que ser  no máximo 90 dias. Quero saber se o ex-prefeito superfaturou, se não comprou os equipamentos corretos, pois ele vai ter que pagar. O munícipe não vai pagar por isso. Foi gasto R$ 1 milhão na compra destes equipamentos que estão em uma sala sem uso. Se o prefeito não tomar uma atitude nós vamos para o Ministério Público. Vamos instalar as câmeras, pois nossa cidade está precisando. Agora, se o atual prefeito achar que tem irregularidade, que acione o ex-prefeito, que já me disse que se tiver algo errado, que responda por isto. Mas, precisamos de uma resposta sobre as câmeras de segurança”, comentou ele.

O presidente da Casa de Leis também comentou sobre problemas enfrentados pelo problema. “Espero também que a atual administração resolva este impasse com os médicos de nossa cidade. O Governo Federal está importando médicos e nós não valorizamos os nossos, isto é um absurdo. Infelizmente, o brasileiro é cobaia. E, a presidente do Brasil, ainda bate palma, é uma lástima”, afirmou José Mendonça.