Ouça a resenha:

RESENHA SESSÃO CAMARA 06-12

Presidente Dr. Cecílio faz agradecimentos 

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Dr. Cecílio José Prates (PDT), fez agradecimentos ao vereadores pelo apoio lhe dado durante o período que esteve à frente da presidência na Casa de Leis.

De acordo com o presidente, todos os vereadores trabalham em favor da comunidade. “Estes homens e estas mulheres são diferenciadas. Nós não tivemos se quer um problema. Quero parabenizar todos os funcionários que vêm nos atendendo com cordialidade total, sem vocês ficaria muito mais difícil dar andamento nesta Casa de Leis”, disse ele.

Dr. Cecílio também comentou sobre o fechamento das contas da Câmara Municipal. “Vai sobrar um pouco do  dinheiro do 1.3% que usamos do Orçamento Público, pois nosso gasto é muito pequeno. Mas, mesmo com os acertos trabalhistas ainda vai sobrar um pouco de dinheiro e com apoio dos vereadores, se assim o senhor prefeieto o fazer, para duas entidades que estão precisando, que é o Asilo e a APAE”, disse ele.

O vereador citou a situação de várias indicações feitas pelos vereadores nestes três anos que não foram atendidas pelo prefeito municipal. “Elas não podem ser atendidas, não só pelo lado político, mas porque não existe um planejamento, não existe um plano diretor. Nós devemos fazer sim indicações, mas não cabe a nós executar. O dia em que o município fizer um plano diretor, não precisaremos mais fazer indicações, pois estará tudo em lei”, disse Dr. Cecílio.

Vereador João Barbosa deixa mensagem de otimismo 

O vereador João Fracisco Barbosa (DEM) fez uso da Tribuna Vicente Lacativa durante a sessão para fazer agradecimentos.

O parlamentar primeiro desejou a toda população um felz Natal. “Quereo desejar a toda a população muita saúde, muita paz, neste ano de 2012 e aproveitar para fazer um agradecimento a todos os funcionários públicos municipais pelo importante trabalho realizado em 2011”, disse ele.

Barbosa, disse que a dedicação dos funcionários públicos municipais e do atual prefeito para a população continuará durante vários anos.

O vereador encerrou deixando uma mensagem de otimismo para o próximo ano, destacando a qualidade das relações com aqueles que o cercam. “Esta reflexão faz com que você reveja suas atitudes e conviva melhor com as pessoas”, comentou ele.

Vereador José Mendonça cobra mais efetivo na GCM 

O vereador José Mendonça (PDT), reforçou durante a sessão a sua solicitação de melhoria nos padrões dos auxiliares de enfermagem e Guardas Civis Municipais.

De acordo com o vereador, é preocupante principalmente a situação da Guarda Civil, pois não tem sido realizado concurso público para o aumento do efetivo.

Mendonça disse que muitos guardas civis podem aposentar. “Corre o risco de nossa Guarda Civil acabar se não for realizado um novo concurso público”, disse ele.

O parlamentar também parabenizou Josimara Ribeiro de Mendonça pelo trabalho que tem realizado junto ao Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Segundo o vereador, ele cobrou durante sessão a realização de cursos profissionalizantes. “Quero parabenizar a Josimara Ribeiro de Mendonça pelo belo Instituto. Na última sessão eu cobrei cursos profissionalizantes para a nossa comunidade. A Colorado, a Josimara consegui em São Paulo cursos do SENAC e fará em parceria com outras usinas para iniciar já em janeiro. Isto vai facilitar a qualificação do nosso trabalhador”, disse ele.

Vereadora Cida Armani destaca criação de conselho 

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, falou durante a sessão sobre o trabalho desenvolvido pelo CEREA – Centro de Recuperação do Alcoolatra de Guaíra, que tem conseguido recuperar várias famílias.

Ela informou que solicitou recursos no valor de R$ 30 mil junto ao Deputado Estaudal Marco Marcolino. “Este dinheiro é para a compra de equipamentos. Já foi realizada a tomada de preços e logo o nosso CEREA estará todo equipado”, destacou ela.

A vereadora também destacou a formação do Conselho dos Direitos da Mulher, que foi uma de suas reivindicações atendidas pela comunidade. “Foi uma grande conquista. Tivemos a aprovação da lei. Desde o meu primeiro ano de mandato estou cobrando, e graças a Deus nós aprovamos o Conselho da Mulher. É um avanço, é marco para a mulher guairense”, disse ela.

Cida Armani também reforçou solicita para a instalação de um bebedouro de água no terminal rodoviário. “Gostaria que o prefeito colocassa este bebedouro de água”, disse ela.

Vereador José Renato solicita solução para prédio da DDM 

O vereador José Renato Tavares (PSB), destacou durante a sessão ordinária o trabalho de tapa buraco que foi realizado pelos funcionários nos bairros Jardim Eliza e Jardim Califórnia.

Tavares parabenizou os funcionários. “Quero parabenizar os funcionários, o Cocão que é responsável pelo trabalho realizado nestes dois bairros, pois eu cobrei aqui a operação tapa buraco  e o serviço foi feito”, disse ele.

O parlamentar também voltou a cobrar uma solução  para o antigo prédio da Delegacia da Mulher que continua fechado. “Não entendo porque está fechado aquele prédio. Tantos prédios sendo alugados pela prefeitura e aquele espaço fechado. Gostaria de cobrar ao senhor prefeito uma solução para este problema”, disse ele.

Finalizando, o vereador José Renato agradeceu a todos que colaboraram para seu trabalho na Câmara Municipal e destacou a administração tanto da vereadora Maurilia Landim, como do vereador Dr. Cecílio José Prates na presidência da Casa de Leis.

Vereador Marco Pugliesi faz pronunciamento de despedida 

O vereador Marco Antônio Pugliesi (DEM) fez uso da Tribuna Vicente Lacativa durante a última sessão para mais uma vez fazer agradecimentos.

Pugliesi fez uso da palavra durante a última sessão. “Hoje é meu último dia. Não sei se terei a oportunidade novamente no próximo ano, por isso uso desta tribuna. É bom quando se usa a tribuna, porque falamos olhando nos olhos dos guairenses”, disse ele.

“Pensei muito o que falar neste momento. Mas, me convenci que era impossível transformar em palavras tudo aquilo que estou sentindo. A amizade de vocês é a melhor coisa que a política me trouxe. Vocês não poderiam esperar de mim aquilo que não posso dar. Um simples olhar pode significar mais que um monte de palavras. Por mais que eu faça, não conseguirei agradecer pela confiança que a população me depositou na última eleição”, disse ele.

O parlamentar também citou sua postura ética na vereança. “A minha visão como homem público é o fruto de um consenso de pessoas que nos vêm como solução para os problemas de nossa querida Guaíra. O meu comportamento ético e responsável, é aplicado em todas as decisões que tomo em minha vida, tanto política como no pessoal”, destacou.

“Hoje, estamos as vésperas de uma eleição e vemos o sétimo ministro a cair em menos de um ano. A você jovem, que está desencantado com os políticos. E que as vezes até faze com que sintamos vergonha de sermos honestos. Saibam que vocês são a moralidade e da mudança. Esta triste realidade da política, só vai acabar quando tivermos gente nova na política, bem como quando aqueles que já estão na vida política, mostrarem mesmo a que vieram e como lidam com a ética e a honestidade”, disse ele.

Marco também lembrou do seu melhor amigo, seu falecido pai, o ex-prefeito José Pugliesi, Minininho.

Vereadora Maurilia Landim cobra atendimento ás indicações 

A vereadora Maurilia Landim (PDT) usou a tribuna Vicente Lacativa durante a última sessão ordinária para cobrar o Executivo o atendimento de indicações feitas pelos vereadores.

Segundo ela, são várias as indicações que não foram atendidas, sendo que as mesmas fazem parte de solicitações da comunidade. “Nós vereadores, fazemos muitas indicações. É um ano de indicações, de clamour da população, pois são pedidos da nossa comunidade”, disse ela.

De acordo com a vereadora, as solicitações da comunidade não são colocadas como prioridade. “Como mulher, dou minha cara, vou para as ruas ouvir a minha comunidade. Nós apresentamos aqui muitas reivindicações, mas não obtive resultado”, destacou ela.

A parlamentar afirmou que não vai perder as esperanças e continuará fazendo suas cobranças e manterá a mesma postura de ouvir sempre a comunidade. “O que vejo é que neste governo está faltando atitude. E quando falta atitude, a população é prejudicada”, disse ele.

Vereador José Reginaldo Moreti fala de verba para Santa Casa 

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB), comentou durante a sessão ordinária a liberação de R$ 150 mil para a Santa Casa, através de trabalho do Deputado Estadual Roberto Engler (PSDB). Segundo ele, seria assinado o convênio na quarta-feira em São Paulo para a liberaço do recurso.

Moreti também citou durante a sessão a conquista do Título de Campeão Brasileiro 2011 pelo Corinthians e fez homenagem ao ex-jogador Sócrates que faleceu no domingo. “Parabéns a toda nação corintiana que agora comemora mais um campeonato”, disse ele.

O vereador comentou que nem todas as indicações que são feitas ao prefeito municipal serão cumpridas. “Mas, quero agradecer ao prefeito por atender uma das indicações que é a abertura das creches durante o mês de julho. Foi uma solicitação minha que foi atendida e beneficiou prnicipalmente as mamães. O José Carlos ficou na história, pois foi o primeiro prefeito a não fechar as creches durante as férias”, disse ele.

Moreti também citou a construção de um estacionamento defronte ao terminal rodoviário e sua indicação para que disponibilizasse vagas preferenciais para os idosos em estacionamentos.

Vereador José Antônoi faz agradecimentos 

O vereador José Antônio Lopes (PSB), fez uso da palavra para agradecer a todos as as manifestações de solidariedade durante o período em que ele estava internado.

O parlamentar disse que tanto os votos de melhoras, como as orações foram importantes para sua recuperação. “Quero agradecer a solidariedade de todos os guairenses”, disse ele.

Lopes também destacou o trabalho desenvolvido pelo Pronto Socorro Munucipal. “Quero fazer um agradecimento para o pessoal do Pronto Socorro. Os funcionários, os médicos, pelo tratamento que mederam e a todos que lá estavam, meu muito obrigado”, disse ele.

O parlamentar destacou também a eleição de nova diretoria para ALAR e também os conselheiros tutelares que foram eleitos no município.