Resenha da Sessão da Câmara Municipal

Publicado em 9 / março / 2012 |

Ouça a Resenha:

RESENHA SESSÃO 06-03-2012

Leia:

José Mendonça (PDT)

“Infelizmente, senhores vereadores, eu fiz a indicação para instalação de uma área azul no centro da cidade. Estamos tendo dificuldade em estacionar no centro comercial. O prefeito fez o projeto de lei, encaminhou para esta Casa de Leis, nós aprovamos, mas até hoje não se tornou realidade. Outra indicação que fiz e quero agradecer aos vereadores por terem apoiado, para que mude o padrão dos vencimentos dos técnicos e auxiliares de enfermagem e da Guarda Civil Municipal. Espero que o prefeito faça justiça, pois são profissionais que cuidam de vidas e estão ganhando muito pouco. Quero pedir ao senhor prefeito que atenda esta reivindicação. Daqui dois anos nós não vamos ter mais Guardas Municipais, por isso também precisamos de um concurso público para manter o quadro de efetivo”.

Maurilia Landim (PDT)

“Nós estamos aqui discutindo vários assuntos de interesse da comunidade, alguns problemas. Nós aqui fazemos o nosso trabalho, reivindicando, mas não conseguimos resolver os problemas poir nosso trabalho é muito limitado. Fiz uma indicação para a instalação de postos veterinário, para dar uma assistência maior para os animais, como cães e gatos. Durante estes três anos eu pude ver com mais clareza que o povo de Guaíra precisa de mais investimentos na área de Saúde, como uma maior valorização dos funcionários. Eu vejo, como mulher, mãe, esposa, avó, a necessidade de uma qualificação profissional de nossa população. Muitas mulheres e homens não têm condições de entrar em uma empresa, por falta de qualificação. Guaíra precisa mudar, onde nós políticos devemos pensar com clareza, para estarmos realizando a vontade do nosso povo. O que sentimos é que nos últimos anos, aqueles que estão no poder não conseguiram resolver os problemas que nossa Guaíra tem. A nossa população está certa, pois é o vereador que está mais próximo do cidadão. É isto que me anima a continuar lutando, minha luta de mulher, minha luta de mãe. Nós precisamos construir um futuro melhor para nossas crianças. Por isso estou me colocando de forma oficial como pré-candidata a prefeita de Guaíra”.

Renato César Moreira (PMDB)

“Em relação a Ficha Limpa, eu só tenho que dizer uma coisa: honestidade e transparência não tem que ser qualidade de ninguém, é obrigação e nós temos que passar o partido a limpo. Certo dia vi uma entrevista do presidente do Supremo Tribunal Federal que disse que irá priorizar o julgamento de pessoas que estão com problema na Justiça. Tem que priorizar mesmo, quem deve não tem que sair candidato. Quem em problema na Justiça, vai resolver o problema primeiro e depois pensa em colocar seu nome à disposição. Estou aqui também manifestando apoio aos agricultores sobre o novo Código Florestal que está sendo votado em Brasília. O atual código florestal se for colocado em prática, já existem algumas ações sendo contra agricultores. Só em Guaíra nós teremos menos 15% de área agricultável e isto representa menos emprego, menos impostos para a prefeitura, menos dinheiro no comércio, representa o enfraquecimento até de nossas entidades, pois todas elas possuem agricultores em sua diretoria. Todas as entidades quando vão fazer alguma campanha, seja leilão de gado, arrecadação de soja, são os agricultores os primeiros a ajudar. E vem ai, norte americano, querendo ditar regra no Brasil, dizendo o quanto devemos plantar, o que podemos usar da nossa terra? Nós já temos uma descrepância violenta pois la eles possuem produtos subsidiados pelo governo e o brasileiro não tem. Mesmo assim, nós somos competitivos. Nós não temos um programa para a agricultura que é o motor de nosso país”.

Dr. Cecílio José Prates (PDT).

“Quero agradecer aos engenheiros Fernando e Tigoga, que não estão medindo esforços para fazer adequação do prédio da Incubadora de Empresas, que provavelmente ira abrigar a Faculdade de Guaíra, provalmente a partir de junho. Não vamos ainda declarar que a coisa está pronta, pois sou igual São Tomé, que acredito somente quando vejo. Quero agradecer também ao prefeito municipal José Carlos Augusto que não está medindo esforços para termos esta faculdade. O investimento que será feito para termos a nossa faculdade será menor do que é gasto na festa do peão. Quero agradecer também aos vereadores que estão colaborando com esta ação. Quero dizer, agora é com o senhor João Barbosa, líder do prefeito. O anel viário está parado, a nossa baixada está cheia de mato, o nosso velório e a praça São Sebastião estao precisando de reforma. Outra coisa, nós votamos aqui a nova área de interesse social para que se construa casa. Após análise deste plano local de habitacional, nós chegamso a conclusão que em Guaíra existe um déficit habitacional muito grande, mas que a maioria não poderá comprar este tipo de casa que será feito. O que se resolveria o problema, já que nossa população tem ganho pequeno, é que se faça lotes urbanizados. O que seria. A prefeitura compra uma área e vende a um preço justo que o cidadão possa comprar”.

Cida Armani (PT)

“Todos sabemos que esta semana nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Todo ano, nesta data, eu tenho feito um projeto, uma indicação ou um ofício para beneficiar as mulheres. Este ano não foi diferente. Nós sabemos que em Guaíra, como em todo o país, a mulher sofre violềncia doméstica. Eu fiz a indicação para que o prefeito torne público uma data no ano para fazer uma campanha em defesa da mulher para que acabe com a violência doméstica em nosso município. Quero falar também sobre uma indicação que fiz para o pronto socorro municipal. Uma pessoa da fazenda me procurou que solicitou uma ambulância e não foi atendida porque o motorista não encontrou o local onde ela mora. A cidadã até mesmo fez esta sugestão para que se instalasse um GPS nas ambulâncias para que eles localizassem as casas nas propriedades rurais. Quero falar sobre o nosso uniforme, que está muito bonito, mas faltou o material escolar para as nossas crianças. Tem família que não tem condições de comprar o material. O prefeito deveria colocar o material escolar na mochila e fazer a etnrega completa para nossas crianças”.

José Reginaldo Moreti (PSDB)

“Quero falar do convênio que está sendo feito para a associação dos deficientes. Quando se fala da associação nós lembramos da Elizete Queli Tomé que é a presidente da associação. Então, muito obrigado aos vereadores, com a concordância deste repasse de verba para a associação. Quero deixar também aqui, bem claro, e dizer também que no ano passado eu pedi para a comissão da Festa do Peão que fosse doado um veículo par a Chácara Coração de Mãe. Graças a Deus foi doada uma perua Kombi para a chácara Coração de Mãe. Então, eu sugeri ao presidente da festa que também faça uma doação de um veículo para a associação depois do resultado do evento. Este veículo possa ser utilizado para que a associação possa fazer propaganda e a renda reverter para a entidade. Não posso esquecer que no dia 19, no bairro São José do Albertópolis, o Guaritá, vai ocorrer a quermesse e o leilão de gado em benefício da comunidade católica. Nós temos lá no bairro, a líder comunitária que é a dona Cida e o Dr. Teo, que realizam um ótimo trabalho em favor daquela comunidade, para terminar a reforma da capela e do barracão. Estou preocupado também com a dengue em nosso município. Apesar do trabalho da equipe de controle de vetores, nós ficamos preocupados, e pedimos para a nossa população colaborar no combate a dengue”.

João Francisco Barbosa (DEM)

“Quero aproveitar e dizer que o SOS, por intermédio do Deputado Rodrigo Garcia, do Democratas, hoje secretário de Desenvolvimento do Estado, recebeu R$ 50 mil. O CEREA, também, possivelmente, dentro desta semana, ou no início da próxima semana vai receber mais R$ 50 mil também através do Rodrigo Garcia. Eu quero aproveitar, que conversando com o deputado Gilson de Souza, ainda existe a possibilidade de construirmos o calçadão nas margens do Ribeirão do Jardim, no bairro Vivendas. Esta semana, nais precisamente, comemoramos o Dia Internacional da Mulher e quero prestar a minha homenagem ás mulheres. Quero passar ao nobre vereador José Mendonça, que sobre as câmeras de segurança, num prazo de 40 dias deverão estar instaladas. Este é um projeto seu. Este é o papel do vereador, apresentar projeto e ir atrás dos deputados buscar recursos para implantá-los”.

José Renato Tavares (DEM).

“Passei hoje lá no Centro Esportivo Vicente Lacativa e vi o abandono daquele local, com vidros quebrados, sem condições de prática de esportes. O prefeito poderia reformar aquele local, disponibilizar ali aulas de futebol, basquete, enfim, prática esportiva. Agora, além de não ter esportes, ainda tem os usuários de entorpecentes, que ficam utilizando aquele local. A vereadora Cida Armani falou sobre o prédio que abriou a DDM, que está lá, sem uso, enquanto a prefeitura está alugando diversas casas na cidade. Agora, sobre a mudança de padrão das técnicas de enfermagem, eu ouvi um passarinho cantar que vão mudar o padrão somente dos funcionários que trabalham no pronto socorro. Se vier um projeto só do pronto socorro, eu sou contra, pois está causando injustiça. Está tudo errado, é a banana comendo macaco e não o macaco comendo a banana”.

José Antônio Lopes (PSB)

“Quero fazer aqui um elogio sobre a qualidade do uniforme disponibilizado para nossas crianças. São uniformes que merecem destaque. Tive a oportunidade de pegar em mãos, o uniforme, e ainda está faltando os abrigos. Tanto falamos do prefeito que hoje nós vamos falar bem dele. OL prefeito José Carlos, secretária da Educação, os vereadores, pois fizemos um projeto de lei, temos que dizer que hoje nós demos igualdade entre os alunos, entre as famílias. O uniforme é excelente, muito bom o material. Nós temos que ressaltar a conquista dos pais, dos alunos, pois sabemos que o quanto é importante. Eu deixei para o fim para falar do Dia Internacional da Mulher, porque eu tenho o privilégio de ter a minha mãe, que talvez é a minha maior idola e tenho a minha esposa que cuida de mim como uma criança. Nós temos aqui duas vereadoras, a Maurilia, a dona Cida, e inclusive tivemos uma presidente mulher, que foi a Maurilia. Eu sempre digo o seguinte, o prefeito José Carlos, é uma ótima pessoa. Se um dia eu for falar dele, eu vou pensar 10 vezes. A esposa dele, é uma linda pessoa, é a irmã que eu não tive. Eu tive a oportunidade de trabalhar com a Edna vários anos no banco Real e depois ela casou-se com o “Zé”. Em nome dela, quero dizer que como presidente da Câmara, tenho maior respeito por todas as mulheres”.