Confira os principais trechos dos pronunciamentos dos vereadores durante a primeira sessão ordinária do mês de junho

VEREADOR JOSÉ REGINALDO MORETI (PSDB) 

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) falou durante a sessão da Câmara Municipal da última terça-feira, dia 11, sobre a preservação do meio ambiente.

“Quero falar um pouco sobre a p  reservação do meio ambiente. Estive participando na escola Enoch Garcia Leal de uma atividade na semana do meio ambiente. Os alunos explicaram sobre a preservação do meio ambiente e os animais que correm risco de extinção. Está de parabéns a escola Enoch por esta iniciativa. Se você levasse um litro de leite, você ganhava mudas de árvores frutíferas. Eu peguei duas mudas de goiaba e na semana do meio ambiente estive na área de preservação ambiental do bairro Vivendas e plantei estas mudas no local”, comentou o vereador.

Outro assunto abordado pelo vereador foi as reclamações em relação ao trabalho desenvolvido pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

“Fico preocupado em relação as reclamações que estamos tendo em relação ao trabalho da CPFL. Um exemplo é o bairro Dr. Fábio Talarico, a Cohab 1, onde existem postes de madeira que estão podres, oferecendo risco para os moradores. É obrigação da CPFL fazer a substituição destes postes, porque com um vendaval eles podem até cair e gerar danos nas residências. Peço providências urgentes”, disse o vereador.

Moreti  também agradecer a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra que lhe enviou dados referentes a situação financeira do hospital. “Quero agradecer a provedoria na pessoa do Dr. Edvaldo Botelho Muniz que enviou o relatório financeiro da entidade para esta Câmara, atendendo um pedido deste vereador. Agora, temos como analisar a atual dívida da Santa Casa”, comentou o vereador.

VEREADOR DRA ANA BEATRIZ COSCRATO JUNQUEIRA (PSDB) 

A vereadora Dra Ana Beatriz Coscrato Junqueira (PSDB), a Dra Bia Junqueira, falou durante a última sessão da Câmara sobre a situação de abandono da praça do bairro Nossa Senhora Aparecida.

“Nós recebemos uma solicitação de moradores e estivemos na  praça do bairro Nossa Senhora Aparecida. Verificamos que o banheiro está todo depredado e a praça sem manutenção. Na administração anterior, foram realizadas algumas melhorias, inclusive com a cobertura das quadras. Está faltando manutenção, fiscalização e limpeza no local. Espero que o prefeito passe por lá, dê uma atenção para a praça”, comentou ele.

A parlamentar também falou sobre a distribuição de chaves da papelão com a proposta de construção de casas populares. A vereadora Dra Bia Junqueira, inclusive, apresentou um modelo de chave que foi usada durante a campanha eleitoral pelo atual prefeito.

“Depois a última sessão eu fui procurada em meu escritório por outras pessoas e agora com mais intensidade. Me levaram esta chave de papelão e perguntaram que medida eu iria tomar. Eu não prometi casa, então não irei tomar medida alguma. O presidente já colocou esta Câmara  à disposição daquelas pessoas que receberam estas chaves como promessa de ganhar as casas. Porque hoje eles falam que estas chaves é um símbolo de campanha, mas na época era promessa.  Se você se sentiu prejudicado, deve procurar pela Câmara ou o Ministério Público e dar seu depoimento. Não adianta ficar em casa, acreditando que esta chave lhe dará o direito a uma casa, o que não é verdade”, frisou a vereadora.

Outro assunto abordado pela vereadora foi a falta de medicamentos na área de Saúde do município. Segundo ela,  ela recebeu reclamação de munícipes que informaram na Unidade de Saúde do Vivendas, estava faltando medicamentos. “Na USF do Vivendas estava faltando medicamentos, como Dr amim, fitas para diabéticos, pomada para assadura de crianças. Não sei se foi por causa da sessão, mas hoje, obtive a informação de que estes medicamentos já estão disponíveis”, disse.

VEREADOR MÁRIO CARLOS NOGUEIRA NETO (PSDB) 

O vereador Mário Carlos Nogueira Neto (PSDB), o Netinho Nogueira, falou durante a última sessão da Câmara sobre recursos conquistados junto ao Governo do Estado para melhorias na mata do bairro Residencial Taís.

“Conversando com a administração municipal, tive o prazer de saber que através do Vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, ele conquistou R$ 350 mil em verbas do Estado para a recuperação da mata do residencial Thais. Será feito um paisagismo e um urbanismo naquela mata, transformando em parque ecológico. Quero parabenizar o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e ao vice-prefeito Denir pelo trabalho”, frisou Neto Nogueira.

O parlamentar também comentou sobre a licitação realizada pela prefeitura para o transporte de alunos universitários.

“Quero comentar sobre a licitação do transporte universitário. Tenho o direito de falar, porque fui o único vereador que participei de todo o processo de licitação. Quero parabenizar o senhor Sebastião Vancin pelo trabalho realizado. Apenas uma empresa participou que foi a ganhadora da licitação. Ganhou por valor menor do que a da administração anterior. Isto eu bato no peio e defendo a pessoa do senhor Sebastião Vancin. A empresa era única, o valor era alto e o senhor Sebastião Vancin conseguiu baixar o valor até ficar mais barato. Eu estava la, parabenizo o Sebastião Vancin, pois ele fez o que devia ser feito. Agora, cabe aos estudantes, a AEG, cobrar a qualidade do serviço da empresa que foi contratada”, disse o parlamentar.

VEREADORA MARIA APARECIDA SILVA ARMANI (PT), A CIDA ARMANI 

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, falou durante a última sessão da Câmara Municipal, sobre o retorno da vacinação anti rábica em animais.

“Quero falar a respeito da vacinação anti rábica que graças a Deus voltou. Nós ficamos dois anos sem a vacinação, porque a secretaria de Estado cortou devido a óbito de animal. E, este ano, será retornada a vacinação dos animais de rua e os domésticos. A nossa veterinária, a Lessiana, irá aproveitar esta vacinação, para colocar um chip nos animais. Com isso, os cães e gatos serão cadastrados pelo setor de zoonoses  e caso seja encontrado na rua, será possível encontrar o proprietário do animal. Eu acredito que será um bom trabalho, pois haverá controle dos animais em nossa cidade”, comentou a vereadora.

Outro assunto abordado pela parlamentar foi a realização dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), realizado na cidade de Franca. “No dia 5 saiu uma delegação de Guaíra para participar dos Jogos Regionais do Idoso. Teremos cinco atletas que vão representar a nossa cidade nos Jogos Estaduais do Idoso. Eles representaram muito bem a nossa cidade e com isso quero dar os parabéns para o nosso coordenador de Esportes, Serginho Sampaio, que está dando toda atenção para as modalidades e categorias esportivas de nossa cidade”, disse ela.

A vereadora voltou a citar as reclamações relacionadas ao serviços prestados pela CPFL em Guaíra. “Na sessão passada eu comentei sobre a CPFL. Falei com nosso assessor, o Dr. Heber, e ele me informou que já foi feita uma indicação para a realização de uma audiência pública com diretores da CPL, mas não obteve resposta. O prefeito não está de braços cruzados, pois está tentando fazer alguma coisa e até hoje nós não conseguimos. Não vamos ficar calados, continuaremos cobrando, pois pagamos em dia as nossas contas”, disse a vereadora.

VEREADORA SUSETE COSTA BARINI (PT) 

A vereadora Susete Costa Barini (PT), falou durante a sessão da Câmara Municipal da última terça-feira, dia 11, da realização da Conferência Municipal do Meio Ambiente.

“No dia 28 de maio, nós tivemos na Casa de Cultura a realização da Conferência Municipal do Meio Ambiente. No dia 5 de junho nós comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e no dia 3 de junho, comemoramos 11 anos da ECO-92. Para todas estas comemorações da Semana  Mundial do Meio Ambiente, a rede municipal de ensino fez várias visitas e atividades programadas, através da Secretaria da Educação, DEÁGUA, zoológico e secretaria do Meio Ambiente. A escola Enoch também realizou a 1ª semana do Meio Ambiente reunião alunos do 8º e 9º anos. Foram várias ações. Este projeto é uma iniciativa do professor mediador Eduardo Gomes Neto e do Cabo da Polícia Ambiental,  Eduardo Paula Souza de Oliveira. Eu quero parabenizar os dois pelo belíssimo trabalho realizado. Em nome do professor Eduardo, parabenizar todos os demais professores da escola Enoch, bem como a diretora da escola, a Sandra Raquel da Silva Menino Azevedo. Foi realizada a exposição de animais que correm risco de extinção no dia 5 de junho na praça São Sebastião, com distribuição de mudas de árvores frutíferas. Na sexta-feira, no dia 7 de junho, os nossos jovens dos 8º e 9º anos, foram recebidos pelo prefeito Sérgio de Mello em seu gabinete e apresentaram o projeto de preservação ambiental”, comentou Susete.

A parlamentar também falou sobre sua indicação onde sugere ao Poder Executivo ações que possam garantir a contratação de mão de obra guairense na construção das casas populares. “Fiz uma indicação, onde peço ao prefeito a adoção de mecanismos para garantir e assegurar a contratação do maior número de guairenses, na implantação e execução dos projetos habitacionais. Esta ação visa estimular e valorizar o trabalhador guairense da construção civil, reduzindo o desemprego e visando a promoção do desenvolvimento econômico e social de nosso município”, frisou ela.

VEREADOR JOSÉ RENATO TAVARES (PSB) 

O vereador e líder do governo na Câmara, José Renato Tavares (PSB), falou durante a sessão ordinária da Câmara sobre sua viagem a São Paulo onde esteve reunido com o Deputado Estadual Ed Thomas, que pertence ao seu partido político.

“Sobre a viagem a São Paulo, estive acompanhado do vereador Toin do Raio X. Estivemos na Assembleia Legislativa onde nos reunimos com o Deputado Ed Thomas. Fomos muito bem recebidos e o importante a ressaltar é que ele deu um sinal verdade que vai sim trabalhar para trazer recurso para a nossa cidade, como R$ 100 mil para a entidade APAE. Será o ponto inicial para que a entidade construa a sua quadra esportiva. Também solicitamos recursos de R$ 50 mil para a nossa Santa Casa. Vamos aguardar e cobrar o deputado”, disse ele.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a situação de casas que foram financiadas através da Cohab de Bauru.

“Tenho uma reunião na próxima semana na Cohab de Bauru. Muitas pessoas estão me procurando, porque existem casas, como a do Aniceto e do Dr. Fábio Talarico (cohab 1), que já foram quitadas, mas os moradores ainda não receberam seus documentos. Então, vou estar indo a Bauru para fazer esta reivindicação”, comentou o vereador.

O vereador José Renato Tavares também cobrou uma ação da CPFL em relação a substituição de postes de energia elétrica que estão danificados. “Na última legislatura eu fiz esta cobrança  em relação a CPFL. Existem bairros, como a Cohab 1, onde os postes estão seguros pelos fios de energia elétrica. Realmente, é um perigo  muito grande para os moradores. Então, nós temos sim que continuar cobrando a CPFL para que solucione este problema”, comentou ele.

VEREADOR ANTÔNIO DE JESUS MARQUES (PSB), O TAPICIRICA

O vereador Antônio de Jesus Marques, o Tapiricira, falou durante a última sessão da Câmara sobre a limpeza do terreno de uma empresa desativada na rua 02, entre as avenidas 7 e 9, região da baixada.

“Vou novamente pedir, pois espero que o senhor prefeito que naquela empresa desativada na baixada, existe grande quantidade de mato e criadouros do mosquito da dengue. Estes dias, estive lá novamente, depois que a matéria foi publicada no jornal. Encontrei o Tico, ficamos conversando e me chega lá uma pessoa do SUCEN querendo alterar a voz comigo, que eu deveria ter procurado a Secretaria de Saúde e não falar do prefeito nesta Casa. Primeiramente, aqui é o lugar da gente falar das coisas erradas ao prefeito. Eu disse para ele que não queria saber quem trabalha SUCEN tenho que cobrar é o prefeito, para que o trabalho possa ser feito”, comentou ele.

O parlamentar voltou a cobrar providências do Poder Executivo em relação a existência de lixão nas proximidades da avenida Lions Clube.

“Em relação ao segundo lixão existente na avenida Lions Clube. Os funcionários estiveram lá, limpara, e tudo bem. Mas, gostaria que o senhor prefeito colocasse umas caçambas naquele local, porque o lixão está continuando, só que agora na nova alça oeste, que fica próximo a fazenda do Sakai. Agora, estão mudando o lixão para lá. Deveriam colocar as caçambas naquele loca, porque acabam jogando no chão. O carreteiro disse que leva o entulho naquele buraco lá na balança, mas depois o animal não consegue subir. Assim, fica difícil”, comentou Tapicirica.

VEREADOR JOSÉ NATAL PEREIRA (PSDB) 

O vereador José Natal Pereira (PSDB) falou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal sobre a votação de seu projeto de Emenda a Lei Orgânica que determina a publicação da relação de cargos comissionados da prefeitura e Câmara, com seus respectivos salários.

“Quero agradecer a primeira votação da emenda à Lei Orgânica. Isto será de grande importância para a nossa população, pois estaremos informando a população como procede a administração municipal”, comentou ele.

Outro assunto abordado pelo vereador foi em relação a área Cultural do município. “Eu me sinto enganado. Acho que todos os vereadores estamos sendo enganados, porque aprovamos um projeto da área Cultural. Estou com um requerimento e estarei protocolando, para que ele responda alguns questionamentos. Quando foi para aprovar este projeto, alguns funcionários da Casa de Cultura vieram aqui juntamente com a Coordenadora de Cultura e afirmaram que o pessoal de Guaíra iria conseguir trabalhar, mas infelizmente, está acontecendo o contrário. No passado existiam 14 pessoas, entre professores, educadores, todos de Guaíra. Hoje, contrataram 10 pessoas. Nós temos uma lista de contratação que nos foi fornecida de 32 pessoas. Destas 32, 21 pessoas vieram de São José do Rio Preto e de Barretos. É dinheiro público, R$ 300 mil por ano, mais R$ 100 mil deste Santuário das Artes. Outra coisa, estes funcionários trabalhavam 14 horas por semana e hoje são 6 horas por semana, ou seja, não darão sustentação para os alunos. Mas, o requerimento está indo amanhã e quando tivermos a resposta exata, eu irei apresentar aqui. Mas, eu me sinto enganado”, frisou o vereador.

VEREADOR JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA (PT)

O vereador João José de Oliveira (PT), o João Enfermeiro, falou durante a sessão da Câmara sobre participação de reunião do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (COMAM).

“No dia 5 de junho eu juntamente com as vereadoras Suste e Cida Armani estiveram participando do Congresso de Municípios do COMAM, que é composto por 30 municípios, incluindo Guaíra. Estiveram presentes várias autoridades, bem como a Secretária de Justiça, de Defesa e Cidadania, a Dra Eloisa Arruda, que relatou a implantação  do serviço de CAPS em todo o Estado, para usuários de álcool e drogas, e o Cartão Recomeço para dependentes químicos que necessitam de internação  e não possuem recursos para tal”, comentou o vereador.

O parlamentar também citou a realização da Semana do Meio Ambiente em Guaíra. “No dia 7 de junho, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, onde participei de algumas ações. Houve uma integração entre o comando da Polícia Ambiental, o Departamento do Meio Ambiente, Secretaria da Educação, DEÁGUA e Zoológico Municipal. Foi oferecido aos estudantes da rede pública noções de preservação do meio ambiente. Os alunos também acompanharam a destinação correta do lixo, o tratamento de água, bem como tratamento oferecido aos animais no Zoológico Municipal. A veterinária Lessiana explanou que nosso zoológico serve como um abrigo para animais que necessitam de tratamento adequado”, disse ele.

Outro assunto abordado foi a implantação do CAPS 2 em Guaíra. “O prefeito Sérgio de Mello está pleiteando a implantação do CAPS 2, que é o Centro de Atenção Psicossocial, pois ai sim teremos recursos de R$ 36 mil mensal. Assim com a implantação da UPA, pois o nosso pronto socorro municipal não tem condições, teremos verbas de mais de R$ 160 mil mensal, que dará para sanar despesas e pagamentos de médicos”, finalizou ele.

VEREADOR DR. CECÍLIO JOSÉ PRATES (PSDB)

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) faltou durante a sessão da Câmara Municipal sobre a construção de casas populares pela atual administração.

“Graças a Deus agora vão ser construídas casas populares. Esta história das chaves, não vamos nos iludir, isto é campanha política. Ninguém aqui é bobo. Não adianta querer rebater este assunto, isto é verdade. Agora, quem ganhou a chave e achou que foi ludibriado, tem que procurar esta Câmara, o Ministério Público ou até a Delegacia de Polícia e denunciar. Ou encerra este assunto, porque vamos ficar aqui falando desta chave de papel e não vai virar nada”,  comentou ele.

O parlamentar também comentou sobre o estudo habitacional realizado pela administração anterior., “Na administração anterior, do prefeito José Carlos Augusto, realizaram um estudo, que se chama Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. Estive aqui em três audiências e na última, para meu espanto, daquelas 4 mil pessoas que haviam realizado a inscrição, foi falado aqui naquele plano, que apenas 400 pessoas estavam com a documentação correta e poderiam receber uma casa seja da CDHU, do Minha Casa Minha Vida. E, não se engane, ninguém dá casa para ninguém, pois esta casa é vendida, pois você paga prestações”, disse Dr. Cecílio.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a doação do prédio para implantação de uma faculdade em Guaíra. “Faz um ano e meio que estou falando sobre a faculdade. Nós fizemos a doação daquele prédio da Incubadora. Era para ser entregue o prédio para a gestora da faculdade em junho do ano passado. Ai fizemos mais uma dotação orçamentária para terminar em dezembro e não terminou. Parece que vão entregar as chaves do prédio aos professor Miranda, e a obra ainda não está concluída. Nem o que foi prometido aqui em lei, não está concluída. Quero pedir ao líder d prfeito que peça ao chefe de Obras,  José Eduardo Mielli que não entregue as chaves do prédio antes de fazer um laudo do que foi feito de obra naquele local. E, o porque que não foi concluída como foi feita em doação. Eu estou com vergonha daquilo lá e não sei o que mais dizer ao professor Miranda. O MEC está  para vir aqui em Guaíra para avaliar as condições do prédio e se estiver daquele jeito, iremos perder a faculdade. O serviço de vereador nós fizemos, até mais do necessário”, comentou ele.

Dr. Cecílio também parabenizou o Lions Clube pela comemoração dos 40 anos de atividade no município.

VEREADOR MARCO ANTÔNIO PUGLIESI (DEM) 

O vereador Marco Antônio Pugliesi (DEM) falou durante a sessão da Câmara sobre o desarmamento da Guarda Civil Municipal.

“Fui no Cartório Eleitoral pegar as novas diretrizes e estava reparando a segurança particular que lá fica, todos armados. E, fiquei pensando, e a nossa Guarda Civil Municipal desarmada. Agora quem será quem tem mais preparo para andar armado e fazer segurança para os cidadãos de bem. Desde a última vez que fui vereador, era uma PEC sobre o desarmamento das Guardas Municipais e sempre fui contra. A Guarda tem competência, além disto são todos moradores de Guaíra e conhecem os nossos problemas”, comentou ele.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a Santa Casa. “O vereador Moreti pediu informações sobre a dívida da nossa Santa Casa. Chegou hoje, recebeu durante a sessão. Eu pedi a folha de pagamento da nossa Santa Casa até maio. O que eu ouvi era que a dívida do nosso hospital era muito grande e estamos ouvindo que existem muitos empregos sendo criados. Eu fico pensando, uma firma particular, se está em débito, se deve, não contrata. Ajusta-se, ou demite-se. A nossa Santa Casa está ao contrário. A dívida, estava olhando, uma dívida de R$ 1 milhão, sendo que deste valor, R$ 390 mil são investimentos a longo prazo, de 20 meses, 60 meses. A dívida real é de R$ 693 mil”, disse ele.

Sobre o transporte universitário, o vereador Marco Pugliesi comentou que não tinha dúvida de quem ganharia a licitação. “Sobre a licitação do transporte universitário quero dizer que há mais ou menos um mês atrás, eu disse quem ganharia a licitação. Eu não tinha dúvida disto. Quando eu fui vereador, foi a mesma empresa e aconteceu a mesma coisa. Sobre a lisura da licitação, eu não tenho dúvida. Naquela época era o senhor Paulinho e hoje é o senhor Vancim neste setor e são pessoas de bem. Mas, pelo que eu vi, o presidente leu, acho que ele não pode participar, devido a requerimentos que foram feitos e a empresa não estava enquadrada. É algo para ser discutida”, disse Pugliesi.

VEREADOR E PRESIDENTE JOSÉ MENDONÇA (PDT) 

O vereador e presidente da Câmara Municipal, José Mendonça (PDT), encerrou a sessão da Câmara Municipal falando sobre a polêmica das chaves de papelão.

“Não sou oposição ou situação, eu sou a população de Guaíra. Cansei de dizer que eu e o Dr. Cecílio somos a terceira via. Nós trabalhos pela população. Não vou cansar de cobrar e fazer o papel do vereador. Na administração passada, o vereador José Renato, ele era junto comigo, com o Dr. Cecílio e outros vereadores era um dos mais ferrenhos críticos contra o governo. Já nos primeiros meses, ele estava cobrando,  estava certinho. Não venha me dizer que devemos ter paciência, pois foram 161 dias e nós temos que cobrar, pois é nossa obrigação. Não vou esquentar cadeira não, vou cumprir com minha obrigação”, comentou ele.

O parlamentar também comentou que estará trabalhando pelos mais carentes. “É terrível quando uma pessoa tem pouco esclarecimento, tem poucas condições, ela tem medo, pois se denunciar ela perde o direito da casa. O Dr. Cecílio disse sobre as 4 mil inscrições e  foi feito um levantamento sobre etas pessoas e 1800 cidadãos já tinham conquistado a casa e venderam. Então, estas 1800 pessoas já estão fora, pois é a lei. Não é o prefeito, não é a Câmara, é a lei. E as pessoas que restaram, infelizmente, eram apenas 400 que estavam com as documentações corretas, em condições de receber as casas. Estas pessoas precisam devem começar a preparar as documentações, para que possam estar aptas para receber as casas”, disse ele.

O presidente da Casa de Leis disse que as pessoas que se sentiram enganadas com a entrega das chaves de papelão podem procurar pela Casa de Leis para fazer a denúncia por escrito.