Ouça:

RESENHA CAMARA 04-08-2012

Vereador José Antonio Lopes (PSB)

O vereador José Antonio Lopes , agradeceu a visita dos alunos da Turma do Projeto Jovem Aprendiz (Proamp), além de enfatizar o trabalho da Sogube (Sociedade Guairense de Beneficência) . Comentou também sobre o caso envolvendo a jornalista Monize Taniguthi

“E com muita felicidade que quero registrar aqui a presença dos alunos do Programa Jovem Aprendiz com o projeto (Proamp). È muito importante para democracia e cidadania a vinda do estudante durante a Sessão da Câmara, aqui ele vai conhecer o seu vereador, no qual ele nunca teve uma oportunidade de ter um contato, e com isso a gente (vereadores) aprendemos com vocês e vocês aprendem conosco.

Eu que foi presidente da Sogube, um bom tempo durante a época de 1998/1999 e naquela época além da Sogube a gente tinha a Guarda Mirim as Creches e na época também tinha o CRAGE e até a Lira Musical.

Sei como é gratificante ter a Sogube. A Sogube que é o meio que nós temos em Guaíra onde o jovem permanece focado naquilo que precisa ser; com o primeiro emprego, cursos técnicos, pois tem uma coordenação na qual tive a oportunidade de trabalhar desde aquela época, já com a Eloiza. Digo isso, porque uma entidade só é sólida quando seus dirigentes são sólidos e trabalham com amor.

Com a evolução do tempo, com a vinda de novos prefeitos e novos dirigentes, com a solidez e com a transparência dessa entidade, deixando para gente a alegria de estar participando a mais de 40 anos e nunca ter um problema de acerto de contas, nunca teve problema em nenhum aspecto.

A gente só tem alegria, em saber que de lá, quantos jovens saíram da Sagube e hoje são doutores, advogados e conheço até juizes de direto, então isso serve de exemplo para todos os jovens guairenses.

Quero comentar também e não poderia deixar de registrar o incidente que envolveu a jornalista Monise de O Jornal, que aconteceu no último sábado (1). E esse acontecimento deixou um certo trauma tanto para jornalista, como também para família dela e toda sociedade guairense.

No entanto, tenho total confiança no trabalho do nosso Delegado Dr. Evandro que é uma pessoa jovem, humilde e trabalhadora, juntamente com toda sua equipe irão desvendar o que aconteceu nesse acontecimento que eu não chamaria de seqüestro e sim talvez de uma abordagem, no qual foi levado todo material da jornalista com ameaças e outras coisas mais. Eu tenho certeza que a Policia Civil de Guaíra é claro que virão reforços para que a resposta seja apresentada a toda nossa sociedade.

José Mendonça (PDT)

O vereador José Mendonça, alertou sobre incêndios criminosos nas propriedades rurais, além de comentar sobre as obras de recape da SP-413

“Infelizmente em nossa cidade vem acontecendo vários fatores que deixam todos nós muito tristes. Com essa época de seca, estão surgindo muitos incêndios, já nesta quarta-feira (5), e quero fazer um oficio e espero que todos os demais vereadores também assinem, no qual levaremos a todas as autoridades como a Policia Militar, Policia Civil e para a Policia Florestal como também para a Secretaria do Meio Ambiente.

Porque quero informar a situação vivida por nossos agricultores desta época seca do ano, seja por imprudência ou criminalidade em sua maior parte.

Trata-se dos incêndios criminosos seja em palhada de milho ou cana e outras culturas, mediante uma ocorrência registrada na madrugada do dia 31 de agosto deste ano, em um canavial explorado pela Usina Guaíra conforme B.O e documentos internos da própria empresa, chamou atenção pela criatividade e abuso dos criminosos.

Os criminosos colocaram diversas velas acesas em pontos diferentes do canavial próximo a rodovia, esta forma de crime é para facilitar o incêndio e conseqüentemente o combate ao fogo. Procurei outras usinas e obtive a informação de que infelizmente essa pratica é muito usada em pelos criminosos e esta trazendo muitos prejuízos aos agricultores e a toda população.

Portanto, solicito o apoio de todos Órgãos Públicos, a Coorporação Ambiental, a Policia Ambiental e Policia Rodoviária e Policia Civil para que auxiliem na inibição de tais atos aumentam assim a fiscalização.

Pesquisei ainda que as usinas investiram muito na colheita mecanizada, ou seja sem emprego do fogo sendo colhida praticamente 100% de forma mecanizada. Atualmente ficou provado que a pratica da cana queimada causa muito prejuízo ao meio ambiente como também ao Fundo Agrícola.

Também quero dizer, que o Governo Geraldo Alckimim reafirmou ao Deputado Rafael Silva que irão acontecer as obras da estrada SP-413 no mês de novembro. E fiz o pedido ao Deputado Rafael para que acompanhasse de perto e cobrasse o governador para que não cai no esquecimento

Além das obras da SP-413, os trevos da nossa cidade e o trevo da Fábio Talarico, com um trevo mais moderno da mesma forma dos trevos da Capelinha e da Usina Alta Mogiana

Maurília dos Santos R. Landim (PDT)

A vereadora Maurilía Landim solicitou a implantação de redutores de velocidade em frente a creches e escolas, alem de solicitar o conserto do bueiro da Rua 10 B do Bairro Luiz Afonso e da Clínica da Mulher

“Quero fazer um pedido aqui ao vereador João Barbosa, líder do Chefe do Executivo para que continuasse o serviço de implantação de sinalização e redutores de velocidade em frente as nossa creches e escolas. Sabemos que esse trabalho vem sendo feito pelo Toninho, porem a gente sabe sobre a necessidade da continuidade desse trabalho.

Quero solicitar também o conserto do bueiro da Rua 10 B do Bairro Luiz Afonso, onde o mesmo rompeu uma barra e causou um acidente no qual um ciclista, sendo que já encaminhei o pedido ao pessoal do Deágua e quero que o senhor (vereador João Barbosa) reforce o pedido junto ao prefeito.

Outro assunto que quero abordar aqui, diz respeito a um projeto que tenho batalhado e lutado já há três anos trata-se da Clínica da Mulher, na qual sempre pedi e reivendiquei junto ao nosso prefeito. E graças da Deus estive acompanhando as obras de adequação do local (Posto da rua 12). Estou muito feliz, e agradeço ao prefeito José Carlos que realmente honrou esse meu pedido da instalação da Clínica da Mulher

Maria Aparecida Silva Armani (PT)

A vereador Cida Armani, falou sobre as reclamações de moradores sobre a retirada de guias para consulta medica. E também sobre urnas eletrônicas.

“Eu quero iniciar a minha fala, comentando sobre as minhas visitas em nossos bairro, no qual a gente ouvi as reivindicações de nossos munícipes e trazendo aqui para essa Casa de Leis e encaminhado para as autoridades competentes.

E durante essas visitas, tenho ouvido muitas queixas por parte da população referente a retirada de guias para consulta médica, principalmente das mães de família e de pessoas que dependem do atendimento dos Posto de Saúde.

Essas pessoas estão tendo de sair de casa por volta das 3 horas da madrugada para conseguir uma guia, isso porque, se chegarem por volta das 5 ou 6 horas da manhã não conseguem retirar as guias.

Então, essa situação esta sendo enfrentado por idosos, gestantes e mães que levam seus filhos para consultar. Na minha opinião, isso é coisa do passado, onde aproximadamente há oito e dez anos atrás existia em nossa cidade, no entanto, estamos convivendo com essa situação novamente. Por isso, eu gostaria que o líder do prefeito na Câmara (Vereador João Barbosa), levasse essa situação ao senhor prefeito como também a Coordenadora da Saúde para que se resolva esse problema que não existia e trata-se de uma situação muito complicada.

Quero falar também sobre a necessidade, já que estamos no período eleitoral para que se colocado em pontos públicos urnas eletrônicas, a disposição de idosos, pessoas com deficiência e também para os jovens que irão votar pela primeira vez, para eles tenham contato com uma urna eletrônica, para que os mesmos não tenham dificuldade no momento em forem votar.

José Reginaldo Moreti (PSDB)

O vereador Moreti falou sobre o Dia do Produtor Rural, Lei de sua autoria. Fez solicitações ao Chefe do Executivo além de Calçadão do Bairro Vivendas.

“Gostaria de falar sobre o Dia do Produtor Rural, e quero também agradecer a todos os vereadores aprovaram esse projeto de Lei. Esse é o nosso reconhecimento aos nossos produtores rurais, você acompanha em nosso município que tem uma grande produção de cana de açúcar com as nossas três grandes usinas, onde também temos o espaço para outras culturas como feijão, para o milho, milho de conserva, para o tomate, sorgo e quero inserir também o pequeno produtor de leite.

Sabemos que grandes empresas em foram instaladas em nosso município devido pelo esforço e trabalho da nossa produção de grãos, um exemplo é a Tomilho que leva o nome de nossa cidade para mais de 70 paises, temos também a Mina Mercantil também é uma industria que produz produtos alimentícios.

Gostaria de falar sobre um pedido referente a aquisição de um transbordo para auxiliar o pequeno produtor, sendo que fiz um Oficio protocolado com o Deputado Estadual Roberto Engler, isso porque, esse transbordo irá auxiliar muito os nosso pequenos produtores rurais.

Outro assunto que gostaria de falar, e sobre o Calçadão do bairro Vivendas, onde sou cobrado pela população, no bom sentido, pois nós temos a obrigação de ouvir as reivindicações de nossos munícipes. Há praticamente dois anos atrás fiz um pedido um pedido junto ao nosso prefeito para que se construísse um calçadão na Avenida Leosinio Dias Campos, avenida que atravessa o final do bairro. Mas infelizmente, uma verba para construção desse calçadão ainda não apareceu, e caso até o final desse ano as obras não aconteçam vou levar a partir do ano que vem esse projeto ao Deputado Roberto Engler

para que se construa o Calçadão inclusive com uma academia ao ar livre para os moradores daquela região de nossa cidade”

João Francisco Barbosa (DEM)

O vereador João Barbosa comentou sobre a homenagem a Tomazilo Miada nos galpões da Feira Livre e sobre o Mensalão

“Quero falar da Feira Livre que será inaugurada nesse domingo (9), em 10 de fevereiro de 2009, eu fiz uma indicação ao presidente desta Casa de Leis enviando ao senhor prefeito José Carlos Augusto indicando aos mesmo para que os galpões da Feira Livre levem o nome do ilustre guairense: o senhor Tomozilo Miada.

Esta indicação se justifica tendo em vista que os próprios públicos devem retratar a qualidade dos serviços prestados e engrandecer o nome daqueles que tanto contribuíram para crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. O nome sugerido do senhor Tomozilo Miada que foi pioneiro em atividades comerciais agrícolas, mas acima de tudo um grande homem que colaborou para o crescimento de Guaíra esta homenagem mais do que merecida para o senhor Tomozilo Miada e toda sua família.

Quero dizer também que devido todos os acontecimentos que vem acontecendo em nosso país com a corrupção lá de Brasília, eu não poderia deixar de falar para nossa população guairense. Eu que dizer sobre a condenação de alguns deputados inclusive o ex-presidente da Câmara dos Deputados, do PT João Paulo Cunha, ele foi condenado por Crime de corrupção passiva, Lavagem de dinheiro e Peculato, como também foram condenado o Marcos Valério, Criatiano Paz e Ramom Elinger

A atitude dos Juizes do Supremo Tribunal Federal foi de uma importância muito grande. Esse país não poder continuar tendo esse povo lá em Brasília tirando o dinheiro das pessoas, somente do Banco Rural foram desviados 34 milhões de reais, montante suficiente para trazer para nossa cidade um Hospital semelhante ao Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto (SP). Isso é um absurdo, segundo o relator do projeto o senhor Joaquim Barbosa, mediante a matéria publica no jornal que esta em minhas mãos, uma parte desse montante foi desviada para campanhas do PT. Esse país não tem jeito, como pode continuar, isso é dinheiro de Guaíra; de São Paulo, Pernambuco que esse pessoal estão metendo a mão lá em Brasília.

José Renato Tavares (PSB)

O vereador José Renato Tavares fez um pedido de informação sobre o valor pago por alugueis de prédios públicos em Guaíra, também falou sobre a falta de um Engenheiro de Trânsito e falta de Médicos Pediatras.

“Quero Parabenizar a indicação da vereador Cida Armani referente o levantamento do valor pago pelos prédios públicos em nossa cidade, além dos valores é importante saber a quantidade, e tenho certeza que vai ser de assustar. Espero que até a próxima semana que venha esse pedido de informação dos alugueis caríssimos, onde poderia estar economizando nesse sentido. Sobre a prédio da antiga Delegacia da Mulher, cansei de falar sobre a necessidade de uma reforma e sua utilização.

Gostaria de falar também sobre trânsito, lombas sinalização, gente onde esta o Engenheiro de Transito para nossa cidade. Atualmente estão construindo lombadas em porta de casa de ex-vereador que não tem nada com porta de escola. Se for fazer uma lombada, que se faça na porta de uma escola, ou antes, da porta da escola. Na rua 24 tem uma lombada que não tem necessidade, sendo que na Avenida 5 próximo a creche do Bairro Aniceto, já faz três anos que fiz uma indicação que para construção de uma lombada nesse local é nada foi feito. Infelizmente porque não fazem? Será por que sou da oposição. Então fica a pergunta: Onde esta o engenheiro de trânsito?

Também quero falar sobre a falta de médico pediatra no Pronto Socorro, essa é uma reclamação que não apenas eu ouvi por parte de moradores

A pessoa ficou no Pronto Socorro com uma criança com febre e não tinha um Pediatra para atender, infelizmente nossas crianças ficam no Pronto Socorro onde são bem atendidas sim, mas existe a falta de um Pediatra, no mínimo aos finais de semana. Falaram muito sobre o Pronto Socorro Infantil, mas até agora nada.

Renato César Moreira (PMDB)

O vereador Renato Moreira, falou sobre a necessidade de valorização dos professos e sobre reunião que o prefeito ira fazer com todos os professores municipais.

“Quero falar sobre uma ligação que recebi de uma pessoa na qual não irei divulgar o nome, e perguntou sobre a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério. A gente é solidário pois também sou professor, e sabemos que é um tarefa árdua, sabemos que houve uma diminuição de alunos por classe, sabemos também que a alimentação esta bem melhor, sabemos da capacidade de cada professor, sabemos também que houve a distribuição de uniformes para os alunos. Com tudo isso sabemos também sobre a necessidade de valorizar os nosso professores, pois nenhum de nós estaríamos aqui hoje se não fossem nossos professores.

Logo após entrei em contato com nosso prefeito José Carlos, que me disse estar agendando uma reunião com todos os professores da creche até o ensino fundamental para se discutir o Estatuto do Magistério em nosso município. Com isso ele (Prefeito) resolvera esses problemas, no entanto, por estarmos em pleno período eleitoral, o prefeito ira encaminhar para essa Casa de Leis o projeto para entre em pauta, porem somente será executado a parir de janeiro de 2013 porque nesse ano (2012) não será mais possível.

Eu tenho certeza que os Nobres Pares dessa Casa serão solidários com a Educação do nosso município e com nosso professores, vamos aprovar o projeto nem se tivermos que realizar uma Sessão Extraordinária

E nesse Estatuto do Magistério poderemos também regulamentar a aposentaria do professor, para uma aposentadoria especial, porque ela é especial, poderemos também trabalhar em cima do plano de carreira. Deveres mais direitos também. Podemos também reajustar o piso salarial de acordo com Lei Federal, isso foi uma boa ação da nossa presidente Dilma que é do PT, mas não estamos discutindo diferença partidária.

Mas ira ser discutida o nosso prefeito já esta conversando com a Coordenadora da Educação (Malu), com o Presidente do Sindicato dos Servidores Publico (Cocão), irão reunir com todas as professoras e se tem alguém que esta prometendo alguma coisa para vocês professore, o prefeito José Carlos não irá prometer. Ele vai fazer, e é agora.

Dr. Cecílio José Prates (PDT)

O vereador Dr. Cecílio falou sobre as questões da educação e saúde em nossa política local

“Quero dizer aqui a todos os vereadores dessa Casa de Leis, eu sempre falar de saúde é complicado. Porque nos vivemos em um município com menos de 50 mil habitantes, onde a Legislação vigente fala que o município tem que investir 20% da sua arrecadação em saúde, e mais 25% em educação. Mas por outro lado o governo estadual e o governo federal enfiaram guela a baixo todo sistema de saúde e todo o sistema de educação e todos os prefeitos dos municípios brasileiros foram aceitando, porque quando passou a municipalizar a nossa educação apareceram algumas pessoas do Poder Legislativo Estadual reformaram quadras, cobriram escolas enfim, quando se sujeito-se aos municípios que se montassem os PSFs, ninguém ficou preocupado se existia médicos, profissionais e dinheiro para manter. Foram abrindo portas com dinheiro para construir um posto aqui outro ali, no entanto a qualidade ficou sem ser pensada. Os governos passados transformaram a nossa saúde em PFs ou seja aumentaram de sete ao oito portas onde tem que ter médico, enfermeiros, água, luz, telefone, exame, remédio enfim tudo que a saúde necessita e transformou a nossas escolas em escolas de tempo integral, no entanto, se esqueceram de colocar no papel de onde viria o dinheiro para se fazer isso tudo? A resposta esta nos mesmo 20% e 25% , mas será que o dinheiro vai dar para se fazer uma coisa de boa qualidade? Eu acredito que não.

Saúde cresce todos os dias e educação também, então como disse o vereador José Renato temos que fazer a nosso política local, pois se isso não serve para o nosso município temos que pegar os nosso Conselhos de Educação e nosso Conselho de Saúde, e se reunir e dizer:Não.

Aqui em Guaíra nos vamos fazer assim, se não podemos manter dez portas abertas vamos manter pelo ao menos cinco portas bem mantidas, vamos fazer direito”