Ouça:

RESENHA DA CAMARA 27-11-2012

Leia:

Vereador José Antonio Lopes (PSB)

O vereador Jose Antonio Lopes, parabenizou o artigo de autoria de Sidnei Ferreira, falou sobre os acidentes envolvendo guairenses, e comentou sobre a repercussão na imprensa em relação ao salário do futuro prefeito.

“Primeiramente quero parabenizar o Sidnei Ferreira, que ele está aqui em nosso meio, pela coragem em escrever, por posicionar e incentivar os jovens, a população de Guaíra á participar da política, primeiro pelas palavras, pelo seu ato de enaltecer nossa querida Guaíra onde ele tem muita razão, nossos prefeitos, todos que passaram deram sua contribuição, todos, dentro dá quilo que era possível fizeram o que era melhor. Parabéns Sidnei.

Esses dias em que nós passamos por aqui, nós tivemos algumas noticias ruins, perdemos jovens acidentados em um acidente de moto e de carro, no barro Aniceto, Tonico Garcia Pereira Lelis, jovem de 25 anos, cheio de saúde e vida, gente finíssima, perdemos o médico Dr. João Carlos em um acidente de transito, e a gente fica triste, por que, alem da perca de um médico, perdemos um cidadão um guairense, e com certeza vai fazer muita falta para nós que era um ótimo cirurgião, mas para a família do Dr. João Carlos, eu deixo aqui a nossas condolências, e dizer que ele foi e é importante para o nosso município, ex secretario da saúde, trabalhou, ajudou, fez a sua parte em nosso município, então o que nós realmente sentimos é a perca de um grande profissional e de um grande pai de família.

Também pedi para falar um pouquinho antes, para vocês terem ideia do dia em que a Antonieta veio aqui, Moretti, Renato e Zé Renato, estavam os três aqui? Eu quero agradecer pessoalmente, mesmo por que, eu não estava aqui, o Dr. Heber concedeu entrevista para a Globo, eu estava no Hospital do Câncer tomando medicamento, voltei hoje, volto quinta feira, mas ontem estava aqui a Record e eu vim pessoalmente, prefiro que a critica venha a mim, que não fui candidato a vereador, não vou ser, mas vou cumprir o meu mandato, seja com nossos companheiros, amigos e colegas de câmara. Deixa a Record falar o que eles quiserem, faça o sensacionalismo que eles quiser, por que primeiro que nós fizemos tudo dentro da lei, não tem nada errado.”

Vereadora Maurília dos Santos Rodrigues Landim (PDT)

A vereadora Marília Landim, comentou sobre a lei orçamentária para 2013 e falou também sobre os seus projetos e trabalhos durante o seu mandato.

“Seguindo aqui com o nosso trabalho eu vi aqui os nove vereadores que estão em prioridades, nós votamos aqui o orçamento á alguns dias atrás. Gostaria primeiramente de dar as boas vindas aos dois vereadores Tonho do Raio X e ao Neto Nogueira, e vocês vão fazer parte junto com os vereadores eleitos, eu não tive a oportunidade de ser eleita, mas que todos os vereadores possa estar acompanhando o que é prioridade, nós sabemos que 100 milhões, nós sabemos que hoje, vocês a população guairense vê qual é a prioridade.

Primeiro lugar Moradias, realmente, nós sabemos que infelizmente Guaíra, eu tenho andado pela região e Guaíra é o lugar em que o aluguel é o mais caro da região, com uma inflação de aluguel mais caro, nós sabemos que o guairense precisa de moradia.

Segundo Lugar é a Saúde, que possa ser investido mais dinheiro na saúde, eu tenho certeza que vocês que vão continuar, gente pensem mais também, eu vejo, nossa…como vereador, até dia 31 sou vereadora e a nós vemos a população se tratando, falando em medicamentos, por que não funcionar a farmacinha 24 hrs? Eu propus isso na minha campanha, vamos pensar prefeito Sergio de Mello, tomara que pense com carinho.

Terceiro lugar é a questão do transito, eu assumi a câmara e pedi ao prefeito José Carlos Augusto, que encaminhasse um engenheiro de trafego, nós sabemos que infelizmente o transito em Guaíra está difícil, também que possamos ai, prefeito Sergio de Mello possa olhar pelo transito. Então assim, nós queremos desejar boa sorte ao prefeito Sergio, aos vereadores eleitos e que dê continuidade a este trabalho que é visar o bem da população.

Um trabalho dessa vereadora também, eu bati muito aqui e pedi, e hoje eu até tive vereadores e cidadãos guairenses, contato com algumas mulheres sobre a questão do cartão cidadão sobre as cestas básicas, nós sabemos que infelizmente muitas pessoas desempregadas, eu mesmo como vereadora eu consegui para Guaíra uma frente de trabalho pelo governo do estado, nós conseguimos 70 vagas para Guaíra, eu fico feliz quando eu passo e vejo aquelas pessoas que consegui através dessa vereadora hoje estar defendendo o seu trabalho, então assim, são trabalhos que eu fiz e consegui para Guaíra então é uma luta que a gente faz, todos os vereadores que estão aqui, eu tenho certeza que fazem os seus trabalhos e dá segmento.”

Vereador José Mendonça (PDT)

O vereador José Mendonça, falou sobre o titulo de cidadão guairense a Eli Norberto, comentou sobre a implantação de câmeras de segurança e a necessidade de uma zona azul.

“Foi realizada aqui na Câmara Municipal na última sexta feira (23), mais uma homenagem a uma pessoa que veio de fora, e reside aqui em nossa cidade há 23 anos, o Eli Norberto Ferreira, foi agraciado com o titulo de cidadão guairense, muito justo e foi uma belíssima homenagem para uma pessoa que realmente merecia, ao Eli, parabéns, e ele já é guairense e é mais guairense do que muitos que moram aqui, sempre lutou com os menos favorecidos, sempre contribuiu com todas as entidades do nosso município, faz parte da sogube, da santa casa, do APAE, então é uma pessoa que realmente ele é guairense e que mostra pra todos nós como é que devemos proceder, trabalha muitas vezes, mas que algumas pessoas aqui de Guaíra, então queria parabeniza-lo, fiquei muito feliz por ele ter recebido esse titulo de cidadão.

Fico feliz também senhor presidente, e espero que instale essas câmeras de segurança que já estão sendo instaladas, mas que o prefeito José Carlos acabe de instalar todas essas câmeras na entrada da cidade, em frente às escolas, no centro e em todos os bairros, para uma maior segurança para nossas crianças, para os jovens e para todas as pessoas que vivem aqui.

A Marília disse, e disse muito bem, o nosso transito hoje é muito terrível é um dos piores transito que tem em toda região é um transito de cidade grande, incrível que foi aprovado aqui, a pedido do vereador José Mendonça a zona azul no centro da cidade, nós estamos precisando de zona azul, policia militar hoje estão fazendo aqui, é o que estão fazendo é multa em cima de multas,…em vez de estarem fazendo uma policia amiga, uma policia que ensina o cidadão a melhorar não! Eles estão só multando, está sendo uma fabrica de multas aqui em Guaíra, quero mandar uma carta de oficio para o comandante amanhã, quero conversar também com o tenente coronel em Barretos, para que haja uma mudança no trabalho desses policiais militares, infelizmente eu vou tomar uma atitude, por que não pode mais acontecer o que está acontecendo, essa febre e essa política das multas da policia de Guaira. Eu acho uma vergonha isso.”

Vereador Renato César Moreira (PMDB)

O vereador Renato Cesar Moreira, falou sobre o posicionamento dos vereadores referente a votação de projetos e parabenizou os alunos guairenses que obtiveram ótimas notas no Enem.

“Mas uma vez aqui em uma sessão para tratarmos de interesses da população. Primeiramente dar as boas vindas aos vereadores a partir de 2013, o Netinho e o Tonho do Raio X, eu vou repetir o que eu disse na primeira sessão depois das eleições, que nós, as vezes achamos que o trabalho nosso aqui, ele é as vezes pesado, ele é difícil, mas se nós nortearmos em cima de dois questionamento em cima de duas perguntas não tem erro. Caiu projeto aqui na camara, seja feito por vereadores ou pelo prefeito, nós temos que fazer duas perguntas. Ele é legal? Ele é constitucional? Se for primeiro passo, segundo vai favorecer a população? Se for favorecer acabou o problema. É dormir com a consciência tranquila, o vereador Jose Mendonça disse ai 5 mandatos eu estou a 2 e 2 na secretaria de esporte e sinceramente, durmo com a consciência tranquila. Não tenho vergonha de dizer que sou político, que sou vereador até dia 31 de dezembro.

Quero dizer também senhor presidente, que saiu no jornal O Guaíra, o resultado do Enem em nossa região e quero parabenizar os professores, os diretores, os alunos, os funcionários do colégio Santa Luz, do colégio Irum Curumim e também da escola Zézinho Portugal, que foram as 3 primeiras colocadas aqui em Guaíra, nessa sequencias em que falei, então estão de parabéns, o Enem abre portas para as faculdades federais, como também do proune, é a única chance que aquela pessoa mais pobre, mais humilde, tenha a condição de fazer uma faculdade em um curso caríssimo que o governo federal banca.”

Vereador Maria Aparecida Silva Armani (PT)

A vereadora Cida Armani, falou sobre o corte na distribuição de remédios e limpeza publica e comentou sobre a votação do projeto de zoneamento.

“Quero iniciar falando um pouco da limpeza do nosso município, nós sabemos que o prefeito fez muitos cortes, mas a limpeza é prioridade, nós sabemos que a limpeza esta precária, muitos montes de lixo nas ruas. Eu gostaria que o prefeito cuidasse melhor da cidade até o ultimo dia de governo dele. O bairro Jardim Elisa, com essa chuva está cheio de buracos, precisa urgente de recape, não tem como andar, a farmacinha não tem medicamentos, cortou o leite das crianças, medicamentos, fraudas geriátricas. Então nós gostaríamos que o prefeito revesse alguns casos, tem casos que não dá para esperar e nós pedimos para que o prefeito reveja isso.

Gostaria também, igual o nobre colega, o vereador José Mendonça falou a respeito dos lotes urbanizados, que fizesse também, não custa nada…o Sergio tem as 1000 casas para fazer se Deus quiser, ele sabe da responsabilidade, ele está muito animado, muito disposto ele sabe dos desafios que ele vai encontrar, nosso município tem muito trabalho, muita coisa para fazer, ele está reunido com as pessoas sabe das necessidades, sabe o que tem que fazer, então nós estamos otimistas, seguros, certo de que se Deus quiser ele vai fazer uma boa administração, e que a nós contamos com o apoio do prefeito atual, para que retire o projeto, esse projeto no momento não é bom para o nosso município, vamos deixar para o Sergio, se ele tiver que ser votado, que seja o ano que vem, para ser analisado pelas comissões.”

Vereador José Reginaldo Moreti (PSDB)

O vereador José Reginaldo Moretti, falou sobre sua reunião com o Deputado Roberto Engler na busca de verbas para Guaíra e comentou sobre a circulação do ônibus do Guaritá.

“Eu gostaria de começar aqui, apesar das noticias ruins que a mídia veio tentar buscar em Guaíra e levar para a região, eu gostaria de começar falando coisas boas. Estive ontem em São Paulo, Sr. Presidente, na casa civil, juntamente com o prefeito e o vice, acompanhado com o Deputado Roberto Engler, onde assinamos um convenio, o contrato prefeito José Carlos Augusto, no valor de 250 mil reais, onde essa verba vai ser destinada ao centro esportivo José Pugliese, então nós ficamos felizes em saber que essa verba daqui alguns dias já vai estar a disposição, acredito que será até o próximo prefeito que realizará essa obra, essa verba nós conseguimos com o apoio do Deputado Roberto Engler e apoio do Governo do Estado. E mais 50 mil para o nosso asilo como é mais conhecido (Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida) então nós sabemos da necessidades daqueles idosos, daquelas pessoas que ficam no asilo, e a reforma e verba, como é importante para o asilo, então essa já vai ser a segunda verba, uma veio o ano passado e essa foi conseguida recentemente e já esta sendo liberada em alguns dias.

Quero comentar aqui um pouquinho também, eu recebi uma ligação do pessoal lá do Guaritá, da dona Cida, diz que ontem falaram para ela que talvez o ônibus não vai circular mais no Guaritá, tentei falar com o nosso prefeito mas não consegui a tarde, mas vou ver Dona Cida, amanha vou verificar, por que eu acredito que isso não pode acontecer, é um meio de transportar essas pessoas, tem alguns que veem para trabalhar outras veem para pagar conta, água, carne, luz, telefone…e se cortar o ônibus não vai ter jeito, como que essas pessoas vão vir para a cidade? Pagar os seus compromissos? Assim fica difícil, eu recibi reclamação também, que em dia de finados o ônibus não circulou no Guaritá para buscar essa população para vir aqui, até o cemitério, lembrar-se dos seus ancestrais, dos entes queridos, então nós ficamos meio triste, amanha vou conversar com o prefeito conversar com eles, para ver se a informação é real mesmo. Por que eu acredito que não seja, acredito que seja boato.”

Vereador João Francisco Barbosa (DEM)

O vereador João Francisco Barbosa, comentou sobre o julgamento do Mensalão e a corrupção na política brasileira.

“Como o vereador Renato Moreira, falou também em corrupção, eu não vou deixar de falar, eu quero parabenizar a policia federal por desmantelar mais uma quadrilha encostada na presidência da republica, mas uma vez eles estão nos roubando, fui ao mercado colocar gasolina no carro, tem o IPI que vai para o governo federal, fiz compras no mercado vai para o governo federal, e ai? Será que esse dinheiro meu vai chegar lá?

Eu não sei se a Presidenta Dilma vai trabalhar ou vai correr atrás de corruptos, isso é um absurdo, é o país da corrupção, a presidenta Dilma não tem mais tempo de trabalhar, ela está correndo atrás dos corruptos, acabou, isso é um absurdo. Mas isso é coisa deles lá, é coisa do partido dos trabalhadores e eles é que tem que ver isso, não sou eu.”

Vereador José Renato Tavares (PSB)

O vereador José Renato, falou sobre o projeto de zoneamento e comentou sobre a comissão de transição dos governos municipal.

“Quero iniciar a minha fala abordando o Projeto do Zoneamento Sr. Presidente. Eu gostaria que o prefeito estivesse ouvindo, não precisa que o Sergio de Mello vá atrás dele não, para retirar o projeto, retira esse projeto Sr. Prefeito, retira, está faltando um mês para terminar a administração, como que nós vamos votar um projeto tão polemico desse, se o Sr. estiver me ouvindo, aqui olha está sendo filmado, retire esse projeto! Amanha Sr. Presidente as 14:00 a comissão da transição de governo que eu faço parte, vereador eleito, Marcos Pugliese também faz parte e nós estamos acompanhando os dois lados da moeda. Nós temos uma reunião amanha as 14:00 na engenharia, para discutir principalmente o zoneamento da cidade. Por que veio os pedidos de informação Sr. Presidente, mas papel aceita tudo, nós queremos ver pessoalmente, temos uma pilha de informação para eles darem para nós, uma pilha de papeis, tirar nossas duvidas ainda, por isso, eu e a Dona Cida Armani foi contra a primeira votação do projeto, e com certeza se fosse outro nós seriamos contra também não é Dona Cida? Nós queremos esclarecimentos melhores por que não podemos deixar nossa população sem casa Sr. Presidente, um projeto desse eu tenho certeza que vai engessar o nosso próximo prefeito. Então essa câmara municipal fez muito bem, a comissão está analisando, vai trazer para essa casa de lei se for preciso, se o prefeito retirar o projeto nós não vamos, nós vamos trazer aqui as nossas duvidas, a comissão de transição já começou a trabalhar, a ir nas escolas municipalizadas, as creches, olhando como estamos recebendo os prédios públicos, o estoque que temos, estamos verificando, fotografando, na semana que vem com certeza nos iremos fazer um trabalho na saúde, olhar os PSF pra ver se estão precisando de reformas, principalmente com a Secretaria da Saúde, nós temos que estar presente com ela, eu sei que a saúde não está boa, para você fazer um exame é demorado, 2 meses, 3 meses,1 ano, então realmente está complicado, estaremos analisando principalmente a situação da saúde.”

Vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT)

O vereador Dr. Cecílio, falou do acidente que vitimou guairenses, falou sobre a faculdade de Guaíra e sobre a entrega de titulo de cidadão guairense a Eli Norberto.

“Não posso deixar de falar aqui, do acontecimento do amigo de quase 30 anos de profissão Dr. João Carlos, infelizmente ele partiu, e principalmente por que devo a vida do meu filho mais novo e a vida da minha mulher, basicamente a ele, por que na época quando o Neto nasceu, se não fosse a destreza dele e a perícia que ele tinha manual, talvez eu não teria eles aqui hoje, nem me meu filho nem minha mulher, então realmente era meu amigo, todos nós não somos perfeitos, principalmente naquilo que nós fazemos. Só erra alguma vez na vida, quem se propõe a fazer alguma coisa. Só perde um gol o centro avante que está dentro da área para chutar, quem esta no banco do reserva não perde o gol nunca, então ele não será criticado, nem bem nem mau. Que Deus o tenha, que conforte a sua família, a esposa do João também, Antonieta, não está em uma situação boa, e quando acontece uma tragédia dessas, nós começamos a pensar, como que fica a legislação, não é por que o João morreu não, a gente vê esses tremião que transportam cana nas estradas andando em horário comercial, noturno. Não tem jeito de aqueles caminhões terem uma sinalização perfeita, eu não sei o que a legislação fala sobre um caminhão que transporta em torno de 20 toneladas de cana, se prestarmos atenção até o asfalto afundam com o peso do caminhão, depois quem paga a conta, somos nós que pagamos impostos para concertar estradas.

Quero parabenizar ao Eli que recebeu o titulo de cidadão guairense, vereador José Mendonça, passou da hora, mas graças a Deus aconteceu.

Quero dizer que estive visitando as obras da Faculdade de Guaíra, está em andamento as obras, e acredito que até dezembro a gente possa entregar, se não entregar o Sergio já me garantiu que vai entregar, então está tudo bem. Em relação ao zoneamento, que vai mudar, não vai mudar… eu vou pedir agora aqui, particularmente, eu não sei se ele ouviu a fala do nosso vereador José Renato, que ele retire o projeto sim, mas lembrando que, mesmo ele fazendo isso, a partir de janeiro vamos ter que mexer nesse zoneamento novamente, mas que mexa com mais calma, planeje melhor.”