Ouça:

RESENHA CAMARA 02-05-2012

Leia:

José Antônio Lopes (PSB)

“Quero iniciar minha fala sobre o passamento do senhor Albertino Pereira, uma pessoa humilde, inteligente, culta, de fino trato, que deixou sua marca pela sua educação, pela sua presteza. Todas a vezes que você conversava com o Albertino ele estava sorrindo. Quero deixar aqui minha moção de pesar à família do Albertino e dizer para os seus filhos que ele é orgulo, sendo o primeiro candidato a prefeito pelo PT em Guaíra, uma época quando Guaíra ainda não aceitava o Partido dos Trabalhadores. Isto é uma realidade e foi um fato e o Albertino foi candidato. Por ai você vê a grandeza deste homem. Dia das Mães, é uma data para comemorar. Nós temos aqui nesta Casa de Leis duas mães, a dona Cida e a Maurilia que foi a primeira mulher a ocupar esta presidência da Casa de Leis. Podemos dizer o seguinte, pois faço uma referência sempre neste dia a minha mãe, pois a história desta mulher para estudar seus três filhos e para fazer com que tornássemos o que somos hoje. A noda Hilda, o meu amor e carinho. Outra mãe, que também é um ser sagrado, é a mãe dos meus três filhos, que é a Helena. Eu sempre digo para ela que em primeiro é minha mãe e em segundo ela. Eu deixo uma mensagem para todas as mães, que tenhamos no coração um sentimento de fraternidade. O mínimo que devemos dar é um abraço em nossa mãe neste dia. Parabéns a todas as mamães”.

Maurilia Landim (PDT)

“Quero destacar aqui todas as indicações que nós vereadore fizemos nestes quatro anos de mandato. Muitas vezes não se tornam realidade, mas servem como referência de nosso trabalho. Tenho algumas indicações que gostaria de relembrar, como a solicitação de reforma e cobertura da quadra de esportes do bairro Vila Nossa Senhora Aparecida. Ali é um espaço importante para aquela comunidade que necessita de um maior investimento. Estive converseando com alguns munícipes que estão aguardando a construçãod e casas populares. Quero cobrar da atual administração para saber qual é posicionamento sobre aquelas pessoas que pagaram R$ 100,00 no início da inscrição, e até hoje não se tornou realidade. As pessoas nos procuram e gostaria de saber em que situação real da construção de casas populares. Hoje aprovamos um projeto de lei do programa Reviva o Óleo. É um projeto que tive a oportunidade de trazer este projeto para a nossa cidade, sinto que ele é como se fosse um filho, que hoje traz muitos resultados para a nossa cidade”.

Cida Armani (PT)

“Meu filho mais novo teve dengue e hoje quem está com a doença sou eu e meu filho mais velho. Estou aqui nesta sessão porque tenho compromisso com a família guairense, pois estoui passando muito mal. Eu gostaria que o prefeito prestasse um pouco mais de atenção e fizesse uma varredura na cidade contra a dengue. Onde estão os arrastões que eram realizados na cidade. São feitas as visitas, mas um exemplo é ao lado da minha casa, onde existem duas casas fechadas onde não moram ninguém. Meu vizinho ao lado sai para trabalhar e só chega a noite. Eles vão lá está fechado e nós não sabemos. O prefeito tem que mudar esta forma de combate a dengue. Nos finais de semana, sábado e domingo, pega o caminho da prefeitura com funcionários da prefeitura para fazer um arrastão contra a dengue. Hoje não é surto, é uma epidemia de dengue. As pessoas estão ficando doente. Foram fazer vistoria na minha casa e não acharam nada, mas encontraram o mosquito, pois ele voa longe. É preciso entrar nas casas fechadas. Por enquanto é dengue, mas podemos ter uma dengue hemorrágica, uma dengue do tipo 4. Temos que visar o bem estar de nosso município. Estou notando que agora a atenção está voltada para a festa do peão, o parque Maracá e nós estamos tendo muitos casos de dengue”.

José Reginaldo Moreti (PSDB)

“Quero falar sobre o anel viário Julio Robini. Esta sendo uma obra importante para a nossa cidade a recuperação desta estrada, mas quero solicitar ao Poder Executivo que providencie a instalação de redutores de velocidade para evitar possíveis acidentes por excesso de velocidade. Outa questão que gostaria de abordar aqui é sobre os pequenos produtores rurais de nossa cidade. Sempre estou acompanhando o trabalho destes pequeno produtor rural e verificamos a necessidade da nossa secretaria de Agricultura ter um transoborno, que é uma carreta com braço eletrônico, que auxilia muito no trabalho nas propriedades rurais.Isto vai facilitar a vida do pequeno produtor. Mantive contato também com alguns portadores de necessidades especiais e tive a oportunidade de ver a luta, a garra e a determinação destas pessoas. Eles querem tirar suas Carteiras de Habilitação, mas precisam se deslocar até cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, porque aqui não é feito este trabalho. O custo é muito alto. Nós temos que trabalhar para favorecer estas pessoas a retirar as carteiras de habilitação. No dia 13 de maio é comemorado o Dia das Mães. Quero falar em nome da minha esposa Regina, sobre as mães e sua importância para a nossa a vida. Minha mãe, foi pai e mãe para mim, porque ainda criança perdi meu pai e ela foi um esteio para a nossa família, dando-nos educação e mostrando que o trabalho é a dignidade do ser humano”.

João Francisco Barbosa:

“Eu quero parabenizar toda a equipe da área da Saúde, nossa secretária Leila, o prefeito José Carlos, pelo trabalho de medicina preventiva que estão fazendo em nossa cidade. Na última semana estava saindo de casa e recebi o funcionário da área da Saúde, o Alan, que me informou que teria que tomar a vacina contra a Gripe, na Unidade de Saúde da Família do bairro Nádia. Medicina preventiva é proejto de países de primeiro mundo, como Franca, Inglaterra, Alemanha e nós estamos fazendo este trabalho em nossa cidade, que é muito importante para a comunidade. Quero agora falar sobre a importância da Mulher, com a proximidade do Dia das Mães. A mulher, e sua importãncia para a sociedade. Pelo lado romântico, a mulher é a flor mais sublime que a natureza deixou na terra, pelo seu jeito carinho de conquistar as coisas. Como disse o poeta, a mulher se assemelha a uma rosa que exala permule nos momentos de mais terríveis dessabores. Ninguém inspirou tantos, como a mulher. Neste mundo rebelde, que não sabe preservar o presente. Quero parabenizar a todas as mulheres do Brasil e do mundo, pelo Dia das Mães, no próximo dia 13. Acho que as mulheres devem ser homenageadas todos os dias”.

José Renato Tavares (PSB):

“Sobre a denúncia que gostaria de fazer na última sessão, quero dizer que é uma denúncia pública, vai ficar registrado nesta Casa de Leis, que é sobre o prédio onde estava abrigada a Delegacia da Mulher. Olha, este prédio já faz dois anos que está parado lá, sem ser utilizado e a prefeitura pagando alugueld e vários locais e não recupera o prédio para ser utilizado. Foi dito muito bem que quando o novo Fórum for construído, que seja aproveitado o prédio onde está abrigado hoje o Fórum para instalar alguns departamentos da prefeitura para poder fazer economia. Esta denúncia pública, não está tendo um pulso firme do administrador para fazer uma reforma naquele prédio e colocar um setor da prefeitura e com isso economizar nos alugueis. Fica aqui a minha indignação. Outra questão que quero abordar aqui senhor presidente, é sobre a aprovação das constas desta Casa de Leis quando eu e o vereador Dr. Cecílio José Prates foram presidentes. A Câmara Municipal, ao long de sua existência constitui-se um órgão administrativo formado por pessoas que deram exemplo de probidade pública, que souberam utilizar os recursos transferidos pela prefeitura, com transparência e primando pela legalidade. Nestes últimos 34 anos, não tivemos uma única conta rejeitada pelo Tribunal de Constas do Estado de São Paulo”.

Renato César Moreira (PMDB)

“Falar da reinauguração nosso Ginásio de Esportes é realmente chover no molhado, eu estive lá e pude verificar muito bem . Como muito bem disse o vereador João Barbosa, e eu costumo dizer para toda a cidade, que o nosso Ginásio é modelo para a nossa região. Agora, poucos sabem, que naquela oportunidade, quando foi construído o nosso Ginásio, foram distribuídas verbas para alguns municípios do Estado de São Paulo e eles já mandavam o projeto pronto. Seria mais ou menos um ginásio igual aquele de Orlândia. O prefeito da época, Dr. Aloizio, disse para eles mandarem o recurso que ele iria acrescentar dinheiro da prefeitura e construir um ginásio mais moderno. Nós temos que elogiar a reforma que realmente foi boa, mas não podemos esquecer quem fez este ginásio há 30 anos atrás, e hoje ele é moderno e atual até hoje. A reforma foi muito boa. Tivemos um jogo entre o time de vôlei de Guaíra contra as categorias de base do Vôlei Futuro. Em relação a dengue, fiz um levantamento que nós estamos entorno de 150 casos de dengue formalizados, pois tem muita gente que não vai fazer o exame. Nós estamos vivendo uma epidemia de dengue e existem pessoas com a doença que estão precisando até ser internados. Esta dengue está vindo cada vez pior, pois pessoas que estavam ficando dois dias de cama, estão ficando cinco. A indicação que fiz é pedindo para o prefeito, sabemos que está sendo feito o trabalho de conscientização, mas temos que penalizar quem não está colaborando. Quero deixar uma mensagem para o Dia das Mães, em nome da minha esposa Aléica, que é funcionária pública, trabalha no CSU, trabalha no Centro de Lazer, trabalha na Academia Água Viva, aguenta as chatices da gente, e ainda educa, cria, as minhas duas filhas. Em nome da Alécia, quero parabenizar todas as mães pelo seu dia”.

Dr. Cecílio José Prates (PDT)

“Senhor presidente, quero dizer que nesta semana fiz mais um plantão no nosso Pronto Socorro. Uma vez por semana tenho feito este planto para ficar mais próximo do que está acontecendo na nossa área de Saúde do município. E realmente, o nosso Programa de Saúde da Família ainda está deixando muito a desejar. Já fiz uma sugestão na sessão passada e vou voltar a fazer. Realmente a prevenção da doença é o principal, e é o que o PSF procura fazer. E o eu pergunto e quem está doente, também precisa ser tratado. No bairro Aniceto, tem um PSF que ele seja transformado também em regime de urgência em um pronto atendimento, mantendo médicos no local até as 22 horas, para que o nosso atual pronto socorro, não tenha aquela multidão para ser atendido, pois está sendo desumano trabalhar lá. Chega uma hora que começa atender mau, pois o volume é muito grande. Esta ai o conselho municipal da Saúde que foi eleito o mês passado, cabe aos conselheiros, sentar e discutir também a área da Saúde. Quando estávamos cantando o hino a Guaíra, eu foquei na estrofe que diz: “Seus filhos refletem a terra, de horizontes tão largos. Garantem a todo momento certeza de rumos seguros”. Isto, senhores é o que aconteceu nos últimos meses quando presenciamos a vinda de uma faculdade presencial para Guaíra. Eu só tenho a agradecer. Realmente eu dei o pontapé inicial, mas se não fosse o senhor prefeito, que nos atendeu e apesar de pertencer a outro partido diferente do meu, nos recebeu e não mediu esforços para que isto acontecesse. E se não fosse também o trabalho desta Casa de Leis, principalmente dos vereadores Renato e do José Antônio que quando não tenho tempo, ele corre atrás e dá toda a assitência, talvez esta faculdade não tivesse se tornado realidade”.