Ouça a resenha:

RESENHA CAMARA 13-11-2012

Leia a Resenha:

Vereadora Maurilia dos Santos Rodrigues Landim (PDT)

A vereadora Maurilia Landin falou sobre sua ausência do atual programa reviva o óleo e cobrou funcionamento da Clínica da Mulher.

“Gostaria de dizer que esse ano devido ao ano político e as eleições eu n ao pode participar do projeto reviva o óleo, estou sendo procurada, eu sei que o projeto foi tocado para frente esse ano, inclusive é um projeto de lei, um projeto que eu comandei durante 3 anos aqui no nosso município. Por ser um projeto ambiental, social, eu investi com muito carinho, eu participei nas escolas com pais, educadores, professores, diretores de escolas.

Um projeto que ajudou muito na forma de melhorar nossa condição e de melhorar o nosso meio ambiente, e também uma forma social, por que, através desse projeto foi destinado ao fundo social varias toneladas de arroz e óleo, para formar sestas básicas para famílias carentes, e me sinto orgulhosa de ter trazido esse projeto para Guaíra, mas também a gente fica de uma certa forma que não pode participar, mas estou sendo procurada por algumas crianças e quero deixar claro aqui, para os pais, para os alunos, para as famílias guairenses que eu não pude participar. Esse é um projeto de lei, alguém vai abraçar essa causa e que continue o ano que vem esse projeto “Reviva o Óleo”.

Também gostaria de estar cobrando aqui, pois, batalhei durante quatro (4) anos pedindo a clinica da mulher, eu não vou entregar o meu mandato dia 31 de dezembro sem vê alguma atitude ai do prefeito, da administração e a gente vê o que a gente pode estar deixando ai para o próximo ano que é a clinica da mulher. É uma batalha minha que tive durante esses quatro (4) anos, mas que eu não deixei ainda, gostaria de estar encaminhando para o líder do prefeito o Sr. João, para que possa estar agilizando derrepente a abertura da clinica da mulher, que ela possa entrar em funcionamento. Eu sei que o ano que vem eu não vou estar aqui, mas onde eu estiver, mas gostaria que derrepente também, que as mulheres de Guaíra fossem assistida, fosse de uma certa forma atendidas com mais cautela, com especialista, a gente sabe que hoje tem programas dedicados a mulheres, hoje eu até vi o caminhão do Hospital do Câncer realizando campanhas, então assim, exames que tem que ser feitos, atendimento infantil.

Então é tudo isso é trabalho dessa vereadora, que eu trabalhei tanto durante esses 4 anos, e gostaria de deixar aqui para os 9 vereadores que deem continuidade.”

Vereador José Mendonça (PDT)

O vereador José Mendonça comentou sobre o posicionamento de alguns órgãos da imprensa guairense e falou sobre o congresso internacional do direito do consumidor realizado em Guaíra.

“Eu fico indignado com a irresponsabilidade de algumas pessoas do nosso município, será que as pessoas não entenderam que já acabou a eleição? Será que vai continuar se aproveitando dos canais da imprensa escrita e da imprensa falada?

O Cícero Duarte, da radio alternativa, ele vem aqui na câmara todos os dias durante o dia, saber informações, pedir informações, e essa Casa de Leis está sempre aberta para dar informações de que ele necessita, nós passamos e uma lastima do que ele disse hoje que ele soube que teria uma audiência publica sobre o orçamento de 2013, ele disse que não era responsabilidade dos vereadores, discutir orçamento de 2013 em uma hora.

Eu quero perguntar Sr. Presidente, Vereadores e pessoas que estão nos ouvindo. Sr. Cícero Duarte, onde está a responsabilidade do Sr. Como jornalista, o Sr. tem uma radio nas mãos onde 40 mil pessoas estão ouvindo todos os dias, e o Sr. não está aqui hoje, o Sr. tem que frequentar aqui, o Sr . tem que vir aqui para dizer amanhã a verdade do que está acontecendo, parabenizar as pessoas que estão aqui, parabéns para vocês por que vocês mostram o interesse de vocês, que vocês tem com a comunidade, onde está o pessoal da economia, onde está os comerciante, onde está a ACIG, poucas pessoas da imprensa estão aqui. Chega amanhã só criticam, só jogam pedras, vêem aqui fazer o papel de vocês, ouvir a verdade e falarem a verdade para a população, vem aqui para fazerem perguntas, está aqui o canal, o advogado o assessor da câmara para responder as perguntas o que constava o orçamento de 2013, ninguém estava aqui, vai continuar sempre assim? Isso é uma vergonha. E não adianta dizer meu nome ai não, que amanha eu vou ai na radio, e eu não tenho medo, não tenho medo não, eu tenho minha responsabilidade, sou vereador por 5 mandatos, e não é por acaso não, as pessoas sabem que eu tenho minha responsabilidade, que eu luto em favor do menos favorecido. E eu não admito que o Sr. fique usando o nosso nome indevidamente, tenha mais responsabilidade, o Sr. tem uma radio nas mãos fale a verdade para a população, o meu é diferente tenho responsabilidade, eu peço para o Sr. ter um pouquinho mais de responsabilidade, mais um pouco de respeito com essa casa de leis, se não vamos mudar o procedimento com vossa excelência.

Sr. Presidente, Srs. Vereadores, tivemos um belíssimo congresso aqui, sobre direito do consumidor e sobre cooperativismo, onde vieram as pessoas do mais alto gabarito do mundo, tinha uma pessoa DOIA, vários professores PHD da Espanha, Colômbia, Argentinos, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, pessoas de Brasília. O Brasil Salomão tem um dos melhores assumida rios de direitos e famosos do Brasil com vários livros editados. E eu tive o grande prazer de ter presidido a mesa, juntamente com Sr. Brasil Salomão e muitos outros. Mas uma vergonha, aquele centro cultural nosso a Casa da Cultura, belíssima, com muitas pessoas, mas com pessoas que com um congresso daquela maneira, todas as pessoas que foram viram a grandeza das pessoas que lá estavam, no ultimo dia tinha 7 pessoas de Guaíra, e não tinha Srs. Vereadores, ninguém de nenhuma cooperativa lá, não tinha uma defesa dos consumidores, cadê a ACIG, que veio aqui com esse movimento de vereadores, que para conversar com agente veio aqui, mas para defender o direito dos comerciantes não estavam, eu não vi ninguém, onde está a responsabilidade da ACIG, eu não tenho medo de fala não, ninguém da ACIG estava lá para defender o direito do comerciante de Guaíra, onde vocês estavam, era dever de vocês estarem lá mas infelizmente não estavam.”

Vereador Maria Aparecida Silva Armani (PT)

A vereadora Cida Armani, falou sobre o corte de medicamento e de leite, por parte do Poder Público e comentou sobre o asfalto do Jardim Elisa e alertou sobre a dengue.

“Eu quero falar a respeito dos cortes que o Sr. Prefeito anda fazendo, as fraudas geriátricas que é uma pena, por que, muita gente está sofrendo. O leite também, que antes tinha o leite para as crianças e agora não tem, os medicamentos. Então a gente só tem a lamentar, gostaria que o Prefeito revisse alguns casos, tem casos que não dá pra esperar. O bairro Jardim Elisa eu tenho andado por lá, ainda mais agora com esses chuvisqueiros, cheios de buracos, precisando de um recapeamento.

A questão da dengue também no nosso município, temos que ficar alerta para não acontecer o que aconteceu esse ano que passou, e no mais quero agradecer esse dia de hoje, e que se Deus quiser na próxima estaremos todos juntos com a graça de Deus, que Deus nos ilumine.

Vereador Renato Cesar Moreira (PMDB)

O vereador Renato César Moreira, comentou sobre o movimento da consciência negra em Guaíra e falou sobre o projeto de zoneamento.

“Primeiramente quero parabenizar todas as pessoas envolvidas com o Conselho Municipal, com a participação e desenvolvimento da comunidade negra, da pessoa do Pit, que é o presidente, cumprimentar todos os membros da diretoria, bem como a Lucilia, Miriam Monezi o pessoal que é responsável pelo departamento de assistência social, agradecer a todos os vereadores individualmente, pelo o apoio que vocês estão dando para a organização desse movimento, dessas atividades realizadas nesse mês de novembro. Dentre elas, já tivemos e vamos continuar tendo, debate contra o racismo, debate sobre a perspectiva do negro no ensino superior, passeatas, workshops, ações culturais e esportivas, o lançamento do livro “Os filhos da preta”, terminando todo esse trabalho essa atividade dia 29 de novembro aqui nessa casa de leis com a premiação de um concurso de redação feitas nas escolas publicas e particulares do nosso município, onde o tema é “Ser Negro no Brasil Hoje”. Então fica aqui os nossos parabéns a toda a comunidade de Guaíra.

Quero dizer senhor presidente, quero ser rápido, já falamos a questão do loteamento, que nós falamos aqui vários assuntos de interesse, já no final do nosso mandato, mas que não podem esquecer que essa câmara nunca furtou de sua responsabilidade em vários assuntos de interesse da comunidade que foi passado por essa casa de leis, dentre elas, nós votamos aqui, falando especificamente em loteamento, área, em zoneamento. Nós votamos aqui 3 áreas de interesse social, que era para a população mais carente, então nessa casa de lei foram passados 3 projetos pra beneficiarem a comunidade mais carente, assim como foi votado loteamento de classe média, e condomínio fechado que é uma classe financeiramente mais avantajada. Então nós votamos aqui Sr. Presidente zoneamento e loteamento para os 3 setores da nossa sociedade, não foi só para um, não foi beneficiado só uma ala da cidade, foi beneficiado todo mundo.”

Vereador José Reginaldo Moreti (PSDB)

O vereador José Reginaldo Morette, elogiou a manutenção no parque Maracá e solicitou a instalação de quiosque com banheiro, e comentou sobre a necessidade de aumentar o orçamento destinado a agricultura.

“O parque Maracá está lindo, a iluminação, parabéns ao Prefeito José Carlos o trabalho que foi feito com a iluminação, a gente passa a noite e vê que está uma maravilha. Mas eu vou tentar fazer um pedido que já tinha sido feito através de oficio, que é a respeito dos banheiros na que lá área que foi feitos os quiosque, onde pediram um quiosque igual o da feira livre com dois banheiros, onde a pessoa possa usufruir desse quiosque vendendo um suco, uma água, um refrigerante e zelar disso lá. Quem sabe dá tempo dessa administração colocar isso, ou até mesmo se não der tempo agora…até me falaram que alguns finais de semana colocaram banheiro químico lá, que faça isso, mas que não deixe essas pessoas que frequentem lá sem banheiro.

Quero falar também sobre a LDO, que nós votamos hoje e que até questionei aqui o Dr. Heber da câmara municipal aqui, que está previsto para a nossa Secretaria da Agricultura, a gente vê que esta secretaria, hoje está acoplado com pequenos produtores rurais, temos o trabalho, a prestação de serviço da prefeitura, para servir o pequeno produtor rural, eu achei muito pouco a verba de 431 mil reais para a secretaria da agricultura, eu tenho certeza que o Sr. Prefeito vai rever isso, e se for preciso mais verba ele vai conseguir também, para que atenda melhor o nosso produtor rural do nosso município”

Vereador João Francisco Barbosa (DEM)

O vereador João Francisco Barbosa, falou sobre o zoneamento, comentou e parabenizou o trabalho do ministro Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal.

“Primeiro que eu estou feliz por que hoje, eu votei o zoneamento da nossa cidade que vai ser de uma importância muito grande. Quero aproveitar e dizer para o próximo prefeito que ele não precisa fica preocupado por que essa votação de hoje é de interesse da comunidade, essa votação de hoje é vai gerar indústrias na nossa cidade para dar empregos. Então na próxima sessão, eu não sei se eu posso antecipar o meu voto, mais eu irei votar de novo a favor do zoneamento, por que esse zoneamento vai trazer empregos para a população de Guaíra, que é o que realmente interessa.

Eu não poderia deixar de falar aqui de Mensalão. Acho que hoje o Brasil, o Brasil fez uma renovação, muitas pessoas já disseram que fizeram um julgamento em que condenou Zé Dirceu há mais de 10 anos e outras pessoas do PT e de outros partidos. Muitos já disseram que o julgamento do Mensalão vai mudar a história do Brasil, talvez seja um exagero, mas sem duvida trará conseqüências benéficas para diminuir a impunidade e a corrupção do nosso país. Corrupção que atinge todas as pessoas de bem e trabalhadores deste país, corrupção que tira de todos nós, na educação, na segurança e para a construção de casas. Dinheiro que viria para beneficiar todos esses setores, fica no bolso dessas pessoas que tira o dinheiro de nós, essas pessoas de colarinho branco. E por fim, foi a recuperação do prestigio, do poder judiciário, que já era bom e que fica mais forte. Parabéns Ministro Joaquim Barbosa, e parabéns a todos os ministros do supremo tribunal federal.Acho que o Brasil, a partir de hoje é um novo país.”

Vereador José Renato Tavares (PSB)

O vereador José Renato, falou sobre sua indicação do nome Rosalva Thomas de Lima, para a farmácia municipal e comentou sobre o projeto de suplementação de verbas.

“Quero agradecer o Sr. Prefeito José Carlos Augusto,que atendeu a indicação muito importante que onde eu peço aqui o nome de Rosalva Thomaz de Lima, já falecida, todos nós conhecemos a Dona Rosalva, eu fiz uma indicação com o prefeito para colocar nome dela na Farmácia Municipal e ele mandou aqui um decreto com a certeza de que vai estar colocando o nome da Rosalva na farmácia municipal, que vai ser muito gratificante, bem lembrado e a família agradecida como uma pessoa que tanto trabalhou na farmácia municipal. Então parabéns ao Prefeito José Carlos, não adianta só falar, as criticas tem existirem, tem que ter oposição na câmara municipal, mas as coisas boas que faz também que tem ser falado, tem que agradecer e eu tenho essa consciência.

O projeto de lei n° 36/12, que é abertura de credito adicional que é de 1.170.500,00, como diz o Renato, já encaminhei o projeto mas com certeza o próximo prefeito, eu ou mais 5 vereadores que estão ai comigo, vai ser o líder do prefeito, então se eu já encaminhei, eu já estou dando um tapa ai, para poder estar lembrando de como se encaminha um projeto, já vai ajudando a gente ai, mais é bom estar votando e saber no que esta votando e a população de Guaíra tem que saber e é por isso que eu encaminhei. Agora a respeito da abertura de credito Sr. Presidente, eu gostaria realmente que tudo que foi destinado, esse R$ 1.170.500,00, que fosse feito tudo que está aqui, tudo que está aqui nesse papel é o que está precisando, desapropriação de área livres, melhorias nas estradas municipais, manutenção e conservação de próprios públicos, acho pouco, 30 ou 40 mil para a conservação de próprios públicos. Mas eu gostaria seu João como líder do prefeito, nós estamos chegando ao final de ano com certeza vai ter pessoal na praça, o comércio vai estar forte muita gente no comércio, que seja recuperado o banheiro da Praça São Sebastião, o banheiro de homem e de mulher. Gente tem mais de 2 anos que está ali pinchado, escrito nomes, as portas, tem uma porta que está quebrada, esses dias fui lá, tem uma pia que está sem torneira, então realmente esse tipo de conservação já tem o dinheiro destinado para isso, então deixar falado para o líder para que se reforme os banheiros da Praça São Sebastião por que vem muita gente de fora, muita gente de Guaíra que vai fazer suas compras e tenho certeza que vai ficar muito bonito a nossa praça.”

Vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT)

O vereador Dr. Cecílio José Prates, falou sobre a transição dos governos guairense e comentou sobre a realização do Congresso Internacional do Direitos ao Consumidor e Cooperativismo em Guaíra (SP).

“É importante que durante esses últimos 50 dias ainda que temos, de ano produtivo que nossa prefeitura não pare de atuar, por que se não, o próximo prefeito encontrará dificuldade para iniciar o seu mandato. Uma coisa que eu não estou vendo acontecer de uma maneira mais afinca é a transição tão discutida, tão desejada e tão citada. Eu gostaria de saber se o prefeito eleito já está se informando se a comissão de transmissão já está funcionando…dia 21 começa, é importantíssimo isso, e antes de entrar que se faça uma varredura para saber o que se está recebendo realmente. O que me preocupa muito vereador José Renato é a questão da saúde e da educação na nossa cidade. São as duas secretaria que tem o maior poder econômico, uma com 20% do orçamento e a outra com 25% do orçamento, e eu não estou vendo melhoria nos últimos 12 anos, pelo contrario, eu estou vendo a saúde e a educação cada vez mais indo para o buraco, abre-se muitas portas, contrata-se muitos funcionários, mas a capacidade desses dois setores está deixando a desejar, em todas as instancias. Espero que na próxima gestão discuta-se, ou por audiência publica ou através dos conselhos municipais de saúde e de educação e que se faça um planejamento pra saber o que vamos fazer com a nossa saúde e com a nossa educação, principalmente esses dois pontos, para que ela possa funcionar de forma cada vez melhor.

Vamos passar a palavra para o vereador José Renato: Obrigado Sr. Presidente, eu como vereador eleito fui nomeado pelo prefeito Sergio de Mello, para estar acompanhando essa transição e com certeza vou trazer para a câmara municipal para ver como está a nossa Prefeitura hoje.

Com a palavra vereador Dr. Cecílio: Bom, eu não poderia de falar e vou manter aqui a minha fala nesse assunto que foi a respeito desse evento internacional que aconteceu em Guaíra, que foi a IV Congresso da Cátedra Euro-Americana de direito proteção e proteção jurídica dos consumidores e do II Encontro Internacional dos Pensadores em Cooperativismo, por que, estão envolvido nesse processo, desde maio desse ano, deu muito trabalho para realizar, poucas pessoas apostaram na realização. E quero com muita alegria nos dia 06, 07 e 08 de novembro, Guaíra se transformou na capital mundial da ciência jurídica sobre o direito do consumidor e sobre cooperativismo, os outros vereadores já falaram, muito já foi falado, estiveram aqui as maiores autoridades Européias, Norte Americanas e da América do Sul, na ciência jurídica que se diz respeito, a proteção do consumidor e sobre cooperativismo, palestras que só somaram, só perdeu quem não foi. E a gente fica triste por que, nem mesmo as pessoas que tem a cultura um pouquinho mais elevada não entendeu a grandeza desse congresso desse evento que teve em Guaíra. Esta de parabéns a todos que se envolveram para a realização desse evento, realmente aquele educacional que vai ser a mantedora da atual faculdade, que possibilitou a vinda desse congresso para cá, sinto-me com o dever cumprido, realização feita e tudo saiu perfeito. A gente quando começa um novo processo cultural em uma cidade, que ainda não tem a noção, não tem ainda a característica de se desenvolver esse tipo de acontecimento é como se a gente tivesse entrado em uma mata fechada e que se precisa abrir um piquete para chegar a uma clareira, para a coisa crescer. Então foram dadas as primeiras podãozadas, o congresso aconteceu e foi muito bem realizado.