Ouça:

 RESENHA CAMARA 02-10-2012

Vereadora Maurilia Landim (PDT)

A vereadora Maurilia Landim comentou sobre a responsabilidade de um vereador além de mencionar o seu trabalho e comprometimento durante o seu mandato.

“Todos nós vereadores sabemos da nossa responsabilidade de fiscalizadores que somos, mas graças a Deus tenho total certeza que todos mantemos a responsabilidade de representar você guairense. Por isso acredito que qualquer pessoa que pleiteia um dia ocupar uma cadeira nessa Casa de Leis, ou qualquer vaga no poder publico, jamais poderá ir contra o desenvolvimento do nosso município.

Eu graças a Deus sempre estive ao lado da nossa população, sempre trabalhei pauta na verdade, buscando recursos para melhoria de todos os guairenses. Tenho orgulho de ser uma cidadã de trabalhar com a verdade, sendo uma pessoa serena, que sabe ouvir e sabe falar.

No entanto, existem várias situações que ao longo dessa caminhada nós surpreende. Sabemos que todos os vereadores dessa Câmara tem seus filhos que estudam em faculdades, necessitam de oportunidade de emprego, ou seja, são famílias guairenses querem a oportunidade empreendedora de também gerar emprego. Então, estou solidária com o vereador Dr. Cecílio Prates, e quero dizer que fiquei triste como cidadã, como mulher, vendo a situação da nossa Faculdade, me parece que tentaram impugnar a sua instalação em nossa cidade. Mas, eu quero registrar aqui, que apesar desse fato, tenho orgulho em dizer que contribui pois sou uma mulher guerreira e sempre lutando por Guaíra e pelas pessoas que mais precisam na busca de possibilitar o bem estar das famílias, gerando empregos, estudar seus filhos, ter a sua casa própria, ter uma saúde de qualidade e uma qualidade de vida. E durante esses quatro anos todos nós vereadores da Câmara Municipal trabalhamos buscando esses objetivos e temos total certeza disso”

Vereador José Antonio Lopes (PSB)

O vereador José Antonio Lopes, falou sobre a luta do vereador Dr. Cecílio referente a Faculdade de Guaíra e comentou sobre o trabalho de todos os vereadores.

“Quero iniciar a minha fala em solidariedade a Faculdade de Guaíra, e quero deixar registrado aqui, que o vereador, o médico e pai de família Cecílio José Prates levantou uma luta, levantou uma batalha. E essa batalha e o sonho de 40 mil guairenses. Todos nós guairenses desde quando entendemos por gente pensamos em uma Faculdade em nossa cidade. Sei da luta que o vereador Renato César Moreira teve em relação do Centro Paula Souza, e com isso temos que prestigiar quem tem lutado para trazer para Guaíra aquilo que nós sempre almejamos. Acredito que essa luta essa batalha não será em vão, pois nosso netos, nossos filhos irão tirar proveito de uma Faculdade com cursos de Direito de Pedagogia e vou mais além, estaremos inseridos dentro de um contexto educacional superior, e com isso temos que agradecer ao vereador Dr. Cecílio Prates.

Também quero falar sobre o trabalho dessa Câmara Municipal, em especial de todos os vereadores, e quero deixar registrado que posso dizer que sou um homem privilegiado, primeiro por estar aqui nessa Casa de Lei juntamente com todos esses vereadores responsáveis, pessoas cultas,e acima de tudo sabem o que é melhor para Guaíra. Então quero agradecer a todos os vereadores e a todos os funcionários da Câmara e dizer para quem está na luta, para que Deus ilumine os sete vereadores”

Vereador José Renato Tavares (PSB)

O vereador José Renato Tavares falou sobre o problema de entrega de correspondências no bairro Residencial Ligia e sobre a situação das salas do Presinho do bairro Fábio Talarico.

“Não qual vereador que disse na Sessão que no bairro Residencial Ligia não estavam chegando as correspondências nas residências das famílias que moram no referido bairro. E fui comunicado por um morador do Residencial Ligia que ainda não estão chegando as correspondências. Então precisamos verificar, porque as pessoas precisam receber as correspondências em suas casas, e se não estão recebendo, não sei se o problema é a falta de sinalização, ou número de rua ou se os Correios não estão entregando. Com isso, temos que deixar bem claro o que realmente está acontecendo, porque diversas pessoas estão sendo prejudicadas porque suas correspondências não chegam em suas casas.

Gostaria de dizer também senhor Presidente e senhores vereadores, que nós temos lá no Conjunto Fábio Talarico (Cohab I), um Presinho e se os demais vereadores quiseram ir conferir um problema que está ocorrendo em duas ou três salas, tudo porque no período de chuvas está tendo infiltração entrando água nas salas. Outro problema é o tamanho da sala que é pequeno em relação ao número de alunos, não tem um parquinho para as crianças brincarem. Então, quero registrar aqui uma sugestão:Temos o prédio onde funcionava a Delegacia da Mulher, no qual, cansei de falar nessa Casa de Leis, prédio este que fica localizado na Rua 42 com a Avenida 29, um prédio abandonado que parece até uma “assobração”, e o Poder Publico não toma providência. Vamos reformar aquele prédio e passar o presinho para aquele local, sendo que anteriormente funcionava um presinho ali naquele prédio”

Vereador Renato César Moreira (PMDB)

O vereador Renato Moreira fez o seu pronunciamento.

“Primeiramente, senhor Presidente quero falar que democracia é liberdade de expressão, nós temos o direito de ir e vir, temos o livre arbítrio de errar de aceitar mas a opção e de cada um de nós não do outro que esta do lado. Palavra na minha boca nem vontade no meu coração ninguém coloca. Outra coisa, a gente ouvi que todo mundo é a favor da faculdade e existe uma pessoa que entrou no Ministério Publico contra a Faculdade de Guaíra, contra aquelas pessoas que viajam todos os dias, privando as mesmas do direito de estudar em sua própria cidade. Será que um pai ou uma mães dormem tranqüilos sabendo que seu filhos esta na rodovia? Indo para Franca, Ribeirão Preto, Barretos, Bebedouro, e tem egente que quer tirar seu direito estudante, tirar o seu sonho de ter uma Faculdade presencial aqui em Guaíra. Quero falar em relação a imprensa, onde não podemos nos esquecer que no mandato passado tinha uma empresa chamada Dueto que pegava o dinheiro de Guaíra e levava embora. Essa empresa trabalha apenas com o marketing da prefeitura, e nós não podemos esquecer também que existe uma Lei que fala que todos os atos do Executivo e Legislativo tem que ser transparente tem que ser publicado a população tem que saber. E a licitação que é feita atualmente para imprensa de Guaíra foi criada na época da administração passada. Gente os tramites são os mesmos, agora jogar o nome da imprensa de Guaíra tudo no lixo? E as famílias dessas pessoas e as décadas de serviços prestados a nossa população? Isso não vale nada? Então quero lançar o desafio:Vamos comparar o que se gastava com a Dueto mediante as notas, com o que esta se gastando hoje, com uma diferença:o dinheiro que esta sendo gasto aqui esta ficando no município e o que era pago para Dueto seguia para Ribeirão Preto (SP)”

Vereador Aparecida Silva Armani (PT)

A vereadora Cida Armani falou sobre o recape das ruas dos bairros, Thais, Califórnia e Cohab 2 e também sobre a falta de moradia em Guaíra.

“Eu vou iniciar a minha fala registrando as minhas visitas aos bairros de nossa cidade, no qual quero destacar a mata que fica na região do residencial Thais. Ouvi muita reclamação sobre insetos que adentram nas casas, além dos lixos que são jogados naquele local. Então quero pedir ao líder do prefeito (vereador João Barbosa) leve essa reivindicação desses moradores e que se resolva esses problemas construindo um muro para que evite essas situações.

Também quero falar sobre o recapeamento do asfalto das ruas dos bairros Thais, Califórnia e também a Cohab II, nas vias desses bairros existem muitos buracos e trata-se de um reivindicação das famílias que residem nesses bairros. Espero que o senhor prefeito atenda essas famílias resolvendo esses problemas.

Outro problema que quero destacar é a falta de moradia em nosso município, e nas minhas visitas encontrei duas a três famílias morando na mesma casa, porque não tem condição de pagar aluguel e não tem uma moradia digna. Então, estou sendo solidária com essas famílias, e pedindo para que se faça um plano para construção de moradias em nosso município no sentido de proporcionar mais qualidade de vida e mais conforto para as famílias”

Vereador José Mendonça (PDT)

O vereador José Mendonça falou sobre a implantação das câmaras de segurança em nosso município, sobre a iluminação e calçamento próximo ao Trevo das Antas e também da Alça Oeste.

“E com muita felicidade e satisfação que vejo que a minha indicação número um (1) do dia 02 de janeiro de 2009 foi atendida. Estou com a documentação da licitação das câmaras de monitoramento, sendo a licitação já executada e a empresa que ganhou a licitação é uma empresa de Goiânia (GO). E com isso será uma realidade as câmaras de monitoramento em frente as escolas, nos pontos estratégicos de nossa cidade e estradas de nosso município. Isso, é um fato importante para toda comunidade e principalmente para esse vereador (José Mendonça), por ser uma batalha minha.

Quero dizer que em meu mandato foi coroado por diversas iniciativas desse vereador e o prefeito José Carlos Augusto me atendeu, que foi a saída do Trevo das Antas, sendo que naquele local passam diariamente 2.600 pessoas, onde era uma escuridão, que ocasionou alguns acidentes sem maior gravidade, sendo que havia a falta de uma iluminação adequada como também de uma calçada. Agora isso já é uma realidade como também a Alça Oeste sendo também um trabalho desse vereador”

Vereador José Reginaldo Moreti (PSDB)

O vereador José Reginaldo Moreti falou sobre o papel da Câmara referente a vinda da Faculdade e também sobre o seu trabalho na busca por recurso para Guaíra.

“Gostaria de falar sobre a implantação da Faculdade em nossa cidade, sabemos que foi um luta do vereador Dr. Cecílio e uma conquista, sendo que essa Câmara aprovou por unanimidade. Por que somos uma Câmara Municipal consciente e que quer o bem de Guaíra, com desenvolvimento, agora eu fico triste em saber que tentaram barrar a instalação de uma Faculdade em nossa cidade. Meu Deus, será que essas pessoas não querem o bem de Guaíra? Será que eles não pensam na aflição e preocupação de um pai e de uma mãe quanto seu filho esta estudando em outra cidade, sendo necessário viajar de ônibus. E com isso, muitas mães não dormem de preocupação até seus filhos retornarem. E quantos gauerenses que saem dos seus trabalhos e vão direto pegar o ônibus muitas das vezes sem tomar banho e nossa população tem a oportunidade de ter uma Faculdade presencial em nossa cidade. E me lembro que o Dr. Miranda nós procurou e eu juntamente com o vereador Dr. Cecílio fomos até Franca (SP), onde falamos com o Deputado Estadual Roberto Engler, sendo que o deputado também foi um professor universitário de matemática, no qual foi feito um oficio para que se aumentasse a quantidade de cursos em nossa faculdade.

Também fiz um oficio ao prefeito municipal para que com a chegada na nova faculdade, isentasse a tarifa dos estudantes que viajam utilizando ônibus. Com a vinda da faculdade quem ganha é nossa população, então eu fico triste em saber que existem pessoas que são contra esse beneficio”

Vereador João Francisco Barbosa (DEM)

O vereador João Barbosa falou sobre o papel do vereador na busca por recursos para Guaíra e também do julgamento do Mensalão em Brasília.

“Nós que somos homens públicos temos a responsabilidade de fazer o melhor para a população da cidade na qual moramos. Por isso temos que trabalhar cada vez mais para que a vida das pessoas se tornem cada vez melhor. Fazendo com que nosso município tenha uma saúde e uma educação de qualidade para todos, onde crianças, jovens, adultos e idosos tenham sempre uma atendimento de qualidade dentro do município. A população de Guaíra em um povo honesto, trabalhador e honroso que merece todo nosso respeito. Posso dizer com toda certeza e propriedade, pois os nove vereadores dessa Casa de Leis durante esses três anos e 10 meses aprovamos mais de 150 projetos de interesse da população, inclusive a vinda das industrias e da Faculdade.

Quero dizer sobre a minha indignação quando o dinheiro do trabalhador brasileiro é subtraído pelos engravatados de Brasília, isso porque, quando o trabalhador vai fazer sua compra em um super mercado, vai a um posto de gasolina, o trabalhador esta pagando imposto e com isso alguns dos engravatados de Brasília nós roubam o dinheiro do povo de Guaíra, de Barretos, de Ribeirão Preto, de Uberaba enfim de todo nosso país. E eu escrevi ao Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel que é procurador:

“Sirvo-me do presente para congratular o Ministério Público Federal pela honrosa ação que culminou na condenação de todos os envolvidos no enfame esquema conhecido como Mensalão que foi motivo de revolta por parte de toda população brasileira. Grande parte dos envolvidos nesse esquema já foram condenados, certamente o restante dessa quadrilha deve pagar por tais ações nefastas. Essas condenações são de vital importância para o ressarcimento dos cofres públicos que foram as principais vítimas do esquema. Mas esse processo é apenas a base de uma estrutura que vai auxiliar na limpeza da lama que por muito tempo cobriu o Planalto. Por fim, reitero as minhas contragulações e aproveito para esternar meus mais sinceros votos de estima e consideração a todos os membros do Ministério Público Federal”

Vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT)

O vereador Dr. Cecílio comentou sobre artigo postado na Internet e nas redes sociais, falou também sobre a Faculdade de Guaíra e o papel dos vereadores para seu funcionamento.

“Antes do Pleito e da festa democrática do próximo domingo (7), espero que seja realmente uma festa e tudo que passou nesses 90 dias seja como uma poeira que depois a chuva vai limpar. Espero que os grandes homens envolvidos nesse processo democrático que culminará na eleição do dia 7, saibam se entender, visto que estamos em uma cidade de território pequeno, mas vejo grandes homens e grandes mulheres que terão que aprender a viver e a conviver juntos pelo bem de nossa cidade. Mas, o que a gente não pode admitir, que guairense que bate no peito e diz que é guairense acabe com a moral da nossa cidade via Internet. Olha, eu faço de tudo para não me envolver com Internet, pois em um lugar onde você fala, mas não é possível ver se realmente foi você quem falou, isso para mim não é homem que esta falando. Quando quero falar alguma coisa para uma pessoa gosto de falar pessoalmente para que a mesma tenha o direito de se defender. E o que vem acontecendo na nossa Internet através de uma pessoa que outrora já foi aclamado aqui como um dos melhores jornalistas, que foi “cria” da empresa do saudoso Vicente Lacativa. Mas tenho certeza que o saudoso Vicente Lacativa não ensinou nada disso para ele, nem tão pouco a filha do Vicente Lacativa que segue com a empresa que era do seu pai, a minha amiga particular Izildinha Lacativa não ensinou isso para ele também, e agora essa pessoa se volta contra o nosso município, porque hoje eu fiz questão de ler um de seus artigos que estava na Internet e fiquei cabisbaixo e com vergonha de falar que essa pessoa é guairense. Como é que uma pessoa dessa estirpe tem condições de falar que ira processar uma Izildinha Lacativa? Quero dizer a Izildinha Lacativa que é minha amiga e que essa pessoa realmente for processá-la, ela terá todo o meu apoio, e quero pedir para ela (Izildinha Lacativa) para que processe-o antes disso para o bem de Guaíra e para o bem do Brasil. Pessoas dessas estirpe deveriam ser eliminadas do contexto jornalístico”