Resenha da Sessão da Câmara Municipal

Publicado em 12 / junho / 2012 |

José Antônio Lopes (PSB)

“Quero parabenizar o Dr. Cecílio pela iniciativa quando da visita do Ministro Alexandre Padilha a Guaíra. Ele solicitou a todos os vereadores que apoiassem um ofício onde fazia um pedido para mudar uma lei em favor da compra de equipamentos para a nossa área de Saúde. Está provado mais uma vez que o trabalho de um vereador é importantíssimo. Com certeza, o Ministro não sabia desat ele e a forma da população reivindicar é através do trabalho do vereador. Eu só acredito que terá mudança em função deste pedido que o vereador Dr. Cecílio fez nós todos tivemos a oportunidade de assinar. Acho que foi na última sessão que eu falei. Eu falei sério, mas com ar de brincadeira, que se academia ao ar livre, as pessoas arrancam e jogam dentro do lago, imagina vasos lindos, com flores, em uma avenida como a José Cavenaghi. Aí chegamos nas câmeras de segurança, pois é a única forma de você penalizar alguém. A hora que penalizar uma meia dúzia, você acaba com o problema. O problema é que nunca se consegue pegar o momento exato deste vandalismo. A dengue, é um problema. Há alguns dias atrás eu disse aqui que estávamos vivendo uma epdemia e aí saiu uma matéria no jornal falando que era um surto. Mas, se fizeremos uma soma ao quadrado, são mais de 400 pessoas em Guaíra que estão correndo risco de vida. Se é epdemia ou surto, seja o que for, o que a gente percebe é que a cidade está vivendo um grande problema. Não é resposabilidade apenas do poder público, é de nós como cidadãos. Nós precisamos ter uma coerência, não podemos esperar perder vida, para tomar uma decisão”.

Maurilia Landim (PDT)

“Quero comentar que fiz uma solicitação junto ao Secretário do Trabalho de São Paulo Carlos Ortz, que seja incluída Guaíra na Frente Emergencial de Trabalho, programa desenvolvido pelo Governo do Estado. Esta Frente Emergencial do Trabalho não tem custos para o municípois, pois é o Estado que paga. Fiz um ofício e também solicitei um ofício do senhor prefeito e encaminhei ao Secretário do Trabalho. Fiquei muito feliz, pois recebi contato da Secretaria do Trabalho que Guaíra será contemplada com 100 vagas desta Frente Emergencial de Trabalho. São empregos temporários, mas que vão auxiliar a nossa comunidade. Olha, senhor presidente, também quero falar sobre o ataque de vândalos aos vasos de plantas na avenida José Cavenaghe. Fiquei muito triste, por alguém ter arrancado aquelas plantas. Espero que ao fazer este trabalho, que tenha uma fiscalização, pois a comunidade daquele local ficou muito triste com esta situação”

José Mendonça (PDT)

“Eu já sabia que alguém iria arrancar as plantas da avenida Avenida José Cavenaghi. Enquanto não instalarmos câmeras de segurança nas entradas da cidade, e isto é uma reivindicação minha desde 2000, nós contiuaremos a ver cenas lamentáveis como esta. As câmeras são importantes. Se não instalá-las, vão rasgar dinheiro com este plantio de flores, de árvores. Quero reforçar meu pedido de iluminação do trevo das Antas até a avenida José Cavenaghi, bem como a construção de calçadas naquele trajeto, pois por ali passa 2600 pessoas que seguem para o trabalho nas usinas. Hoje, a entrada principal, é a do trevo das Antas. Ali, até hoje não ocorreu nenhum acidente e espero que não haja até o prefeito ter a consciẽncia e fazer os investimentos necessários naquele local. Ao invés de plantar flores, fazer festa bonita, vamos fazer as prioridades de nossa cidade”.

Renato César Moreira (PMDB)

“Na última sessão eu fiz alguns ofícios. O primeiro para a CPFL para que fossem trocados os postes de iluminação pública que são de madeira no bairro Bom Jesus. Aqueles postes devem ter mais de 40 anos. Estamos vendo que existem postes de cimento sendo trocados e os de madeira até hoje não foram substituídos. Não recebi a resposta, mas estou aguardando. Se não for atendido, vou estar reforçando esta reivindicação junto a CPFL. Mandei um ofício junto a CTBC e obtive a resposta, sobre alguns fios de telefonia fixa que estão soltos na rede. No contato que tive com o representante da CTBC, ele me informou que era para repassarmos relação dos locais onde existem fios de telefones soltos. Então, gostaria de solicitar da comunidade, se tiver algum ponto com estes fios soltos próximo à suas residências, que nos procurem na Cãmara Municipal. Há algum tempo atrás, estivemos indo atrás do Uebe Rezeck, do Raze Rezeck, do Baleia Rossi, e até o vice-Presidente da República Michel Temer, referente a solicitação de recursos para retirarmos as lagoas de estabilização das proximidades da cidade. É um recurso de aproximadamente de R$ 9 milhões, e a última notícia que obtive é que está próxima a liberação deste recurso. Quero parabenizar os funcionários do DEÁGUA pela elaboração deste projeto. Foi um trabalho árduro, com dedicação, que dará bons frutos para a nossa comunidade”.

Cida Armani (PT)

“Já tem uns dois meses que foi feito a Conferência Municipal das Mulheres e foram escolhidas as mulheres para compor o conselho e até agora a prefeitura ainda não nomeou estas pessoas. Nós estamos aguardando, pois, é de extrema necessidade que este conselho esteja atuando em nossa comunidade. Estão fazendo obras no nosso Parque Maracá, mas existe uma situação que gostaria de citar. Como fecharam o recinto de exposições, as pessoas que caminham no parque ficaram sem banheiro. Então, com este fechamento do parque é necessário a construção de banheiros também para esta pessoas que utilizam o local. Gostaria de falar também que a Presidenta Dila Roussef, que é a Lei de Acesso a Informação. Já entrou em vigor no dia 16 de maio e dá transparência nas ações do poder público. A pessoa que tiver alguma dúvida, pode ir até a prefeitura, onde deverá ter uma sala, uma pessoa qualificada, para dar a informação que necessita. O cidadão vai poder ficar sabendo o que está acontecendo em qualquer setor da prefeitura municipal”.

José Reginaldo Moreti (PSDB)

“O nosso Deputado Estadual Roberto Engler fez mais uma visita a Guaíra. Ele veio vistoriar as obras de reforma da escola Enoch Garcia Leal, do qual conseguimos recursos junto ao Governo do Estado no valo rde R$ 250 mil para a escola. Fomos recepcionados pela diretora professora Cessa,em uma manhã festiva. Quero parabenizar a todos os funcionários, professores e a direção, pelo belo trabalh oque desenvolvem naquela escola. Quando visitamos a escola nos sentimos bem,c omo se fosse a casa da gente. Várias pessoas foram homenageadas pela FANEGAL, e nós fomos homenageadas. Tive a honra de ser homenageado. Muito obrigado a FANEGAL, ao Marcos Barros, por todo este trabalho. Não posso esquecer do Rodeio Amador, que foi realizado no domingo, durante a queima do alho na festa do peão. Estive presente a realização do rodeio amador, onde estiveram cerca de 5 mil pessoas prestigiando. No dia do rodeio profissonal, vários bois de Guaíra estiveram presentes. O Paulo Emílio, disse que estaria observando os bois de Guaíra utilizados no rodeio. Não perdem nada para os bois do rodeio profissonal. Nós temos o boi F-5, que é campeão em rodeio em vários rodeios da região. Saiu da onde, da região do bairro Guaritá, onde são treinados. Nós temos o Zé da Égua, o Ricardo, que tiram 10 bois da boiada deles que possuem capacidade de competir em qualquer festa do peão.Então, estão de parabéns por este trabalho”.

João Francisco Barbosa (DEM)

“Quero parabenizar a diretora da escola Enoch Garcia Leal, a Cessa, pelo belo trabalho que vem desenvolvendo em nossa escola. Recebi um convite dela para presistigiar a visita do Deputado Robeto Engler e lá estive para acompanhar todas as homenagens e também a apresentação da nossa FANEGAL. É isto que a nossa cidade precisa, que é mostrar o que está sendo feito para a nossa população. Parabéns a Cêssa, aos funcionários, pela recepção. Recebi um convite para ao Mutirão da Cidadania, onde serão oferecidos vários serviços gratuitos para a comunidade. Quero parabenizar toda a diretoria do Sindicato Rural por esta iniciativa. Cidade que está indo para a frente, cidade que tem um prefeito bom, acontece este tipo de coisa para a nossa comunidade. Estive acompanhando o desfile cívico e a participação da nossa APAE. Quero aqui parabenizar toda a direção da APAE, a dona Marivani e seus funcionários pelo belíssimo trabalho”.

José Renato Tavares (PSB)

“Sobre a avenida 9. O vereador José Mendonça, o vereador Dr. Cecílio, eu venho falando há mais de anos. Tivemos uma ocasião, onde o líder do prefeito disse que durante 10 dias o problema da avenida 9 estaria resolvido. Além do mais que estamos com problema de dengue em nossa cidade e lá existe uma grande quantidade de água parada, de mato. Eu fiz algo importante, e liguei para o prefeito e conversei pessoalmente. Ele disse que estaria mandando o pessoal para fazer a limpeza do local, mas já faz 10 dias e até agora nada. Quando eu falo do prefeito, tem gente que é do lado dele que me critica. O que custa ir lá com umas máquiinas, fazer a limpeza do local. O certo era fazer a abertura da avenida 9. Valei com ele, e vamos ver, pois faz 10 dias que tive este contato. Quero falar sobre a reforma de moradia, pois existe uma lei que garante a pessoas carentes este benefício. Então, tem que fazer cumprir esta lei. A prefeitura precisa dar publicidade nesta lei, para que as pessoas mais carentes venham a ser beneficiadas com esta lei. O prefeito vai na rádio, fala bonito, diz que trouxe 500 empregos para a a nossa cidade. Ótimo, dependeu de nós para trazer a Predilecta para Guaíra. Agora, vai na rádio e fala quantos empregos estão tendo para pessoas de Guaíra. Lá está tendo três turnos que vem pessoal de Miguelópolis para trabalhar, e o prefeito vai na rádio e diz que tem 500 empregos”.

Dr. Cecílio José Prates (PDT).

“Hoje, pelo menos duas coisas boas aconteceram. Um é que veio um ofício da Coordenadoria do Ministério da Saúde, informando que pelo menos agora eles vão estudar uma lei que diz que municípios com menos de 50 mil habitantes não pode ter uma tomografia, aparelhos de uso diversificado, que nós já tínhamos ganhado o dinheiro e tivemos que devolver para o Ministério da Saúde devido a esta Lei. Esta lei, 1101 de 2002, que fala que municípios do nosso tamanho não pode ter este tipo de aparelho. Ou seja, não podemos pedir recursos para a compra deste aparelho e comprá-los para usar em favor da nossa comunidade. Só que eles esqueceram de informar que a cidade que nos dá apoio não tem capacidade total de nos oferecer este serviço que o SUS implanta. Quem estava lá pode acompanhar o que o Ministro disse, que o Ministério da Saúde é responsável pela Saúde primária, ou seja, não vai cuidar do ente, vai promover saúde. Agora, eu pergunto, e quem está doente. Então, antes de abrir isto ou aquilo, nós temos que pensar se temos condições de manter este prédio aberto. Se teremos profissionais para manter uma Clínica da Mulher, um pronto socorro infantil, ou nós vamos continuar embromando o paciente e mandando ele para frente. Outra notícia boa é que foi publicado no Jornal O Guaíra o processo de licitação do prédio onde irá abrigar a nossa faculdade. Agora, a coisa está andando e fiquei mais contente. A minha parte eu já fiz que foi ir atrás da faculdade. Procurei o senhor prefeito, fui muito bem atendido por todos da prefeitura e agora vamos continuar com este projeto”.