A informação foi repassada pelo enfermeiro e vereador João José de Oliveira. Nesta sexta-feira, ambulatório de especialidades estará oferecendo teste rápido de hepatite

O vereador e enfermeiro João José de Oliveira orienta sobre hepatite

Neste dia 28 de julho, será comemorado o Dia Mundial de luta contra hepatites virais. Guaíra realizará ação com exames e orientações sobre a doença.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doença silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tortura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Hepatite A: é uma doença contagiosa, causada pelo vírus a (VHA). Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados. Os sintomas mais frequentes são: pele e olhos amarelados, urina escura e fezes clara. O diagnóstico é realizado através de exames de sangue e a melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de saneamento básico e higiene.

Hepatite B: doença infecciosa causada pelo vírus B (HBV). Como vírus de hepatite B pode estar presente no sangue, no esperma e no leite materno, é considerada uma doença sexualmente transmissível. A maioria dos casos dessa doença não apresenta sintoma. O diagnóstico é realizado através do exame de sangue. E as melhores formas de se evitar essa doença são: relação sexual com camisinha, não compartilhar seringas, agulhas e cachimbo (uso de drogas), não compartilhar lâmina de barbear ou depilar, escova de dente, alicate de unha, material para confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Hepatite C: doença infecciosa causada pelo vírus C (HCV). Assim como vírus da hepatite B está presente no sangue. A maioria dos casos infectados também não apresenta sintoma. As maiores causas da infecção são: transfusão de sangue, compartilhar material para uso de droga, compartilhar material de higiene pessoal, alicates de unha, sexo sem camisinha com pessoa infectada

AÇÃO SERÁ DESENVOLVIDA EM GUAÍRA

Hoje existem 200 milhões de pessoas no mundo infectadas pelo vírus da Hepatite C. No Brasil, esse número é de aproximadamente 3,2 milhões de pessoas.

O vereador e enfermeiro da área de Saúde do município, João José de Oliveira, o João Enfermeiro, informou que uma ação contra a Hepatite será realizada em Guaíra, neste dia 26 de julho, sexta-feira, das 8 ás 11 horas, no Laboratório de Especialidades, que fica ao lado da Santa Casa.

A equipe de enfermagem estará realizando teste rápido de Hepatite C gratuitamente, além de orientações sobre as hepatites virais.

O vereador João Enfermeiro convida a população para fazer o exame. “Quero convidar todos os cidadãos para realizar o exame rápido nesta próxima sexta-feira. A prevenção ainda é melhor remédio contra muitas doenças”, comentou ele.