Resenha da Câmara Municipal de Guaíra

Publicado em 24 / outubro / 2012 |

Ouça:

RESENHA DA CAMARA 15-10-2012

Leia:

Vereador José Antonio Lopes (PSB)

O vereador José Antonio Lopes, comentou sobre
as Eleições 2012 e falou sobre o acidente que vitimou quatro jovens guairenses

“Acabamos de sair de um pleito eleitoral, onde todos nós, com exceção minha e do vereador Renato Moreira que não concorremos mas os demais vereadores dessa Casa de Leis participaram como também tivemos dois candidatos a prefeito, com o atual prefeito José Carlos Augusto e o ex-prefeito Sergio de Melo.

Foi um pleito que acredito, transcorreu dentro da normalidade, mas é lógico, que sempre há a vontade de vencer, de se eleger prefeito ou vereador com alguns excessos, mas nada que prejudicasse a democracia de nossa cidade.

O que a gente observou foi a manifestação popular, onde a Câmara durante o período de quatro anos, cumpriu o seu papel e sua obrigação, e com isso acredito que todos os vereadores que foram reeleitos ou não sabem que durante um pleito eleitoral existem o vencedores e os vencidos e aqui em Guaíra não teve vencedores nem vencidos pois todos venceram.

Como não houve nada extraordinário como ocorreu em outros municípios, é lógico com alguns pequenos incidentes que levou ao vencedor que foi o ex-prefeito Sergio de Melo. Eu quero parabenizar os vereadores que foram reeleitos e que estarão aqui a partir do dia 01 de janeiro de 2013, é lógico que eu mais o Renato Moreira e a Maurilia Landim não vamos estar presentes, porém, estaremos torcendo para todos vocês porque o trabalho e a vitória de vocês será o sucesso de nossa cidade de Guaíra.

Quero registrar aqui a minha tristeza pelo acidente que vitimou quatro jovens guairenses, ocorrido na madrugada de sábado para domingo no dia 14 deste mês. Acidente que ceifaram a vidas desses jovens com menos de 30 anos de vida. As vezes todos nós que temos filhos, a gente fica em casa esperando o filho chegar, onde muitas vezes eles (Jovens), chegam às 06h00, 06h10 ou 06h30 e olham para os pais e pensam:”Como vocês são quadrados”, só que eles se esquecem que nós pais não conseguimos dormir, eu acredito que 99% dos pais não consegue. Então eu quero deixar registrado meu pesar para a família desses quatro jovens, onde na tarde de hoje (Terça-feira 16 de outubro), ocorreu outro acidente com vítima fatal, na mesma rodovia Guaíra/Barretos. Com isso eu peço a Deus que as coisas comecem a se encaixar e para que não percam mais vidas principalmente de jovens”

Vereadora Maurilia Landim (PDT)

A vereadora Maurilia Landim falou sobre o acidente que vitimou quatro jovens guairenses e também comentou sobre o seu trabalho como vereadora além de comentar sobre as Eleições 2012 na cidade de Guaíra (SP).

“A gente fica emocionada com as palavras do vereador José Antonio Lopes quando ele se refere ao trágico acidente que vitimou quatro jovens guairenses. Isso deixa a gente muito triste, como pai, como mãe, como avó, como primo, como irmão e como amigo de ver a perda de uma vida.

Eu posso dizer que acompanhei passo a passo juntamente com as mães juntamente com pais e irmãos e amigos não se pode descrever tamanha tristeza. Fiquei chocada, e muito sentida, e toda nossa população guairense que teve um final de semana de luto, porque uma tragédia como essa deixou a todos nós muito tristes. Quero deixar um recado a toda população, pois desse mundo a gente não leva nada, a gente leva apenas as amizades que a gente faz, e infelizmente perdemos jovens que deixaram muita tristeza e muita saudade no coração de muitas pessoas.

Mas nosso trabalho continua, onde eu nesses quatro anos fiz um trabalho aqui nessa Câmara como Legisladora e tenho certeza que todos os demais vereadores cumpriram seu papel perante a sociedade orando um compromisso de quatro anos atrás, onde nos colocamos a disposição do nosso povo de Guaíra.

Durante esses quatro anos sempre procurei fazer um trabalho sério, transparente e honesto junto à população. Sempre fui de encontro aos anseios e necessidades do nosso povo, com homens, mulheres, mães e crianças e jovens nos quais eu tive a honra de estar aqui representando. Deus me deu essa oportunidade, e tenho certeza que fiz dessa oportunidade um trabalho sério. Nós estamos saindo de um pleito eleitoral onde tivemos um eleição pesada, onde se gastou muito dinheiro, mas que saiu dentro dos tramites normais. No entanto, observei em toda população uma descrença muito grande, onde sete mil pessoas não votaram ou não quiseram votar, com isso eu senti que a população queria sim uma terceira opção, mas como passou-se o pleito eleitoral quem ganha a eleição administra e quem perde fiscaliza”

Vereador José Renato Tavares (PSB)

O vereador José Renato Tavares, agradeceu o apoio de todos os guairense pela sua reeleição e comentou sobre a sua viagem a capital paulista (São Paulo), na busca por verbas para nossa cidade

“Gostaria de agradecer, mais uma vez pois já fui em duas rádios e nessa noite quero fazer uso dessa tribuna para agradecer o apoio e reconhecimento de todos que acreditaram e votaram para minha reeleição. No qual, foram 682 votos que votaram em mim no último dia 7 deste mês. Quero agradecer principalmente a minha família, na pessoa da minha esposa e minhas filhas, os genros, minha mãe, meus irmãos e minhas irmãs. Então a gente tem que agradecer a todas as pessoas que se empenharam para minha reeleição e graças a Deus me sagrei vitorioso. Como a minha música durante a campanha dizia:”O trabalho tem que continuar”, onde temos que trabalhar não apenas pelos meus 682 votos não, tenho que trabalhar para toda população guairense e isso que iremos fazer juntamente com o prefeito eleito Sergio de Melo e o vice Denir Ferreira, para que seja uma grande administração, pois o povo de Guaíra necessita, onde com uma vantagem de mais de dois mil votos refletiu a vontade de mudança que a população de Guaíra queria e isso foi mostrado nas urnas.

Como eu falo o trabalho tem que continuar, nessa quarta (17) estaremos indo para São Paulo, com o Deputado Estadual do meu partido, onde estaremos buscando outros caminhos juntamente com nossos deputados, e temos também o Deputado Federal, Dr. Ubiali que muito já ajudou o nosso município, no entanto, eu tenho pouca ligação com ele, mas é o Denir que também faz parte do meu partido, mas eu tenho que buscar juntamente com o Deputado Estadual Ed Tomas, na qual teremos uma reunião na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, onde estarei levando um Oficio da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaíra), pedindo uma verba de R$ 150 mil para ajudar a nossa APAE, que é naquele terreno onde será construída uma quadra coberta que ira beneficiar a todos”

Vereador Renato César Moreira (PMDB)

O vereador Renato César Moreira, falou sobre as eleições 2012 e comentou sobre o seu posicionamento em relação ao projeto que estabelece o número de vereadores.

“Gostaria de iniciar a minha fala parabenizando a todos os vereadores que foram eleitos, os treze vereadores ao novo prefeito e vice. Com houve a indicação de que Guaíra aposta na mudança, não é a primeira vez. Nossa cidade vem durante as últimas eleições rejeitando a reeleição, e como disse bem a vereadora Maurilia Landim, “Quem ganha administra e quem perde fiscaliza e cobra”.

Acredito que dentro da expectativa que se criou para essa eleição, houve sim uma situação natural de competição mesmo porque as eleições municipais polarizaram somente em dois nomes, e com isso agente ouvia muito nas ruas mesmo não sendo candidato, não sei todos aqui ouviram a mesma coisa, pois a população estava necessitada de mais uma opção de voto, ou seja, a necessidade que Guaíra tinha de ter a opção da chamada Terceira Via. Não estou falando aqui que ganharia a eleição ou não, mas sim de dar a população de Guaíra outra opção de voto. Infelizmente, dependeu de uma serie de situações, dentre elas um aporte financeiro, pois todo mundo sabe que não se faz uma campanha de prefeito e vice sem dinheiro, então é muito difícil. Mas estarei continuando e ajudando o nosso município, no qual faço parte de clubes de serviço como o Orbis e a Maçonaria independente de qualquer coisa a gente estará sempre disposto a ajudar a nossa população.

Dentre essas atribuições de vereador, quero falar rapidamente de algumas situações que vivemos aqui na Câmara ou nesse mandato ou no mandato passado importantíssimas para nosso município e que nós participamos das votações, fora as várias indicações e requerimentos, e terminarei o meu mandato no dia 31 de dezembro deste ano com o sentimento de dever cumprido dentro do que foi proposto para que eu realizasse como vereador.

E que esclarecer, que em relação a votação de hoje referente ao numero de vereadores, eu assinei o relatório como membro juntamente com os vereadores José Mendonça e José Renato, porque eu entendo que naquele momento aquele abaixo assinado ele é inconstitucional e entendo como vossas excelências entenderam também.

Mas o meu voto aqui nessa Casa de Leis, foi contrario ao parecer porque eu entendo também que o que valeu no abaixo assinado foi a intenção das pessoas que assinaram, independente de ser legal o não as pessoas querem a redução do número de vereadores”

Vereador José Mendonça (PDT)

O vereador José Mendonça falou sobre as eleições 2012 e seu trabalho com relação as suas indicações em especial a instalação das câmaras de segurança em nossa cidade.

“Quero primeiramente agradecer ao nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora que iluminaram meu caminho e de todos nós vereadores para que nos afastasse de problemas ou coisas graves, para nada nos atingisse e para que ocorresse tudo bem nessas eleições. Graças a Deus não passei por nenhum dissabor e consegui me reeleger novamente no qual será o meu quinto mandato. Aqui em Guaíra somente um vereador teve cinco mandatos que foi o saudoso vereador, o radialista Tão, que tinha o dom da palavra tinha uma grande desenvoltura ao falar e conquistar as pessoas. E eu também consegui, tendo a consciência de melhorar a cada mandato, e não me envergonhando de corrigir os meus erros melhorando assim a minha maneira de ser, respeitando as pessoas, e isso que rendeu frutos.

Quero agradecer a todos que votaram em mim, mais uma vez a todos vocês o meu muito obrigado.

Graças a Deus o nobre vereador Dr. Cecílio também do PDT estamos juntos representando o mesmo partido e mostrando a todo população o nosso trabalho.

Fui coroado pelo prefeito que atendeu as minhas indicações sendo que quero destacar a saída do Trevo das Antas na melhoria com a iluminação e a calçada, a Alça Oeste que cobrei muito durante dois anos e conseguimos tirar a Alça Oeste que era um temor e um flagelo, onde os moradores dos bairros Tais e Califórnia foram atendidos, graças a muito trabalho de todos nós vereadores. O fechamento com chave de ouro, são as câmaras de monitoramento e segurança que já estão sendo instaladas em Guaíra e esse é um trabalho meu que vem desde do ano de 2000, onde serão 40 câmaras, onde eu espero que o próximo prefeito continue a instalação das mesmas principalmente nas entradas e saídas de nossa cidade com isso trazendo mais segurança para toda nossa população e esse vereador estará sempre acompanhando e cobrando do novo prefeito para que ele faça”

Vereadora Aparecida Silva Armani (PT)

A vereador Cida Armani, parabenizou a todos os professores pela passagem do seu dia e falou sobre o projeto de loteamento em Guaíra.

“Eu quero, falar sobre o Dia do Professor, que foi comemorado no último dia 15 deste mês, meu mais sinceros parabéns a todos os professores guairenses, que colaboram a cada dia para o progresso de nossa cidade. Então a gente só tem a agradecer e desejar que continue cada vez melhor.

Quero falar também a respeito desse requerimento que a gente fez eu e o vereador José Renato, que trata-se de um preocupação muito grande para nós , porque já temos em nossa cidade vários loteamentos e sabemos que nossas lagoas de capitação de esgoto já estão no limite.

E também a menos de um mês, nós tivemos uma falta de água em nosso município, isso em alguns bairros. Para se fazer mais loteamentos é necessário que se faça um estudo e quero até parabenizar o nosso presidente, o vereador José Antonio Lopes que na qual ele sugeriu uma audiência com a Diretora do Deagua para que se mostrasse um caminho no sentido de viabilizar ou não mais loteamentos e nosso município. Quero afirmar que é necessário também fazer casas populares para famílias devera prevalecer o interesse publico, ou seja da maioria da população e não apenas de algumas pessoas. E com isso estaremos aguardando uma audiência para ver o que possa ser feito”

Vereador José Reginaldo Moreti (PSDB)

O vereador José Reginaldo Moreti agradeceu o apoio de todos os guairenses pela sua reeleição e falou sobre os pequenos agricultores e de sua indicação sobre as creches noturnas.

“Quero agradecer a todas as pessoas e agradecer também a Deus por me conceder saúde e paz e trabalho e dedicação durante todas essa campanha eleitoral na qual eu venci e todos nós também vencemos, isso porque, quem ganho na verdade foi a população de Guaíra que votou e escolheu as pessoas que irão realmente trabalhar por nossa cidade. E quero dizer a todos os colegas que não conseguiram a vitória para que continuem na luta sendo que vamos precisar do apoio de todos e com certeza diversos projetos e indicações com a colaboração de vocês na busca de levar o que há de melhor para toda nossa população. Gostaria de fazer um agradecimento especial a minha família, a minha esposa Regina ao meu filho Diogo a todos os meus funcionários que para mim são muito mais do que simples funcionários, todos são meus amigos. Meus mais sinceros agradecimentos a todos que confiaram em mim e pretendo trabalhar honrando a confiança em mim depositadas.

Outro assunto que gostaria de falar diz respeito aos nossos pequenos agricultores, onde estamos em outubro inicio do período das chuvas já é época de plantio. Sendo que

quero fazer um pedido muito especial a nossa administração ao prefeito José Carlos e ao Secretario da Agricultura o senhor Martim Oride, onde a gente conversa muito com o pequeno produtor rural para que não deixem de pagar hora extra para os trabalhadores que trabalham com tratores, implementos agrícolas para que os mesmos possam trabalhar nos finais de semana aos sábados e domingos para que plantem e cultive suas lavouras. Então quero deixar mais uma vez esse pedido para o Secretario Matim Oride para que apóie o pequeno produtor rural guairense nesse período onde ele precisa de apoio para plantar e cuidar da sua pequena lavoura.

Quero um pouco também sobre a creche noturna, que foi discutido muito durante a nossa campanha sendo um pedido desse vereador e acredito que o prefeito José Carlos irá implantar ainda a creche noturna até o final do seu mandato, pois trata-se de uma promessa dele. Então, a creche noturna é de muita importância, pois vejam a Tomilho que é um empresa que funciona através de turnos de trabalho e muita das vezes as mães tem filhos e não tem onde deixar como também todos os trabalhadores noturnos de nossa cidade que não tem lugar para deixar seus filhos, então prefeito José Carlos vamos colocar em funcionamento esse projeto para beneficiar nossa população”

Vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT)

O vereador Dr. Cecílio encerrou a Sessão fazendo agradecimentos

“Primeiramente quero agradecer a confiança da população na reeleição desse vereador, a todos os meus amigos que foram os meu cabos eleitorais, a toda minha família em especial a minha esposa Marli, isso porque, se tem alguém que fez a minha campanha foi a Marli. Então agradeço mais uma vez a confiança de toda população e com isso estaremos aqui nos próximos quatro anos com os mesmos ideais e com a mesma firmeza se assim Deus nos permitir.

E sempre tendo aquela frase em mente:Depois de reeleito a responsabilidade aumenta mais ainda”. Pois eu era debutante e tinha direito a alguns erros e agora que fui reeleito o meu direito de errar fica da vez menor. Quero dizer para toda população, o que se fala por ai sobre a não instalação da faculdade de Guaíra é tudo balela.

Tenho certeza que o prefeito eleito, o senhor Sergio de Melo juntamente com o vice o senhor Denir Ferreira agiram da mesma forma que o atual prefeito José Carlos em relação a instalação da Faculdade. Visto que essa Faculdade foi aprovada pro unanimidade por essa Casa de Leis eles irão dar seqüência sim e não acredito, que isso que andam falando por ai venha acontecer.

Como disse o nobre vereador José Mendonça:”Que no calor da campanha muita coisa é dita e poucas são compreendidas”, então a Faculdade estará funcionando sim”