Ouça:

RESENHA CAMARA 30-11-2012

Leia:

Vereadora Maurilia Rodrigues dos Santos Landim (PDT)

Vereadora Maurilia Landim , falou sobre a necessidade de um circular para transporte da população guairense, comentou sobre a arborização da cidade além de mencionar a sua indicação referente ao hospital veterinário municipal.

“Atualmente estamos vivendo dias de muito calor, com muita seca e chuva tardia e com isso a gente observa a necessidade das pessoas que moram nos bairros mais afastados de nossa cidade e a importância de se ter um circular para transporte da população. Esse transporte atenderia as pessoas que necessitam de saírem dos seus bairros para o centro da cidade.

A gente vê muitas famílias, mulheres grávidas senhoras, a gente presencia esse dificuldade, tanto que já fiz uma indicação e um pedido aqui na Câmara para o nosso prefeito e também o novo que ira assumir em 2013 possa implantar um circular para dar mais conforto mais as famílias guairenses. Isso porque Guaíra atualmente possui diversos bairros e bairros afastados do centro. Ontem mesmo, acompanhei pessoas que passaram mal em virtude do forte sol, pessoas que tem a necessidade de caminhar, então precisamos ver isso com mais carinho. Baseado nisso também tenho uma indicação aqui na Câmara referente projeto de arborização de nossa cidade. Existem muitas ruas e avenidas que necessitam de uma arborização, ou seja, que se plante mais arvores. A gente sabe que mediante ao nosso clima que é muito quente então temos a necessidade de estar cada vez mais arborizando nossa cidade. Por que quando um pessoa planta uma arvore na porta da sua casa, ela não esta beneficiando apenas a si própria, mais também a todos os pedestres guairenses.

Domingo eu assiste uma reportagem que foi exibida no programa da Rede Globo Fantástico sobre os hospitais veterinários. Com isso, também fiz uma indicação levando em consideração a importância de termos em Guaíra um hospital veterinário. A gente observa animais machucados e precisam de um socorro e também existem pessoas que tem algum animal de estimação e não tem condição de levar esses animais a um atendimento veterinário. Com isso, fiquei muito sensibilizada e por isso fiz um indicação aqui nessa Câmara de um hospital veterinário”

Vereador José Reginaldo Moreti (PSDB)

Vereador José Reginaldo Moreti falou sobre o encontro com o Deputado Estadual Roberto Engler e também sobre a verba destinada a entidade guairense ( SOS ).

“Gostaria de iniciar a minha fala, dizendo que nós vereadores temos que prestar contas a toda população, sendo que estive em Franca (SP) nessa semana, na última segunda-feira (29), onde me encontrei co Deputado Estadual Roberto Engler para obter informações importantes para nossa cidade. Apesar da imprensa guairense já ter divulgado, sendo publicada a matéria no jornal O Guaíra, referente ao prédio da 4ª Companhia da Policia Militar em nossa cidade.

E conversando com o deputado, fui informado que o projeto já foi aprovado pela Policia Militar de São Paulo sendo encaminhado para Secretaria do Estado de São Paulo. O projeto foi encaminhado no último dia 16 de outubro deste ano sobre a nova sede da 4ª Companhia da Policia Militar de Guaíra e estando portanto, aguardando a licitação. Então é necessário fazer a divulgação dessa conquista, que foi uma luta do nosso prefeito José Carlos Augusto, do vice Edvaldo, e do Deputado Roberto Engler que esteve a frente disso para conseguir a 4ª Companhia para Guaíra, inclusive estive presente juntamente com o deputado e acompanhei de perto também.

Gostaria também de comentar sobre a conversa que tive com o Deputado Engler referente a tentativa de reverter uma verba para o SOS nosso. A verba foi autorizada através do Estado de São Paulo juntamente com Deputado Roberto Engler. Sendo que eu solicitei essa verba, e estive a frente disso e por falta de documentos, infelizmente o SOS esta perdendo essa verba. Já há quatro meses a gente vem cobrando o presidente do SOS, o senhor Magno Pita, eu sou testemunha disso. Fui cobrado da Assessoria do deputado, o próprio deputado me cobrou, e com isso agente fica triste, porque a outra ala da entidade foi construída através do esforço de vereadores, do deputado Roberto Engler junto ao Estado pedindo essa verba. E nessa segunda feira entrarei em contato com deputado para informar a ele (Deputado Engler) que os documentos não foram providenciados e portanto a verba estará voltado para o estado. Tentei reverter, trazendo a verba para alguma outra entidade nossa, no entanto,creio que será complicado reverter agora para outra entidade, pois esta muito em cima e o Estado precisa prestar conta disso. Então a gente fica muito triste com isso, onde com toda nossa luta, por falta de documentação perder essa verba”

Vereador João Francisco Barbosa (DEM)

O vereador João Francisco Barbosa, comentou sobre as eleições 2012 e falou sobre as suas indicações durante o seu mandato.

“Gostaria de agradecer a educação de toda população durante as minhas visitas que fiz em todos os bairros durante minha campanha. Quero agradecer a todas as pessoas que votaram em mim, e dessa vez não deu para titular uma cadeira nessa Câmara já no ano de 2013, mas a vida continua, por isso, tudo que for importante para nossa cidade e para nosso povo estarei lutando para que aconteça. Saio dessa Casas de Leis de cabeça erguida e de mãos limpas e com honestidade acima de tudo. Quero registrar o que ficara de marca para toda minha vida e por todas aquelas pessoas que precisam dessas entidades, eu consegui trazer para nossa cidade:R$ 100 mil para Santa Casa, o Centro de Convivência dos Idosos, o Campo de Bocha e Malha, a Sala de Tratamento para Hepatites sendo que até então todas as pessoas que necessitavam de exames de hepatite precisava se locomover para Barretos, enfrentando filas e voltando no outro dia para tomar vacina. Essa foi uma conquista, uma luta que juntamente com o vereador Renato Moreira trazer para Guaíra essa Sala de tratamento, onde é possível tomar as vacinas aqui em nossa cidade como também todos os medicamentos necessários. Essa é um importante conquista ficara registrado pelo resto da minha vida”

Vereador José Renato Tavares (PSB)

O vereador José Renato, falou sobre a necessidade de ajuda aos pequenos agricultores guairenses e comentou sobre o asfalto do bairro Jardim Elisa.

“Quero falar sobre a visita que fiz a São Paulo e lá me encontrei com o diretor da FAESP, José Eduardo Coscrato Lelis e na sede da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo sobre a necessidade de atender o nosso pequeno agricultores, no que diz respeito a um caminhão transbordo e de uma colheitadeira. Isso porque, o pequeno agricultor tem dificuldade para realizar a colheita de suas lavouras seja ela de três, quatro ou cinco alqueires, onde ele tem que esperar o seu vizinho colher para que somente depois possa realizar a sua colheita. Então esta a importância do apoio do diretor da Faesp, o José Eduardo para aquisição dessa colhedora. Também o vereador José Reginaldo Moreti falou sobre a necessidade da aquisição de um transbordo para beneficiar o pequeno produtor.

Queria dizer também o líder do prefeito, o vereador João Barbosa para que mandasse alguém passar pelo bairro Jardim Elisa para que se veja a quantidade de buracos que estão nas vias do referente bairro. Gramas crescendo em cima da calçada e em partes do asfalto, isso é lamentável, pois aqueles moradores também pagam os seus impostos então merecem transitar pelas vias em perfeito estado. O certo seria realizar um recapeamento das vias, mas que pelo ao menos se realize uma operação tapa buraco. Então, é muito preocupante essa situação, porque existe o risco de acidentes”

Vereador Renato Cesar Moreira (PMDB)

O vereador Renato Moreira falou sobre a reunião com a Conselho Municipal da Consciência Negra e comentou sobre o atendimento da Santa Casa.

“A gente para trabalhar em prol ao município não precisa necessariamente estar exercendo cargos públicos, tenho certeza que eu o vereador José Antonio Lopes, e a vereador Maurilia Landim, iremos continuar trabalhando seja em clubes de serviço, seja em entidades, estaremos sempre dispostos a ajudar a população de Guaíra. E em um desses trabalhos, digo isso como munícipe estive participando de uma reunião com a Comissão Municipal da Consciência Negra de Guaíra, onde eles estarão realizando diversas atividades nesse mês de novembro e terminando essas atividades com uma redação com tema:” O negro do Brasil de hoje” e com isso precisaremos de apoio para que se premie os alunos da rede pública e também da rede particular para incentivar os alunos na realização dessas redações. Aproveitando a oportunidade gostaria de agradecer a todos os empresários que tem colaborado nessa empreitada, a Câmara Municipal através dos seus vereadores individualmente, a Prefeitura Municipal, ao Conselho Municipal da Consciência Negra, e o Conselho Municipal da Juventude. É muito importante esse trabalho que será realizado nas escolas e serão premiadas as cinco melhores redações do ensino fundamental como também as cinco melhores do ensino médio. Então, estão de parabéns todos aqueles que estão ligados diretamente empenhados nessa empreitada, ao presidente do Conselho Municipal da Consciência Negra, que todos conhecem, estou falando do Pitti e o Sidnei Ferreira que também participou da reunião e os diretores de escolas.

E nessas visitas estive no Grupo Aguetoni que estão nos ajudando, onde o Aloisio Aguetoni que além de empresário é o vice provedor da Santa Casa e a pedido dele, surgiu a necessidade de se agendar com todos os vereadores uma audiência onde a Santa quer prestar conta de tudo que foi realizado no ano de 2012. Prestar conta com todos os vereadores que estão nesse mandato e para os novos vereadores a partir de 2013. Nos sabemos que são realizados diversos eventos em nosso município em prol a nossa Santa Casa, sabemos de verbas recebidas através de emendas parlamentares provenientes de deputados, sabemos também da dedicação dos membros da diretoria e daquelas famílias que conseguiram reformar aqueles quartos do SUS, que é a parte de baixo da Santa Casa. Além da limpeza da Santa Casa e da higiene e do excelente atendimento a todos, e tudo isso é fruto da dedicação de médicos, enfermeiros e funcionários que fazem parte da Santa Casa”

Vereador José Mendonça (PDT)

O vereador José Mendonça, falou sobre a necessidade da construção de casas e comentou sobre a sua indicação referente a instalação das câmaras de segurança.

“Quero registrar aqui sobre a minha meta principal para o ano de 2013, que se trata da indicação sobre os lotes urbanizados. Isso porque, estão dizendo que irão fazer 1000 casas, e isso não será fácil, tanto que estarei cobrando desde primeiro dia de 2013. Da mesma forma que cobramos do atual prefeito José Carlos Augusto, onde o vereador José Renato, a vereadora Cida Armani e eu juntamente com todos os demais vereadores cobraram a construção das casas que serão realizadas apenas no final do mandato. No entanto, se o prefeito comprar cinco alqueires que será necessário para construir de 400 a 500 casas, vejam o exemplo de Buritizal, que a arrecadação é de 13 milhões e nossa cidade tem uma arrecadação de 130 milhões , fez um lote urbanizado onde são vendidos a R$ 3 mil (Três Mil Reais) o lote com a medida de 8 x 20, se for feito da mesma forma em nossa cidade esses quatrocentos e quinhentos lotes, levando em consideração o valor que será mais alto em Guaíra , que poderá ser vendido pelo valor de R$ 7 mil (Sete Mil Reais) ou até R$ 10 mil (Dez Mil Reais) com pronta estrutura e com financiamento para o munícipe em 10 anos, a Prefeitura não ira perder nada não e ira atender a classe mais carente que realmente esta precisando de moradia.

Quero dizer também sobre a minha indicação referente as câmaras de segurança, graças a Deus estão sendo instaladas, primeiramente em frente as escolas, pontos estratégicos da cidade. E espero que o prefeito Sergio de Melo continue esse projeto, onde o valor da câmara em si é muito barato sendo o mais caro a infra estrutura, trazendo assim mais segurança a toda população de Guaíra”

Vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT)

O vereador Dr. Cecílio José Prates, comentou sobre o Congresso Internacional do Direto do Consumidor e falou sobre a necessidade da instalação de um acolhe douro de animais.

“Quero dizer que apesar de todas as dificuldades será realizado em nossa cidade nos dias 6,7 e 8 o 4º Congresso Euro-Americano de Direito do Consumidor e o 2º Encontro sobre os Pensadores sobre o Cooperativismo. Esse encontro ira mostrar a importância do cooperativismo para a economia do Brasil e de todo o planeta de modo em geral. Guaíra já esta sendo conhecida em todo o mundo através do site do Congresso. E também no dia 7 será instalado em nossa cidade o Escritório Internacional do Direito do Consumidor para o Brasil e toda a America Latina, isso significa que todas as Leis referentes ao Direto do Consumidor ira sair de um escritório situado em nossa cidade e espero que as pessoas entendam a grandiosidade desse evento prestigiando todos os dias e todas as palestras.

Quero dizer também sobre a necessidade de um Acolhe douro de animais em nossa cidade, sendo que já fiz a sugestão aqui e espero que o novo prefeito acate. Onde poderá ser construído dentro do nosso Zoológico Municipal e se tornar realidade será um marco para nossa cidade em relação a todo Estado de São Paulo”

Vereadora Aparecida Silva Armani (PT)

A vereadora Cida Armani falou sobre a denuncia que recebeu em relação aos lixões em algumas vicinais de nossa cidade e sobre o corte da distribuição de medicamentos em nossa cidade.

“Quero iniciar a minha fala dizendo a respeito do corte da distribuição de medicamentos em nossa cidade, isso porque existem pessoas que utilizam medicamentos de alto custo há mais de 20 anos em nossa cidade. Sendo que nunca ocorreu um corte na distribuição e ele não sabe o que fazer. Então a gente aconselha a pessoa a procurar o Ministério Público, sendo esse o único jeito da pessoa continuar tendo o seu medicamento. Gostaria que o prefeito priorizasse essas pessoas que necessitam desses medicamentos pois é uma questão de vida.

Recebi uma denuncia de uma pessoa que faz uso das estradas no prolongamento da Avenida José Flores sentido Lixão Municipal como também do trecho do cruzamento da Estrada da Mata com a Avenida Lions Clube sobre a quantidade de  lixo que estão sendo jogadas nesses locais. Fui até os locais e verifiquei que aquelas estradas vicinais se transformou em certos pontos um “Lixão a céu aberto” e isso não é de agora, pois já existe esse problema já há algum tempo. A variedade de lixo é  muito grande e assustadora, com garrafas de plástico e de vidro, lixo de origem hospitalar ou veterinária jogados na beira da estrada. Carcaça de animais mortos e conseqüentemente muitos urubus, lixo de construção, lixo domestico, sofá velhos, armários quebrados. Então, fiquei estarrecida, sou vereadora a quatro anos e fui reeleita e observei a minha necessidade de realmente andar por todo município. Por isso peço a líder do prefeito aqui na Câmara, o vereador João Barbosa (DEM), levar essa informação a ele como também a pessoa que é responsável pela limpeza não apenas na área urbana do município e também nos locais que circunda nossa cidade. É preciso limpar esses locais e colocar placas indicativas para que não se jogue mais lixos nesses respectivos lugares, mantendo assim os acostamentos de nossas estradas vicinais limpas. Digo isso, porque é uma questão de saúde publica e um grave problema para a natureza e o meio ambiente. Além de nossa cidade possuir um aterro sanitário, uma reciclagem de lixo, e contar com uma coleta seletiva de lixo, então preciso uma maior participação do poder  publico com campanhas educativas e fiscalização e execução da limpeza nesses locais para que isso não ocorra em nossa cidade”. Afirmou a vereadora Cida Armani. A vereadora também sugeriu um ao Poder Publico tele atendimento semelhante ao 0800 para auxiliar a população e agilizar o trabalho do serviço de limpeza municipal ligado ao Controle de Zoonoses. “Essa é um indicação minha que já encaminhei ao prefeito municipal para que coloque em funcionamento o atendimento via 0800 para auxiliar na coleta de lixo e também interligada ao Controle de Zoonoses no caso de animais domésticos que falecerem terem o seu recolhimento,  coibindo assim atitudes semelhantes a encontradas em alguns pontos das estradas vicinais em nossa cidade”

Vereador José Antonio Lopes (PSB)

O vereador José Antonio Lopes, comentou sobre o atendimento da SOGUBE e sobre projeto de Zoneamento

“Tenho um carinho muito grande pela SOGUBE, onde em 1998 e 1999 fui presidente daquela entidade, e para vocês terem uma idéia naquela época a entidade estava com cinco meses de salários atrasados e vereador Moreti era o vice presidente na época. Hoje temos a SOGUBE como uma vitrine mas para que ela chegasse foi através de muita luta e trabalho de todos. Então quero parabenizar a todos os funcionários e todas as diretorias que passaram por lá.

Quero dizer também que estaremos realizando na próxima semana uma reunião para que seja discutido o Zoneamento, foi convidado o prefeito e diretora do Deagua. Então iremos esclarecer a toda população para que o projeto tenha andamento dentro da Câmara”